A castração de gato é importante por inúmeros fatores: previne doenças, evita fugas, marcação de territórios, entre outras vantagens.. Muitos donos adiam a castração de gatos por conta do preço, mas sabia que a esterilização pode ser feita gratuitamente em órgãos públicos ou entidades não-governamentais? Muitas universidades de veterinária também oferecem o serviço a preço popular.

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Não tenho pets
Tenho cão
Tenho gato
Tenho cão e gato
Autorizo receber comunicações e publicidade da NESTLÉ®.

A castração é um ato de amor com o seu animal e só traz benefícios! Apesar de simples, não deixa de ser uma cirurgia e, por isso, demanda cuidados específicos no pré-operatório. Separamos as dúvidas mais comuns sobre a preparação para a castração de gatos. Veja abaixo!

Quais os principais cuidados antes da cirurgia de castração de gatos?

Apesar da indicação quase unânime e muitos já virem castrados quando são adotados maiores, a orientação de castração deve vir do veterinário que acompanha o seu gato. Após a indicação, eles pedem uma série de exames para checar a saúde do animal para ter certeza que ele tem condições de passar pela cirurgia e anestesia.

Hemograma completo e eletrocardiograma são os exames mais comuns antes da cirurgia. Após o check-up e a liberação do veterinário, veja o que fazer no pré-operatório:

  • Jejum de 6 horas para água;
  • Jejum de 12 horas para comida;
  • Caixa de transporte para levar o gato;
  • Manta para enrolar o gato após sair da cirurgia, a anestesia costuma dar frio;
  • Colar elizabetano para colocar após a castração.

É normal que o gato fique bastante sonolento após a cirurgia, tenha falta de apetite e episódios de vômito também são muito comuns. Ah, não obrigue o gatinho a comer e beber água, depois do efeito da anestesia, tudo vai voltando ao normal aos poucos.

Quais os benefícios da castração de gatos?


Veja os cuidados que os donos precisam ter antes da castração do gato
Veja os cuidados que os donos precisam ter antes da castração do gato

  • Nas fêmeas, diminui o risco de infecções e câncer de mama e útero;
  • Nos machos, diminui o risco de câncer de próstata;
  • Os gatos não sentem tanta necessidade em marcar território
  • Pode melhorar o comportamento agressivo;
  • Diminui as fugas para acasalamento;
  • Não há o risco de crias indesejadas;
  • Controle populacional dos animais de rua.

A cirurgia de castração de gata fêmea é mais difícil do que para macho?


A castração é benéfica para ambos os sexos, mas a cirurgia da fêmea é mais invasiva do que em machos. Para chegar no útero e ovários, o cirurgião precisa cortar a musculatura da barriga da gatinha. Já nos machos, a castração é feita removendo os testículos da bolsa escrotal, portanto, é mais superficial.

Qual a melhor ração para gatos castrados?


Após a castração é comum os gatos engordarem. Com a retirada dos ovários e dos testículos, a produção hormonal é afetada. Sem esses hormônios, o felino acaba ficando menos ativo e, caso a alimentação não seja adaptada, ele pode, sim, ganhar peso. A primeira reação dos donos é diminuir a quantidade de ração, mas isso pode gerar uma carência de nutrientes, além de deixar o animal com fome. O ideal é optar por uma ração com baixo teor de gordura e rica em fibras para aumentar a saciedade.