Descobrir como aumentar a imunidade do cachorro é a chave para afastar uma série de doenças que podem afetar o seu animal. A baixa imunidade em cães é causada por uma série de fatores, como uma alimentação deficiente e situações que podem gerar algum tipo de estresse no bichinho. Com isso, é fundamental manter o sistema imunológico do cão equilibrado. Nós conversamos com a veterinária Marcela Machado, do sistema público de saúde animal do município de Rio das Ostras (RJ), que nos deu dicas importantes sobre como evitar que a imunidade do seu cão fique baixa. Confira! 

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Não tenho pets
Tenho cão
Tenho gato
Tenho cão e gato
Autorizo receber comunicações e publicidade da NESTLÉ®.

Patas da Casa: Quais são as causas de um cachorro com baixa imunidade?

Marcela Machado: Muitos tutores desconhecem o fato de que o estresse contínuo pode ser um dos responsáveis pela baixa imunidade em cães. Animais que ficam presos por muito tempo, às vezes até em correntes, ou com alguma restrição têm uma tendência maior de ficarem estressados, o que pode comprometer o seu sistema imunológico. A falta ou a diminuição da atenção dos donos também é um fator de estresse para os cachorros. 

PC: Então, a socialização com os donos é algo importante para a saúde imunológica dos cães?

MM: Todos os cachorros têm necessidades emocionais. O animal precisa da interação e carinho dos seus tutores para se sentir feliz. Quando a atenção não é suficiente, ou há uma mudança de rotina e o tempo de convívio é reduzido, os cães sofrem muito e acabam se estressando. Com isso, a imunidade pode ficar comprometida. 

PC: Além do estresse, qual outro fator que pode ocasionar a imunidade baixa de cachorro?

MM: A alimentação. O ideal é sempre tentar melhorar a qualidade da ração para cães oferecida a eles. Como nutrição é sinônimo de saúde, é importante ficar sempre de olho na quantidade e qualidade dos alimentos para aumentar a imunidade do cachorro. 

PC: Há a necessidade de complementar a alimentação com vitamina para aumentar a imunidade do cachorro?

MM: Se o animal estiver comendo uma ração de qualidade superior (rações super premium). ele não precisará fazer nenhuma complementação de vitaminas. Com esse tipo de alimentação, o cão já terá uma boa resposta imunológica. A suplementação vitamínica só é recomendada quando o animal está doente ou em situações em que há a necessidade extra de vitaminas, como na gestação, amamentação ou na fase sênior. O excesso de vitaminas, por outro lado, também pode causar sérios problemas de saúde para o cachorro. 

 

 

Oferecer a ração para cachorro ideal ajuda a manter a imunidade do animal equilibrada

Oferecer a ração para cachorro ideal ajuda a manter a imunidade do animal equilibrada

 

 

PC: Doenças e enfermidades podem baixar a imunidade dos cachorros?

 

MM: Muitas doenças provocam a baixa imunidade nos cães, especialmente as doenças virais e autoimunes, onde há a necessidade, em alguns casos, de utilizar corticoides para controlar a doença. Estes, por sua vez, também podem diminuir a imunidade do animal, fazendo que ele fique suscetível a pegar outros tipos de doenças. 

PC: Além da interação e alimentação, há outras maneiras dos tutores contribuírem para o aumento a imunidade dos cães?

MM: Passear com cachorro e fazer exercícios e brincadeiras também estimulam a melhora no sistema imunológico do cão. Manter a vacinação e a vermifugação do cachorro em dia também evita que o seu bichinho seja afetado por alguns tipos de doenças.

PC: Quais são os sintomas de imunidade baixa em cachorro?

MM: Preste atenção se o seu cão apresenta sinais de cansaço, abatimento e falta de apetite. Caso ele apresente algum dos sintomas de baixa imunidade em cachorros, procure o veterinário de sua confiança. Evite receitas de remédio caseiro para aumentar a imunidade do cachorro, ou outros tipos de medicamentos, sem a avaliação de um profissional qualificado. 

Agora você já sabe: para cuidar bem do seu cãozinho, não há segredos! Boa alimentação, cuidados com a saúde e carinho é tudo o que o seu amigo de quatro patas precisa para manter a imunidade regulada e viver feliz e saudável ao seu lado!

Redação: Guilherme Segal