Quem convive com um gato sabe que ele vive buscando lugares quentinhos pela casa para se aconchegar, principalmente no inverno. Isso acontece porque os felinos têm a temperatura corporal naturalmente mais alta que a dos humanos e, durante os meses frios, sentem bastante desconforto com a temperatura externa. É aí que uma cama para gato confortável, isolada do chão gelado e feita com materiais que retêm calor pode fazer toda a diferença no bem-estar do pet nessa época do ano.
Além de garantir conforto térmico, a caminha para gato também oferece segurança e tranquilidade. Afinal, gatos gostam de rotina e de ter um espaço só deles para dormir e relaxar. E sabe o que é melhor? Atualmente, existem vários modelos pensados especialmente para as necessidades felinas, como a caminha toca para gatos (ou iglu), que protege do frio e ainda proporciona aquele esconderijo aconchegante, ou a charmosa caminha de janela para gatos, que permite aproveitar o solzinho mesmo nos dias gelados.
Para te ajudar a proporcionar mais conforto para o seu felino no inverno, o Patas da Casa separou 5 modelos de cama para gato perfeitos para dias frios — incluindo uma dica bônus de como fazer cama para gato com itens simples que você já tem em casa e gastando bem pouco. Confira!
1) Iglu ou caminha toca para gatos: o esconderijo dos sonhos!

A caminha toca para gatos, também chamada de iglu ou casinha, é uma das favoritas entre os felinos. Com formato fechado, ela cria uma sensação de abrigo, protegendo do frio e oferecendo aquela privacidade que os gatos tanto valorizam. Prefira modelos com forro de fleece ou microfibra para deixar o interior ainda mais macio e quentinho.
2) Caminha de janela para gatos proporciona calor e aconchego

Durante o inverno, os felinos adoram tomar banho de Sol para se aquecerem e a caminha de janela para gatos é ideal para isso! Com ventosas que se fixam no vidro, ela permite que o pet fique observando o movimento lá fora enquanto aproveita os raios solares pela manhã. Há diversos modelos deste tipo de cama e você ainda pode colocar uma mantinha em cima para garantir mais conforto térmico.
3) Cama suspensa para gatos é opção fora do óbvio

A cama suspensa para gatos é perfeita para quem quer unir funcionalidade e estilo. Além de super charmosa, ela mantém o gato longe do chão gelado, algo fundamental nos dias frios. Outra vantagem desse modelo é que ele pode ser instalado facilmente nos pés das cadeiras ou mesas, e muitos ainda contam com tecido acolchoado ou pelúcia térmica para aquecer os gatinhos.
4) Caminha para gato tipo ninho tem formato envolvente

O modelo ninho tem bordas mais altas, que ajudam a manter o calor ao redor do corpo do gato. É perfeito para aquele cochilo enrolado que eles adoram. Se essa for sua escolha, aposte em uma caminha para gato com enchimento generoso e tecido macio para garantir máximo conforto no inverno.
5) Cama para gato tipo saco de dormir: para pets mais friorentos

Esse modelo é praticamente um cilindro ou um envelope de cobertor: o gato entra e se esconde lá dentro, ficando totalmente envolto pelo tecido macio e quentinho. Funciona como um saco de dormir felino, ideal para os animais que gostam de se esconder. E o melhor é que ele pode ser colocado em qualquer cantinho da casa, até mesmo em cima do sofá ou da cama.
Como fazer cama para gato em casa (fácil e econômica!)
Apesar de existirem diferentes modelos de cama para gato, que combinam com vários estilos de gatos e com todo tipo de orçamento, é possível colocar a mão na massa e fazer sua própria caminha “caseira”. Você pode se basear nos tipos que apresentamos acima ou então inovar com uma ideia simples que utiliza itens que você já tem em casa. Para isso, você vai precisar de uma blusa de moletom velha, uma almofada ou enchimento (tipo fibra siliconada), linha e agulha.
Como fazer cama para gato: coloque a almofada dentro da blusa (na parte do corpo). Encha as mangas com a fibra ou outra almofada fina. Dobre as mangas para formar uma volta ao redor da almofada central e costure ou prenda com linha grossa. Ajuste os punhos para criar uma borda fofa — e pronto! Uma caminha improvisada, macia e reutilizando materiais!
Se preferir, dá para usar ainda outros materiais que podem ser transformados em uma cama para gato, como caixotes (de madeira ou de plástico), caixas de papelão ou até mesmo cestas de vime que você não usa mais. O importante é criar um espaço bem quentinho e confortável para que o felino enfrente os dias frios com aconchego e carinho.