Não existe coisa mais comum do que confundir algumas raças de cachorro. Ainda mais quando elas são da mesma origem e compartilham características parecidas. É o caso das raças Collie e Pastor-de-shetland. Ambas as raças nasceram na Escócia e possuem traços físicos bem similares, mas também têm suas particularidades que as tornam únicas. Para não confundir mais, separamos as principais características físicas e comportamentais de cada raça. Confira!
Como diferenciar um cachorro Collie de um Pastor-de-shetland?
Uma das principais diferenças entre o Collie e o Pastor-de-shetland é a altura. A raça Collie costuma medir entre 51 a 61 cm e pesar de 18 a 29 kg, sendo considerado um cachorro de porte médio. Já o cão Pastor-de-shetland é um cachorro pequeno: essas fofuras costumam medir de 33 a 40 cm e pesar de 6 a 11 kg. Por essa diferença de tamanho, a raça Collie demanda mais atividades físicas na rotina e precisa de espaço para correr e brincar. Portanto, se você planeja ter um Collie em seu lar, garanta que haja espaço suficiente para ele. Por outro lado, o Pastor-de-shetland se adapta com mais facilidade e pode viver tranquilamente em espaços menores - mas claro que também precisa passear todos os dias.


Mais Lidas

Pinscher 0, 1, 2 ou miniatura: entenda os tamanhos desse cachorro de raça pequena
Poucos sabem, mas existe uma classificação para determinar cada tipo de Pinscher: tamanhos 0, 1, 2 e 3 são as variações comuns da raça. A numeração que normalmente acompanha o nome da raça do cãozinho pode até parecer estranha, mas é algo que ajuda a diferenciar os tipos de cachorro Pinscher de acordo com as peso e altura. Essa classificação, embora não seja reconhecida oficialmente, é adotada por muitos criadores e pais de pet por aí.

Nome de cachorro macho: 100 ideias para chamar o seu novo filhote
Escolher como chamar o seu novo amigo é uma das tarefas mais desafiadoras para os tutores. No caso de nome para cachorro macho, existe uma infinidade de opções que podem entregar as características físicas e até mesmo a personalidade do animal. Com uma boa dose de criatividade e paciência, é possível criar nomes incríveis e bem peculiares - mas é claro que não podemos esquecer dos clássicos e queridinhos entre os pais e as mães de pet.

Como identificar o sexo do gato filhote? Saiba diferenciar machos e fêmeas!
A maioria das pessoas acha quase impossível descobrir o sexo do gato filhote. De fato, diferenciar o órgão genital do gato macho e gato fêmea nos primeiros meses de vida não é fácil. Mas descobrir esse "detalhe" é importante antes de levar um filhotinho pra casa. Não parece, mas é muito normal achar que adotou um gato fêmea e descobrir, depois, que se trata de um gato macho. !

Nomes de cachorro fêmea: listamos 200 opções para você nomear a sua cadela
Dar as boas vindas a um pet em casa é ótimo, mas escolher nomes para cachorrinhas pode ser uma tarefa bem desafiadora. São tantas opções que achar um único apelido pode ser complicado. Quando se trata de nome para cachorra fêmea pequena, é comum que os nomes mais fofos e meigos sejam os preferidos entre os tutores. Você pode ir dos mais comuns exemplos de nome de cachorro - Meg ou Belinha - , apostar em um mais excêntrico - Faísca ou Medusa - ou tentar um mais engraçado.
Collie: cachorro amigo das crianças, amigável e leal a sua família humana
A raça Collie ficou muito popular no universo da literatura, cinema e tv com a Lassie. A personagem, criada pelo britânico Eric Knight, era uma Collie e fez muito sucesso ao longo dos anos, levando as pessoas a acharem até que “Lassie” seria o nome da raça. Assim como a personagem das telinhas, o cachorro Collie é uma raça muito afetuosa e ótima para quem tem crianças em casa. Essas fofurinhas têm energia de sobra e irão interagir de maneira dócil e amigável com todos os membros da família, inclusive outros animais.
O cachorro Collie precisa de atenção e cuidados especiais
A pelagem da raça Collie pode variar entre curta ou longa. Independente dessa característica, é necessário ter um cuidado especial com os pelos do Collie. A raça costuma soltar muitos pelos e, por isso, é necessário que o tutor escove o animal pelo menos uma vez ao dia. Essa precaução evita que os doguinhos fiquem com os pelos embaraçados ou mesmo que solte muitos fios pela casa. Além disso, a raça de cachorro Collie também precisa de uma rotina de exercícios físicos e atenção constante da família humana. Esses animais são muito ativos e precisam de ter uma rotina de exercícios, com caminhadas diárias.
Também é de extrema importância que o cão não fique sozinho por muito tempo. Por ser muito apegado aos donos, o cão da raça Collie pode se sentir muito frustrado e tende a latir muito nesses casos. O treinamento do Collie costuma ser fácil, já que é considerado uma raça muito inteligente. O adestramento é mais rápido com filhotes, mas nada impede que seja feito também com cachorros adultos. O filhote de Collie, além de fofo, não costuma dar trabalho: ele levará muito amor para seu lar. No entanto, também precisa receber atenção em troca, sendo considerado um cachorro sensível.
Pastor-de-shetland: personalidade do cãozinho é agitada, porém obediente
O Pastor-de-shetland costuma ser muito agitado e brincalhão. É muito difícil ver um cãozinho dessa raça sem correr, brincar e interagir com os membros de sua família humana. Apesar desse alto nível de energia, a raça apresenta uma grande inteligência e é considerada uma das mais fáceis de adestrar. Tanto o Pastor-de-shetland filhote como o adulto aprendem novos comandos e truques de treinamento rapidamente, já que amam agradar seus tutores.
O Pastor-de-shetland também precisa de cuidados com a pelagem
Por seu alto nível de energia, os cães da raça Pastor-de-shetland precisam de uma boa rotina de exercícios físicos, necessitando de passeios diariamente e brincadeiras em casa. Assim como Collie, o Pastor-de-shetland solta muito pelo, o que pode ocasionar nós pelo corpo se não receber o cuidado adequado. Sendo assim, é preciso que o tutor escove sua pelagem com frequência para garantir o bem-estar do animal.
Redação: Hyago Bandeira
