Saúde

Como aumentar a imunidade do cachorro? Veterinária tira todas as dúvidas sobre o sistema imune dos cães

A resposta para como aumentar a imunidade do cachorro está relacionada com o bem-estar físico e psicológico do animal
A resposta para como aumentar a imunidade do cachorro está relacionada com o bem-estar físico e psicológico do animal

Descobrir como aumentar a imunidade do cachorro é a chave para afastar uma série de doenças que podem afetar o seu animal. A baixa imunidade em cães é causada por uma série de fatores, como uma alimentação deficiente e situações que podem gerar algum tipo de estresse no bichinho. Com isso, é fundamental manter o sistema imunológico do cão equilibrado. Nós conversamos com a veterinária Marcela Machado, do sistema público de saúde animal do município de Rio das Ostras (RJ), que nos deu dicas importantes sobre como evitar que a imunidade do seu cão fique baixa. Confira! 

Patas da Casa: Quais são as causas de um cachorro com baixa imunidade?

Marcela Machado: Muitos tutores desconhecem o fato de que o estresse contínuo pode ser um dos responsáveis pela baixa imunidade em cães. Animais que ficam presos por muito tempo, às vezes até em correntes, ou com alguma restrição têm uma tendência maior de ficarem estressados, o que pode comprometer o seu sistema imunológico. A falta ou a diminuição da atenção dos donos também é um fator de estresse para os cachorros. 

PC: Então, a socialização com os donos é algo importante para a saúde imunológica dos cães?

MM: Todos os cachorros têm necessidades emocionais. O animal precisa da interação e carinho dos seus tutores para se sentir feliz. Quando a atenção não é suficiente, ou há uma mudança de rotina e o tempo de convívio é reduzido, os cães sofrem muito e acabam se estressando. Com isso, a imunidade pode ficar comprometida. 

PC: Além do estresse, qual outro fator que pode ocasionar a imunidade baixa de cachorro?

MM: A alimentação. O ideal é sempre tentar melhorar a qualidade da ração para cães oferecida a eles. Como nutrição é sinônimo de saúde, é importante ficar sempre de olho na quantidade e qualidade dos alimentos para aumentar a imunidade do cachorro. 

PC: Há a necessidade de complementar a alimentação com vitamina para aumentar a imunidade do cachorro?

MM: Se o animal estiver comendo uma ração de qualidade superior (rações super premium). ele não precisará fazer nenhuma complementação de vitaminas. Com esse tipo de alimentação, o cão já terá uma boa resposta imunológica. A suplementação vitamínica só é recomendada quando o animal está doente ou em situações em que há a necessidade extra de vitaminas, como na gestação, amamentação ou na fase sênior. O excesso de vitaminas, por outro lado, também pode causar sérios problemas de saúde para o cachorro. 

 

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

É só preencher e começar! sem cadastros ou formulários.

Depois do expediente de trabalho na sexta, o que você gosta de fazer?

Como seria o seu domingo perfeito?

Como você fica em um dia de chuva?

Como seria a viagem ideal nas férias?

Como você costuma encontrar os amigos?

Qual o seu tipo de exercício favorito?

Como é a sua rotina matinal?

Como é a sua agenda no fim de semana?

Schnauzer e Shih Tzu são raças muito independentes Golden Retriever e Yorkshire são cães que gostam de curtir a companhia dos humanos Border Collie e Jack Russell Terrier são cheios de energia e amam aventura
    Oferecer a ração para cachorro ideal ajuda a manter a imunidade do animal equilibrada
    Oferecer a ração para cachorro ideal ajuda a manter a imunidade do animal equilibrada

    Mais Lidas

    Cinomose: tem cura, o que é, quais os sintomas, quanto tempo dura... Tudo sobre a doença de cachorro!
    Saúde animal

    Cinomose: tem cura, o que é, quais os sintomas, quanto tempo dura... Tudo sobre a doença de cachorro!

    Uma das partes mais difíceis de ter um cachorro em casa é o momento em que eles adoecem — e isso piora quando a doença é das mais sérias, como a cinomose. Causada por um vírus, se não for tratada da forma correta, a cinomose em cães pode ser fatal não apenas para o que foi infectado primeiramente, mas para todos os que estiverem em contato com ele. Para entender um pouco mais sobre o que é cinomose canina, seus sintomas, causa e o tratamento, o Patas da Casa conversou com a veterinária Kelly Andrade, do Paraná. Dê uma olhada, aqui embaixo, nas instruções da profissional!

    Gato no cio: de quanto em quanto tempo acontece e quanto tempo dura?
    Saúde animal

    Gato no cio: de quanto em quanto tempo acontece e quanto tempo dura?

    Gatos são animais conhecidos pelas suas frequentes fugas quando estão no cio, mas você sabe por quê? Sabe a partir de qual idade a fêmea pode ter o primeiro cio? Esse período pode ser bastante estressante para o felino - e também para o dono -, pois o comportamento do animal muda bruscamente. Está preparado e já está ciente de quanto tempo dura o cio do gato? Nessa matéria vamos tirar essas e outras dúvidas sobre o assunto. Vem com a gente!

    Doença do carrapato: sintomas, tratamento, tem cura... Tudo sobre o parasita em cachorros!
    Saúde animal

    Doença do carrapato: sintomas, tratamento, tem cura... Tudo sobre o parasita em cachorros!

    A doença do carrapato é uma das mais conhecidas entre os pais de pet e também uma das mais perigosas para os cachorros. Transmitida pelo carrapato marrom, bactérias e protozoários invadem a corrente sanguínea e os sintomas variam de acordo com o grau da doença e podem causar coloração amarela na pele e mucosas, distúrbios de coagulação, manchas vermelhas espalhadas pelo corpo, sangramento nasal e, em casos mais raros, problemas neurológicos e até mesmo a morte do cachorro. Para ajudar a esclarecer dúvidas sobre a doença do carrapato, o Patas da Casa entrevistou a veterinária Paula Ciszewsi, de São Paulo. Confira abaixo!

    Cachorro ofegante: quais problemas o sintoma pode indicar?
    Saúde animal

    Cachorro ofegante: quais problemas o sintoma pode indicar?

    Encontrar o cachorro ofegante não é uma questão incomum na vida dos tutores. Normalmente, os peludos ficam mais cansados depois de um longo passeio ou brincadeiras, mas quando não houve nenhum estímulo é preciso ficar atento. Observe alguns sinais do cachorro ofegante: língua pra fora pode indicar calor ou cansaço, agora se o sintoma estiver acompanhado de tremores ou cachorro com dificuldade de respirar, o ideal é levá-lo imediatamente ao veterinário. Para saber como diferenciar e se há necessidade de buscar ajuda médica, nós conversamos com Ricardo Duarte, que é docente do curso de Medicina Veterinária do Centro Universitário FMU, de São Paulo.

    PC: Doenças e enfermidades podem baixar a imunidade dos cachorros?

    MM: Muitas doenças provocam a baixa imunidade nos cães, especialmente as doenças virais e autoimunes, onde há a necessidade, em alguns casos, de utilizar corticoides para controlar a doença. Estes, por sua vez, também podem diminuir a imunidade do animal, fazendo que ele fique suscetível a pegar outros tipos de doenças. 

    PC: Além da interação e alimentação, há outras maneiras dos tutores contribuírem para o aumento a imunidade dos cães?

    MM: Passear com cachorro e fazer exercícios e brincadeiras também estimulam a melhora no sistema imunológico do cão. Manter a vacinação e a vermifugação do cachorro em dia também evita que o seu bichinho seja afetado por alguns tipos de doenças.

    PC: Quais são os sintomas de imunidade baixa em cachorro?

    MM: Preste atenção se o seu cão apresenta sinais de cansaço, abatimento e falta de apetite. Caso ele apresente algum dos sintomas de baixa imunidade em cachorros, procure o veterinário de sua confiança. Evite receitas de remédio caseiro para aumentar a imunidade do cachorro, ou outros tipos de medicamentos, sem a avaliação de um profissional qualificado. 

    Agora você já sabe: para cuidar bem do seu cãozinho, não há segredos! Boa alimentação, cuidados com a saúde e carinho é tudo o que o seu amigo de quatro patas precisa para manter a imunidade regulada e viver feliz e saudável ao seu lado!

    Redação: Guilherme Segal

    É normal cachorro roncar? Em quais casos o ronco precisa de atenção?

    Próxima matéria

    É normal cachorro roncar? Em quais casos o ronco precisa de atenção?

    Neoplasia testicular canina: veterinária tira todas as dúvidas sobre o câncer de testículo em cachorros
    Sênior

    Neoplasia testicular canina: veterinária tira todas as dúvidas sobre o câncer de testículo em cachorros

    O câncer em cachorro é a principal causa de morte em cães acima dos dez anos de idade. No caso da neoplasia testicular canina – popularmente conhecida como câncer de testículo –, a doença afeta principalmente cachorros machos idosos não castrados. Além da idade avançada, a presença de testículos não descidos (criptorquidismo) é outro fator que contribui para a formação de tumor de cachorro no sistema genital.

    Você sabe o que é a degeneração mixomatosa da valva mitral em cães? Tire todas as dúvidas sobre a cardiopatia!
    Saúde

    Você sabe o que é a degeneração mixomatosa da valva mitral em cães? Tire todas as dúvidas sobre a cardiopatia!

    Ninguém pode negar: cuidar do coração de cachorro é fundamental para manter a saúde do seu amigo. Afinal, assim como os humanos, ele também pode sofrer com as doenças cardíacas, entre elas, a degeneração mixomatosa da valva mitral é uma das mais frequentes. Também conhecida como endocardiose valvar, a condição provoca o refluxo do sangue dentro do coração e pode levar à insuficiência cardíaca, sendo fatal para o seu cãozinho. Mas, o que poucos tutores sabem é que, o quadro pode ter relação com traços genéticos da raça. Para entender melhor, conversamos com a veterinária Isabelle Campos, residente em Cardiologia na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, que te conta tudo o que você precisa saber sobre a degeneração mixomatosa da valva mitral em cães a seguir!

    Fralda para cachorro: como e quando usar? Tire todas as dúvidas sobre o produto
    Cuidados

    Fralda para cachorro: como e quando usar? Tire todas as dúvidas sobre o produto

    Quem possui um cãozinho idoso ou com complicações urinárias, certamente já deve ter ouvido falar sobre a fralda para cachorro. Parecida com as fraldas para bebês, o acessório traz mais conforto para o animal e também pode ser usado em outras situações. Ainda assim, é preciso considerar algumas coisas e saber dosar o uso da peça para que ela não prejudique a saúde do seu amigo de quatro patas. Para entender melhor sobre o assunto, esclarecemos as principais dúvidas sobre fralda de cachorro. Dá uma olhada!

    Quanto custa uma castração de cachorro? Tire todas as dúvidas sobre valores do procedimento!
    Castração

    Quanto custa uma castração de cachorro? Tire todas as dúvidas sobre valores do procedimento!

    A castração de cachorro é um procedimento cirúrgico muito importante para a saúde e bem-estar de animais domésticos. Machos, fêmeas, adultos e filhotes podem passar pela cirurgia. Castrar um animal é sinônimo de cuidado e amor, pois é possível prevenir diversas doenças graves e ainda impacta no comportamento dos animais - evita fugas, reduz a agressividade e acaba com a marcação de território. Isso sem contar que a castração é a única forma de diminuir a quantidade de animais abandonados nas ruas.

    Ver Todas >

    Quais são os vermes em gatos mais comuns?
    Saúde animal

    Quais são os vermes em gatos mais comuns?

    Uma situação mais comum do que se pensa é encontrar um gato com verme. Até mesmo os bichanos que não têm o hábito de sair de casa com frequência podem acabar desenvolvendo esse tipo de problema, pois os ovos desses parasitas podem ser facilmente transportados para dentro de casa em sapatos e roupas. Além disso, se o seu gatinho tem mania de comer outros bichinhos, como insetos ou roedores, ele também fica mais vulnerável aos vermes em gatos. Portanto, é importante saber quais são os tipos de vermes de gato mais comuns e como eles podem afetar a saúde dos felinos. Para maiores esclarecimentos, preparamos uma matéria com o que você precisa saber sobre o assunto.

    Anatomia do cachorro: tudo o que você precisa saber sobre o funcionamento do corpo do seu pet
    Saúde animal

    Anatomia do cachorro: tudo o que você precisa saber sobre o funcionamento do corpo do seu pet

    Já parou para pensar como funciona o corpo do cachorro? A anatomia canina é repleta de curiosidades que podem nos surpreender. Uma das mais conhecidas é que os cães não enxergam todas as cores, mas isso está longe de ser o fato mais intrigante sobre a anatomia do cachorro. Pensando nisso, o Patas da Casa reuniu tudo que você precisa saber sobre o corpo do seu amigo de quatro patas - desde os principais órgãos e sistemas do animal, até os cinco sentidos. Veja a seguir!

    Como é a saúde do Husky Siberiano? A raça de cachorro tem propensão para desenvolver alguma doença?
    Saúde animal

    Como é a saúde do Husky Siberiano? A raça de cachorro tem propensão para desenvolver alguma doença?

    É praticamente impossível resistir ao charme de um Husky Siberiano. A raça tem uma forte presença, com pelos brilhantes e um olhar penetrante que às vezes até chega a intimidar. Mas quem pensa que eles são cães agressivos devido à semelhança com lobos se engana. No fundo, o Husky Siberiano (filhote ou adulto) é um super companheiro, carinhoso e bastante apegado a sua família. O problema é que a raça pode ter alguns probleminhas de saúde no decorrer da sua vida, mesmo que ele receba todos os cuidados necessários. A seguir, separamos as principais doenças que podem acometer a saúde do cachorro Husky.

    Como identificar o carrapato em gato?
    Saúde animal

    Como identificar o carrapato em gato?

    Uma dúvida que alguns tutores tem é se gato pega carrapato, e a resposta para isso é sim: os bichanos não estão imunes a esse tipo de problema. Não é a situação mais comum de acontecer, principalmente no caso de gatos caseiros. No entanto, se o animal tem o hábito de dar umas escapulidas de vez em quando, mora em uma casa com quintal ou divide o espaço com um cãozinho, as chances de encontrar um carrapato em gato em algum momento são altas. Portanto, é importante saber como identificar o parasita e também como tirar carrapato de gato. Para te ajudar nessa missão, preparamos uma matéria com as principais informações sobre o assunto!

    Ver Todas >