Cuidar de cachorro é pensar no conforto e nas necessidades dele, principalmente como uma forma de promover maior qualidade de vida e bem-estar para o seu amigo de quatro patas. Portanto, alguns acessórios são fundamentais nessa jornada, como os bebedouros e comedouros, que são os locais onde o cachorro vai se hidratar e se alimentar no dia a dia. Os comedouros, inclusive, podem ser encontrados em diferentes modelos, e um que tem conquistado o coração dos pais de pet é o comedouro interativo para cães. Além de deixar o pet mais controlado durante as refeições (no caso dos apressadinhos), esse tipo de comedouro também estimula o cérebro do animal, transformando a hora de comer em um momento mais divertido.

Comedouro interativo: o que é e para que serve?

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Não tenho pets
Tenho cão
Tenho gato
Tenho cão e gato
Autorizo receber comunicações e publicidade da NESTLÉ®.

Para quem não está familiarizado com esse tipo de acessório, várias dúvidas podem surgir, inclusive a de como ele funciona e para que exatamente ele serve. Vamos lá: o comedouro interativo - também chamado de comedouro lento para cachorro - nada mais é do que uma tigela com cristas que "quebram" a área da superfície do prato e contam com vários obstáculos que não deixam o animal pegar uma quantidade maior de ração ao mesmo tempo. Dessa forma, ele funciona como uma espécie de quebra-cabeça para cães, já que o animal precisa descobrir como acessar os grãos de ração que ficam “presos” no pote. Isso acaba sendo bastante benéfico, porque, além de alimentar o cãozinho de forma mais equilibrada, também é uma forma de estimular as habilidades cognitivas do seu amigo de quatro patas.


O comedouro interativo para cachorro possui obstáculos que impedem que o animal coma toda a ração de uma vez só
O comedouro interativo para cachorro possui obstáculos que impedem que o animal coma toda a ração de uma vez só

É possível gastar a energia do seu cão com o comedouro interativo para cachorro

Engana-se quem pensa que o comedouro interativo serve apenas para alimentar o seu doguinho. Como já foi dito, o acessório acaba sendo um verdadeiro quebra-cabeças e pode ser facilmente comparado a um brinquedo interativo para cães, que são aqueles em que o tutor consegue rechear os objetos com um pouco de ração ou petisco dentro. No caso desses brinquedos, o cachorro deve descobrir como fazer os alimentos serem jogados para fora para que ele possa comê-los. Já no comedouro interativo para cães, a comida fica à disposição do animal, mas ainda assim ele precisa se esforçar minimamente para conseguir alcançá-la, e essa é uma ótima forma de gastar a energia do cachorro no dia a dia e tirá-lo do sedentarismo. Ou seja, diversão garantida na hora de comer!

Comedouro para cachorro comer devagar é uma ótima opção para cães muito afobados

Outra grande vantagem do comedouro interativo para cachorro é que ele ajuda a evitar que o cão coma rapidamente, que é algo que pode fazer mal à saúde dele. Os animais que têm esse hábito de engolir a ração sem mastigar ficam muito mais propensos a problemas associados à má digestão, como vômitos, arrotos e gases. O inchaço alimentar também pode acontecer, que é quando o cachorro ingere o ar junto com a comida e isso resulta no bloqueio da respiração. Por isso, esse é o melhor presente possível para os pets que costumam ir com “muita sede ao pote”. Também vale destacar que essa é uma ótima forma de evitar que o cachorro coma além do que ele deve, o que pode desencadear um quadro de obesidade canina.

Redação: Juliana Melo