Aprender a como acostumar um gato com outro é um passo importante para quem deseja adotar mais um pet. Apesar de ser muito atraente ter muitos gatinhos em casa, a chegada de um novo animal pode ser bem estressante e demanda um processo de adaptação - com muita paciência e respeitando o tempo dos pets. A socialização de gatos deve ser feita de forma gradual e sempre priorizando o bem-estar do animal. Se a sua situação é algo como “meu gato não aceita outro filhote de gato”, essa matéria é para você. O Patas da Casa preparou um passo a passo sobre como acostumar um gato com outro!

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Não tenho pets
Tenho cão
Tenho gato
Tenho cão e gato
Autorizo receber comunicações e publicidade da NESTLÉ®.

Passo 1: Como fazer um gato se acostumar com outro: prepare a casa para chegada do novo bichano

 

socializar gatos: gato andando na sala de casa

O processo de adaptação de dois gatos é um pouco diferente de como acostumar gato com cachorro. Apesar de serem dois animais da mesma espécie, dois bichanos podem não se dar bem, o que resultará sérios problemas de adaptação. Por isso, a chegada de um novo pet em casa deve ser planejada com antecedência e o primeiro passo para isso será a arrumação da casa. O enriquecimento ambiental para gatos é fundamental nesse processo!

 

O tutor deve separar um cômodo para que o novo gato fique por um tempo. Nessa primeira fase, o felino adotado deve ficar sozinho e isolado do resto da casa enquanto o gato residente fica solto. O intuito disso é fazer com que os gatos percebam a presença um do outro sem que haja o contato visual. Para isso, o cômodo da casa deve estar pronto para receber o novo membro da família, o ideal é deixar o ambiente equipado com caixa de areia, bebedouros, comedouros, caminha, arranhadores e brinquedos. Dessa forma, você ajuda o pet a se sentir seguro, até porque a mudança de ambiente também é algo que demanda uma adaptação para o filhote de gato.

Passo 2: Conhecer o cheiro um do outro é um dos segredos de como acostumar dois gatos

 

como acostumar dois gatos: gato brincando com brinquedo

Enquanto o bichano adotado fica dentro do quarto, o residente deve ficar livre pela casa (porém sem acesso ao cômodo onde o outro gato está). Durante esses dias, o tutor deve fazer com que os dois conheçam o cheiro um do outro de maneiras estratégicas. Eles não farão contato visual, mas isso não te impede de fazer carinho em um logo após acariciar o outro ou de pegar algum brinquedo de dentro do quarto para usar com o gato residente. Dessa maneira, o odor dos pets será percebido antes de se encontrarem de fato.

 

Outra técnica de como acostumar um gato com outro filhote é promover um encontro entre portas. Para isso, o tutor deve colocar os dois potes de ração entre a porta do cômodo em que o gatinho novo está ficando - um do lado de dentro e outro do lado de fora, separados pela porta. Com isso, os animais vão se alimentar sentindo o cheiro do outro e podem associar o odor a algo positivo. Nessa fase ainda é válido não deixar que os pets se olhem.

Passo 3: Na terceira fase de como acostumar um gato com outro, coloque o o novo pet para conhecer a casa

 

gato filhote olhando a casa

Ao perceber que o bichano isolado já está mais à vontade no cômodo, o tutor pode fazer com que ele conheça a casa nova. Para isso, o felino residente deve ficar restrito em um cômodo (que não seja o que o gato adotado está ficando). Nesse momento, o novo companheiro deve ficar livre para conhecer a casa por algum tempo, até que você o leve de volta para o quartinho dele. Deixe ele explorar, subir nos móveis e sentir cheiros diferentes.

 

Passo 4: Adaptação: filhote de gato deve ter primeiro encontro com residente em caixa de transporte

 

gato na caixa de transporte para gatos

Para que os gatinhos se vejam pela primeira vez, o tutor deve utilizar uma caixa de transporte. O novo felino adotado deve ficar dentro dela para que o residente o veja e se aproxime se quiser. É importante oferecer petiscos para os dois animais enquanto o encontro acontece. Caso haja alguma reação negativa, os pets não vão conseguir se machucar. Nesse caso, é importante que o tutor dedique mais alguns dias de adaptação para iniciar o próximo passo.

 

Passo 5: Como socializar gatos: primeiro encontro livre deve ser supervisionado e com associação positiva

 

socializar gatos: dois gatos em casa

Com a reação positiva do encontro na caixa de transporte, o tutor poderá promover o primeiro contato livre no dia seguinte. Mesmo que o primeiro encontro tenha ocorrido de maneira amigável, o tutor deve ficar sempre alerta nesse momento. Não existe tempo certo para um gato se acostumar com o outro e a paciência é imprescindível. Caso haja alguma reação negativa, utilizar brinquedos como a varinha para gatos é uma ótima forma de desviar a atenção de um dos animais. Nesse encontro, é importante oferecer petiscos para que os peludinhos associem o momento a algo bom e iniciem uma boa amizade.

 

Redação: Hyago Bandeira