Diversidade pet

Cegueira repentina em cachorro: o que é, como ocorre e o que fazer?

Publicado - 08 Novembro 2022 - 15h32

Atualizado - 28 Junho 2024 - 14h15

A cegueira em cachorro é uma condição que pode surgir por diferentes motivos. Normalmente trata-se de um quadro derivado de alguma doença que ocasiona a perda progressiva da visão. Em outros, pode acontecer uma cegueira repentina em cachorro. Ou seja, é um problema que acontece inesperadamente, e não de forma gradativa. Isso geralmente abala muito os tutores e o próprio animal, que fica desorientado e sem saber o que está acontecendo.

Mas o que pode causar a cegueira em cachorro “momentânea”? Para entender o que houve e saber como lidar com essa situação da melhor maneira possível, preparamos uma matéria especial com dicas do que fazer em caso de cegueira repentina em cachorro.

Cegueira repentina em cachorro: o que pode ser?

Se você está se perguntando o que causa a cegueira repentina em cachorro, saiba que existem várias possibilidades. Às vezes um acidente ou trauma é o motivo do problema - e, nesses casos, não dá para prever o que vai acontecer. Porém, algumas doenças oculares e endócrinas (como a diabetes) também podem ocasionar esse tipo de cegueira em cachorro. São elas:

Imagem Quiz:Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Catarata - Se for um caso de cegueira repentina em cachorro e retina branca, tem altas chances de ser catarata. Geralmente, a evolução da doença é lenta e progressiva, mas quando se trata da catarata em cachorro derivada da diabetes canina, o quadro evolui rapidamente e pode causar uma cegueira repentina.

Glaucoma - O glaucoma em cachorro é caracterizado pelo aumento da pressão intraocular. Essa alteração pode ser provocada por diferentes fatores, mas costuma deixar o cachorro cego de forma rápida e às vezes irreversível.

Descolamento da retina - É uma das situações mais comuns quando ocorre a cegueira repentina em cachorro. Nesses casos, a retina fica descolada da região anatômica e prejudica a visão do animal. Pode estar relacionado com hipertensão arterial, doenças infecciosas e hemoparasitoses (como doença do carrapato).

Intoxicação por medicamento - A administração errada de alguns remédios pode causar um quadro de cegueira repentina em cachorro. Isso é mais comum com o uso da ivermectina, um antiparasitário muito utilizado para cuidar dos cães e que pode causar cegueira total ou parcial.

Neurite óptica - Esse é um quadro provocado pela inflamação do nervo óptico. Os sintomas incluem a perda total ou parcial da visão, e geralmente o problema se resolve espontaneamente. Ainda assim, é bom buscar entender as causas da inflamação.

Para quem se pergunta se anemia em cachorro causa cegueira, a resposta é não. Embora seja um problema que deve ser tratado para prevenir outras doenças, um cão anêmico não vai ficar totalmente cego do nada.

cegueira repentina em cachorro: cão cego encolhido na caminha
A cegueira repentina em cachorro deve ser avaliada por um veterinário oftalmologista

O que fazer ao se deparar com a cegueira em cachorro?

A cegueira repentina em cachorro é uma situação que preocupa os tutores e precisa de atenção, mas não deve ser motivo de desespero. Nessas horas, o mais importante é dar todo o suporte necessário para o seu pet, que provavelmente está desorientado e abalado. Mesmo sabendo todas as possibilidades do que causa cegueira em cachorro, você deve buscar auxílio de um médico veterinário oftalmologista e nunca automedicar ou tentar tratar o pet por conta própria.

O profissional será responsável por realizar uma série de exames oftálmicos no seu cãozinho para tentar descobrir exatamente o que causou a cegueira repentina no animal e entender a gravidade da situação. Além disso, ele indicará o melhor tratamento, nos casos em que o problema é reversível.

Cegueira em cachorro tem cura?

Na maioria dos casos, sim: a cegueira repentina em cachorro tem cura. Com exceção do glaucoma - que muitas vezes é irreversível - e de acidentes que atingem diretamente o globo ocular, mas os demais quadros normalmente são reversíveis. Para ter o diagnóstico correto, assim como o tratamento mais adequado, basta buscar a orientação de um médico veterinário especializado na área.

Redação: Juliana Melo

Edição: Luana Lopes

Adote um animal

Qual é o maior cachorro do mundo? Conheça 6 raças gigantes que batem recordes no quesito tamanho

Você já se perguntou qual é o maior cachorro do mundo? Existe uma grande variedade de raças com características físicas diferentes, ...

Cachorro

Qual o significado de sonhar com cachorro atacando?

O significado de sonhar com cachorro é muito variado. Não é possível dizer que isso sempre vai representar algo positivo ou negativo...

Cachorro

Quais são os tipos da doença do carrapato em cachorro? Conheça as características de cada uma

A doença do carrapato em cachorro é um dos maiores temores dos tutores. O que nem todo mundo sabe é que existem diferentes tipos da ...

Cachorro

Como identificar a doença do carrapato em cachorro? Vets recomendam prestar atenção a esses 8 sinais na rotina do pet

A doença do carrapato em cachorro é uma das enfermidades mais perigosas e traiçoeiras que existem no universo canino. Infelizmente, ...

Gato

O gato Bengal é selvagem, híbrido ou doméstico? Curiosidades sobre os instintos da raça que parece um leopardo

O gato Bengal é uma das raças mais exóticas que existem por uma razão simples: eles são bem parecidos visualmente com o leopardo, um...

Adote um animal

8 características do Sphynx, o gato sem pelo

A aparência única e charmosa do Sphynx gera muita curiosidade. Afinal, não é todo dia que a gente encontra um gato sem pelo por aí, ...

Adote um animal

Qual é o maior cachorro do mundo? Conheça 6 raças gigantes que batem recordes no quesito tamanho

Você já se perguntou qual é o maior cachorro do mundo? Existe uma grande variedade de raças com características físicas diferentes, ...

Cachorro

Qual o significado de sonhar com cachorro atacando?

O significado de sonhar com cachorro é muito variado. Não é possível dizer que isso sempre vai representar algo positivo ou negativo...

Ver todas