A possibilidade de um cachorro doente é o pesadelo de todo tutor. Nossos cães são companheiros fiéis que dependem de nós para ter uma vida plena e saudável. Por isso, é importante conhecer os problemas de saúde mais comuns que afetam os bichinhos, seus principais sintomas e métodos de prevenção. Para manter o seu cão sempre feliz e seguro, é fundamental fornecer água e alimentação adequadas, manter uma rotina de exercícios, cuidar da limpeza do ambiente e visitar o veterinário regularmente. Quer saber mais sobre essas e outras formas de evitar que o seu cachorro fique doente? Listamos, a seguir, 7 cuidados essenciais que você deve ter para manter a saúde do seu amigo de quatro patas em dia. Confira!

1) A alimentação do cachorro deve ser adequada para cada fase da vida

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Não tenho pets
Tenho cão
Tenho gato
Tenho cão e gato
Autorizo receber comunicações e publicidade da NESTLÉ®.

Há diversas doenças que estão relacionadas com a má alimentação dos cães. Uma das mais conhecidas é a obesidade canina, que pode originar outros problemas de saúde, como dores nas articulações, dificuldades respiratórias, diabetes e doenças cardiovasculares. Além disso, a nutrição inadequada pode desenvolver pancreatite, gastrite, diarreias, alergias alimentares, alterações na pele, etc. Por isso, oferecer uma alimentação balanceada é imprescindível para proteger a saúde do seu cão e, assim, proporcionar mais qualidade de vida para ele. Além disso, é super importante que o animal receba um alimento adequado para sua idade e estilo de vida. Converse com um veterinário de confiança para saber qual a melhor ração de cachorro para o seu pet.

2) Vacina para cachorro é fundamental para manter a saúde do animal

A vacina para cachorro desempenha um papel essencial para manter o seu animal de estimação saudável. Vacinar o seu cãozinho significa preparar o sistema imunológico dele para combater a invasão de organismos causadores de doenças — algumas delas podem até ser fatais, como a cinomose, parvovirose e a raiva.

3) Limpar orelha do cachorro regularmente previne alguns incômodos

A otite canina é um problema comum e pode ser causada por diversos fatores, incluindo alergias, bactérias, fungos, ácaros, carrapatos e o acúmulo de cera. Para impedir o desenvolvimento de infecções de ouvido, uma das medidas preventivas é limpar orelha de cachorro frequentemente e mantê-la sempre seca.

Com produtos específicos indicados pelo veterinário, você pode pingar a solução recomendada dentro do canal auditivo e, depois, massagear verticalmente o lado de fora da orelha; isso ajuda a separar o cerúmen, trazendo-o para cima. Use gaze absorvente para limpar cuidadosamente o canal (lenços de papel ou algodão podem deixar resquícios pelo caminho). Depois, com um cotonete, limpe a parte externa e as dobrinhas — nunca use esse recurso para fazer a limpeza interna, pois a haste pode machucar o animal ou empurrar a cera para dentro. Na hora do banho, providencie protetores auriculares para evitar que entre água nas orelhas do seu pet. Seque-as bem no fim do processo.


Limpar orelha de cachorro regularmente evita o desenvolvimento de otites
Limpar orelha de cachorro regularmente evita o desenvolvimento de otites

4) Mantenha o remédio para carrapato e pulgas sempre atualizado

Em algum momento de suas vidas, muitos cães experimentam o desconforto causado por parasitas, como as temidas pulgas e carrapatos. Elas podem ser extremamente irritantes para animais de estimação e causar sérios problemas de saúde. As pulgas, por exemplo, podem levar à dermatite alérgica, com coceiras e infecções na pele, e até à anemia. Já os carrapatos podem causar uma série de doenças em cães, incluindo a erliquiose e a doença de Lyme. Existem diversas opções de remédio para carrapato e pulgas que podem te ajudar a manter o seu amigo livre desses parasitas

5) Passear com cachorro deve ser parte da rotina

Assim como nos humanos, uma rotina de exercícios é necessária para a saúde dos cães. A atividade física fortalece o sistema imunológico, fornece estímulo mental e ajuda a afastar algumas doenças e enfermidades. A duração e intensidade do treino dependerão da idade, raça e condições do animal. Os filhotes geralmente têm mais energia que os cães adultos e, portanto, exigem mais exercícios em duas saídas curtas diárias, por exemplo. Os cães mais enérgicos também têm a necessidade de fazer caminhadas todos os dias. Além de passear com cachorro, reserve um tempo da sua rotina para brincar com o seu fiel companheiro e, assim, vê-lo sempre ativo, feliz e saudável.

6) Vermífugo para cães precisa ser administrado com frequência

Os vermes podem causar uma série de problemas de saúde nos animais de estimação. O vermífugo para cães está entre os tratamentos preventivos mais eficazes para livrar os bichinhos dos parasitas. Junto à vermifugação, também é importante remover as fezes do seu cão rapidamente e manter o ambiente onde ele vive sempre limpo. Isso minimiza os riscos dos vermes intestinais entrarem no organismo do seu pet.

7) Faça visitas frequentes ao veterinário

As visitas regulares ao veterinário são muito importantes para manter a saúde do seu bichinho em dia. O profissional pode te indicar a alimentação mais adequada para o seu cão, definir a rotina de exercícios, dar dicas de cuidados e identificar possíveis problemas de saúde. Ele também deverá realizar exames de rotina, cuidar do calendário de vacinação e o controle de parasitas.

Redação: Guilherme Segal