Se você já perdeu um animal de estimação alguma vez na vida, provavelmente sabe da importância de manter uma coleira com identificação no seu cachorro. Com o número de contato e outras informações relevantes presas ao pescoço do bichinho, as chances de você recuperá-lo aumentam consideravelmente, caso ele se solte da guia ou decida sair por aí em busca de novas aventuras. Ainda assim, muitos tutores adiam ou resistem à ideia de identificar seus animais. Abaixo, mostraremos por que uma coleira de identificação para cães é importante e os principais modelos disponíveis no mercado. Confira!

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Não tenho pets
Tenho cão
Tenho gato
Tenho cão e gato
Autorizo receber comunicações e publicidade da NESTLÉ®.

A importância de usar a coleira de identificação para cães até dentro de casa

Durante o passeio, mesmo com o melhor tipo de coleira para cachorro, você deve ter em mente que imprevistos podem acontecer e o seu animal acabar escapando da guia. O cão também pode fugir de casa ou, de alguma forma, desaparecer da sua vista. Para deixar o seu pet sempre protegido, você deve identificá-lo previamente para garantir que ele retorne ao lar caso se separe de você. Sem um acessório de identificação, fica muito difícil alguém encontrar o seu animal e conseguir devolvê-lo.

Embora seja tentador livrar o cachorro do desconforto da coleira dentro de casa, o ideal é que ele fique identificado o tempo todo. Nunca se sabe qual será o comportamento do cão ao encontrar uma porta aberta à sua frente. Ainda que você tenha muito cuidado, situações fora do seu controle podem surgir e, por isso, é melhor estar preparado.

Quais informações a plaquinha de identificação para cachorro deve ter?

Geralmente o espaço para colocar o texto no pingente de identificação do cachorro é limitado. Portanto, certifique-se de escolher as informações de contato mais relevantes, como o nome do animal e o telefone principal. Se o seu cão tiver um problema de saúde mais grave e estiver tomando alguma medicação regular, pode ser útil incluir o nome da doença e o tipo de tratamento. Veja alguns dados que podem ser colocados na coleira de identificação para cachorros:

  • Nome do animal;
  • Telefone residencial com DDD;
  • Celular com DDD;
  • Endereço;
  • E-mail;
  • Informações médicas ou de comportamento;
  • Número de telefone alternativo (pessoa de confiança ou o veterinário).

Modelos de coleira: identificação é essencial para manter o seu cachorro seguro

De versões mais simples aos modelos mais tecnológicos, as coleiras com o nome do animal são acessórios que facilitam muito a vida de um tutor. Elas são o símbolo universal de que o seu cãozinho tem um lar e uma família esperando por ele. Há produtos realmente baratos, como a coleira com placa de identificação para cães com gravação, que pode custar por volta de R$ 20. Confira os principais modelos:

  • Coleira plana com plaquinha de identificação: Geralmente feitas de nylon ou couro, as coleiras planas ou de pescoço podem ser compradas juntamente com as plaquinhas de plástico ou metal personalizadas. O pingente é comercializado em diversos formatos e pode ser adquirido separadamente;

  • Coleira bordada: com as informações relevantes bordadas no próprio tecido, esse tipo de coleira é ideal para cachorros que se distraem com o barulho dos pingentes. Permite a personalização do texto e das cores, e a inclusão de elementos, como estrelas, ossinhos e patas de cachorro;

  • Coleira com placa rebitada: esse modelo, que tem a placa grudada na coleira, também é uma alternativa ao “tinir” dos pingentes que podem incomodar os cachorros e, claro, nós humanos;

  • Coleira de couro com informações gravadas: assim como no modelo bordado, as informações gravadas no couro têm menor probabilidade de se desgastarem com o tempo;

  • Com recursos tecnológicos: é possível encontrar coleiras de identificação com recursos interessantes, como USB e QR codes. Neste caso, quando alguém lê o código com um smartphone, aparece o perfil e as informações do seu cão em um site. Algumas empresas podem cobrar uma assinatura mensal pelo serviço.

 

A coleira de identificação com o nome e telefone gravado é uma boa opção, principalmente para cães mais agitadosA placa de identificação para cães pode ser colocada em coleiras tradicionais ou no peitoral

 

O uso da coleira de identificação é um cuidado essencial até para cachorros “microchipados”

 

Mesmo que o seu amigo de quatro patas já tenha um microchip para cachorros implantado na pele, a coleira de identificação continua sendo um recurso necessário. Como não são todos os lugares que têm o leitor de chips à disposição, as plaquinhas com as informações ainda são a maneira mais rápida de você encontrar o paradeiro do seu cachorro.

Mais dicas para escolher a coleira de identificação de cães perfeita:

  • Se o seu cão é indisciplinado, talvez uma coleira com pingente balançando para lá e para cá não seja uma boa ideia — especialmente em casas com bebês e idosos.

  • É importante comprar produtos de qualidade para que as informações do animal fiquem legíveis e não desapareçam com o tempo. A argola que prende a plaquinha à coleira deve ser resistente para que ela não se solte com facilidade.

  • Se os pingentes causarem alguma distração ou irritação no seu cão, considere usar a etiqueta de identificação rebitada ou uma coleira bordada com os dados.

  • Sempre deslize dois dedos entre a coleira e o pescoço do animal para verificar se ela está ajustada corretamente. Não pode ser larga nem muito apertada.

  • Para cães que não estão acostumados a usar a coleira dentro de casa, é importante apresentar o hábito gradualmente. Coloque a coleira adequadamente ajustada no seu animal de estimação por dez minutos ao dia até que ele se sinta confortável.

  • A plaquinha de identificação vendida à parte pode ser colocada em qualquer tipo de coleira ou peitoral.

Redação: Guilherme Segal