O câncer em cachorro é um problema de saúde agressivo, com tratamento delicado e que demanda muita força - do pet e dos tutores - para ser vencido. Entender o básico sobre as características e sintomas de tumor em cachorro é muito importante. Afinal de contas, detectar os sinais de câncer canino com o máximo de antecedência possível fará toda a diferença no tratamento e recuperação do seu amigo de quatro patas. A gente reuniu aqui os principais sintomas associados ao câncer canino que merecem atenção!

Câncer canino: sintomas de diarreia, vômito e sangramento  recorrentes indicam problemas graves

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Não tenho pets
Tenho cão
Tenho gato
Tenho cão e gato
Autorizo receber comunicações e publicidade da NESTLÉ®.

Diarreia, vômitos e sangramento são três sinais graves que geralmente indicam problemas de saúde sérios para os cães, incluindo o câncer canino, principalmente se for um quadro recorrente. A secreção com pus, sangramento contínuo e diarreia repentina são sintomas que, principalmente quando ocorrem juntos, indicam que o tutor leve o pet ao veterinário com urgência. Ao perceber esses problemas, reveja também a alimentação do seu cãozinho, pois na maioria dos casos esses sintomas indicam complicações no trato digestivo do animal.

Baixa cicatrização pode ser indicativo de câncer canino

Um tumor em cachorro pode reduzir a capacidade de cicatrização dele. Caso seu cão se machuque ou apresente feridas na pele, observe atentamente se elas estão demorando mais que o normal para sararem. De modo geral, as feridas que não cicatrizam, decorrentes de processos inflamatórios e infecciosos, costumam ser resultantes de doenças de pele. A condição do cãozinho faz muita diferença para o agravamento das complicações. Por isso, ao perceber esse sintoma consulte o médico veterinário de confiança para investigar melhor.


Câncer canino: sintomas como mau cheiro na região da boca, genitália e orelha devem ligar o alerta dos tutores
Câncer canino: sintomas como mau cheiro na região da boca, genitália e orelha devem ligar o alerta dos tutores

Tumor em cachorro pode provocar convulsões

As convulsões, principalmente quando ocorrem no cachorro idoso, podem indicar um caso de câncer canino. Sempre fique atento caso seu doguinho apresente ações incontroladas de mastigação ou mordidas. Durante a convulsão, o cãozinho terá tremores por todo o corpo e precisará do suporte do tutor para evitar que ele se machuque. Segure a cabeça dele e, em hipótese alguma, coloque a mão na boca dele para não ser mordido. Depois da crise é normal que o cachorro fique confuso e até perca um pouco dos sentidos. 

Câncer em cachorro: fique atento às alterações bucais

É importante sempre observar a boca do seu cachorro. Observe sempre se o animal apresenta alterações bucais, como mudança de cor da gengiva, sangramento, caroços, mau cheiro e feridas. Esses sinais podem ser indicativos de um câncer canino bucal. No dia a dia é importante ficar atento aos comportamentos do cachorro na hora da alimentação, principalmente se ele apresenta algum desconforto na mastigação.

Perda de peso repentina pode ter relação com câncer canino

A perda de peso excessiva e repentina deve ligar o alerta do tutor de que algo está errado. Esse sinal também pode ser decorrente de um câncer em cachorro.

Sintomas como dores, desmaios e odores atípicos na orelha e genital podem ser indicativos para diversos tipos de tumor em cachorro. Esteja sempre atento e deixe os check-ups de seu animal de estimação sempre em dia. Lembre-se que quanto mais cedo o câncer canino for descoberto, mais chances o seu amigo terá de se recuperar.

Redação: Hyago Bandeira