Apesar de não haver mudanças de temperatura bruscas no Brasil, existem algumas épocas do ano - como o outono e inverno - que podem fazer com que o cachorro sinta frio. Isso deve ligar o alerta dos tutores, principalmente porque muitos deles ainda pensam que o cão não precisa ser aquecido por conta da pelagem. É verdade que os cães possuem características diferentes dos humanos, mas isso não quer dizer que eles não sofrem os impactos das baixas temperaturas.

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Não tenho pets
Tenho cão
Tenho gato
Tenho cão e gato
Autorizo receber comunicações e publicidade da NESTLÉ®.

Mas como saber se o cachorro está com frio? Se o seu pet está com tremores, temperatura do corpo muito baixa, ficando encolhido e procurando cantinhos para deitar e se aquecer ele está demonstrando sinais de desconforto com a temperatura. Para ajudar seu amigo nessa situação, listamos 5 produtos que podem ser o segredo de como aquecer o cachorro no frio. Confira!

1) Cama para cachorro: aconchego necessário nos dias mais frios

A cama para cachorro é uma das formas mais clássicas para manter seu pet aquecido. Mas fique atento: é preciso ter cuidado com o local onde você colocará o acessório. O ideal é deixar a cama para cachorro longe das correntes de ar, ou seja, em locais que tenham pouco vento. Para ajudar o cão a não sentir frio, opte por um espaço longe de portas e janelas por perto para alocar a caminha. 

2) Dias muito frios pedem uma manta para cachorro na hora da soneca

Se você está reparando que seu pet está muito encolhidinho mesmo deitado na caminha, coloque uma manta para ele se sentir mais aquecido. A manta para cachorro é um acessório tão importante nos dias de frio que o ideal é ter mais de uma em casa disponível para o animal de estimação - inclusive, você pode deixar cada uma num local onde o cachorro costuma dormir, como em cômodos diferentes ou no sofá.


Cachorro com frio fica mais encolhidinho que o normal e pode apresentar tremores
Cachorro com frio fica mais encolhidinho que o normal e pode apresentar tremores

3) Tapete térmico para cachorro: solução para cães que não gostam de caminha ou cobertor

Se você tem um pet que não gosta de ficar na caminha, você pode ficar sem saber como aquecer o cachorro no frio. O tapete térmico é a solução para esses doguinhos. Existem muitas versões de tapete térmico para cachorro disponíveis para compra nas pet shops. O modelo mais popular é o de borracha com a superfície aveludada. O acessório vai impedir que a temperatura gelada do chão passe para o corpo do animal, deixando ele menos vulnerável ao frio. Nunca se esqueça que os cães de pelagem longa também podem sofrer com as baixas temperaturas. Por isso, não deixe de proteger seu dog contra o frio.

4) Roupa de frio para cachorro também é bem-vinda nos dias frios

A roupa de frio para cachorro ajuda a aquecer os pets nos dias de inverno. O acessório é ideal para cães que não gostam de dormir na caminha e nem ficam cobertos por muito tempo. Usar a roupa para cachorro é uma forma de se assegurar que o bichinho não passará frio. Na hora de escolher a roupinha, opte sempre pela opção que deixe o animal mais confortável, evitando babados, botões e zíperes. 

5) Hidratante para patas de cachorro: almofadinhas dos cães podem ficar rachadas no inverno

Apesar de não ser um produto que necessariamente evita que seu cachorro passe frio, o hidratante para patas de cachorro pode ser bem útil nessa época para deixar seu pet mais confortável. Além do frio, as temperaturas muito baixas podem deixar as patas dos cães ressecadas e rachadas. Para que isso não aconteça, hidratar as patinhas do doguinho é imprescindível. Mas tenha atenção e se certifique que o hidratante usado seja próprio para pets. Os produtos feitos para humanos podem ser tóxicos e provocar problemas caso o cachorro lamba as patas após a aplicação.

Redação: Hyago Bandeira