A rotina é uma das coisas que mais influenciam no bem estar de um gatinho que é criado em casa e isso sempre vai incluir a limpeza da caixa de areia — um dos objetos mais importantes no dia a dia do animal. Dependendo do tipo de preenchimento usado, a rotina de retirada do xixi e do cocô varia mas, em todos os casos, é necessário estabelecer um momento para trocar completamente o conteúdo, descartar todos os resíduos e lavar a caixa de areia. Mesmo que o descarte feito pela maior parte das pessoas seja na lixeira comum, você pode optar por versões mais sustentáveis do que essa. Dá uma olhada aqui embaixo para descobrir! 

Areia de gato biodegradável: uma opção mais sustentável

A opção mais simples de fazer algo tão necessário no cotidiano do seu gato ser mais sustentável é optar pelas versões de areia que têm como propriedade serem biodegradáveis. Geralmente, elas são compostas por grãos de origem vegetal e orgânica, que levam menos tempo se decompondo na natureza depois do descarte. Além disso, seu gatinho ainda corre menos risco de desenvolver uma alergia aos componentes da areia. 

A areia de gato feita de granulado de madeira também é uma opção biodegradável para quem está preocupado com a sustentabilidade. Os grãos de pinus desse tipo são originados de reflorestamento e podem ser descartados no vaso sanitário. Além disso, a manutenção é bem prática, já que eles dissolvem e viram um pó o entrar em contato com a urina.


As opçãos naturais de preenchimento para a caixa de areia são ótimas para quem quer ser sustentável
As opçãos naturais de preenchimento para a caixa de areia são ótimas para quem quer ser sustentável

Você também pode substituir a areia de gato tradicional por farinha de mandioca 

Como todas as coisas permanentes nas rotinas dos gatinhos, essa mudança precisa de uma fase de adaptação e testes, mas é completamente possível trocar a areia industrializada por farinha de mandioca — em grãos grossos ou finos. Além de ser mais barata, essa opção não causa impacto ecológico no descarte e, assim como o granulado de madeira, também pode ser eliminada pelo vaso sanitário. O ideal é que você vá fazendo a troca devagar, misturando os dois produtos e prestando atenção em como o seu gato vai reagir. Se correr tudo bem, faça a troca completa. Esse cuidado é essencial para evitar que o animal rejeite a caixa de areia e acabe fazendo xixi e cocô fora do lugar ou prendendo por muito tempo. 

Se o gato se adaptar, você pode usar um tapetinho higiênico lavável

Sabe o tapete higiênico que é usado por muita gente que cria o cachorros dentro de casa? Ele também pode ser uma opção mais ecológica de banheirinho para o seu gato — mas vai depender da personalidade do animal. Como os felinos têm o instinto de enterrar as fezes para "encobrir rastros", algo que seria muito útil na vida selvagem, pode ser que eles achem estranho no início, mas o costume não é impossível de aparecer. Assim, você vai poder retirar o cocô e descartar pelo vaso sanitário enquanto o xixi pode ser lavado normalmente. 

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Não tenho pets
Tenho cão
Tenho gato
Tenho cão e gato
Autorizo receber comunicações e publicidade da NESTLÉ®.