A chupeta para cachorro divide opiniões. Se você já viu um cachorro chupando bico de chupeta, sabe que essa é uma cena extremamente fofa (ainda mais quando eles são filhotes). Mas será que o uso do acessório é realmente necessário? Como a chupeta pode interferir no desenvolvimento do animal? Muita gente trata os cães como se fossem bebês, mas é importante estabelecer certos limites e entender que, embora os cachorros façam parte da nossa família, eles têm necessidades e instintos diferentes do que é comum para os humanos.

Seu cachorro dorme demais? Descubra com esse teste!

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Não tenho pets
Tenho cão
Tenho gato
Tenho cão e gato
Autorizo receber comunicações e publicidade da NESTLÉ®.

Quer saber se é saudável ou não oferecer a chupeta para cachorro? O Patas da Casa foi atrás de respostas, veja só o que nós descobrimos!

Pode dar chupeta para cachorro?

É comum que muitas famílias ofereçam chupeta para cachorro porque enxergam os doguinhos como se fossem seus filhos. O problema é que essa “humanização” exagerada dos animais pode ser prejudicial para os cães. As chupetas foram desenvolvidas exclusivamente para atender as necessidades de um bebê humano, e não de um cachorro (seja ele filhote ou adulto). Como a anatomia canina é totalmente diferente da nossa, a chupeta não se encaixa adequadamente à boca dos doguinhos e pode comprometer o desenvolvimento da arcada dentária deles. Por isso, mesmo que muitos tutores insistam nessa prática, a maioria dos especialistas não costuma recomendar o uso do acessório e por isso é bom evitar as chupetas para cachorro.

Quais os riscos de oferecer a chupeta para cachorro?

Além de prejudicar seriamente os dentes do cachorro, a chupeta também pode causar danos físicos e psicológicos à saúde animal. Um dos principais riscos desse acessório é que o cachorro pode mastigar e engolir pedaços da chupeta (ou até mesmo a chupeta inteira), causando uma obstrução intestinal. É preciso pensar que esse item foi projetado para se adaptar à boca de uma criança humana, que não tem uma mordida tão forte a ponto de destruir. 

Além disso, também é preciso pensar no lado psicológico, já que alguns cães acabam se tornando dependentes do acessório - que não é benéfico para eles - e isso pode resultar em uma série de problemas comportamentais. O cachorro passa a recusar a interação com qualquer outro brinquedo e só quer a chupeta para cão. Se ele não recebe o que quer, desconta em outros objetos da casa ou desenvolve problemas de ansiedade. Logo, por mais que o cachorrinho chupando chupeta seja muito fofo, é bom não estimular isso.

 

Pug com chupeta na bocaBulldog Francês com chupeta na bocaCorgi com chupeta para cachorro do ladoFilhote de cachorro com chupeta do ladoCachorro Bulldog com mordedor vermelho

 

 

No lugar da chupeta, cachorro pode brincar com mordedores

 

O cachorro com bico pode ser o ápice da fofura, mas é importante não estimular esse hábito e direcionar a atenção do seu cãozinho para os acessórios certos. Os primeiros dentinhos dos filhotes de cachorro nascem por volta da segunda ou terceira semana, mas entre os 4 e 7 meses os dentes de leite caem e dão lugar aos 42 dentes definitivos. Essa fase de troca de dentição é marcada principalmente pela necessidade de morder tudo que o cãozinho encontra pela frente, e é nesse momento que os tutores costumam oferecer a chupeta para cachorro.

No entanto, existem acessórios mais adequados para isso, como os brinquedos mordedores. Existem vários modelos com diferentes formatos, tamanhos e materiais. Esse tipo de brinquedo ameniza os impactos da troca de dentição e ajuda a fortalecer os músculos da mandíbula do animal. Também é uma ótima opção para cachorros adultos que gostam de destruir tudo.

Veja uma lista de brinquedos para cachorro que são uma boa alternativa à chupeta pet:

Além de serem acessórios mais apropriados, eles não trazem nenhum risco para a saúde do animal, como a chupeta pra cachorro traz. Eles também costumam trazer uma série de benefícios para o doguinho, como o fortalecimento da mandíbula, limpeza superficial dos dentes, entretenimento e muito mais.

Redação: Juliana Melo

Publicado originalmente em: 24/06/2021

Atualizado em: 26/05/2023