Cuidados dos animais

Cama para gato: 5 opções quentinhas para aquecer seu pet no inverno (+ dica extra de como fazer uma em casa)

Publicado - 20 Julho 2025 - 19h31

Atualizado - 22 Julho 2025 - 15h32

Foto de Adriana Douglas - Redatora

Adriana Douglas / Redatora

Jornalista formada desde 2010 pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, sou especialista na cobertura de temas diversos, que vão de saúde a estilo de vida, passando pelo universo pet em muitas ocasiões. Os animais, inclusive, são uma das minhas grandes paixões na vida, sendo que um sonho meu é abrir um santuário de animais junto com meu irmão veterinário, onde eu possa cuidar e dar muito carinho a todo tipo de bicho.

Sou uma gateira assumida: meu primeiro gatinho, Nano, chegou em casa quando eu tinha uns 5 anos de idade. Ele foi um gato cheio de personalidade, todo branco, de olhos amarelos, que viveu quase 18 anos. Depois, vieram outros três: Neno (“sialata” muito amoroso e bonzinho), Nino (dengoso, mas meio nervosinho) e Nina (uma gata tricolor medrosa, que adora dormir dentro dos armários).

Em 2018, uma gatinha de rua resolveu “adotar” a família do meu marido e passou a morar com meus sogros. Chamada Tigrinha (por causa do seu pelo), ela é de longe a gata mais amorosa, mansa e dengosa que existe. Essa gatinha, que nasceu com o rabinho curto, teve duas ninhadas de gatinhos conosco. Dos 9 filhotes, acabei ficando com dois: Milk (um macho preto e branco rajado peludão) e Shake (uma fêmea tricolor com “luvinhas” brancas). São meus “Pururucos”, meus filhos mansinhos e dengosos.

Eu poderia passar horas falando sobre gatos e toda espécie de bicho (também já resgatei uma calopsita na rua, que virou pet do meu irmão). E é por isso mesmo que é uma grande satisfação ser colaboradora do Patas da Casa!

• Filme com animal preferido: “A Dama e o Vagabundo”
• Uma raça de cachorro: Labrador
• Uma raça de gato: Vira-lata
• A curiosidade favorita sobre cachorros: Os filhotes de cachorro normalmente choram porque sentem saudade da mãe e dos seus irmãos.
• A curiosidade favorita sobre gatos: Os gatos afofam as cobertas e os humanos por uma lembrança do que faziam quando filhotes durante a amamentação.
• Sobre o que mais gosta de escrever no universo pet: Raças de gatos e cachorros
• Um aprendizado: Os animais são excelentes companhias e parceiros fiéis para toda a vida!
• Nome de pet favorito: Meleca

Quem convive com um gato sabe que ele vive buscando lugares quentinhos pela casa para se aconchegar, principalmente no inverno. Isso acontece porque os felinos têm a temperatura corporal naturalmente mais alta que a dos humanos e, durante os meses frios, sentem bastante desconforto com a temperatura externa. É aí que uma cama para gato confortável, isolada do chão gelado e feita com materiais que retêm calor pode fazer toda a diferença no bem-estar do pet nessa época do ano.

Além de garantir conforto térmico, a caminha para gato também oferece segurança e tranquilidade. Afinal, gatos gostam de rotina e de ter um espaço só deles para dormir e relaxar. E sabe o que é melhor? Atualmente, existem vários modelos pensados especialmente para as necessidades felinas, como a caminha toca para gatos (ou iglu), que protege do frio e ainda proporciona aquele esconderijo aconchegante, ou a charmosa caminha de janela para gatos, que permite aproveitar o solzinho mesmo nos dias gelados.

Para te ajudar a proporcionar mais conforto para o seu felino no inverno, o Patas da Casa separou 5 modelos de cama para gato perfeitos para dias frios — incluindo uma dica bônus de como fazer cama para gato com itens simples que você já tem em casa e gastando bem pouco. Confira!

Imagem Quiz:Seu gato está comendo mais do que deveria?

Seu gato está comendo mais do que deveria?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Você tem pets?

1) Iglu ou caminha toca para gatos: o esconderijo dos sonhos!

Gato tigrado dentro de caminha iglu
Cama para gato tipo iglu é um dos modelos favoritos dos felinos

A caminha toca para gatos, também chamada de iglu ou casinha, é uma das favoritas entre os felinos. Com formato fechado, ela cria uma sensação de abrigo, protegendo do frio e oferecendo aquela privacidade que os gatos tanto valorizam. Prefira modelos com forro de fleece ou microfibra para deixar o interior ainda mais macio e quentinho.

2) Caminha de janela para gatos proporciona calor e aconchego

Gato branco e laranja em cima de caminha de janela olhando para fora
Caminha de janela para gatos permite banhos de Sol com vista para fora

Durante o inverno, os felinos adoram tomar banho de Sol para se aquecerem e a caminha de janela para gatos é ideal para isso! Com ventosas que se fixam no vidro, ela permite que o pet fique observando o movimento lá fora enquanto aproveita os raios solares pela manhã. Há diversos modelos deste tipo de cama e você ainda pode colocar uma mantinha em cima para garantir mais conforto térmico.

3) Cama suspensa para gatos é opção fora do óbvio

Gato laranja deitado em cama suspensa com estampa de onça
A cama suspensa para gatos pode ser instalada nos pés de uma cadeira

A cama suspensa para gatos é perfeita para quem quer unir funcionalidade e estilo. Além de super charmosa, ela mantém o gato longe do chão gelado, algo fundamental nos dias frios. Outra vantagem desse modelo é que ele pode ser instalado facilmente nos pés das cadeiras ou mesas, e muitos ainda contam com tecido acolchoado ou pelúcia térmica para aquecer os gatinhos.

4) Caminha para gato tipo ninho tem formato envolvente

Gato laranja deitado em caminha cinza e branco no chão
Caminha para gato tipo ninho é aconchegante e confortável

O modelo ninho tem bordas mais altas, que ajudam a manter o calor ao redor do corpo do gato. É perfeito para aquele cochilo enrolado que eles adoram. Se essa for sua escolha, aposte em uma caminha para gato com enchimento generoso e tecido macio para garantir máximo conforto no inverno.

5) Cama para gato tipo saco de dormir: para pets mais friorentos

Gato rajado dentro de saco de dormir no sofá
Cama para gato tipo saco de dormir é prática e quentinha

Esse modelo é praticamente um cilindro ou um envelope de cobertor: o gato entra e se esconde lá dentro, ficando totalmente envolto pelo tecido macio e quentinho. Funciona como um saco de dormir felino, ideal para os animais que gostam de se esconder. E o melhor é que ele pode ser colocado em qualquer cantinho da casa, até mesmo em cima do sofá ou da cama.

Como fazer cama para gato em casa (fácil e econômica!)

Apesar de existirem diferentes modelos de cama para gato, que combinam com vários estilos de gatos e com todo tipo de orçamento, é possível colocar a mão na massa e fazer sua própria caminha “caseira”. Você pode se basear nos tipos que apresentamos acima ou então inovar com uma ideia simples que utiliza itens que você já tem em casa. Para isso, você vai precisar de uma blusa de moletom velha, uma almofada ou enchimento (tipo fibra siliconada), linha e agulha.

Como fazer cama para gato: coloque a almofada dentro da blusa (na parte do corpo). Encha as mangas com a fibra ou outra almofada fina. Dobre as mangas para formar uma volta ao redor da almofada central e costure ou prenda com linha grossa. Ajuste os punhos para criar uma borda fofa — e pronto! Uma caminha improvisada, macia e reutilizando materiais!

Se preferir, dá para usar ainda outros materiais que podem ser transformados em uma cama para gato, como caixotes (de madeira ou de plástico), caixas de papelão ou até mesmo cestas de vime que você não usa mais. O importante é criar um espaço bem quentinho e confortável para que o felino enfrente os dias frios com aconchego e carinho.

Alimentação

Gato filhote precisa de mais proteína? Entenda a importância para o crescimento saudável, segundo veterinários

Durante os primeiros meses de vida, o gato filhote passa por um ritmo intenso de crescimento e desenvolvimento, tanto físico quanto ...

Alimentação

Como saber se seu gato precisa de ração hipoalergênica? Veterinária esclarece os principais sinais

A alergia alimentar em gatos é um problema relativamente comum, geralmente causado pelo consumo de rações no dia a dia. Essa condiçã...

Comportamento

Gatos são mesmo frios? A verdade sobre o comportamento afetivo dos felinos

Quem nunca ouviu alguém dizer que os gatos são frios? A fama de que os felinos são independentes, reservados e até antissociais atra...

Gato

Caspa em gato: quais são as causas e os principais cuidados para eliminar as casquinhas no pelo

Notar pequenos pontinhos brancos no pelo do gato pode deixar qualquer tutor em dúvida: será apenas sujeira ou algum problema de pele...

Cachorro

Cães podem ter intolerância a glúten? Veterinária esclarece os sintomas, diagnóstico e cuidados

Muita gente associa o glúten apenas a problemas digestivos em humanos, mas você sabia que seu cão também pode ter reações a essa pro...

Cachorro

Infecção urinária em cachorro: veterinária explica como a alimentação pode ajudar no tratamento

Quando um cachorro começa a fazer xixi fora do lugar, em pequenas quantidades ou até com a presença de sangue, pode ser sinal de que...

Cachorro

Sachê para cachorro: veterinária lista 5 motivos para oferecer a ração úmida todos os dias

Muitos tutores têm o hábito de complementar a alimentação de seus cães com a chamada ração úmida, principalmente como uma forma de a...

Alimentação

Gato filhote precisa de mais proteína? Entenda a importância para o crescimento saudável, segundo veterinários

Durante os primeiros meses de vida, o gato filhote passa por um ritmo intenso de crescimento e desenvolvimento, tanto físico quanto ...

Ver todas
Imagem Quiz:Seu gato está comendo mais do que deveria?

Seu gato está comendo mais do que deveria?

Preencha todos os campos para participar. Quiz
Saiba mais
Imagem Quiz:Seu gato está comendo mais do que deveria?

Seu gato está comendo mais do que deveria?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Você tem pets?