Adoção animal

Chihuahua: personalidade, saúde, cuidados e mais... saiba tudo sobre essa raça de cachorro pequeno

Publicado - 21 Fevereiro 2024 - 14h14

Atualizado - 11 Abril 2024 - 14h35

O cachorro Chihuahua é, sem dúvidas, uma das raças mais queridas do mundo. Ele conquistou as telonas do cinema com o filme “Legalmente Loira”, e mostrou a todos que tamanho definitivamente não é documento. A raça de cachorro Chihuahua, apesar de ser uma das menores, também é uma das mais corajosas que existe. Esse cãozinho é super destemido e não mede esforços para proteger aqueles que ama.

Embora não se saiba ao certo como e quando o primeiro cãozinho nasceu, uma coisa é certa: o Chihuahua é apaixonante, companheiro e um exemplo de bravura. Quer saber mais sobre esse cachorrinho incrível? Confira aqui tudo sobre Chihuahua: personalidade, origem, cuidados, preço e muito mais!

Raio-X do cachorro Chihuahua

  • Origem: México
  • Grupo: Cães de companhia
  • Pelagem: curta ou longa
  • Cores: todas as cores são aceitas em diferentes tonalidades e combinações, exceto o merle
  • Personalidade: amoroso com a família, corajoso, protetor e sempre alerta
  • Altura: 15 a 20 cm (embora não seja um critério tão importante)
  • Peso: 1 a 3 kg
  • Expectativa de vida: 15 a 20 anos
  • Preço: R$ 1 mil a R$ 8 mil

Conheça a história por trás da origem da raça Chihuahua

Não se sabe ao certo as raças que deram origem aos cães Chihuahua, mas o que não faltam são teorias sobre o assunto. Uma das hipóteses é que a raça Chihuahua seria descendente do Techichi, um cão selvagem do México pré-colonial. Para confirmar isso, várias ilustrações e esculturas foram encontradas de cães muito semelhantes aos Chihuahuas datadas entre os séculos 5 e 6. Se for verdade, ele é considerado um dos cachorros mais antigos da América do Norte.

Imagem Quiz:Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

No entanto, existem outras duas teorias que confrontam essa história: não se sabe se ele surgiu na China e foi levado por comerciantes espanhóis para o restante do mundo ou se é resultado de cruzamentos do Techichi com alguma raça minúscula chinesa.

De toda forma, os primeiros registros do cachorro que conhecemos hoje foram encontrados em uma cidade mexicana que leva o nome da raça, no século 19. Sim, é isso mesmo: existe uma cidade do México com nome de cachorro - e não apenas qualquer cachorro, mas o próprio Chihuahua. É isso que dá origem ao nome do cãozinho, que foi reconhecido oficialmente pelo American Kennel Club em 1904 e pela Federação Cinológica Internacional (FCI) em 1959.

Chihuahua: raça de cachorro tem características físicas únicas

O Chihuahua é um cão pequeno que mede em torno de 20 cm e pode pesar até 3 quilos. A raça, inclusive, é bastante conhecida por levar - com certa frequência - o título de menor cachorro do mundo, que é entregue pelo Guinness Book. Isso acontece porque existem algumas variações menores, conhecidas como Chihuahua mini ou Chihuahua micro, que são os que normalmente aparecem como recordistas.

Para se ter uma ideia, a recordista atual, que é dessa raça, se chama Pearl e mede apenas 9,14 cm de altura. Ou seja, é um cachorro bem mini/micro mesmo! Outros recordistas recentes que também eram Chihuahuas foram Miracle Milly, com 9,65 cm de altura e Boo Boo, que tinha cerca de 10,16 cm.

Com orelhas sempre levantadas e atentas e o focinho pequeno e pontudo, a variação de cores da raça também é grande: é possível encontrar o Chihuahua branco, dourado, preto, marrom e até mesmo avermelhado. Alguns cachorros também podem ser bicolores. Segundo a Confederação Brasileira de Cinofilia (CBKC), todas as cores de cachorro são aceitas nesta raça, exceto o padrão merle. 

Quais são os tipos de Chihuahua?

Além das variações de tamanho, também é possível classificar os tipos de Chihuahua de acordo com a pelagem, que pode ser longa ou curta. Sendo assim, pode-se dizer que as “raças” de Chihuahua podem ser divididas em duas categorias:

  • Chihuahua pelo longo: o Chihuahua de pelo longo é mais raro. Ele tem pelos finos, sedosos, brilhantes e bem compridos. Pode, inclusive, criar franjas nos olhos, orelhas, pescoço, rabo e patas. Os pelos do Chihuahua também podem ter formato ondulado.
  • Chihuahua pelo curto: esse é o tipo de Chihuahua mais comum de se ver por aí. É um cão com uma pelagem composta por pelos bem finos, brilhantes, com comprimento curtinho e que fica bem assentado no corpo.

É importante frisar que o preço do cachorro Chihuahua pode sofrer influência tanto por causa do comprimento dos pelos, quanto por causa do tamanho do animal (mesmo que isso não seja reconhecido oficialmente). 

Cuidados com a pelagem do Chihuahua

Não importa se é um Chihuahua pelo longo ou pelo curto: os cuidados com a pelagem do animal não devem ser deixados de lado no dia a dia. A única diferença é a frequência da escovação, que deve ser diária nos animais com pelos longos, e pode ser de duas a três vezes por semana no de pelo curto. Isso ajuda a remover a pelagem morta, evitando que ela se espalhe pela casa, como também melhora a aparência do seu peludinho. Também é uma boa hora para verificar se está tudo certo com a pele do cachorro.

Fotos de Chihuahua

Chihuahua de pelo longo preto em campo floridoChihuahua preto de pelo curto com língua para foraChihuahua de pelo longo caramelo deitadoChihuahua de pelo curto deitado na camaChihuahua de pelo longo de casaquinho ao ar livreChihuahua de pelo curto passeando pelo parqueChihuahua de pelo longo pulandoChihuahua de pelo curto abraçado com ursinho de pelúciaChihuahua de pelo longo tomando banhoChihuahua de pelo longo deitado em tapete vinhoChihuahua de pelo curto deitado na caminha dele

Chihuahua: personalidade forte em pouco tamanho

  • Convivência

Apesar de ser um cachorro pequeno, o Chihuahua tem uma personalidade muito forte. Sem noção alguma do próprio tamanho, ele pode se estressar e criar uma briga com outro cão só para defender seus tutores, pois a raça costuma ser muito protetora com quem ama. Para o Chihuahua, família é muito importante e ele não mede esforços para mostrar que são grandes amigos dos humanos. Por isso, não se deixe enganar pelo tamanho pequeno: a raça é muito destemida.

Ainda assim, é necessário disposição para lidar com a raça Chihuahua no dia a dia: o cachorro tem energia de sobra para gastar e precisa de muito exercício físico. Tudo deve ser supervisionado pelo tutor, já que o cãozinho tem como característica correr e brincar até não aguentar mais. Além disso, ele pode se machucar com facilidade, porque é muito pequeno e frágil.

  • Socialização

Assim como outras raças de cachorro, o Chihuahua precisa ser socializado desde cedo. Por ser um cão naturalmente desconfiado, ele pode acabar tendo comportamentos indesejados perto de visitas se não estiver acostumado com isso. O ideal é que o tutor acostume o filhote de cachorro Chihuahua com diferentes pessoas e outros animais ainda nos primeiros anos de vida. 

O Chihuahua se dá bem com crianças, mas é importante que todas as brincadeiras sejam supervisionadas por um adulto. Apesar de ser bem dócil e amável com a família, esse é um cachorro que pode se estressar com brincadeiras em que ele se sente ameaçado. Nesses casos, a raça pode reagir por instinto. Por isso, o mais indicado é que os pais sempre fiquem de olho na relação do cãozinho com os pequenos.

Perto de outros animais, o cãozinho pequeno não percebe o tamanho que tem. Ele pode adotar um comportamento mais territorialista para mostrar quem é que manda, mas se for socializado corretamente, consegue conviver bem com outros pets. O instinto protetor provavelmente vai permanecer, mas será amenizado.

  • Adestramento

O adestramento do Chihuahua não é difícil, mas é importante ter em mente que esse é um cão com tendência a apresentar um comportamento dominante que precisa ser contornado. Você precisa mostrar que é o líder da casa! Isso deve acontecer com pulso firme, mas sem castigar ou punir o animal por atitudes indesejadas. Para facilitar os treinamentos, uma boa dica é adotar a técnica do reforço positivo, onde os cães da raça Chihuahua recebem recompensas pelo bom comportamento.

 

@louthechichi

Chihuahuas can be the sweetest little creatures!! ?

♬ original sound - ? King Moe ?

O Chihuahua late muito?

Sim, o cachorro Chihuahua late muito em diferentes situações. Geralmente os latidos de cachorro são para alertar o tutor de alguma situação específica que ele considera perigosa ou porque quer receber atenção. Também pode ser que esses sons dominem a casa quando o cãozinhonão recebe estímulos suficientes para gastar sua energia, ficando entediado e ansioso. Para contornar esse tipo de problema, o ideal é investir no enriquecimento ambiental e treinar corretamente a raça de cachorros Chihuahua para que os latidos não sejam tão constantes no dia a dia.

8 curiosidades sobre o cachorro Chihuahua

  1. O Chihuahua é considerado o menor cachorro do mundo.
  2. A socialite Paris Hilton tinha um cachorro da raça Chihuahua chamado Tinker Bell
  3. O cachorro Chihuahua conquistou um espaço nas telonas do cinema com os filmes “Legalmente Loira” e “Perdido Pra Cachorro”.
  4. Para quem procura uma raça de cachorro pequeno, Chihuahua é uma das melhores companhias. Ele também é um ótimo cachorro para apartamento, já que não ocupa muito espaço.
  5. A raça Chihuahua tem maior variedade de cores do que qualquer outra raça. Segundo o American Kennel Club, existem mais de 40 tipos de cores diferentes que são aceitos oficialmente.
  6. Os nomes para cachorro Chihuahua normalmente são inspirados na personalidade e aparência do doguinho.
  7. É comum as pessoas se confundirem com a grafia da raça, e por isso muitas pessoas chamam esse cachorro de Chiuaua (sem a letra "h" antes do "u"). Também há quem faça piadas e diga que o nome da raça parece uma risada de internet.
  8. Uma grande diferença entre Pinscher e Chihuahua é o tamanho. O cachorro Pinscher costuma ser um pouco maior. Além disso, ele sempre tem a pelagem curta e é mais eufórico, enquanto os Chihuahuas apresentam duas variações de pelos e é um pouco mais recatado.

Filhote de Chihuahua: como cuidar e o que esperar do cãozinho?

Se você decidir levar um filhote de cachorro Chihuahua para casa, saiba que alguns cuidados são mais do que necessários nesse momento. Assim como acontece com todos os filhotes, Chihuahua precisa ficar acompanhado da mãe e dos irmãos nos primeiros dois meses de vida. Somente após esse período é que o cão está preparado para conhecer sua nova casa. Na fase inicial da vida os filhotinhos têm a amamentação como principal fonte de nutrientes. Após isso, a alimentação do cãozinho deve ser de acordo com a sua faixa etária, bem como o seu porte.

Para receber um filhote de cachorro em casa, é bom preparar todo o ambiente. Não esqueça de comprar uma caminha adequada para o pet dormir, além de comedouros, bebedouros e tapetes higiênicos. Outros itens de higiene, como cortador de unhas, removedor de cera, creme dental e sabonete também devem ser adquiridos. Além disso, invista em brinquedos para cachorro, coleira com identificação e uma guia!

Como a raça Chihuahua é pouco resistente ao frio, quando são filhotes esse cuidado deve ser redobrado para que ele não sofra com as baixas temperaturas - qualquer mudança mínima no ambiente já é suficiente para deixá-los com frio. As roupinhas para cachorro fazem muita diferença nesse sentido, além de deixá-los muito fofos.

Ah, e não se esqueça: para iniciar os passeios com segurança, a vacina de cachorro é fundamental, bem como a aplicação de vermífugos e antiparasitários. Agora que você já sabe basicamente como cuidar de um bebê Chihuahua, quanto custa um filhotinho? Respondemos essa pergunta mais adiante!

Mais fotos de Chihuahua

Chihuahua preto sentado em cima de troncoChihuahua de pelo longo caramelo e branco deitadoDois Chihuahuas juntos, um de pelo longo e outro de pelo curtoChihuahua de pelo curto preto com a patinha dianteira levantadaChihuahua pelo longo deitado na cama bocejandoChihuahua caramelo pelo longo correndo ao ar livrePessoa segurando as orelhas de Chihuahua pelo curtoChihuahua filhote no campoChihuahua preto em cima de madeiraChiahuahua feliz ao ar livreChihuahua branco olhando para o lado

 

Chihuahua: cuidados com o bem-estar e a higiene do cãozinho

  • Frio: cães da raça são muito sensíveis ao frio e precisam de um aquecimento extra. As roupinhas são uma excelente opção para mantê-los aquecidos no inverno e nos dias mais frios.

  • Banho: o ideal é que o Chihuahua tome um banho por mês ou a cada 15 dias. É importante secar o animal muito bem, com toalhas e um secador em temperatura média.

  • Tosa: a tosa higiênica é necessária para o Chihuahua pelo logo. Esse cuidado é para não atrapalhar o animal de enxergar ou fazer suas necessidades, e também evita as escorregadas.

  • Dentes: não se esqueça de escovar os dentes do cachorro com frequência - pelo menos uma vez por semana -, pois o tártaro pode ser um problema para a raça.

  • Unhas: é necessário cortar as unhas do cachorro entre uma e duas vezes por mês. As garras desse cão crescem rapidamente e é importante observar para apará-las.

  • Orelhas: o ouvido dos cães pode sofrer com inflamações na região se não for devidamente higienizado. Por isso, limpe a cada 15 dias as orelhas do seu aumigo com um produto adequado.

Ração para Chihuahua: a alimentação do menor cão do mundo é importante

O Chihuahua possui um estômago pequeno e não costuma comer muito - e só isso já significa uma grande economia na ração do mês. O ideal é dar pequenas porções aos poucos ao longo do dia. As rações úmidas também podem ser oferecidas, mas não podem substituir as refeições principais se funcionarem como um petisco. O ideal, nesses casos, é procurar pela informação de "alimento completo", que normalmente vem nas embalagens.

Para escolher uma boa ração, Chihuahua precisa de alimentos de qualidade e específicos para raças pequenas. Eles vão amar ganhar petiscos, mas esse agrado deve ser dado de acordo com o peso e tamanho do animal: no caso da raça de cachorro Chihuahua, uma unidade por dia já é suficiente. A quantidade de água também não deve ser muito grande. Um cão do porte, peso e tamanho do Chihuahua deve ingerir, no máximo, 250 ml por dia.

Saúde geral e expectativa de vida do cachorro Chihuahua

Além da tendência de ter cardiopatias, o Chihuahua tem predisposição genética a problemas pulmonares, hidrocefalia, diabetes canina e/ou hipoglicemia. Além disso, o joelho da raça é frágil e os exercícios devem ser supervisionados, pois esses cães podem sofrer uma luxação ou até mesmo deslocamento da patela. Os olhos dos animais da raça também são muito sensíveis e podem apresentar inflamações como a uveíte e conjuntivite, por isso, demandam a limpeza diária com soro fisiológico. 

Com esses cuidados, é mais fácil manter a qualidade de vida e preservar a boa saúde do Chihuahua. Expectativa de vida do animal é de 15 a 20 anos, que é considerada bem alta apesar do tamanho minúsculo.

Quanto custa um cachorro Chihuahua?

Uma dúvida muito comum entre os apaixonados pela raça é “quanto custa um Chiuaua (pelo curto ou pelo longo)?”. Para adquirir um exemplar da raça, é necessário, em primeiro lugar, avaliar quais são os tipos de Chihuahua e definir qual é aquele que você quer. Veja abaixo as estimativas de valor do cachorro Chihuahua de acordo com o tipo de pelagem:

  • Chihuahua pelo longo: preço pode chegar a R$ 8.000

  • Chihuahua pelo curto: preço varia entre R$ 1.000 e R$ 6.000

Além das variações de Chihuahua pelo curto e Chihuahua pelo longo, valor também pode sofrer influência do tamanho do cãozinho. No caso do Chihuahua mini (também chamado de Chihuahua zero), preço tende a ser um pouco mais caro do que exemplares maiores.  

Vale lembrar que quando se trata do Chihuahua, valor não é a única coisa que deve ser levada em consideração. Comprar em um canil de cachorro pode ser uma opção, mas é muito importante estar atento ao tipo de tratamento que os animais têm e se o local é realmente de confiança. Além disso, se o preço estiver muito abaixo da média, é bom desconfiar: às vezes não é um Chihuahua puro, mas de raças misturadas. 

Perguntas e respostas sobre o Chihuahua

Qual é o valor de um Chihuahua?

O preço do Chihuahua normalmente é de R$ 1.000 até R$ 8.000, dependendo da variação da raça. Quanto menor for o animal, mais caro ele será. Quando é um Chihuahua de pelo longo, preço também costuma ser mais caro. O sexo do animal, cores dos pelos e genética são outros fatores que influenciam no valor. Ainda assim, às vezes vale a pena procurar por filhotes de Chihuahua para adoção. 

O que você precisa saber antes de ter um Chihuahua?

Os Chihuahuas são cães que tendem a se dar bem com diferentes pessoas e animais. No entanto, na hora de brincar com o cachorro, é bom ter muito cuidado. Ele é frágil e pode se machucar com facilidade. Além disso, ele é muito apegado com humanos, e por isso às vezes é bem protetor.

Qual é o tempo de vida de um Chihuahua?

Os cachorros Chihuahuas costumam ser bastante saudáveis, se bem cuidados. Por esse motivo, é natural que a longevidade da raça seja bem extensa. Esses cães podem viver até 20 anos, mas precisam de um acompanhamento veterinário frequente. Manter as vacinas em dia, assim como os vermífugos e remédios antiparasitários, também contribuem para essa alta expectativa de vida.

Qual é o mais bravo Pinscher ou Chihuahua?

Nenhum dos dois cães são necessariamente bravos. Tudo depende da maneira como o pet é criado e se ele recebe os estímulos certos no dia a dia. Se for bem adestrado e socializado, tanto o Pinscher quanto o Chihuahua podem ser cães muito amorosos (não só com a família, mas com qualquer pessoa).

Por que o Chihuahua treme?

É normal que algumas pessoas se questionem por que os cachorros pequenos tremem, como o Pinscher, Yorkshire e Chihuahua. Isso acontece porque essas raças têm tendência natural aos tremores quando são impactadas por fortes emoções, como medo, raiva, ansiedade e até mesmo felicidade. Além de questões emocionais, o frio pode ser um outro motivo.

Qual Chihuahua solta menos pelo?

Por mais contraditório que pareça, o Chihuahua de pelo longo é a versão de cachorro que solta menos pelo. Isso acontece porque o cachorro de pelo curto passa por uma renovação constante dos fios, enquanto o cachorro de pelo longo não. A atenção, porém, deve ser maior durante os períodos de troca de pelos, que normalmente ocorre no outono e primavera.

Publicado originalmente em: 14/02/2020
Atualizado em: 21/02/2024

Cuidados

Caso Joca: o que o calor excessivo pode causar no cachorro?

Desde que ocorreu a trágica fatalidade de Joca, um Golden Retriever que morreu em viagem de avião da Gol na última segunda-feira (22...

Cuidados

Voar com cachorro é seguro? Veja as regras para viajar com pet de avião na Gol, Latam e Azul

Após o trágico incidente envolvendo Joca, um Golden Retriever que morreu durante o transporte aéreo da companhia Gol na última segun...

Adote um animal

Gata viaja 70 km escondida embaixo de caminhão e é adotada após ser descoberta pela PRF

Viajar com gato não é uma tarefa tão simples. Os felinos normalmente são muito apegados com a rotina e não gostam de ser tirados da ...

Comportamento

Gol suspende transporte de animais em porão de aeronaves após morte do Golden Retriever Joca

Nada de viajar com cachorro de avião por enquanto! Com a repercussão do caso do Golden Retriever que morreu em viagem de avião da Go...

Cuidados

Caso Joca: o que o calor excessivo pode causar no cachorro?

Desde que ocorreu a trágica fatalidade de Joca, um Golden Retriever que morreu em viagem de avião da Gol na última segunda-feira (22...

Cuidados

Voar com cachorro é seguro? Veja as regras para viajar com pet de avião na Gol, Latam e Azul

Após o trágico incidente envolvendo Joca, um Golden Retriever que morreu durante o transporte aéreo da companhia Gol na última segun...

Adote um animal

Gata viaja 70 km escondida embaixo de caminhão e é adotada após ser descoberta pela PRF

Viajar com gato não é uma tarefa tão simples. Os felinos normalmente são muito apegados com a rotina e não gostam de ser tirados da ...

Comportamento

Gol suspende transporte de animais em porão de aeronaves após morte do Golden Retriever Joca

Nada de viajar com cachorro de avião por enquanto! Com a repercussão do caso do Golden Retriever que morreu em viagem de avião da Go...

Ver todas