Quem tem um cãozinho em casa sabe que o carrapato de cachorro é uma das principais ameaças ao bem estar do animal. Além de ser super incômodo para o seu amigo, ele ainda pode transmitir diferentes doenças que debilitam e podem até ser fatais. Por isso, é sempre bom saber a melhor forma de prevenir e como acabar com carrapatos em cachorros — assim, você já vai estar preparado se o parasita resolver fazer uma visita à sua casa. Dá uma olhada nos truques e dicas que nós separamos aqui embaixo! 

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Não tenho pets
Tenho cão
Tenho gato
Tenho cão e gato
Autorizo receber comunicações e publicidade da NESTLÉ®.

O carrapato em cachorro é combatido com produtos específicos 

Assim como acontece com as pulgas, o que você precisa fazer assim que encontrar carrapatos no seu cãozinho é providenciar um banho com shampoos ou sabonetes que tenham propriedades antiparasitas. Eles podem ser encontrados com facilidade em pet shops ou lojas especializadas e, se você ficar na dúvida, pode pedir para o seu veterinário indicar um produto específico. Ao entrar em contato com os pelos do animal, o shampoo vai matar os carrapatos que já estão ali e eliminar, também, os ovos que foram colocados por eles. Os sprays específicos para combater os parasitas também são indicados nesse caso.

Se isso não for suficiente para controlar a infestação, o ideal é usar um remédio para carrapato em cachorro. O tratamento emergencial costuma acontecer com um comprimido único que tem ação rápida — entre 24 e 48 horas. Por ser algo que o animal vai ingerir, o ideal é que você pergunte ao seu veterinário de confiança qual é o produto que ele indica. Depois disso, também vale a pena apostar em uma das formas de tratamento contínuo contra carrapatos.

Veja como prevenir a infestação de carrapato de cachorro no seu animal

Em vez de apenas se preocupar com esse tipo de problema quando o seu animal já estiver com a infestação, uma boa forma de impedir tanto o incômodo quanto a doença do carrapato em cachorro são os métodos de prevenção a longo prazo. Assim como você pode fazer na hora de evitar as pulgas, as coleiras antiparasitas também podem ser uma ótima opção na hora de acabar com os carrapatos. Elas têm inseticidas que são liberados aos poucos durante seu tempo de eficácia (indicado na embalagem).

As pipetas de inseticidas também são uma boa opção de como evitar que cachorro pegue carrapato , já que costumam durar, em média, um mês. O líquido deve ser aplicado no dorso do animal e, dali, se espalha para o resto do corpo dele. O efeito começa a valer 48 horas depois da aplicação, então a pipeta também pode ser um bom artifício para ser usado logo após o banho com shampoo antiparasita quando você encontra o carrapato em cachorro. 

dona procurando carrapato em cachorro

Além dos comprimidos de emergência usados no caso de infestações maiores, também existem os preventivos. Eles costumam ter eficácia de até três meses e o ideal é que sejam indicados pelo veterinário, assim como acontece com os de uso emergencial. 

 

Como eliminar carrapatos de cachorro do ambiente

Se o seu animal está com uma infestação de carrapatos, existe uma grande possibilidade do ambiente onde ele vive também estar cheio de ovos do parasita. Por isso, o ideal é fazer uma lavagem nos locais em que ele fica com venenos carrapaticidas. É importante que o animal seja retirado do ambiente durante a aplicação porque os produtos são tóxicos, ok? Caminhas, almofadas e brinquedinhos também devem ser higienizados ou substituídos. 

Fique sempre atento ao estado do seu animal para descobrir ele está com carrapato de cachorro

Assim como boa parte das diferentes condições de saúde que o seu animal pode enfrentar, a infestação de carrapatos acaba sendo mais simples de ser tratada quando é identificada no início. Por isso, vale a pena prestar atenção ao comportamento dele: quando há carrapato em cachorro, seu amigo costuma se coçar muito, bem mais do que o normal. Quando isso acontece, vale a pena passar a mão e ir “abrindo” os pelos do animal (principalmente os que têm a pelagem mais cheia), olhar entre os dedinhos e as almofadas das patas e dentro das orelhas. 

Redação: Ariel Cristina Borges