Uma dúvida muito comum entre os tutores de pets é sobre como transportar cachorro em carro, ônibus, avião e… motos. Sim, os nossos amigos peludos muitas vezes são flagrados nesse meio de transporte pouco convencional para cães. Não é à toa que várias histórias já viralizaram na internet e em jornais. Mas será que é seguro andar com cachorro na moto? Quais cuidados e acessórios são necessários para fazer esse tipo de passeio? Para tirar as dúvidas e te contar como levar cachorro na moto, o Patas da Casa reuniu as principais informações sobre o assunto. Confira!

Afinal, pode andar com cachorro na moto?

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Não tenho pets
Tenho cão
Tenho gato
Tenho cão e gato
Autorizo receber comunicações e publicidade da NESTLÉ®.

Não existe nenhuma legislação específica que proíba o transporte de cachorro na moto. No entanto, essa não é uma prática recomendada porque pode por em risco tanto a segurança do pet quanto do condutor. Além disso, segundo o Código Brasileiro de Trânsito (CTB), há dois artigos que precisam de muita atenção e dizem respeito ao transporte de animais sob diferentes aspectos:

Artigo 235: Conduzir pessoas, animais ou carga nas partes externas do veículo, salvo nos casos devidamente autorizados, é uma infração grave. A penalidade é uma multa e a medida administrativa nesses casos é a retenção do veículo para transbordo.

Artigo 252: Dirigir o veículo transportando pessoas, animais ou volume à sua esquerda ou entre os braços e pernas corresponde a uma infração média que pode resultar em uma multa como penalidade.

Ou seja, levar o cachorro na moto no colo ou sem qualquer proteção, nem pensar! Mesmo que a prática não seja exatamente proibida, ela também não é “permitida” e, além de ser considerada uma infração de nível médio a grave, essa é uma atitude que pode acarretar em acidentes. Busque outras formas de passear com cachorro ou use os acessórios certos para não correr nenhum risco!

Capacete para cachorro, óculos, mochila… conheça os principais acessórios para levar cães na moto

Não dá para carregar cachorro na moto sem a ajuda de alguns acessórios. Eles ajudam a manter a segurança do pet e evitam penalidades (além de acidentes). Os principais deles são mochila para cachorro (ou bolsa de transporte), capacete e óculos para cachorro. Saiba mais sobre cada um deles a seguir:


Capecete e óculos para cachorro são itens fundamentais para garantir a segurança do pet
Capecete e óculos para cachorro são itens fundamentais para garantir a segurança do pet

Bolsa ou mochila para carregar cachorro na moto - Se for um cão de pequeno porte (até 12 kg, no máximo), o ideal é transportar o animal em uma mochila ou bolsa. O acessório deve ser ventilado, mas ao mesmo tempo deve ser capaz de manter o animal preso e longe de perigo. Tanto a mochila quanto a bolsa para carregar cachorro na moto têm a mesma função e podem ser encontradas com facilidade em pet shops.

Capacete de moto para cachorro - Com o uso de capacete para cachorro, moto se torna um pouco mais segura. Existem várias fabricantes que fazem modelos exclusivos para cães, mas é importante escolher um acessório que seja rígido e resistente, mas que também se adapte ao formato das orelhas do cachorro. O capacete diminui os danos em casos de acidentes e também serve para proteger os ouvidos do vento.

Óculos para cachorro - Há quem se pergunte se os óculos para cachorro são questão de estética, mas quando falamos dos passeios de moto eles são uma peça fundamental para manter os olhos do pet protegidos de poeira, insetos e outras sujeiras. Alguns modelos vêm com uma tecnologia que evita uma visão embaçada.

Como carregar cachorro na moto: saiba quais são os cuidados

Mesmo que não seja exatamente apropriado andar com cachorro na moto, várias histórias assim chamam a atenção na internet. Uma das mais recentes é a de um cão que foi flagrado andando de moto com seu tutor em Connecticut, nos Estados Unidos. Ele chamou a atenção não apenas pelo fato de estar sendo carregado em uma mochila, mas também porque estava usando um óculos e roupinha para cachorro que o deixou super estiloso.

Como já foi dito, um dos principais cuidados ao levar pets na moto é providenciar uma mochila, capacete e óculos para cachorro. Além disso, é necessário adaptar o cãozinho a essa nova situação. Caso ele não se acostume, a recomendação é fazer o transporte de maneira tradicional: usando um carro.

Redação: Juliana Melo

Edição: Luana Lopes