Alimentação

Como a alimentação do cachorro interfere na saúde dele?

A alimentação do cachorro é fundamental para manter a saúde do seu pet. Saiba o motivo!
A alimentação do cachorro é fundamental para manter a saúde do seu pet. Saiba o motivo!

Os cães simplesmente adoram abocanhar tudo que encontram pela frente, principalmente quando é algo comestível. No entanto, é importante ficar atento a este hábito porque ele pode ser bastante prejudicial ao organismo dos cães. Aquela velha frase clichê de que a saúde começa pela boca é totalmente verídica, e isso se aplica também no universo canino. Por isso, cuidar da alimentação do cachorro é dever de todo tutor como forma de garantir que o animal vai crescer saudável e livre de problemas. Quer saber como isso interfere na saúde do seu amigo? Vem que a gente te conta o que você precisa saber sobre o assunto!

Alimentação do cachorro é a base da saúde do animal

Assim como acontece com os humanos, a alimentação é essencial para a saúde dos animais. É por ela que o cachorro encontra os nutrientes necessários para manter o organismo funcionando corretamente e de forma equilibrada. No caso dos cães, os nutrientes essenciais são as proteínas, gorduras, carboidratos, fibras, vitaminas e minerais. Esses ingredientes ficam misturados no alimento canino em proporções adequadas para cada fase da vida do cachorro, ajudando a mantê-lo saudável. Uma dieta que seja pobre nesses nutrientes, por sua vez, pode acarretar em doenças e afetar significativamente a qualidade de vida e bem-estar do animal.

Além do mais, a quantidade de ração oferecida também precisa de atenção. Para evitar um cachorro obeso, recomenda-se que os doguinhos sejam alimentados apenas duas vezes por dia na fase adulta, dependendo da raça e do nível de energia dele.

Faça o quiz e descubra se você tem alergia a gato!

É só preencher e começar! sem cadastros ou formulários.

Como você fica ao chegar na casa de um amigo que tem um gato?

O que acontece quando se aproxima de gatinhos na rua ou em feiras de adoção?

As crises alérgicas costumam acontecer:

O que acontece quando você fica perto de alguém que está com a roupa cheia de pelos de gato?

Como seu corpo reage ao entrar em contato com um filhotinho de gato na rua?

Quais são os seus sintomas mais comuns durante uma crise alérgica?

O que você faz para melhorar um quadro de alergia?

É bem provável que você tenha alergia a gatos e precise consultar um especialista As crises alérgicas fazem parte da sua rotina, mas será que é por causa dos gatos? Passe livre para ter um gatinho: você não tem alergia aos bichanos!
    O cachorro pode comer frutas, legumes e verduras, desde que esses alimentos sejam oferecidos de forma moderada
    O cachorro pode comer frutas, legumes e verduras, desde que esses alimentos sejam oferecidos de forma moderada

    Mais Lidas

    Frutas para gatos: um guia completo dos alimentos liberados e benefícios de cada opção
    Alimentação animal

    Frutas para gatos: um guia completo dos alimentos liberados e benefícios de cada opção

    Cuidar da alimentação do gato é dever de todo tutor, e para isso é importante saber o que o animal pode ou não comer. Além das tradicionais rações para gatos, algumas pessoas também gostam de oferecer outras opções de comida para o seu bichano e procuram alternativas mais naturais, como frutas e legumes. Porém, por mais saudáveis que esses alimentos sejam para os humanos, é importante ter em mente que o organismo dos felinos não funciona da mesma maneira que o nosso e algumas frutas para gatos, por exemplo, podem fazer mal ao seu amigo de quatro patas. Para sanar todas as dúvidas sobre o assunto, confira as frutas que gatos podem comer a seguir!

    O que gato pode comer? Veja alguns alimentos liberados para os felinos
    Alimentação animal

    O que gato pode comer? Veja alguns alimentos liberados para os felinos

    Mesmo que os gatinhos não tenham aquela gula característica dos cachorros, eles podem amar alguns alimentos. A dúvida, porém, sempre permanece nessa hora: além da ração, sachê e petiscos específicos, o que gato pode comer? A não ser que seu gatinho tenha um problema de saúde, você pode oferecer algumas frutas, legumes e proteínas de vez em quando. Mas atenção! Não são todos os alimentos que os gatos podem comer. O chocolate, por exemplo, está na lista dos itens proibidos pelo risco de intoxicar o seu pet.

    Meu cachorro não quer comer ração, o que eu faço? Entenda os motivos
    Alimentação animal

    Meu cachorro não quer comer ração, o que eu faço? Entenda os motivos

    Os cachorros têm fama de serem comilões e, na maioria dos casos, eles não abrem mão das refeições - seja a ração ou um snack. Todo dono de cachorro, provavelmente, já passou pela situação de estar comendo enquanto o amigo de quatro patas fica pedindo um pedaço do lanche. Mas, e quando o apetite do seu cachorro parece desaparecer, você sabe o que fazer?

    Verduras e legumes para cachorro: 15 opções saudáveis para incluir na dieta do seu cãozinho!
    Alimentação animal

    Verduras e legumes para cachorro: 15 opções saudáveis para incluir na dieta do seu cãozinho!

    Muitos tutores questionam se podem oferecer legumes para cachorro. A resposta é sim! Além de ser muito saudável, esse tipo de alimento ajuda a abrir e instigar o apetite dos caninos, podendo ser oferecidos como petiscos e até recompensas. Mesmo se alimentando de ração diariamente, não há uma restrição que impede o cão de comer alimentos gostosos por fora, como vegetais e frutas variadas. O importante é que o tutor respeite a saúde do cachorro e ofereça com moderação, é claro - lembrando que sempre vale conversar com o veterinário antes de qualquer decisão.

    Então, qual a melhor ração para cachorro?

    Essa é uma questão que todo pai e mãe de pet se pergunta, mas não existe uma única resposta certa. Para definir qual a melhor ração para cachorro, é preciso levar em consideração uma série de fatores como, por exemplo, a idade e o porte do animal. Como muitos sabem, um filhote de cachorro não tem as mesmas necessidades nutricionais que um cachorro adulto ou idoso. O mesmo acontece quanto ao porte, já que os cães pequenos não devem se alimentar com a mesma ração que é oferecida para animais de porte médio ou grande.

    Outro ponto que precisa de atenção é quanto à própria saúde do pet. Alguns cães sofrem com problemas de pele e, portanto, precisam de uma ração específica para isso. Já um cachorro obeso precisa de uma dieta mais balanceada e com menos calorias. Logo, não esqueça de se atentar a possíveis especificidades do animal.

    Mas, no geral, as melhores rações para serem incluídas na alimentação do cachorro são a Premium ou a Super Premium, que são produzidas com proteína animal de alta qualidade e têm alta capacidade digestiva. Já a versão standard tem menor valor nutricional, mas é mais barata, em compensação.

    Além da ração, outros alimentos podem ser incluídos na dieta do pet, como frutas e legumes para cachorro

    Para dar aquela variada, nada melhor do que oferecer um agradinho ao peludo de vez em quando, né? Ao contrário do que alguns podem pensar, o cachorro pode comer frutas e verduras, mas com algumas restrições. Banana, melancia, melão, pera, maçã, manga, kiwi: todas essas frutinhas são uma ótima opção de mimo para os cães. Já as melhores verduras e legumes para cachorro são brócolis, abóbora, abobrinha, chuchu, cenoura, beterraba, batata doce, entre outros. Mas lembre-se: nada de temperos, hein? Ou isso pode acabar prejudicando o organismo do seu pet. Além disso, vale destacar que as frutas, legumes e verduras não devem substituir a alimentação do cachorro com ração, e precisam ser oferecidas somente como um petisco ocasional.

    Redação: Juliana Melo

    5 hábitos na alimentação do gato que todo tutor precisa repensar

    Próxima matéria

    5 hábitos na alimentação do gato que todo tutor precisa repensar

    Tudo sobre o cachorro Boxer: origem, personalidade, saúde, características físicas e cuidados
    Grandes

    Tudo sobre o cachorro Boxer: origem, personalidade, saúde, características físicas e cuidados

    Se você sempre sonhou em ter um cachorro grande dentro de casa, a raça Boxer certamente é uma opção que não vai te decepcionar. Por trás da aparência robusta e que pode ser considerada até um pouco intimidante para alguns, existe um cãozinho companheiro e com muito amor para oferecer aos seus humanos. Conheça um pouco mais sobre o comportamento da raça, cuidados com a saúde e quanto custa um cachorro Boxer.

    Tudo sobre o cachorro Pug: origem, saúde, personalidade, características físicas e muito mais
    Pequenos

    Tudo sobre o cachorro Pug: origem, saúde, personalidade, características físicas e muito mais

    É praticamente impossível não se apaixonar por um cachorro da raça Pug! Com os famosos olhos esbugalhados, focinho achatado e corpo compacto e rechonchudo, o cãozinho é um dos queridinhos dos brasileiros. São tantas características que fazem do Pug um animal único, que fica até difícil saber por onde começar. Pensando nisso, o Patas da Casa preparou uma matéria bem especial para todos os amantes da raça Pug. A seguir, descubra mais sobre a origem, personalidade, cuidados com a saúde e qual é o preço desse doguinho tão carismático!

    Dogue Alemão: origem, porte, saúde, temperamento... saiba tudo sobre a raça de cachorro gigante
    Grandes

    Dogue Alemão: origem, porte, saúde, temperamento... saiba tudo sobre a raça de cachorro gigante

    Uma das raças de cachorros gigantes mais famosas é a do Dogue (ou Dog) Alemão, que também é conhecida como cão Dinamarquês. O motivo para isso é simples: trata-se da mesma raça do famoso personagem de desenho animado Scooby Doo. Mas a verdade é que o cão Dogue Alemão vai muito além do seu tamanho e aparência robusta: ele é um amigo de quatro patas extremamente leal, dócil e carinhoso. 

    Chihuahua: personalidade, saúde, cuidados e mais... saiba tudo sobre essa raça de cachorro pequeno
    Pequenos

    Chihuahua: personalidade, saúde, cuidados e mais... saiba tudo sobre essa raça de cachorro pequeno

    Quem nunca viu aquele cãozinho simpático de “Legalmente Loira”? Se você não lembra desse filme (ou não é da sua geração), deixou de conhecer uma das mais brilhantes atuações de um Chihuahua, o menor - e mais corajoso - cão do mundo. O cachorro é pequeno, mas sua origem é cercada de teorias e histórias: não se sabe ao certo se ele é descendente do Techichi, um cão selvagem do México pré-colonial, se surgiu na China e foi levado por comerciantes espanhóis para o restante do mundo ou se é resultado de cruzamentos do Techichi com alguma raça minúscula chinesa.

    Ver Todas >

    Cachorro pode comer arroz?
    Alimentação animal

    Cachorro pode comer arroz?

    Será que o cachorro pode comer arroz? É muito importante ficar atento aos alimentos que são liberados e proibidos para os cães antes de oferecer qualquer tipo de comida que fuja da dieta deles. O organismo canino tem um funcionamento diferente do nosso e nem sempre é capaz de digerir comidas humanas, principalmente por conta dos temperos que são utilizados. Por isso, mesmo que seja tentador oferecer aquele restinho que sobrou do almoço para os cães, não esqueça de pensar na saúde e bem-estar do seu pet em primeiro lugar. 

    Ração para cachorro: quais os erros mais comuns na hora de alimentar um cãozinho?
    Alimentação animal

    Ração para cachorro: quais os erros mais comuns na hora de alimentar um cãozinho?

    É normal cometer alguns erros quando se trata da alimentação do cachorro, principalmente no caso de quem nunca teve um bichinho de estimação antes. Com o tempo e as orientações do veterinário, o tutor geralmente aprende o que o cão pode ou não pode comer, qual melhor ração para cachorro e a quantidade certa de comida que deve ser oferecida para o pet no dia a dia. O perigo é quando esses erros continuam acontecendo, porque isso pode acabar prejudicando a saúde do cachorro futuramente.

    8 vegetais que cachorro não pode comer
    Alimentação animal

    8 vegetais que cachorro não pode comer

    Mesmo que o cachorro não siga uma alimentação completamente natural, muitos vegetais podem complementar a dieta quando oferecidos como petiscos casuais. Mas você já se perguntou quais legumes pode dar para cachorro? Sim, não é porque é "saudável" que está liberado: existem alguns legumes e verduras que cachorro não pode comer. Eles podem causar desconforto e, muitas vezes, são até tóxicos. 

    Alimentação do gato: quais nutrientes são essenciais para a saúde dos felinos?
    Alimentação animal

    Alimentação do gato: quais nutrientes são essenciais para a saúde dos felinos?

    Os gatos precisam de uma alimentação equilibrada e de qualidade para se manterem saudáveis. Os felinos precisam, por exemplo, de uma quantidade muito superior de proteínas do que os cães, que tem uma dieta mais diversificada. Então, qual é a alimentação do gato considerada ideal e quais nutrientes são necessários para cuidar da saúde desses animais? Para tirar as principais dúvidas sobre o assunto, o Patas da Casa foi atrás de algumas informações importantes.

    Ver Todas >