Comportamento animal

Chow Chow: tudo que você precisa saber sobre a personalidade do cachorro da língua azul

Publicado - 25 Julho 2023 - 16h37

Atualizado - 11 Abril 2024 - 14h35

Quando se pensa na raça Chow Chow, logo vem à cabeça a imagem de um cachorro da língua azul e pelagem de mini leão. O que poucas pessoas sabem é que esse cãozinho de aparência única também é dono de uma personalidade bem peculiar. Reservado e independente, o cachorro Chow Chow tem um temperamento forte e dominador, mas não deixa de ser um ótimo companheiro de quatro patas. Essa é uma das raças de cachorro mais antigas do mundo, e mesmo com seu jeitinho genioso, encanta muitas famílias!

Ou seja, uma grande prova de que a ideia de que Chow Chow é traiçoeiro ou perigoso não é completamente verdade. Se você tem curiosidade em conhecer um pouco mais a raça Chow Chow, o Patas da Casa te explica tudo sobre a personalidade, comportamento e relação do cachorro com outros animais e pessoas. Confira!

O que define a personalidade do cachorro?

Os cães têm um comportamento moldado por diferentes fatores. A origem de cada raça é algo que contribui para isso, de forma que algumas raças herdam instintos do seu passado. Um cachorro de pastoreio, por exemplo, tem muito mais agilidade para aprender comandos do que raças que nunca executaram funções parecidas. 

Imagem Quiz:Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Além disso, a maneira como cada animal é criado também impacta diretamente na personalidade dele. Seja a raça do cachorro Chow Chow ou qualquer outra: se o cão for criado com afeto, amor e reforços positivos, terá um comportamento muito mais amigável e tranquilo do que um cachorro que é constantemente castigado e punido. Essas atitudes que muitas vezes são usadas para "corrigir" uma atitude indesejada deixam o animal muito mais reativo - e muitas vezes é o motivo por que o Chow Chow é perigoso e agressivo.

Personalidade do Chow Chow e as principais características da raça

 

  • Energia: a raça Chow Chow não é tão enérgica, e por isso não precisa de atividades físicas tão intensas para suprir suas necessidades. Passeios diários em curtas distâncias são o ideal.

 

  • Humor: o cachorro de língua azul é dono de um humor variável. Às vezes ele está mais interativo e próximo; às vezes está mais distante e recluso. É importante respeitar seu espaço.
  • Apego: o Chow Chow não é extremamente apegado aos donos. Ele tem um bom senso de independência, mas também aprecia os momentos em família.
  • Latidos: quando se trata do Chow Chow, cachorro quase não late. A vocalização só ocorre quando é extremamente necessário e o cãozinho quer te avisar de alguma situação.
  • Exercícios: o nível de exercícios do cachorro Chow Chow deve ser moderado. Ou seja, nada de atividades que exijam muito esforço do animal.
  • Territorialismo: o Chow Chow tem um instinto territorialista bem aflorado. Isso significa que ele não gosta que invadam seu espaço e costuma estar em alerta.
  • Sociabilidade: mesmo não sendo um dos cães mais sociáveis, a raça Chow Chow precisa ser socializada para conviver em harmonia com outros pets e pessoas.
  • Inteligência: a raça de cachorro Chow Chow está nas últimas posições do ranking de inteligência canina, principalmente por conta da sua teimosia, mas é inteligente.
  • Adestramento: o Chow Chow é um pouco teimoso, o que pode dificultar o processo de treinamento. No entanto, não desista! Com reforços positivos, uma hora ele aprende.
  • Brincadeiras: mesmo que o Chow Chow não seja tão fã de se movimentar, é importante estimular brincadeiras dentro de casa para ele não se entregar ao sedentarismo.

O Chow Chow é reservado, independente e não gosta tanto de carinho

Um dos principais traços da personalidade do Chow Chow é ser reservado. Ele é um animal que gosta de ficar na dele, sem muita agitação. Por ter esse temperamento mais fechado, é um cão que muitas vezes não faz questão da companhia de outras pessoas e animais. O Chow Chow é muito independente e consegue ficar sozinho sem problemas - e isso também vale para o Chow Chow americano.

Mas isso não significa que a raça de cachorro da língua azul não gosta da companhia do tutor - pelo contrário! O Chow Chow é extremamente leal e protetor com seu dono, um temperamento digno de um cão de guarda. Ele geralmente escolhe um membro da família para ser seu preferido, mas se qualquer pessoa da casa estiver em perigo ele usará seu instinto protetor para ajudar.

Por isso, quando se trata dessa raça, nada se compara à amizade e lealdade que esse cãozinho tem para oferecer. Também é importante desmistificar a ideia de que o Chow Chow é perigoso e ataca as pessoas do nada. A imagem de "Chow Chow agressivo" normalmente só surge quando o animal percebe alguma ameaça e quer defender os donos. Ou seja, é um grande sinal de comprometimento com a família!

O Chow Chow gosta de carinho?

A pelagem fofa e felpuda da raça Chow Chow é outro ponto que chama a atenção, e faz com que todos tenham vontade de abraçá-la e apertá-la. Há, inclusive, uma certa variedade de cores, como o Chow Chow preto, caramelo, vermelho, dourado, Chow Chow branco e até mesmo o Chow Chow azul existe.

Mas não se engane: o cachorro “língua azul” não é exatamente carinhoso. Ele não tem problema em ser acariciado de vez em quando, mas também não gosta de grude, muito menos que o peguem no colo, façam cafuné e encostem demais nele. Essas atitudes podem deixar o cachorro Chow Chow estressado e ansioso.

Como deixar um Chow Chow feliz?

Não é difícil deixar os cachorros "língua roxa" felizes. Para tal, basta apostar no enriquecimento ambiental, passeios e brincadeiras que gastem a energia dele. Também é importante estimular o contato positivo com outras pessoas e animais nessas horas, principalmente quando ainda é um cachorro filhote. Assim ele cresce mais sociável.

Outras dicas são apostar em uma alimentação balanceada e em cuidados básicos de higiene. Apesar de não serem tão carinhosos, o cachorro da língua azul também precisa de certa atenção no dia a dia. Vale destacar que se for um Chow Chow com vira lata, o comportamento da raça tende a ser mais imprevisível, então fique de olho no pedigree do cachorro se você realmente quer um cãozinho desse grupo.

O Chow Chow é bravo?

Uma dúvida comum é se o Chow Chow é bravo. A verdade é que seu temperamento é bem tranquilo e reservado na maioria das vezes. O problema é que esse também é um cachorro teimoso e desconfiado. Por isso, podem se tornar agressivos em certas situações, como:

  • Situações de conflito com outros animais
  • Presença de pessoas estranhas
  • Lugares muito barulhentos
  • Ruídos repentinos
  • Invasão do espaço do cachorro

Basicamente, o cachorro Chow Chow - filhote ou não - reage de maneira mais abrupta quando se sente perturbado ou incomodado de alguma maneira. É por isso que o Chow Chow ataca, em alguns casos. O comportamento também tende a ser mais comum em cães que não foram adestrados ou socializados corretamente - cuidados que são indispensáveis para corrigir qualquer hábito inadequado do animal, inclusive a agressividade. Então não é que o Chow Chow é bravo, ele só não gosta de se sentir ameaçado e reage para proteger aqueles que ama e a si mesmo.

Como fazer um Chow Chow ser dócil?

Para quem pensa que o cachorro Chow Chow é perigoso, mas quer saber como criar um cachorro dócil e tranquilo, saiba que existem algumas artimanhas que ajudam - e muito - a manter a calma do cãozinho em diferentes ocasiões. Algumas dicas para melhorar a convivência com o cachorro da raça são:

  • Fazer a socialização adequada desde filhote;
  • Apostar no adestramento positivo (com recompensas);
  • Gastar a energia do cachorro no dia a dia;
  • Evitar situações que possam deixar o animal estressado ou ansioso;
  • Respeitar os limites e o espaço do cachorro da língua roxa.

Veja algumas fotos de Chow Chow da vida real!

 

O Chow Chow preto tem uma aparência única! Essa da foto é KyraA Nala é uma Chow Chow caramelo que ama criançasChow Chow: preço da raça pode variar de acordo com a cor do animalA raça de cachorro Chow Chow costuma ser reservada com estranhosCachorro da língua azul: qual a raça? Resposta é Chow Chow!Contrariando um pouco o padrão da raça Chow Chow, a Nala ama viajar e passearAs fotos de cachorro Chow Chow mostram como esse doguinho é peludo

 

O cachorro Chow Chow não tem costume de latir muito

 

É difícil de ver um Chow Chow latindo à toa. Isso porque, além de reservado, esse é um cão muito tranquilo. Ele gosta de silêncio e calma, então raramente vai latir. Quando isso acontece, geralmente é porque o animal está se sentindo ameaçado ou algo o está incomodando demais. O Chow Chow latindo também pode estar tentando alertar o tutor para algum problema, guiado pelo seu instinto de cão de guarda. Como não é comum ouvir latidos de cachorro dessa raça, preste atenção para descobrir o motivo.

Raça Chow Chow não é agitada, mas precisa se exercitar

Se você quer saber se vai se deparar com móveis, objetos e brinquedos destruídos ao chegar em casa, saiba que isso é bem difícil. O comportamento do Chow Chow é calmo e está longe de ser muito agitado, de forma que o cachorro da língua azul filhote dificilmente dá trabalho para o tutor. No entanto, isso pode acontecer com mais frequência conforme o filhote de Chow Chow entra na fase adulta: o instinto dominador muitas vezes vem à tona e, no processo, o cão pode sentir vontade de desafiar e morder - como um cão de caça. 

Por isso, lembramos que apesar de atividades físicas não serem o forte do Chow Chow, cachorro deve se exercitar. Mesmo com toda a sua tranquilidade e preguiça, é preciso tomar cuidado para evitar um quadro de sedentarismo no cachorro da língua azul. Raça Chow Chow precisa ser estimulada - e esse estímulo deve partir do tutor. Algumas dicas para deixar o animal mais ativo são:

  • Passear diariamente com o Chow Chow (20 minutinhos é suficiente)
  • Oferecer brinquedos interativos para cachorros
  • Ensinar comandos de obediência
  • Brincadeiras como cabo de guerra e caça-ração

Pode ter Chow Chow em apartamento?

Uma dúvida comum é se dá para ter cachorro de raça grande em apartamento. Por mais que o cachorro da língua azul tenha um porte médio, ele é tão peludo que dá a impressão de ser grande. O que pode surpreender muitas pessoas é que dá, sim, para ter um Chow Chow em apartamento. A raça se adapta muito bem a esses espaços e, por ser muito independente, não costuma dar muito trabalho. O ideal, porém, é não deixar de lado os exercícios físicos e necessidades básicas do animal.

Chow Chow filhote: socialização e relação com estranhos, crianças e outros animais

O cachorro Chow Chow - azul ou de qualquer outra cor - precisa ser socializado desde cedo para aprender a conviver com diferentes tipos de pessoas e outros bichinhos. Não é da personalidade da raça ser naturalmente “amigável”, mas não quer dizer que não é possível torná-la menos desconfiada e mais aberta às relações. Por isso, a dica é começar a socialização quando ele ainda for filhote. Chow Chow, depois de tomar todas as vacinas e ser vermifugado, já pode começar a se relacionar com pessoas de fora do seu convívio. Veja como é a relação da raça em diferentes nichos:

 

O cachorro Chow Chow pode ter dificuldade de se relacionar com outros animaisO cachorro da língua azul tem um instinto protetor acentuadoChow Chow caramelo é um dos mais popularesA ideia de que Chow Chow é perigoso está bem equivocadaPassear com o Chow Chow faz toda a diferença na rotina da raça
  • Relação entre o Chow Chow e estranhos

O cachorro da raça Chow Chow ama a sua família, mas não costuma se dar muito bem com estranhos. A raça fica bem desconfiada na presença de quem não conhece. Quando for receber alguém em casa, o ideal é já deixar avisado que seu pet não é fã de pessoas novas e pode ser meio fechado. Avise também para que evitem brincar muito com ele. O Chow Chow provavelmente vai ignorar qualquer sinal de carinho que um estranho mostrar.

  • Relação entre o Chow Chow e crianças

O Chow Chow é uma ótima companhia, mas não é um cachorro ideal para crianças. É comum que os pequenos queiram brincar e mexer no cão o tempo inteiro e o Chow Chow não gosta disso. Ele não é fã de carinhos e não segue o ritmo enérgico dos menores, então a convivência deve ser de respeito e precisa de supervisão.  Mas não pense que ele é completamente fechado: com a socialização do Chow Chow, valor das relações aumenta e se o animal crescer acostumado com os pequenos, a convivência é muito melhor.

  • Relação entre o Chow Chow e outros animais

Como o Chow Chow é territorialista, é comum que não se dê muito bem com outros animais. Eles gostam de ter seu espaço e que ninguém o invada. Por isso, a relação com outros cães muitas vezes é complicada. O Chow Chow costuma ser bem desconfiado e, em  certas situações, podem até ser um pouco agressivos. A melhor forma de melhorar a convivência entre o Chow Chow e outros animais é com a socialização do cachorro, que deve ser realizada desde cedo. 

Filhote de Chow Chow deve ser adestrado, mas é teimoso

Por ser uma raça de temperamento dominante, é importante realizar o adestramento com o filhote de Chow Chow. O cachorro da língua azul preto e de outras cores deve aprender o que é certo ou errado logo nos primeiros meses de vida, melhorando a convivência com humanos e outros animais. No entanto, o adestramento de cães da raça Chow Chow é um pouco complicado.

O Chow Chow é teimoso e, por isso, pode ser um pouco difícil fazê-lo aceitar os comandos logo de cara. Sua dificuldade em receber regras às vezes é um teste de paciência para o tutor, mas é preciso ter pulso firme e sempre dar uma recompensa - como brinquedos e petiscos - para estimular o animal e fazer com que ele se interesse.

Nunca tente usar violência e atitudes mais agressivas e bruscas, pois, além de ser a maneira errada de educar um animal, o Chow Chow pode reagir. A raça de cachorro da língua azul é bem inteligente, então quando ele deixa um pouco de lado seu jeito dominante e teimoso, aprende bem os comandos. 

Qual é o preço de um Chow Chow?

Quando se trata do cachorro Chow Chow, preço dos filhotes costuma ficar entre R$ 1.000 e R$ 3.000 - em alguns casos, podendo chegar a R$ 5.000. O valor vai depender do criador escolhido, da cor dos pelos do animal, do sexo e e da linhagem genética. As fêmeas normalmente são mais caras, assim como descendentes de campeões. Além disso, um Chow Chow caramelo - que é mais comum de ser encontrado - às vezes é mais em conta do que versões "raras", como o cãozinho preto ou azul.

Na hora de adquirir seu novo aumigo, não esqueça de procurar um canil de cachorro confiável. Certifique-se de que eles tratam bem os animais e não tem nenhum histórico de maus-tratos. Também desconfie se o preço for muito inferior ao mencionado, pois pode ser um indicativo de Chow Chow misturado com vira-lata. Para completar, lembre-se de botar no papel todos os gastos que incluem ter um pet. Com esses cuidados, você estará pronto para levar um cachorro da língua azul filhote para casa.

Redação: Maria Luísa Pimenta e Juliana Melo

Edição: Luana Lopes

Publicado originalmente em:  07/08/2021
Atualizado em: 25/07/2023

Cuidados

Voar com cachorro é seguro? Veja as regras para viajar com pet de avião na Gol, Latam e Azul

Após o trágico incidente envolvendo Joca, um Golden Retriever que morreu durante o transporte aéreo da companhia Gol na última segun...

Cuidados

O que o calor excessivo pode causar no cachorro?

Desde que ocorreu a trágica fatalidade de Joca, um Golden Retriever que morreu em viagem de avião da Gol na última segunda-feira (22...

Comportamento

Gol suspende transporte de animais em porão de aeronaves após morte do Golden Retriever Joca

Nada de viajar com cachorro de avião por enquanto! Com a repercussão do caso do Golden Retriever que morreu em viagem de avião da Go...

Gato

Na estrada com gatos! Tutor compartilha como é a vida nômade com dois gatinhos

Imagine que sonho viajar pelo Brasil acompanhado do seu melhor amigo de quatro patas? Pois o influenciador Alfredo Wagmacker Neto de...

Cuidados

Voar com cachorro é seguro? Veja as regras para viajar com pet de avião na Gol, Latam e Azul

Após o trágico incidente envolvendo Joca, um Golden Retriever que morreu durante o transporte aéreo da companhia Gol na última segun...

Adote um animal

Gata viaja 70 km escondida embaixo de caminhão e é adotada após ser descoberta pela PRF

Viajar com gato não é uma tarefa tão simples. Os felinos normalmente são muito apegados com a rotina e não gostam de ser tirados da ...

Cuidados

O que o calor excessivo pode causar no cachorro?

Desde que ocorreu a trágica fatalidade de Joca, um Golden Retriever que morreu em viagem de avião da Gol na última segunda-feira (22...

Comportamento

Gol suspende transporte de animais em porão de aeronaves após morte do Golden Retriever Joca

Nada de viajar com cachorro de avião por enquanto! Com a repercussão do caso do Golden Retriever que morreu em viagem de avião da Go...

Ver todas