O Siamês é uma das raças de gato mais conhecidas no Brasil e no mundo. É muito fácil identificar um: olhos azuis, porte médio, pelagem cinza e extremidades (patas, orelhas, rosto e cauda) em um tom mais escuro. No dia a dia, o felino se revela um ótimo companheiro, apesar de ser mais reservado e não demandar cuidados muito específicos. Quem tem esse gatinho em casa não reclama: ele é puro amor! Entender a personalidade de um animal é fundamental para saber o que se pode esperar dele antes de comprar ou adotar (mas não se esqueça que existem variações para esses padrões). Quer saber como é o temperamento da raça de gato Siamês? Chega mais que vamos te explicar!

Gato Siamês gosta de ficar no colo, é muito companheiro e se dá bem com crianças

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Não tenho pets
Tenho cão
Tenho gato
Tenho cão e gato
Autorizo receber comunicações e publicidade da NESTLÉ®.

O gato Siamês está na lista de felinos que não dispensam um colo quentinho de seus donos. Aliás, a raça ama ficar perto daqueles que ama: ele é daqueles gatinhos que segue os humanos pela casa e gosta de dormir junto (um ótimo “esquenta pés”, diga-se de passagem). Essa característica companheira faz do Siamês um grande amigo das crianças. Mas não pense que ele apenas recebe carinho: o gato Siamês ama “amassar pãozinho” e ronronar enquanto acaricia seus humanos de estimação (afinal, foi ele quem te escolheu, né?!).

Gato Siamês: comportamento brincalhão (e às vezes agitado) é uma característica da raça

O gato Siamês filhote ama brincar e correr pela casa, observando tudo e captando cada detalhe da rotina de seus humanos. Quando alcança a maturidade, essa característica não muda tanto, mas ele sabe exatamente a hora em que precisa ficar calmo e não agitar muito o ambiente. O Siamês ama brinquedos e passa horas entretido com uma bolinha para gatos barulhenta (para desespero de seus donos). Não se irrite, pois essa é uma forma dele se exercitar e gastar energia.


O gato Siamês filhote é muito brincalhão e pode ser agitado no dia a dia
O gato Siamês filhote é muito brincalhão e pode ser agitado no dia a dia

Outro comportamento bem comum em casas com uma raça de gato Siamês são os hábitos noturnos do felino: assim como a maioria dos gatinhos, ele costuma acordar bem cedo e não vai dispensar a oportunidade de te acordar com “cabeçadas” ou explorar todos os cantinhos da casa.

Gato Siamês: características comuns incluem independência e ciúmes dos humanos

O gato Siamês é muito dócil e amável - e não liga se precisar passar algumas horas sozinho em casa, pois vai aproveitar o período para tirar várias sonecas seguidas. Inclusive, ele pode ser muito independente e até reservado (principalmente com estranhos) - então, não se assuste quando o felino se esconder na hora que uma visita adentrar a casa. Com seus humanos, porém, ele pode ser bem apegado e até apresentar um comportamento ciumento com outros animais e pessoas de fora. Para lidar com essa tendência, é importante que os gatos siameses filhotes recebam uma socialização adequada nos primeiros meses de vida.

Outra característica marcante do gato Siamês é ser muito comunicativo. Não importa a situação: ele sempre vai te fazer entender o que quer, seja com miados ou olhares expressivos. E aí: pronto para se apaixonar por um gato Siamês e fazer dele o amor da sua vida? Você não vai se arrepender!

Redação: Luana Lopes