Não é segredo para ninguém que o Yorkshire é um dos queridinhos entre os apaixonados por cachorros. Pequeno, fofo, esperto e cheio de energia, o cãozinho dessa raça se tornou uma das companhias mais desejadas pelas famílias brasileiras, especialmente aquelas que possuem crianças e outros animais. E não é à toa, né? Quem tem o cachorro Yorkshire em casa não reclama: ele é puro amor! Ainda assim, entender a personalidade de um animal é fundamental para saber o que se pode esperar dele antes de adotar. Pensando nisso, o Patas da Casa reuniu algumas informações sobre o temperamento do Yorkshire Terrier.

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Não tenho pets
Tenho cão
Tenho gato
Tenho cão e gato
Autorizo receber comunicações e publicidade da NESTLÉ®.

Yorkshire Terrier: personalidade não se resume ao tamanho do animal

Engana-se quem pensa que tamanho é documento e o cachorro Yorkshire pode provar. Mesmo com a baixa estatura, o cãozinho dessa raça não deixa nem um pouco a desejar quando o assunto é proteger o seu humano e a sua família. Por isso, é muito comum que o Yorkshire Terrier seja o primeiro a dar um sinal de alerta quando algum estranho se aproxima e até mesmo o enfrentar se for necessário. Mas calma, não precisa se preocupar: embora isso seja uma característica típica dos cães do grupo Terrier, é totalmente possível controlar esse tipo de comportamento com a socialização do animal, que deve acontecer desde cedo.

Além disso, o que falta de tamanho sobra de amor e energia na raça de cachorro Yorkshire. Justamente por isso, eles são extremamente apegados e não perdem uma boa oportunidade de interagir com seus tutores, especialmente as crianças. Eles também amam atenção e carinho, e sempre vão fazer de tudo para estar ao lado da sua família. Em alguns casos, podem até latir em excesso - afinal, eles adoram se comunicar -, mas nada que um bom adestramento não possa resolver.

cachorro yorkshire olhando pela janela

Raça Yorkshire também é conhecida pela sua inteligência

 

Para surpresa de alguns, uma das principais características da personalidade dos cachorros Yorkshire é a sua inteligência. Isso mesmo! Eles conseguem se comunicar com uma grande facilidade. Seja com latidos, movimentos das orelhas ou até mesmo com olhares, não é muito difícil identificar o que o Yorkshire quer dizer. Além disso, a inteligência do cãozinho dessa raça faz com que ele consiga assimilar novos comandos rapidamente, facilitando o processo de adestramento do animal. Ou seja: corrigir possíveis comportamentos indesejados do seu amigo pode ser mais fácil do que você imagina. 

Cachorro Yorkshire: um pacotinho de muita energia 

Devido ao seu porte pequeno e pelo fofinho, o Yorkshire Terrier é muito procurado por famílias que vivem em apartamento. Mas, ao contrário do que muitos pensam, isso não significa que essa raça tenha pouca energia. Na verdade, esse cãozinho tem ânimo de sobra e, por isso, requer uma rotina diária de passeios. Oferecer ao seu amigo um ambiente enriquecido também pode evitar que ele se transforme em um cão destrutivo no futuro. Além disso, brinquedos para cachorro e treinamentos podem ajudar a garantir a diversão e, ao mesmo tempo, estabelecer limites para o animal. 

Redação: Úrsula Gomes