O Cane Corso - ou Cani Corso, como também é chamado - é uma raça de cachorro italiana que surpreende a todos com o seu tamanho e pose imponente. Mas sabia que além de musculoso, forte e elegante, esse cachorro grande também pode ser um ótimo amigo de quatro patas? Pois é verdade: o Cane Corso aparenta ter uma personalidade difícil de lidar, mas na verdade é muito carinhoso com a sua família, sendo um fiel escudeiro para todas as horas.

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Não tenho pets
Tenho cão
Tenho gato
Tenho cão e gato
Autorizo receber comunicações e publicidade da NESTLÉ®.

Por isso, para quem procura um cachorro dócil e amigo, mas ao mesmo tempo proteja a casa de possíveis invasores, o Cani Corso é a escolha certa! Que tal conhecer melhor o temperamento e comportamento desse cãozinho? Reunimos várias informações sobre a personalidade da raça, é só continuar lendo!

Cane Corso tem uma postura vigilante, típica de um cão de guarda

Com um olhar atento e desconfiado, o Cane Corso é um verdadeiro cão de guarda. Ele está sempre atento a tudo que acontece ao seu redor e é um cachorro com instinto protetor bem apurado - ou seja, está sempre preparado para defender sua família. Porém, não quer dizer que o Cane Corso seja agressivo - ele só tem uma postura que intimida muita gente, e isso ajuda a afastar visitas indesejadas. Inteligente, ele não tem dificuldade em aprender o que é certo ou errado e por isso o adestramento é um grande aliado.

Mas aqui vai uma curiosidade: apesar de ser um notório cão de guarda, o cachorro gigante Cane Corso não é daqueles que latem muito. As vocalizações só acontecem quando o animal suspeita que há algo de errado e quer alertar o seu tutor o mais rápido possível. Isso vale tanto para a chegada de estranhos perto de casa, como quando ele está com fome e o potinho de ração está vazio.

Para amenizar o instinto protetor do Cane Corso, a socialização é indispensável

Como já foi dito, o cachorro Cane Corso é bem protetor com quem ele ama. Para amenizar esse aspecto, o ideal é que seja feita a devida socialização com o Cane Corso filhote nos primeiros anos de vida. O doguinho precisa estar acostumado a lidar com diferentes tipos de pessoas e animais nessa fase inicial para não estranhar isso na vida adulta - ainda mais se a ideia é transformá-lo em um cão de companhia.

Apesar disso, o Cane Corso é uma raça que se dá muito bem com crianças e é muito afetuoso com quem convive com ele. Fidelidade e amor não vão faltar!


O Cane Corso filhote precisa ser socializado com diferentes situações, pessoas e outros animais
O Cane Corso filhote precisa ser socializado com diferentes situações, pessoas e outros animais

A raça de cachorro Cane Corso não é muito agitada, mas precisa se exercitar

Muita gente acha que os cachorros grandes são sempre muito agitados, mas isso não é uma regra e o Cane Corso prova isso. Apesar do seu tamanho, a raça está longe de ser afobada e possui um temperamento bem tranquilo, no geral. Mas é claro que, assim como qualquer outro animal, os exercícios físicos devem fazer parte da sua rotina. Para gastar a energia do cachorro Cane Corso, uma boa ideia é procurar atividades físicas fora de casa. Passeios, caminhadas, corridas, esportes: tudo isso estimula o cãozinho.

A intensidade desses exercícios deve ser maior do que a de um cachorro de porte médio ou pequeno, pois o que não falta nessa raça é disposição. Apesar disso, tenha em mente que o Cane Corso dificilmente vai apresentar algum comportamento destrutivo ou muito agitado se gastar a energia corretamente.

Cane Corso: preço varia de acordo com características físicas e o canil escolhido

Assim como acontece com outras raças de cachorro, o preço do Cani Corso vai depender principalmente de alguns fatores como sexo, cores dos pelos e a linhagem a qual o cão pertence. Se ele for descendente de campeões, costuma ser mais caro. O mesmo vale para fêmeas, que normalmente têm um custo mais elevado do que os machos. Mas, de maneira geral, o preço do Cane Corso varia entre R$ 3 mil e R$ 6.

A escolha do canil de cachorro também influencia nesse valor, já que são eles que definem o preço de cada pet, podendo custar mais ou menos do que a estimativa inicial. No entanto, lembramos que é fundamental procurar um lugar de confiança para garantir que não há maltrato de animais.

Redação: Juliana Melo