Gatos são considerados animais independentes e, por isso, não costumam ter sua liberdade limitada dentro de casa. Andam por todos os lados, escalam móveis e janelas, se escondem. Mas e quando o gato é fujão ou gosta de explorar todos os cantos? O ideal é sempre telar janelas e limitar o acesso aos ambientes internos para que o bichano esteja sempre seguro, mas sabemos que existem casos e casos e alguns gatos acabam tendo acesso ao quintal, por exemplo, e até passeiam com os donos.

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Não tenho pets
Tenho cão
Tenho gato
Tenho cão e gato
Autorizo receber comunicações e publicidade da NESTLÉ®.

A coleira de gato acaba sendo um acessório pouco lembrado quando falamos desses animais, justamente por não demandarem passeios diários, como os cachorros. É incomum ver um gato com coleira, não é mesmo?! Mas o que alguns tutores não sabem é que esse item pode ser uma forma de garantir a segurança dos bichinhos mais curiosos com o mundo externo.

Coleira para gatos: como escolher uma para o seu bichano?

A coleira de pescoço é o modelo mais comum e existem muitas opções coloridas e com temas variados. Esse tipo de coleira para gatos deve ser utilizado em casa ou em ambientes fechados: no caso de passeios na rua, além do animal ter mais chances de escapar, a tração da guia pode ocasionar problemas na coluna do gatinho. Também é importante escolher um tecido que não cause alergias ou assaduras nos gatinhos. Por isso, fique sempre atento à saúde do gato antes de escolher uma opção. 

Outra coisa importante que você deve observar é o fecho da coleira de pescoço. Já existem alguns modelos com mecanismos de abertura caso o gatinho se enrosque em alguma coisa ao escalar objetos ou entrar em lugares menores e escondidos. Com esse modelo, se o animal ficar preso, a coleira se abre. Esse objeto pode ser essencial para os gatinhos aventureiros, pois evita acidentes na ausência do dono.

Como fazer a adaptação da coleira de gato?

Para colocar uma coleira no seu gato é necessário, antes de tudo, associar o objeto a algo positivo para evitar que ele fique estressado. Ainda que sejam animais de fácil adaptação, os gatos necessitam de conforto e não devem ser sentir presos com o uso do acessório. Muitos gatos, ao terem contato com roupas e coleiras, entram em um estado de petrificação, podendo até deitar e não se movimentar até a retirada do item. Outros gatos podem ficar mais agitados e tentarem tirar a coleira de qualquer jeito. Você pode usar petiscos ou sachês, carinhos e introduzir a coleira aos poucos.

 

A Amélia Canela mora em uma casa com um quintal enorme. Apesar de ficar sempre em ambientes internos, sua dona não abriu mão da coleira com identificação.A coleira de pescoço é o modelo mais comum e indicada para ambientes internos. É possível encontrar opções coloridas e com temas variados.Na hora do passeio, a recomendação é utilizar uma coleira peitoral para gatos do modeloGatos podem ficar bem estressados com as coleiras com guizo. A maioria dos veterinários não recomenda o uso desse acessório barulhento.

 

Coleira de passeio para gato: qual a melhor opção?

 

Se você tem o desejo de passear com o seu gato na rua, isso também já é possível. O ideal é escolher um tipo de coleira de passeio para gato que não limite a mobilidade, mas que também o deixe preso para evitar possíveis fugas. A recomendação de muitos especialistas é a coleira peitoral para gatos do modelo “roupinha”, que é vestido pela cabeça e se fecha no corpo.

Agora, se você nunca passeou com seu gato e ele foi criado a vida inteira no mesmo lugar, sem acesso ao mundo externo, é necessário avaliar se o passeio realmente trará benefícios ao felino. Nem todos os gatos gostam de ter contato com outras pessoas e animais e, na rua, é praticamente impossível evitar certos encontros. Além disso, gatos criados em apartamento possuem menos chance de contrair doenças de gatos das ruas, como esporotricose, FIV e FeLV.

Guizo: gato se incomoda com o barulho?

Você gostaria de andar o dia inteiro com um sino tocando a cada passo que você dá? A sensação de incômodo dessa situação pode ser prejudicial aos gatos, que possuem uma audição bem sensível. Os felinos são animais silenciosos e a partir dessa característica é que aprimoram o talento de caça. No silêncio e com movimentos lentos, eles conseguem se aproximar melhor de suas presas. Com o guizo, não só a “presa” vai identificar a aproximação do animal como eles também vão perder o foco.

Por isso, veterinários costumam ser contra o uso de coleira com guizo para gatos. Alguns donos, porém, consideram o uso do guizo um auxílio para encontrar o animal dentro do apartamento. Uma das alternativas ao barulho, nesse caso, podem ser coleiras de cores neon, que vão chamar atenção durante o dia, ou que brilhem no escuro.

A importância da coleira para gatos com identificação

Independente da escolha, não podemos deixar de reiterar a importância do uso de coleira para gatos com identificação. A plaquinha, ou até mesmo o modelo de coleira bordada, contendo nome do animal e telefone do dono, é essencial para garantir que, em caso de fuga ou de perda, esse bichinho tenha mais chances de voltar para casa.

Redação: Júlia Cruz