O Poodle é um dos cachorros mais populares do Brasil e um dos motivos para isso está relacionado ao fato desta raça ser super “família”. Muito companheiro e leal aos donos, ele gosta de participar de todos os momentos, desde uma confraternização até um cochilo no sofá. Não importa se estamos falando de um Poodle toy, anão, médio ou standard: todos os tamanhos são muito sociáveis e gostam de fazer novos amigos. Mas a personalidade do Poodle também pode apresentar alguns traços negativos, que devem ser corrigidos com o adestramento positivo. Quer conhecer mais sobre o temperamento do Poodle, esse cachorrinho fofo e muito inteligente? Vamos te contar tudo!

O Poodle é extremamente companheiro e sensível com seus humanos

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Não tenho pets
Tenho cão
Tenho gato
Tenho cão e gato
Autorizo receber comunicações e publicidade da NESTLÉ®.

O Poodle é aquele cachorro que entende quando alguém na família não está bem: ele é capaz de passar horas deitado ao seu lado para mostrar apoio em qualquer situação. Essa sensibilidade do Poodle se revela no companheirismo que tem pelos donos. Ele gosta de estar perto, segue o tutor por todos os cômodos e nem se incomoda com a casa cheia - é a chance de ganhar carinho triplicado. O Poodle gosta de viver dentro de casa e não ter restrições: ele toma conta do sofá e até arranha a porta para te dizer que precisa ter livre acesso por todos os cômodos.

O cachorro Poodle pode tanto ser uma companhia energética para as crianças quanto um amigo tranquilo para um idoso. O cãozinho da raça não costuma escolher um líder na família: ele trata todos igualmente e com o mesmo nível de apego. Justamente por isso, o Poodle pode não lidar muito bem com uma perda ou mudança na rotina.


O cachorro Poodle se adapta muito bem ao ritmo de vida da família
O cachorro Poodle se adapta muito bem ao ritmo de vida da família

Poodle: personalidade é marcada por forte inteligência

A raça de cachorro Poodle é considerada uma das mais inteligentes do mundo. O cãozinho aprende comandos com facilidade e também é capaz de memorizar coisas estratégicas, como o que fazer para ganhar a atenção do tutor ou o horário que alguém da família costuma chegar em casa. O filhote de Poodle, além de parecer um ursinho de pelúcia, é cheio de energia e precisa ser estimulado físico e mentalmente. Até mesmo o cachorro adulto tem as brincadeiras e passeios como os momentos favoritos da vida. O adestramento positivo é um ótimo método para lidar com o pique desse cãozinho.

Poodle: temperamento ciumento e muitos latidos são problemas comuns

Você já percebeu que o Poodle é um cachorrinho muito apegado à família, né?! Essa característica, por mais que seja fofa, pode ser um pouco exagerada também. O cachorro da raça tem a tendência de ser muito ciumento e pode ter dificuldades para aceitar um outro animal na casa por achar que vai perder seu lugar. Por isso, a socialização tem que ser muito estimulada, principalmente quando falamos de um filhote de Poodle.

Por outro lado, o Poodle pode latir muito - seja para reclamar de algo ou quando ouve qualquer mínimo barulho na rua. Sim, esse cãozinho com cara de fofo pode ser bem barulhento (e às vezes até irritante). É importante que o tutor vá direcionando esse comportamento para outras coisas, como brinquedos e até carinho, ainda nos primeiros anos de vida. Depois de adulto, vai ser difícil controlar os latidos excessivos.

Apesar destes problemas de comportamento, o Poodle costuma ser bem tranquilo em casa, se adaptando muito bem ao ritmo da família. A alta expectativa de vida dessa raça de cachorro é a garantia de que você terá um melhor amigo incomparável por muitos anos!

Redação: Luana Lopes