O cachorro Chihuahua é, sem dúvidas, uma das raças mais queridas do mundo. Ele conquistou as telonas do cinema com o filme “Legalmente Loira”, e mostrou a todos que tamanho definitivamente não é documento. A raça de cachorro Chihuahua é uma das menores e mais corajosas que existe. Embora não se saiba ao certo como e quando o primeiro cãozinho nasceu, uma coisa é certa: o Chihuahua é apaixonante, companheiro e muito destemido. Quer saber mais sobre esse cachorrinho incrível? Confira aqui tudo sobre Chihuahua e muito mais!
Conheça a história por trás da origem da raça Chihuahua
Não se sabe ao certo as raças que deram origem aos cães Chihuahua, mas o que não faltam são teorias sobre o assunto. Uma das hipóteses é que a raça Chihuahua seria descendente do Techichi, um cão selvagem do México pré-colonial. Para confirmar isso, várias ilustrações e esculturas foram encontradas de cães muito semelhantes aos Chihuahuas datadas entre os séculos 5 e 6. Se for verdade, o Chihuahua é considerado um dos cachorros mais antigos da América do Norte.
No entanto, existem outras duas teorias que confrontam essa história: não se sabe se ele surgiu na China e foi levado por comerciantes espanhóis para o restante do mundo ou se é resultado de cruzamentos do Techichi com alguma raça minúscula chinesa.
De toda forma, os primeiros registros do Chihuahua que conhecemos hoje foram encontrados em uma cidade mexicana que leva o nome da raça, no século 19. Sim, é isso mesmo: existe uma cidade do México com nome de cachorro - e não apenas qualquer cachorro, mas o próprio Chihuahua.
Chihuahua: personalidade forte em pouco tamanho
- Convivência
Apesar de ser um cachorro pequeno, o Chihuahua tem uma personalidade muito forte. Sem noção alguma do seu tamanho, ele pode se estressar e criar uma briga com outro cão só para defender seus tutores, pois são muito protetores. Para o Chihuahua, família é muito importante e ele não mede esforços para mostrar que são grandes amigos dos humanos. No entanto, é necessário disposição para lidar com a raça Chihuahua no dia a dia: o cachorro tem energia de sobra para gastar e precisa de muito exercício físico. Tudo deve ser supervisionado pelo tutor, já que o cãozinho tem como característica correr e brincar até não aguentar mais.
- Socialização
Assim como outras raças de cachorro, o Chihuahua precisa ser socializado desde cedo. Por ser um cão naturalmente desconfiado, ele pode acabar tendo comportamentos indesejados perto de visitas se não estiver acostumado com isso. O ideal é que o tutor acostume o filhote de cachorro Chihuahua com diferentes pessoas e outros animais ainda nos primeiros anos de vida. O instinto protetor provavelmente vai permanecer, mas será amenizado.
- Relação com crianças e outros animais
O Chihuahua se dá bem com crianças, mas é importante que todas as brincadeiras sejam supervisionadas por um adulto. Apesar de ser bem dócil e amável com a família, esse é um cachorro que pode se estressar com brincadeiras em que ele se sente ameaçado. Nesses casos, a raça Chihuahua pode reagir por instinto. Por isso, o mais indicado é que os pais sempre fiquem de olho na relação do cãozinho com os pequenos.
Perto de outros animais, o Chihuahua pequeno não percebe o tamanho que tem. Ele pode adotar um comportamento mais territorialista para mostrar quem é que manda, mas se for socializado corretamente, consegue conviver bem com outros pets.
- Adestramento
O adestramento do Chihuahua não é difícil, mas é importante ter em mente que esse é um cão com tendência a apresentar um comportamento dominante que precisa ser contornado. Você precisa mostrar que é o líder da casa! Para facilitar os treinamentos, uma boa dica é adotar a técnica do reforço positivo, onde os cães da raça Chihuahua recebem recompensas pelo bom comportamento.
O Chihuahua late muito?
Sim, o cachorro Chihuahua é muito conhecido por latir muito em diferentes situações. Geralmente os latidos de cachorro são para alertar o tutor de alguma situação específica que ele considera perigosa ou porque quer receber atenção. Também pode ser que esses sons dominem a casa quando o Chihuahua não recebe estímulos suficientes para gastar sua energia, ficando entediado e ansioso. Para contornar esse tipo de problema, o ideal é investir no enriquecimento ambiental e treinar corretamente a raça Chihuahua para que os latidos não sejam tão constantes no dia a dia.
6 curiosidades sobre o cachorro Chihuahua
1) O Chihuahua é considerado o menor cachorro do mundo.
2) A socialite Paris Hilton tinha um cachorro da raça Chihuahua chamado Tinker Bell
3) O cachorro Chihuahua conquistou um espaço nas telonas do cinema com os filmes “Legalmente Loira” e “Perdido Pra Cachorro”.
4) Para quem procura uma raça de cachorro pequeno, Chihuahua é uma das melhores companhias.
5) A raça Chihuahua tem maior variedade de cores do que qualquer outra raça. Segundo o American Kennel Club, existem mais de 40 tipos de cores diferentes que são aceitos oficialmente.
6) Os nomes para cachorro Chihuahua normalmente são inspirados na personalidade e aparência do doguinho.







Mais Lidas

Nome de cachorro macho: 100 ideias para chamar o seu novo filhote
Escolher como chamar o seu novo amigo é uma das tarefas mais desafiadoras para os tutores. No caso de nome para cachorro macho, existe uma infinidade de opções que podem entregar as características físicas e até mesmo a personalidade do animal. Com uma boa dose de criatividade e paciência, é possível criar nomes incríveis e bem peculiares - mas é claro que não podemos esquecer dos clássicos e queridinhos entre os pais e as mães de pet.

Pinscher 0, 1, 2 ou miniatura: entenda os tamanhos desse cachorro de raça pequena
Poucos sabem, mas existe uma classificação para determinar cada tipo de Pinscher: tamanhos 0, 1, 2 e 3 são as variações comuns da raça. A numeração que normalmente acompanha o nome da raça do cãozinho pode até parecer estranha, mas é algo que ajuda a diferenciar os tipos de cachorro Pinscher de acordo com as peso e altura. Essa classificação, embora não seja reconhecida oficialmente, é adotada por muitos criadores e pais de pet por aí.

Como identificar o sexo do gato filhote? Saiba diferenciar machos e fêmeas!
A maioria das pessoas acha quase impossível descobrir o sexo do gato filhote. De fato, diferenciar o órgão genital do gato macho e gato fêmea nos primeiros meses de vida não é fácil. Mas descobrir esse "detalhe" é importante antes de levar um filhotinho pra casa. Não parece, mas é muito normal achar que adotou um gato fêmea e descobrir, depois, que se trata de um gato macho. !

Nomes de cachorro fêmea: listamos 200 opções para você nomear a sua cadela
Dar as boas vindas a um pet em casa é ótimo, mas escolher nomes para cachorrinhas pode ser uma tarefa bem desafiadora. São tantas opções que achar um único apelido pode ser complicado. Quando se trata de nome para cachorra fêmea pequena, é comum que os nomes mais fofos e meigos sejam os preferidos entre os tutores. Você pode ir dos mais comuns exemplos de nome de cachorro - Meg ou Belinha - , apostar em um mais excêntrico - Faísca ou Medusa - ou tentar um mais engraçado.
Chihuahua: raça de cachorro tem características físicas únicas
O Chihuahua é um cachorro pequeno: mede em torno de 20 cm e pode pesar até 3 quilos. Existem algumas variações menores ainda, conhecidas como Chihuahua mini ou Chihuahua micro. Com orelhas sempre levantadas e atentas e o focinho pequeno e pontudo, a variação de cores da raça também é grande: é possível encontrar o Chihuahua branco, dourado, preto, marrom e até mesmo avermelhado - alguns podem ser bicolores também. Além das variações de tamanho, também é possível classificar os tipos de Chihuahua de acordo com a sua pelagem, que pode ser longa ou curta.
Quais são os tipos de Chihuahua?
As “raças” de Chihuahua podem ser divididas em duas categorias:
- Chihuahua pelo longo: o Chihuahua de pelo longo é mais raro. Ele tem pelos finos, sedosos, brilhantes e bem compridos. Pode, inclusive, criar franjas nos olhos, orelhas, pescoço, rabo e patas. Os pelos do Chihuahua também podem ter formato ondulado.
- Chihuahua pelo curto: esse é o tipo de Chihuahua mais comum de se ver por aí. É um cão com uma pelagem composta por pelos bem finos, brilhantes, com comprimento curtinho e que fica bem assentado no corpo.
Cuidados com a pelagem do Chihuahua
Não importa se é um Chihuahua pelo longo ou Chihuahua pelo curto: os cuidados com a pelagem do animal não devem ser deixados de lado no dia a dia. A única diferença é a frequência da escovação, que deve ser diária nos animais com pelos longos, e pode ser de duas a três vezes por semana no Chihuahua pelo curto. Isso ajuda a remover a pelagem morta, evitando que ela se espalhe pela casa, como também melhora a aparência do seu peludinho. Também é uma boa hora para verificar se está tudo certo com a pele do cachorro.
Chihuahua: cuidados com o bem-estar e a higiene do cãozinho
-
Roupas: cães da raça Chihuahua são muito sensíveis ao frio e precisam de um aquecimento extra. As roupinhas são uma excelente opção para mantê-lo aquecido.
-
Banho: o ideal é que o Chihuahua tome um banho por mês ou a cada 15 dias. É importante secar o animal muito bem, com toalhas e um secador em temperatura média.
-
Tosa: a tosa higiênica é necessária para o Chihuahua pelo logo. Esse cuidado é para não atrapalhar o animal de enxergar ou fazer suas necessidades.
-
Dentes: não se esqueça de escovar os dentes do cachorro com frequência - pelo menos uma vez por semana -, pois o tártaro pode ser um problema para a raça Chihuahua.
-
Unhas: é necessário cortar as unhas do cachorro Chihuahua entre uma e duas vezes por mês. As garras desse cão crescem rapidamente e é importante observar para apará-las.
-
Vermifugação e antipulgas: ainda que seja um animal caseiro, o Chihuahua precisa estar sempre protegido contra pulgas, carrapatos e vermes. Por isso, vale conversar com o veterinário sobre as recomendações de vermífugos e antipulgas, bem como a frequência.
Ração para Chihuahua: a alimentação do menor cão do mundo é importante
O Chihuahua possui um estômago pequeno e não costuma comer muito - e só isso já significa uma grande economia na ração do mês. O ideal é dar pequenas porções aos poucos ao longo do dia. As rações úmidas também podem ser oferecidas, mas não podem substituir as refeições principais. Para escolher uma boa ração, Chihuahua precisa de alimentos de qualidade e específicos para raças pequenas. Eles vão amar ganhar petiscos, mas esse agrado deve ser dado de acordo com o peso e tamanho do animal: no caso do Chihuahua, uma unidade por dia já é suficiente. A quantidade de água também não deve ser muito grande. Um cão do porte, peso e tamanho do Chihuahua deve ingerir, no máximo, 250 ml por dia.
Saúde geral e expectativa de vida do cachorro Chihuahua
Além da tendência de ter cardiopatias, o Chihuahua tem predisposição genética a problemas pulmonares, hidrocefalia, diabetes canina e/ou hipoglicemia. Além disso, o joelho da raça Chihuahua é frágil e os exercícios devem ser supervisionados, pois esses cães podem sofrer uma luxação ou até mesmo deslocamento da patela. Os olhos dos animais da raça também são muito sensíveis e podem apresentar inflamações como a uveíte e conjuntivite, por isso, demandam a limpeza diária com soro fisiológico.
Com esses cuidados, é mais fácil manter a qualidade de vida e preservar a boa saúde do Chihuahua. Expectativa de vida do animal é de 15 a 20 anos, que é considerada bem alta apesar do tamanho minúsculo.
Chihuahua “bebê”: cuidados importantes e o que esperar do filhote de cachorro
Se você decidir levar um filhote de cachorro Chihuahua para casa, saiba que alguns cuidados são mais do que necessários nesse momento. Para começar, a alimentação do cãozinho deve ser de acordo com a sua faixa etária, bem como o seu porte. Também é importante arrumar um cantinho com absolutamente tudo que o filhote precisa para se adaptar e se sentir em casa, como uma caminha, brinquedos, roupinhas, tapetes higiênicos, comedouro e bebedouro - e muito mais.
Como a raça Chihuahua é pouco resistente ao frio, quando são filhotes esse cuidado deve ser redobrado para que ele não sofra com as baixas temperaturas - qualquer mudança mínima no ambiente já é suficiente para deixá-los com frio. As roupinhas para cachorro fazem muita diferença nesse sentido, além de deixá-los muito fofos.
Ah, e não se esqueça: para iniciar os passeios com segurança, a vacina de cachorro é fundamental, bem como a aplicação de vermífugos e antiparasitários. Agora que você já sabe basicamente como cuidar de um bebê Chihuahua, quanto custa um filhotinho? Respondemos essa pergunta logo aqui embaixo!
Quanto custa um cachorro Chihuahua?
Uma dúvida muito comum entre os apaixonados pela raça é “quanto é um Chihuahua?”. Para adquirir um exemplar da raça, é necessário, em primeiro lugar, avaliar quais são os tipos de Chihuahua e definir qual é aquele que você quer. Veja abaixo as estimativas de valor do cachorro Chihuahua de acordo com o tipo de pelagem:
-
Chihuahua pelo longo: preço pode chegar a R$ 8 mil
-
Chihuahua pelo curto: preço varia entre R$ 1 mil e R$ 6 mil
Além das variações de Chihuahua pelo curto e Chihuahua pelo longo, valor também pode sofrer influência do tamanho do cãozinho. No caso do Chihuahua mini (também chamado de Chihuahua zero), preço tende a ser um pouco mais caro do que exemplares maiores.
Vale lembrar que quando se trata do Chihuahua, valor não é a única coisa que deve ser levada em consideração. Comprar em canis pode ser uma opção, mas é muito importante estar atento ao tipo de tratamento que os animais têm e se o local é realmente de confiança. Além disso, se o preço estiver muito abaixo da média, é bom desconfiar: às vezes não é um Chihuahua puro, mas de raças misturadas.
Raio-x do Chihuahua
- Pelagem: curta ou longa
- Cores: todas as cores são aceitas em tonalidades e combinações, exceto o merle
- Temperamento: amoroso com a família, corajoso, protetor e sempre alerta
- Nível de inteligência: 67º no ranking de inteligência canina
- Nível de energia: alto
- Saúde: cardiopatias, problemas pulmonares, hidrocefalia, diabetes canina e/ou hipoglicemia, luxação de patela, uveíte e conjuntivite são comuns
- Expectativa de vida: 15 a 20 anos
Redação: Karoline Miranda e Juliana Melo
Publicada originalmente em: 14/02/2020
Atualizada em: 21/09/2021
