Não existe coisa mais comum do que confundir algumas raças de cachorro. Ainda mais quando elas são da mesma origem e compartilham características parecidas. É o caso das raças Collie e Pastor-de-shetland. Ambas as raças nasceram na Escócia e possuem traços físicos bem similares, mas também têm suas particularidades que as tornam únicas. Para não confundir mais, separamos as principais características físicas e comportamentais de cada raça. Confira!

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Não tenho pets
Tenho cão
Tenho gato
Tenho cão e gato
Autorizo receber comunicações e publicidade da NESTLÉ®.

Como diferenciar um cachorro Collie de um Pastor-de-shetland?

Uma das principais diferenças entre o Collie e o Pastor-de-shetland é a altura. A raça Collie costuma medir entre 51 a 61 cm e pesar de 18 a 29 kg, sendo considerado um cachorro de porte médio. Já o cão Pastor-de-shetland é um cachorro pequeno: essas fofuras costumam medir de 33 a 40 cm e pesar de 6 a 11 kg. Por essa diferença de tamanho, a raça Collie demanda mais atividades físicas na rotina e precisa de espaço para correr e brincar. Portanto, se você planeja ter um Collie em seu lar, garanta que haja espaço suficiente para ele. Por outro lado, o Pastor-de-shetland se adapta com mais facilidade e pode viver tranquilamente em espaços menores - mas claro que também precisa passear todos os dias.

 

A raça Collie é bem maior, podendo pesar entre 18 e 29 kgJá o Pastor-de-shetland é um cachorro pequeno: a raça costuma ficar entre 6 e 11 kg

 

Collie: cachorro amigo das crianças, amigável e leal a sua família humana

 

A raça Collie ficou muito popular no universo da literatura, cinema e tv com a Lassie. A personagem, criada pelo britânico Eric Knight, era uma Collie e fez muito sucesso ao longo dos anos, levando as pessoas a acharem até que “Lassie” seria o nome da raça. Assim como a personagem das telinhas, o cachorro Collie é uma raça muito afetuosa e ótima para quem tem crianças em casa. Essas fofurinhas têm energia de sobra e irão interagir de maneira dócil e amigável com todos os membros da família, inclusive outros animais.

O cachorro Collie precisa de atenção e cuidados especiais

A pelagem da raça Collie pode variar entre curta ou longa. Independente dessa característica, é necessário ter um cuidado especial com os pelos do Collie. A raça costuma soltar muitos pelos e, por isso, é necessário que o tutor escove o animal pelo menos uma vez ao dia. Essa precaução evita que os doguinhos fiquem com os pelos embaraçados ou mesmo que solte muitos fios pela casa. Além disso, a raça de cachorro Collie também precisa de uma rotina de exercícios físicos e atenção constante da família humana. Esses animais são muito ativos e precisam de ter uma rotina de exercícios, com caminhadas diárias.

Também é de extrema importância que o cão não fique sozinho por muito tempo. Por ser muito apegado aos donos, o cão da raça Collie pode se sentir muito frustrado e tende a latir muito nesses casos. O treinamento do Collie costuma ser fácil, já que é considerado uma raça muito inteligente. O adestramento é mais rápido com filhotes, mas nada impede que seja feito também com cachorros adultos. O filhote de Collie, além de fofo, não costuma dar trabalho: ele levará muito amor para seu lar. No entanto, também precisa receber atenção em troca, sendo considerado um cachorro sensível.

Pastor-de-shetland: personalidade do cãozinho é agitada, porém obediente

O Pastor-de-shetland costuma ser muito agitado e brincalhão. É muito difícil ver um cãozinho dessa raça sem correr, brincar e interagir com os membros de sua família humana. Apesar desse alto nível de energia, a raça apresenta uma grande inteligência e é considerada uma das mais fáceis de adestrar. Tanto o Pastor-de-shetland filhote como o adulto aprendem novos comandos e truques de treinamento rapidamente, já que amam agradar seus tutores.

O Pastor-de-shetland também precisa de cuidados com a pelagem

Por seu alto nível de energia, os cães da raça Pastor-de-shetland precisam de uma boa rotina de exercícios físicos, necessitando de passeios diariamente e brincadeiras em casa. Assim como Collie, o Pastor-de-shetland solta muito pelo, o que pode ocasionar nós pelo corpo se não receber o cuidado adequado. Sendo assim, é preciso que o tutor escove sua pelagem com frequência para garantir o bem-estar do animal.

Redação: Hyago Bandeira