Cachorro

Câncer em cães e gatos: como a nutrição auxilia no tratamento de pacientes oncológicos? Veja o que dizem os especialistas!

Publicado - 06 Janeiro 2025 - 14h38

Atualizado - 06 Janeiro 2025 - 14h38

Foto do Lucas Oliveira - Médico Veterinário

Lucas Oliveira / Médico Veterinário

CRMV-SP: 63361

Médico Veterinário formado pela Universidade de São Paulo (USP). Durante a graduação se envolveu em projetos voltados a Nutrição de Cães e Gatos, dentre eles o Programa Jovens Veterinários de Nestlé Purina. Atualmente atua na indústria de pet food como Representante de Informação Veterinária em Nestlé Purina. 

Foto da Laura Furtado - Redatora

Laura Furtado / Redatora

Jornalista em formação pela Universidade Federal Fluminense (UFF), em Niterói. Desde pequena, sempre tive um amor e carinho especial por todos os animais. Quando completei 6 anos, meus pais me presentearam com um cãozinho da raça Bichon Frisé que chamamos de Billy. Foi o dia mais feliz da minha vida, fiquei horas chorando sem acreditar que ele era meu. Billy viveu 14 anos com a gente, mas virou uma estrelinha em 2019 depois de uma história linda ao nosso lado.

Em 2019, ganhei da minha sogra uma Dachshund, o famoso salsichinha, e desde então minha vida voltou a fazer sentido. Pode parecer clichê, mas nada explica o sentimento de amor e carinho que ter um pet proporciona. Nós decidimos chamar ela de Teteia, e não poderia existir nome melhor pra descrever ela. Teteia significa moça atraente, e a minha Teteia salsicha é realmente a coisa mais linda do mundo, além de ser extremamente carinhosa, companheira e engraçada.

Em 2023, participei de uma entrevista e entrei para o time do Patas da Casa. Fiquei muito feliz, porque sempre tive afinidade e carinho pelos animais, e não há nada melhor do que escrever sobre coisas que a gente ama, né. Me identifiquei de cara com os valores do Patas e sempre considerei o projeto de suma importância para tutores que, assim como eu, buscam se informar para garantir o melhor para os pets. Desde então, cada dia tem sido um aprendizado, e sou muito feliz por fazer parte de um projeto tão especial quanto o Patas.

• Filme com animal preferido: “Marley e Eu”
• Uma raça de cachorro: Vira-lata
• Uma raça de gato: Siamês
• A curiosidade favorita sobre cachorros: Os cães de suporte emocional podem agir como 'terapeutas', ajudando pacientes com ansiedade, depressão, autismo e estresse pós-traumático
• A curiosidade favorita sobre gatos: Os gatinhos tem efeitos positivos na sáude mental e física dos humanos
• Sobre o que mais gosta de escrever no universo pet: Comportamento animal
• Um aprendizado: Adotar cachorro ou gato pode mudar a vida das pessoas e dos animais para melhores, trazendo muito amor e felicidade
• Nome de pet favorito: Larica

O câncer em cachorro e em gato é uma das doenças mais temidas entre os tutores, não apenas pelo impacto dos sintomas na vida do animal, como também pelos desafios que o tratamento exige. Para curar a doença, muitos pets precisam passar por terapias agressivas que afetam a qualidade de vida do animal, como é o caso da quimioterapia e radioterapia.

No entanto, avanços na medicina veterinária mostram que, além de medicamentos e terapias, a nutrição desempenha um papel fundamental no combate da doença. Alguns ajustes na alimentação dos cães e gatos podem melhorar a resposta do animal ao tratamento, reduzir efeitos colaterais e até prolongar a vida desses pets. Para entender melhor como a nutrição pode auxiliar no tratamento de gato e cachorro com câncer, conversamos com o médico veterinário Lucas Oliveira. Veja o que eles nos contou!

Entenda por que a alimentação é fundamental no tratamento do câncer em cachorro e gato

O câncer em cachorro e gato é uma doença caracterizada pelo surgimento de uma massa que pode ser tanto maligna ou benigna, conhecida como tumor. Essa massa surge quando ocorre uma multiplicação anormal de células no organismo do animal. Apesar de não saberem exatamente o que causa o câncer, estudos já mostraram que alguns fatores podem contribuir para o desenvolvimento da doença, como a genética, alteração hormonal, estilo de vida, exposição solar e até a má alimentação.

Imagem Quiz:Como você escolhe a ração do seu cachorro? Faça o teste e descubra!

Como você escolhe a ração do seu cachorro? Faça o teste e descubra!

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Você tem pets?

No entanto, o que nem todo mundo sabe é que uma dieta equilibrada não só reduz os fatores de risco relacionados ao câncer, como também auxilia durante o tratamento. “A nutrição está intimamente relacionada ao câncer, pois condições como obesidade e dieta ruim, por exemplo, são fatores de risco para o desenvolvimento de câncer. Dessa forma, uma nutrição balanceada pode auxiliar no tratamento, melhorando a resposta do paciente às terapias, reduzindo possíveis efeitos colaterais e aumentando o tempo de sobrevida do paciente”, explicou Lucas.

O que é a nutrição terapêutica e como ela auxilia no combate do câncer em cachorro e gato?

cachorro idoso comendo ração
A nutrição terapêutica auxilia no tratamento de um gato ou cachorro com câncer

A nutrição terapêutica é uma abordagem alimentar voltada para auxiliar no tratamento de doenças em animais, como cães e gatos com câncer. Também chamada erroneamente de nutrição farmacológica ou medicamentosa, ela funciona como um complemento no tratamento médico dos pacientes.  

Segundo o veterinário Lucas Oliveira, os sinais clínicos e a velocidade da evolução das diversas doenças, como no caso do câncer, podem diminuir apenas com esses ajustes na alimentação. Mas como isso funciona? Essa estratégia utiliza alimentos específicos, conhecidos como alimentos coadjuvantes, que podem estar presentes na ração para cachorro e gato desenvolvida especialmente para os animais diagnosticados com câncer.

Nutrientes presentes na ração para cachorro e gato são indispensáveis na luta contra o câncer  

Você provavelmente deve estar se perguntando quais são os nutrientes presentes na ração para gato e cachorro que apresentam essa capacidade de ajudar no tratamento de pacientes oncológicos. Para entender melhor como a nutrição terapêutica auxilia nesses casos, Lucas Oliveira revelou: “Cães e gatos com câncer podem se beneficiar através de uma dieta rica em proteínas, composta por carboidratos complexos ricos em fibra e baixa em carboidratos simples. Mas além disso, existem diversas substâncias chamadas de “nutracêuticos” que são encontradas em alimentos e possuem propriedades terapêuticas”.

De acordo com Lucas, um dos nutracêuticos mais indicados é o ômega 3, que tem a capacidade de reduzir inflamação, reduzir o crescimento do tumor e melhorar o apetite do paciente, dentre muitas outras.  No entanto, ele reforça que cada tipo de câncer é único, e por isso, a alimentação precisa ser adaptada para cada paciente. Ele recomenda que os tutores de cães e gatos diagnosticados com câncer levem o pet até um médico veterinário nutrólogo, pois ele é o profissional mais indicado para elaborar um plano nutricional adequado para o animal.

O câncer em cachorro e gato causa a perda de apetite no animal

Um desafio do câncer em cachorro e gato é que essa condição geralmente provoca a perda do apetite do animal. Por isso, nem sempre é fácil  convencer o pet a consumir a ração para cachorro e gato indicada para pets com câncer. O especialista contou que, devido a esse problema, é comum pacientes com câncer desenvolverem anorexia. Como consequência, o animal também pode desenvolver a caquexia, condição na qual ele apresenta perda de massa muscular, o que favorece o crescimento do tumor e reduz o tempo de sobrevida.

Em casos assim, é fundamental que os tutores levem o animal para uma consulta veterinária. O profissional vai dar dicas de como estimular o apetite do pet e pode indicar suplementos e vitaminas para cachorro e gato para fortalecer a saúde do animal.

Quanto tempo de vida tem um cachorro com câncer ou gato?

Definir quanto tempo de vida tem um cachorro com câncer ou um gato é algo muito relativo. De acordo com Lucas, isso depende muito do tipo de câncer do animal, se há presença de metástase para linfonodos ou outros órgãos, da resposta de cada paciente ao tratamento e vários outros fatores. Ou seja, não dá pra definir exatamente quanto tempo vive um gato com câncer ou cachorro, já que isso pode variar.
 

10 raças de cachorro para quem mora sozinho: os melhores pets para te fazer companhia

Sempre quis adotar um pet, mas não tem ideia de quais raças de cachorro são as mais indicadas para quem mora sozinho? Calma que vamo...

As 7 raças de cachorro menos independentes: eles têm mais chances de desenvolver ansiedade de separação

A lealdade e o companheirismo são características comuns aos cães, mas algumas raças de cachorro se destacam quando o assunto é o ap...

As 8 raças de cachorro mais briguentas: eles são reativos e precisam de um cuidado maior na socialização e adestramento

Todas as raças de cachorro apresentam características diferentes entre si, tanto físicas quanto comportamentais. Algumas raças de cã...

As 10 raças de cachorro que vivem mais tempo: estudo revela os cães com maior expectativa de vida

Afinal, um cachorro vive quantos anos? Por mais que a nossa vontade seja que nossos amigos caninos sejam eternos, essa é uma questão...

10 raças de cachorro para quem mora sozinho: os melhores pets para te fazer companhia

Sempre quis adotar um pet, mas não tem ideia de quais raças de cachorro são as mais indicadas para quem mora sozinho? Calma que vamo...

As 7 raças de cachorro menos independentes: eles têm mais chances de desenvolver ansiedade de separação

A lealdade e o companheirismo são características comuns aos cães, mas algumas raças de cachorro se destacam quando o assunto é o ap...

As 8 raças de cachorro mais briguentas: eles são reativos e precisam de um cuidado maior na socialização e adestramento

Todas as raças de cachorro apresentam características diferentes entre si, tanto físicas quanto comportamentais. Algumas raças de cã...

O que acontece quando separa um filhote de gato da ninhada e da mãe?

É consenso que todo filhote de gato é uma fofura, mas ele também é uma criatura que depende profundamente da mãe e dos irmãos nas pr...

Ver todas