Você sabe onde descartar fezes de cachorro? Mesmo tendo experiência com animais, muitos tutores ainda tem dúvidas do que fazer com os dejetos do doguinho e até descartam de forma errada. O cocô do cachorro é considerado lixo sanitário. Por isso, saber como descartar fezes de cães, tanto em casa como na rua, corretamente é uma questão de saúde pública. Como essa é uma dúvida comum entre tantos pais e mães de pets, fomos atrás de informações para ensinar o que fazer com o cocô de cachorro e assim evitar danos ao meio ambiente e à saúde de animais e humanos.

Fezes de cachorro: como descartar?

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Não tenho pets
Tenho cão
Tenho gato
Tenho cão e gato
Autorizo receber comunicações e publicidade da NESTLÉ®.

Se o seu cãozinho faz as necessidades em casa, o cuidado deve ser maior ainda, principalmente se não houver separação de lixo na sua rua ou condomínio. Considerada lixo sanitário, o cocô do cachorro precisa ir para o destino correto para evitar contaminação do solo e transmissão de doenças. A forma mais correta de descartar os dejetos dos animais de estimação é no vaso sanitário. Desta forma, as fezes de cachorro serão devidamente tratadas pelo sistema de esgoto da sua cidade. Esse é o procedimento correto para fazer independente da escolha do banheiro do cachorro (seja jornal, tapetes higiênicos ou tapete higiênico lavável). 


É importante descartar as fezes de cachorro corretamente, pois os dejetos podem transmitir doenças
É importante descartar as fezes de cachorro corretamente, pois os dejetos podem transmitir doenças

E durante o passeio? Como descartar fezes de cachorro na rua?

O cata caca é um item indispensável para passear com cachorro. Deixar o cocô no chão é falta de educação e ainda pode gerar transtornos à população, o que dificulta mais ainda a aceitação de pets em espaços públicos. Além disso, é uma prática de saúde pública, já que os dejetos podem transmitir doenças. É dever de todo cidadão e tutor recolher as fezes do cachorro e descartar do jeito correto. Aliás, não adianta pegar o cocô do cachorro e deixar o saquinho no chão ou no cantinho de uma árvore: o descarte correto é tão importante quanto não deixar as fezes na rua.

Nesses casos, você pode fazer o descarte em lixeiras, mas o ideal é que seja em um recipiente destinado a lixos orgânicos. Também é importante sempre amarrar bem o saquinho para evitar que ele se rompa. Outra preocupação na hora do descarte na rua é o material para recolher as fezes do cachorro. Os saquinhos biodegradáveis são as opções mais sustentáveis para jogar o cocô de cachorro fora na rua. Normalmente eles são feitos de materiais que demoram menos tempo para se decompor - inclusive, algumas marcas produzem saquinhos que se desfazem no contato com a água, podendo ser jogados no vaso sanitário.  

Contato com fezes de cachorro pode transmitir doenças

O descarte rápido e correto das fezes do cachorro é importante principalmente porque as fezes de cachorro podem transmitir doenças, algumas consideradas zoonoses - ou seja, podem ser transmitidas para os humanos. Dentre as enfermidades mais comuns que podem ser transmitidas pelo cocô de cachorro estão: parvovirose canina, tênia, toxocaríase, bicho geográfico e giárdia canina. Fique sempre atento e limpe sempre os dejetos de seu doguinho, tanto em casa como na rua. Além disso, não se esqueça de higienizar bem as mãos depois de pegar o cocô do cachorro com água e sabão (ou álcool gel caso esteja na rua).

Redação: Hyago Bandeira