close
Filhotes

Como acalmar um cachorro filhote chorando?

Saiba c  omo fazer filhote de cachorro parar de chorar com algumas dicas!
Saiba c omo fazer filhote de cachorro parar de chorar com algumas dicas!

Nada parte mais o nosso coração do que ver um filhote de cachorro chorando. Mas sabia que essa é uma situação bastante comum, principalmente nas primeiras semanas do cãozinho na casa nova? Isso geralmente deixa os tutores bem preocupados, mas a verdade é que existem vários motivos que explicam o comportamento. É importante tentar identificar qual deles é a causa por trás do choro de filhote de cachorro para saber como acalmar o pet da melhor forma. Para te ajudar nessa missão, o Patas da Casa separou algumas dicas que vão te ajudar a resolver o problema e cuidar do seu novo bichinho!

Cachorro filhote chorando: por que isso acontece?

O choro de filhote de cachorro pode acontecer por diferentes razões. Como o cãozinho ainda está em processo de adaptação - não apenas com a casa nova, mas com o mundo ao seu redor -, então ele não sabe muito bem a forma certa de comunicar o que está sentindo e nem as suas necessidades. Às vezes pode ser um indicativo de fome, sede ou até mesmo frio, já que a pele dos doguinhos é bastante frágil nos primeiros meses de vida e mais vulnerável às mudanças de temperatura.

Além disso, o colo materno também faz muita falta nessas horas, e é um dos principais motivos para o filhote de cachorro recém-nascido chorando muito (especialmente se ele foi separado da mãe há pouco tempo). É necessário entender que esse tipo de separação causa muita confusão na cabeça do animal, que muitas vezes se sente assustado, ansioso, desamparado e com saudades da mãe e dos irmãozinhos.

Faça o teste e descubra qual a personalidade dominante do seu gato!

É só preencher e começar!

Question Quiz Stamp

Como seu gato reage com a chegada de visitas em casa?

Question Header Background
Question Quiz Stamp

Você está pensando em adotar mais um gatinho. Qual seria a reação do seu felino?

Question Header Background
Question Quiz Stamp

Você precisa levar seu gato ao veterinário e na fila ele encontra outro felino. Como ele reage?

Question Header Background
Question Quiz Stamp

Seu gato fica incomodado quando as portas de casa ficam fechadas?

Question Header Background
Question Quiz Stamp

Como seu gato se comporta com os outros animais da casa?

Question Header Background
Question Quiz Stamp

Você acabou de chegar em casa depois de muito tempo fora. O seu gato:

Question Header Background
Question Quiz Stamp

Seu gato deitou em cima da sua cama e dormiu. Qual a sua reação, humano?

Question Header Background
Question Quiz Stamp

Como seu gato se comporta na hora de se alimentar?

Question Header Background

Gato-humano! Seu gato não perde a oportunidade de estar ao seu lado Gato solitário! Seu gato tem uma personalidade mais quieta e reservada Gato-gato!  Seu gato gosta da companhia de outros felinos Gato curioso! Seu gato está sempre em busca de novas aventuras Gato caçador! Seu gato tem os instintos selvagens mais aflorados
    Para evitar o   choro de filhote de cachorro, bichinhos de pelúcia e uma cama confortável podem ajudar
    Para evitar o choro de filhote de cachorro, bichinhos de pelúcia e uma cama confortável podem ajudar

    Mais Lidas

    Veja 7 dicas de como acabar com carrapatos no quintal
    Cuidados dos animais

    Veja 7 dicas de como acabar com carrapatos no quintal

    O carrapato em cachorro, assim como as pulgas, é uma das principais causas de aborrecimento nos donos de pets. Mesmo usando coleiras ou remédio para carrapato, o animal não está livre de pegar esses parasitas tão incômodos e que podem causar problemas graves. Às vezes, um simples passeio ao ar livre já pode gerar dores de cabeça se o local estiver infestado. Para controle, é importante não só proteger o animal, mas também fazer uma limpeza do ambiente: estudos mostram que os carrapatos podem sobreviver até 200 dias em um lugar sem se alimentar. Pensando nisso, vamos te ensinar como acabar com carrapatos no quintal com ingredientes que você pode ter em casa.

    Os 10 erros mais comuns na hora de cuidar de gato
    Cuidados dos animais

    Os 10 erros mais comuns na hora de cuidar de gato

    Até mesmo os tutores mais experientes podem cometer alguns erros quando o assunto é cuidar de gato. Uma dúvida muito comum, por exemplo, é se a castração de gato é realmente necessária. Além disso, muitos humanos cometem o erro de tratar os felinos como se eles fossem cães, embora eles tenham comportamentos claramente distintos. No geral, os gatos são mais reservados, independentes e valorizam muito sua privacidade, diferente dos cachorros. P

    O que fazer para o cachorro parar de marcar território: 7 dicas para lidar com o xixi fora do lugar!
    Cuidados dos animais

    O que fazer para o cachorro parar de marcar território: 7 dicas para lidar com o xixi fora do lugar!

    Ter um cãozinho em casa é só alegria, mas é sempre bom que o dono esteja preparado para lidar com alguns comportamentos inconvenientes do animal. Um deles é o xixi fora do lugar para deixar o cheiro em todos os cantos da casa. O que fazer para o cachorro parar de marcar território? O costume é desagradável e pode até tirar o sossego de muitos tutores por aí. Para te ajudar, separamos algumas dicas para evitar que o cachorro marque território em casa e faça xixi onde não deve. Acompanhe!

    5 motivos pelos quais seu cachorro coça as orelhas
    Cuidados dos animais

    5 motivos pelos quais seu cachorro coça as orelhas

    Mesmo que muitas vezes sejam esquecidas na hora dos cuidados, as orelhas do seu cachorrinho são bem sensíveis e precisam de bastante atenção. De vez em quando, é comum que algum incômodo pontual faça o seu cachorro ficar coçando a orelha, mas quando isso se torna algo frequente e você percebe um incômodo maior no animal, vale a pena ficar atento.

    Como fazer filhote de cachorro parar de chorar?

    Parece uma tarefa impossível, mas não é. Tudo que o tutor precisa fazer é tentar descobrir o que causou o choro de filhote de cachorro para solucionar o problema. Veja algumas dicas para acalmar o cãozinho nessas horas:

    1) Prepare uma caminha para cachorro bem aconchegante

    Esse é um cuidado muito importante, independentemente do filhote de cachorro chorando ou não. O doguinho precisa se sentir acolhido e protegido no seu novo lar, e a melhor forma de fazer isso é investindo em uma cama para cachorro confortável e aconchegante. Você também pode colocar um cobertor ou uma manta para deixá-lo ainda mais aquecido, especialmente nos dias mais frios.

    2) Deixe uma roupa sua perto do filhote de cachorro na hora de deitar

    O choro de filhote de cachorro às vezes acontece por causa da falta de um cheirinho familiar no ambiente. Por isso, uma forma de acostumá-lo com sua nova casa e seus novos donos é separando uma peça de roupa sua para deixar com o cãozinho na hora de dormir. Um bichinho de pelúcia também é uma ótima ideia para fazer com que o cachorro se sinta menos sozinho.

    3) Verifique se o cãozinho está com sede ou fome

    Nunca podemos descartar a hipótese de que o filhote de cachorro chorando é um indício de fome ou sede. Para evitar que isso aconteça, o ideal é deixar sempre um potinho à disposição do cão com água fresca e potável. Também é necessário seguir as recomendações do veterinário quanto à quantidade de comida que deve ser oferecida para os filhotes nos primeiros meses de vida.

    4) Brinque bastante com o cachorro filhote antes de dormir

    Os filhotes de cachorro também precisam gastar energia, principalmente para evitar os choros à noite por causa do tédio. Uma maneira de solucionar isso é separando um tempinho para brincar bastante com o cão antes de vocês deitarem para dormir. Assim, ele fica cansado, dorme mais rápido e nem tem a oportunidade de ficar entediado ou chorando.

    5) Nunca castigue o filhote de cachorro chorando

    Mesmo que você não entenda o motivo do choro de filhote de cachorro, punição nunca é a resposta. Lembre-se que ele é um bichinho que está tão perdido quanto você, e que talvez nem ele mesmo esteja entendendo o que está acontecendo. Tenha calma e paciência para lidar com a situação, e sempre trate o seu doguinho com muito amor.

    6) Saiba identificar quando o choro de filhote de cachorro é só para chamar a atenção

    Nem sempre o filhote de cachorro chorando é um motivo para preocupação. Às vezes, o cãozinho faz isso só para receber a atenção dos seus humanos, e é importante saber identificar a situação para não deixar o animal mal acostumado. Se você sabe que o cachorro está bem alimentado, hidratado, quentinho e com todas as necessidades atendidas, não há muito com o que se preocupar. Atender o chamado dos filhotes nesses casos é uma forma de recompensá-los, e eles passam a entender que essa é a melhor forma de ganhar atenção e receber carinho.

    Redação: Juliana Melo

    Como escolher caixa de transporte para gatos de acordo com o tamanho do pet?

    Próxima matéria

    Como escolher caixa de transporte para gatos de acordo com o tamanho do pet?

    Filhote de cachorro chorando à noite? Veja a explicação e dicas para acalmá-lo nos primeiros dias em casa
    Filhotes

    Filhote de cachorro chorando à noite? Veja a explicação e dicas para acalmá-lo nos primeiros dias em casa

    A chegada de um filhote de cachorro ao novo lar é marcada por muita alegria e descobertas - da parte do animal e dos próprios donos. O cãozinho terá contato com cheiros que ele nunca sentiu, pessoas diferentes, um ambiente totalmente desconhecido. O novo papai ou mamãe de pet, por outro lado, está aprendendo sobre a rotina, como o sono e alimentação, e comportamentos do bichinho. Nos primeiros dias de adaptação na nova casa é comum ouvir o cachorro filhote chorando à noite. A reação imediata do tutor é ficar preocupado se ele está com fome ou sentindo dor, mas saiba esse comportamento é muito normal.

    Verme em cachorro filhote: veja os sinais mais comuns de que o cãozinho está sofrendo com verminoses
    Verme

    Verme em cachorro filhote: veja os sinais mais comuns de que o cãozinho está sofrendo com verminoses

    Os filhotes de cachorro são muito mais propensos a sofrerem com verme. Além da contaminação facilmente ocorrer pela amamentação, os filhotes ainda estão desenvolvendo o sistema imunológico e diversas funções do organismo. É por isso que a primeira dose do vermífugo para cachorro filhote deve ser feita aos 30 dias de vida, com reforço mensal até os seis meses, para garantir a saúde do pet. 

    Nome de cachorro macho: 100 ideias para chamar o seu novo filhote
    Adoção

    Nome de cachorro macho: 100 ideias para chamar o seu novo filhote

    Escolher como chamar o seu novo amigo é uma das tarefas mais desafiadoras para os tutores. No caso de nome para cachorro macho, existe uma infinidade de opções que podem entregar as características físicas e até mesmo a personalidade do animal. Com uma boa dose de criatividade e paciência, é possível criar nomes incríveis e bem peculiares - mas é claro que não podemos esquecer dos clássicos e queridinhos entre os pais e as mães de pet. 

    6 razões por trás do xixi de cachorro no lugar errado (filhotes, adultos e idosos)
    xixi

    6 razões por trás do xixi de cachorro no lugar errado (filhotes, adultos e idosos)

    Chegar em casa depois de um longo dia na rua e ver que os cômodos estão todos sujos porque o bichinho fez xixi fora do banheirinho tira paciência de qualquer um, né? Por isso, quem tem um cãozinho sabe bem da importância que é como ensinar o cachorro a fazer xixi no lugar certo, independente da idade. Mas, às vezes, mesmo com treinamento o cachorro pode voltar a fazer as necessidades fora do local indicado, e isso pode estar relacionado à diferentes causas. É importante entendê-las para que seja possível mudar esse tipo de comportamento, ou até mesmo para prestar o suporte que o cãozinho precisa, caso o motivo seja algum problema de saúde. Pensando nisso, separamos 6 possíveis razões para o cachorro fazendo xixi no lugar errado. Dá só uma olhada!

    Ver Todas >

    Creme dental para cachorro: o que levar em conta na hora de escolher a melhor para o seu pet?
    Cuidados dos animais

    Creme dental para cachorro: o que levar em conta na hora de escolher a melhor para o seu pet?

    Um produto que é essencial para cuidar da saúde bucal dos nossos pets é o creme dental para cachorro. Sim, os cães também podem sofrer com problemas bem desagradáveis, como o tártaro e o mau hálito. Por isso, um cuidado indispensável é escovar os dentes do cachorro regularmente. Mas como fazer isso da forma correta? Para começar, é necessário escolher um bom creme dental canino, já que os cães não podem utilizar as pastas de dente humanas por várias questões. 

    Banheiro de gato: 8 coisas que você precisa saber sobre a caixa de areia do seu bichano
    Cuidados dos animais

    Banheiro de gato: 8 coisas que você precisa saber sobre a caixa de areia do seu bichano

    Todo mundo sabe da importância do banheiro de gato, mas você já parou para se perguntar quantas vezes gato vai ao banheiro? Ou com que frequência é necessário limpar a caixa de areia para gatos? Essas são questões que certamente já passaram pela cabeça de todo gateiro. No entanto, além de ser uma questão de higiene, o tutor também deve prestar atenção em várias outras coisas.

    Coleira de cachorro com nome: 4 motivos para não deixar a coleira com identificação do seu pet de lado
    Cuidados dos animais

    Coleira de cachorro com nome: 4 motivos para não deixar a coleira com identificação do seu pet de lado

    A coleira com identificação para cães é um cuidado importante que muitos tutores deixam de lado. Esse acessório permite que o animal seja encontrado com mais facilidade caso ele se perca. O indicado é que a coleira com identificação para cachorro contenha, além do nome do animal, o telefone dos tutores, endereço e informações médicas ou de comportamento. Dessa forma, se alguém encontrar o pet será mais fácil de levar o cachorrinho de volta para casa.o.

    Mochila de cachorro: para quais pets o acessório é indicado e como usar?
    Cuidados dos animais

    Mochila de cachorro: para quais pets o acessório é indicado e como usar?

    Já ouviu falar na mochila de cachorro? Esse é um acessório que pode ser bem útil em algumas situações do dia a dia, especialmente quando você tem algum compromisso com o cãozinho fora de casa. Existem dois tipos de mochila para cães: aquela que o tutor coloca nas costas para acomodar o pet dentro, e outra que é feita para uso exclusivo do animal. Mas será que todos os cães podem usufruir de ambos os modelos?

    Ver Todas >