Você já se perguntou se cachorro sente frio? Apesar de muitas raças de cachorro serem bem peludinhas, outras podem sofrer um pouco mais com as mudanças de temperatura. Com a chegada do inverno, é hora de começar em pensar em algumas formas de deixar o animal mais confortável. Se o seu cachorro costuma dormir no quintal, por exemplo, é importante colocá-lo para dentro ou garantir que ele terá uma casinha aconchegante e preparada para baixas temperaturas. Dentro de casa, os cães pequenos ou com pouca pelagem podem precisar de uma roupinha ou manta para ficarem mais aquecidos. Para te ajudar, vamos explicar como identificar um cachorro com frio e daremos algumas dicas para você lidar com isso!

Como saber se o animal está com frio? Em qual parte do corpo o cachorro sente mais frio? 

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Não tenho pets
Tenho cão
Tenho gato
Tenho cão e gato
Autorizo receber comunicações e publicidade da NESTLÉ®.

Assim como os humanos, os cães também possuem sensibilidade ao clima e, por isso, podem sentir frio. Nesse caso, fatores como idade, raça e, principalmente, a pelagem do cachorro definem como as mudanças de temperatura podem impactar o seu amigo. Os filhotes e idosos, que normalmente já têm a saúde mais frágil, são os primeiros a sofrerem com as baixas temperaturas. Além deles, existem algumas raças de cachorros que sentem mais frio, como o Chihuahua, Boston Terrier, Pug e Bulldog francês. A pelagem curta e o porte pequeno desses animais justificam isso.

Por serem animais de sangue quente, assim como os humanos, os primeiros sinais de que o seu cachorro sente frio são bem parecidos com os nossos. Nos dias mais frios, é comum que o cão sinta tremores pelo corpo e passe mais tempo deitado e encolhido. Outro ponto a ser observado é a temperatura do corpo do animal: cachorro sente frio no focinho, por isso, cheque a temperatura nessa área. Respiração e movimentos mais lentos também podem indicar que o seu pet está sentindo frio. Patas e orelhas geladas também é um indicativo.

Lembre-se: mudanças bruscas de temperatura podem deixar o seu cachorrinho mais vulnerável a algumas doenças, como gripe, resfriado e até mesmo traqueobronquite. Por isso, é muito importante saber como proteger os cães do frio no inverno.


Nos dias muito frios, vale deixar seu cachorro dormir com você na cama
Nos dias muito frios, vale deixar seu cachorro dormir com você na cama

Cachorro sente frio no inverno, então como mantê-lo sempre aquecido?

Antes de tudo, é preciso verificar o local onde o cachorro dorme, já que a temperatura costuma ser mais baixa durante a madrugada. Se o animal costuma ficar no quintal, você pode colocá-lo para dentro ou fazer uma casa bem resistente para ele, como as casinhas de madeira. Posicione a casa em locais onde há pouca circulação de vento e ceda um cobertor quentinho e almofadas para ele. Agora se o cachorro fica dentro de casa, deixe janelas e portas bem fechadas e deixe sempre uma manta à disposição para que ele fique sempre aquecido. 

roupa para cachorro é uma boa escolha para driblar o frio do inverno e deixar o seu amigo mais confortável. Você pode comprar uma roupa pronta no pet shop ou fazer uma roupa de frio em casa mesmo. Vale também deixar o cachorro dormir com você: ele vai adorar ficar encostadinho e ainda vai te aquecer (e está comprovado que ainda nos faz bem)! Só tenha cuidado para não incentivar a ansiedade de separação e garanta que as patinhas do cachorro estão sempre limpas. Também é indicado que você troque as roupas de cama com mais frequência.

No inverno, prefira passear com cachorro nos horários mais quentes

Os passeios com o cachorro são super necessários mesmo no inverno. No entanto, é preciso mudar um pouco a rotina se você mora em uma cidade muito fria. Prefira sair com o seu amigo nos períodos em que estiver mais calor, como fim da manhã e o início da tarde. Evite os passeios muito cedo ou à noite para que o animal não se exponha ao vento e às temperaturas muito baixas. 

Fique atento com a alimentação do cachorro

Você pode até duvidar, mas a alimentação do cachorro também pode influenciar no frio que ele vai sentir. Isso porque as calorias ingeridas pelo animal podem ajudar a manter o corpo mais aquecido. Por isso, em alguns casos, pode ser necessário que você aumente um pouco a quantidade de comida oferecida para o seu pet. Incluir rações que tenham um percentual maior de proteínas também pode ser uma opção. Mas lembre-se: se você quiser fazer as coisas do jeito certo, é importante consultar o seu veterinário para garantir a dieta ideal para o seu amigo. 

Cachorro sente frio: como ajudar um cãozinho de rua nessa situação? 

É claro que o cachorro vira-lata sente frio no inverno e você pode ajudar um cãozinho abandonado a ficar mais aquecido. Mesmo que não seja possível adotar ou encontrar um lar temporário para o animal no momento, existem algumas formas de evitar que o cachorro passe frio. Montar uma espécie de “casinha” para ele é a principal delas. Para isso, você pode utilizar materiais recicláveis, como papelão, ou bacias de plástico, que são bem baratinhas. Aqueles lençóis e cobertas velhas largadas no fundo do armário também podem ajudar os animais de rua a se manterem aquecidos. Verifique também com ongs e protetores se estão precisando de alguma doação!

Redação: Úrsula Gomes