Raças

Como é o temperamento do gato Siamês?

O gato Siamês é a companhia ideal se você busca um felino dócil e divertido
O gato Siamês é a companhia ideal se você busca um felino dócil e divertido

O Siamês é uma das raças de gato mais conhecidas no Brasil e no mundo. É muito fácil identificar um: olhos azuis, porte médio, pelagem cinza e extremidades (patas, orelhas, rosto e cauda) em um tom mais escuro. No dia a dia, o felino se revela um ótimo companheiro, apesar de ser mais reservado e não demandar cuidados muito específicos. Quem tem esse gatinho em casa não reclama: ele é puro amor! Entender a personalidade de um animal é fundamental para saber o que se pode esperar dele antes de comprar ou adotar (mas não se esqueça que existem variações para esses padrões). Quer saber como é o temperamento da raça de gato Siamês? Chega mais que vamos te explicar!

Gato Siamês gosta de ficar no colo, é muito companheiro e se dá bem com crianças

O gato Siamês está na lista de felinos que não dispensam um colo quentinho de seus donos. Aliás, a raça ama ficar perto daqueles que ama: ele é daqueles gatinhos que segue os humanos pela casa e gosta de dormir junto (um ótimo “esquenta pés”, diga-se de passagem). Essa característica companheira faz do Siamês um grande amigo das crianças. Mas não pense que ele apenas recebe carinho: o gato Siamês ama “amassar pãozinho” e ronronar enquanto acaricia seus humanos de estimação (afinal, foi ele quem te escolheu, né?!).

Gato Siamês: comportamento brincalhão (e às vezes agitado) é uma característica da raça

O gato Siamês filhote ama brincar e correr pela casa, observando tudo e captando cada detalhe da rotina de seus humanos. Quando alcança a maturidade, essa característica não muda tanto, mas ele sabe exatamente a hora em que precisa ficar calmo e não agitar muito o ambiente. O Siamês ama brinquedos e passa horas entretido com uma bolinha para gatos barulhenta (para desespero de seus donos). Não se irrite, pois essa é uma forma dele se exercitar e gastar energia.

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

É só preencher e começar! sem cadastros ou formulários.

Depois do expediente de trabalho na sexta, o que você gosta de fazer?

Como seria o seu domingo perfeito?

Como você fica em um dia de chuva?

Como seria a viagem ideal nas férias?

Como você costuma encontrar os amigos?

Qual o seu tipo de exercício favorito?

Como é a sua rotina matinal?

Como é a sua agenda no fim de semana?

Schnauzer e Shih Tzu são raças mais independentes Golden Retriever e Yorkshire gostam de companhia Border Collie e Jack Russell Terrier são aventureiros
    O gato Siamês filhote é muito brincalhão e pode ser agitado no dia a dia
    O gato Siamês filhote é muito brincalhão e pode ser agitado no dia a dia

    Mais Lidas

    Como o gato reconhece seu dono? Descubra esse e outros comportamentos da relação de um felino com o tutor
    Comportamento animal

    Como o gato reconhece seu dono? Descubra esse e outros comportamentos da relação de um felino com o tutor

    A companhia dos felinos é uma delícia, mas tem lá seus desafios, principalmente na hora de tentar entender a linguagem dos gatos. Por serem mais reservados, muitos tutores ficam na dúvida se esses animais realmente apreciam a presença dos humanos, se perguntando como os gatos nos veem. Será que eles são capazes de nos entender? Como o gato reconhece seu dono? Como saber se eles gostam da gente? Para tentar desvendar de uma vez por todas alguns dos comportamentos do gato em relação ao seu tutor, preparamos uma matéria bem especial. Vem com a gente e saiba mais sobre o assunto!

    Comportamento felino: por que os gatos pedem comida mesmo com o pote cheio de ração?
    Comportamento animal

    Comportamento felino: por que os gatos pedem comida mesmo com o pote cheio de ração?

    Não é segredo para ninguém que os gatos são muito exigentes com alimentação e higiene. E um hábito muito comum observado por todo gateiro é o gato pedindo comida mesmo quando o pote de ração está cheio: eles manifestam a insatisfação com a comida “velha” com muitos miados para chamar a atenção do tutor. Esse é mais um curioso comportamento felino com muitas explicações coerentes por trás.

    As 7 raças de cachorro que mais precisam gastar energia
    Comportamento animal

    As 7 raças de cachorro que mais precisam gastar energia

    Manter a frequência de passeios no dia a dia do seu amigo de quatro patas é algo necessário para todas as raças de cachorro. Além dos benefícios que a socialização desses momentos traz, para muitos animais, essa caminhada é atividade física suficiente para o gasto de energia diário. Raças mais preguiçosas, que só devem se movimentar para manter a saúde, não precisam de muito tempo dedicado a essa área, mas nem todas são assim: para equilibrar, existem algumas raças de cachorro têm energia de sobra. Pensando no bem da saúde do seu animal e buscando evitar que ele desconte essa disposição acumulada em outras partes da casa, nós separamos algumas raças que precisam de agitação para ficar bem no dia a dia. Dá uma olhada!

    Mordida de gato: 6 coisas que motivam esse comportamento nos felinos (e como evitar!)
    Comportamento animal

    Mordida de gato: 6 coisas que motivam esse comportamento nos felinos (e como evitar!)

    Os felinos não são muito associados com o ato de morder. Diferente dos cachorros, o comportamento é bem menos frequente nos felinos. É justamente por isso que muita gente acaba ignorando as mordidas por subestimar a força do animal e achar que não vai machucar. A mordida de gato não só pode ocorrer por muitos motivos, como também podem causar acidentes. Geralmente, os gatos dão alguns sinais que antecipam a mordida e é importante que você aprenda a reconhecê-los, assim como também entender as razões que levam o felino a ter essa atitude. Preparamos uma matéria completa sobre o assunto, então chega mais e vem entender porque os gatos mordem!

    Outro comportamento bem comum em casas com uma raça de gato Siamês são os hábitos noturnos do felino: assim como a maioria dos gatinhos, ele costuma acordar bem cedo e não vai dispensar a oportunidade de te acordar com “cabeçadas” ou explorar todos os cantinhos da casa.

    Gato Siamês: características comuns incluem independência e ciúmes dos humanos

    O gato Siamês é muito dócil e amável - e não liga se precisar passar algumas horas sozinho em casa, pois vai aproveitar o período para tirar várias sonecas seguidas. Inclusive, ele pode ser muito independente e até reservado (principalmente com estranhos) - então, não se assuste quando o felino se esconder na hora que uma visita adentrar a casa. Com seus humanos, porém, ele pode ser bem apegado e até apresentar um comportamento ciumento com outros animais e pessoas de fora. Para lidar com essa tendência, é importante que os gatos siameses filhotes recebam uma socialização adequada nos primeiros meses de vida.

    Outra característica marcante do gato Siamês é ser muito comunicativo. Não importa a situação: ele sempre vai te fazer entender o que quer, seja com miados ou olhares expressivos. E aí: pronto para se apaixonar por um gato Siamês e fazer dele o amor da sua vida? Você não vai se arrepender!

    Redação: Luana Lopes

    Casco para cachorro faz mal? Quando é indicado? Quais os cuidados?

    Próxima matéria

    Casco para cachorro faz mal? Quando é indicado? Quais os cuidados?

    Ragamuffin: características, temperamento, cuidados... conheça essa raça de gato que tem a pelagem longa
    Raças

    Ragamuffin: características, temperamento, cuidados... conheça essa raça de gato que tem a pelagem longa

    O Ragamuffin é uma raça de gato muito amável e carinhosa. Não muito conhecido no Brasil, o gato ragamuffin se originou a partir do cruzamento com felinos da raça Ragdoll. É considerado um gato gigante e pode chegar até os 9kg. O "Ragamuffin cat" pode ter a pelagem e olhos de diferentes cores. Uma característica marcante é o jeito brincalhão e o fato de amar colo. O Ragamuffin é ideal para famílias com crianças e outros animais.

    Gato siamês: filhote, preço, personalidade... Conheça mais sobre a raça!
    Raças

    Gato siamês: filhote, preço, personalidade... Conheça mais sobre a raça!

    É quase impossível não se encantar com um gato siamês. A combinação dos olhos azuis com os pelos em tons de creme e chocolate é inconfundível! Mas sabia que eles são muito mais do que um rostinho bonito? A raça também é conhecida por se dar super bem com crianças e com outros bichos, além de ser muito ativa. Para você se apaixonar ainda mais por esse bichano, preparamos uma matéria inteira sobre eles!

    Gato Azul Russo: saiba tudo sobre a raça
    Raças

    Gato Azul Russo: saiba tudo sobre a raça

    Com uma pelagem cinza, o gato Azul Russo - também conhecido como Russian Blue - é dono de uma beleza inconfundível e capaz de conquistar facilmente o coração de qualquer pessoa com sua personalidade doce e calma. A raça é originária da Rússia e considerada bastante rara, mas ainda assim muitas pessoas ao redor do mundo se fascinam pelo Azul Russo e não hesitam em procurar um bichano para chamar de seu. 

    Dogue Alemão: origem, porte, saúde, temperamento... saiba tudo sobre a raça de cachorro gigante
    Grandes

    Dogue Alemão: origem, porte, saúde, temperamento... saiba tudo sobre a raça de cachorro gigante

    Uma das raças de cachorros gigantes mais famosas é a do Dogue (ou Dog) Alemão, que também é conhecida como cão Dinamarquês. O motivo para isso é simples: trata-se da mesma raça do famoso personagem de desenho animado Scooby Doo. Mas a verdade é que o cão Dogue Alemão vai muito além do seu tamanho e aparência robusta: ele é um amigo de quatro patas extremamente leal, dócil e carinhoso. 

    Ver Todas >

    Por que o olho de gato brilha no escuro? Veja essa e outras curiosidades sobre o olhar felino
    Comportamento animal

    Por que o olho de gato brilha no escuro? Veja essa e outras curiosidades sobre o olhar felino

    Quem nunca se perguntou se o gato enxerga no escuro ou até mesmo se assustou com o olho felino brilhando à noite? O olhar de gato é cheio de particularidades, assim como outras partes do seu corpo. Pais de primeira viagem podem estranhar essas alterações no olhar que são comuns em todos os felinos. Para esclarecer de uma vez por todas essas dúvidas, o Patas da Casa reuniu uma série de curiosidades que vão te ajudar a entender melhor por que a pupila do gato muda de acordo com o ambiente e como os gatos enxergam no escuro. 

    Passear com cachorro: como deixar o pet menos ansioso ao ver a coleira e guia?
    Comportamento animal

    Passear com cachorro: como deixar o pet menos ansioso ao ver a coleira e guia?

    Passear com cachorro é uma das melhores formas de gastar energia dos animais domésticos. Os cães adoram sair de casa, fazer novos amigos e passar um tempo de qualidade com o tutor. O problema é que normalmente a hora do passeio desperta a agitação sem fim nos cãezinhos. Alguns, inclusive, não podem ver a coleira e a guia que já começam a pular e correr pela casa. 

    Brinquedos para cachorro filhote: veja as opções indicadas para o primeiro ano de vida
    Comportamento animal

    Brinquedos para cachorro filhote: veja as opções indicadas para o primeiro ano de vida

    O lado brincalhão dos cães permanece em todas as fases da vida. É por isso que os brinquedos para cachorro são super importantes para oferecer mais qualidade de vida ao pet. Mas é importante escolher o ideal para cada cãozinho: assim como existem brinquedos indicados para cada personalidade canina, a idade também influencia na decisão. Os brinquedos para cachorro filhote devem ser adequados para ajudar na dentição e no desenvolvimento do animal. 

    Por que gatos não gostam de carinho na barriga? Veja algumas teorias e explicações!
    Comportamento animal

    Por que gatos não gostam de carinho na barriga? Veja algumas teorias e explicações!

    Ao contrário do que muitos podem pensar, os gatos são animais que podem, sim, ser amáveis e carinhosos com os seus donos - eles só têm um jeitinho bastante próprio de demonstrar isso. O que acontece é que, diferente dos cães, os felinos são mais reservados e menos expansivos nessas demonstrações de afeto, mas quando é hora de receber carinho, eles gostam (e às vezes até procuram por isso). O problema é que não são todos os lugares do corpo do animal que são indicados para as carícias.

    Ver Todas >