Com a Páscoa chegando, a tentação de dar um pedacinho do ovo de páscoa para cachorro é grande. Afinal, o pet faz parte da família e por isso alguns tutores se perguntam: cachorro pode comer chocolate? A resposta é: não! Esqueça a ideia de dar chocolate para cachorro. O doce faz parte da lista de alimentos proibidos para cães e é considerado um dos itens mais tóxicos que o animal pode ingerir, podendo até mesmo levá-lo à morte. Mas por que chocolate faz mal para cachorro? O Patas da Casa te explica exatamente o motivo e ainda dá uma dica de como fazer um ovo de páscoa para cachorro sem precisar usar chocolate!

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Não tenho pets
Tenho cão
Tenho gato
Tenho cão e gato
Autorizo receber comunicações e publicidade da NESTLÉ®.

Por que não pode dar chocolate para cachorro?

Chocolate e cachorro não são uma boa combinação. O alimento é considerado um dos mais tóxicos para os cães e a explicação está na sua composição. O chocolate contém uma substância chamada “teobromina” que, apesar de não fazer nenhum mal aos humanos, é extremamente tóxica para o cachorro. Chocolates têm ainda outras substâncias que podem afetar o sistema digestivo do cachorro. Ou seja, você jamais pode dar chocolate para cachorro.

Qualquer tipo de chocolate faz mal para cachorro?

Durante a páscoa, vemos uma infinidade de tipos de chocolate. Mas se você quer saber se algum deles é permitido para cães, a resposta é não. Certos tipos são mais tóxicos que outros, mas todos fazem mal ao cachorro. Chocolate amargo é o pior, pois tem uma quantidade de cacau muito alta. O chocolate branco, apesar de ter menos teobromina e, portanto, ser o menos tóxico, também faz mal pois tem uma elevada concentração de gordura. Por isso, não interessa se o ovo de páscoa é de chocolate branco, preto, amargo, ao leite, zero ou sem lactose: qualquer chocolate faz mal para cachorro.

Chocolate faz mal para cachorro e pode levá-lo à morte

O chocolate provoca uma grave intoxicação canina. Os sintomas mais clássicos são diarreia, vômito, febre e respiração ofegante. Porém, o chocolate para cachorro é tão nocivo que não para por aí. O cão pode apresentar convulsões, tremores, aumento da frequência do coração (podendo causar um ataque cardíaco), pressão alta e overdose. Além disso, os efeitos do chocolate para cachorro são tão graves que podem levar o animal à morte.

cachorro olhando ovos de páscoa para cachorro

 

Mesmo que seja um pedacinho, ovo de páscoa para cachorro jamais deve ser oferecido 

 

Por mais que a época da Páscoa seja rodeada de chocolate e você ame dar um pouquinho da sua comida para o pet, não ofereça o doce ao cachorro, nem que seja só um pedaço pequeno. Engana-se quem pensa que o chocolate para cachorro faz mal somente se for comido em grandes quantidades. Com um simples pedacinho de chocolate, o cachorro pode ter um problema muito sério.

Ovo sem chocolate: cachorro pode se deliciar na Páscoa com opções alternativas

O fato do chocolate fazer mal para cachorro não quer dizer que o pet precisa ficar de fora das comemorações da Páscoa! É possível encontrar em pet shops algumas opções de ovo de páscoa para cachorro feitos com ingredientes que não fazem nenhum mal ao cãozinho! A alfarroba é um dos melhores substitutos do chocolate e é super apetitosa para cães, podendo fazer parte da alimentação do cachorro sem problemas - sem exageros, é claro. 

Ovo de Páscoa para cachorro de alfarroba: faça um delicioso substituto do chocolate!

Para não deixar seu cãozinho com água na boca, que tal fazer você mesmo um ovo de páscoa para cachorro? Sem levar chocolate, o ovo de páscoa para cachorro de alfarroba é super fácil de preparar e faz sucesso entre os cães. Confira a receita a seguir!

Ingredientes

  • 100g de alfarroba
  • ½ xícara de coco ralado
  • ? xícara de água

Modo de preparo

1) Derreta a alfarroba com água em fogo baixo no banho maria. Fique atento à consistência: deve ser mais mole que o ponto de brigadeiro. 

2) Quando chegar no ponto, desligue o fogo. Então, adicione o coco ralado e misture.

3) Pegue duas formas de ovo de páscoa e unte com óleo de coco, para facilitar na hora de desenformar. Jogue a mistura nas formas, cubra com plástico filme e leve à geladeira. Deixe gelar por cerca de cinco horas e está pronto seu ovo de páscoa para cachorro!

O cachorro vai poder aproveitar a páscoa com você e se deliciar bastante. Mas fique atento à quantidade: qualquer alimento, mesmo os liberados, podem fazer o cachorro passar mal se oferecido em excesso.

Redação: Maria Luísa Pimenta

Edição: Mariana Fernandes