Você já pensou em usar o granulado de madeira na caixa de areia do gato? Dentre os tipos de areia para gato, o material tem se tornado cada vez mais popular entre os pais e mães de pet. Apesar desse tipo de areia para gatos fazer sucesso, ainda existem muitas dúvidas sobre o produto. Como usar granulado de madeira para gatos da maneira correta? O material é higiênico? Como limpar corretamente? O Patas da Casa te responde essas e outras dúvidas!

1) Para que serve o granulado de madeira para gatos?

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Não tenho pets
Tenho cão
Tenho gato
Tenho cão e gato
Autorizo receber comunicações e publicidade da NESTLÉ®.

O granulado de madeira é um tipo de areia para gatos para ser colocada na caixinha de areia. Ele serve como um local onde o gatinho poderá fazer suas necessidades fisiológicas de maneira higiênica. A areia de gato de madeira é, então, um dos possíveis substratos que servem como o terreno perfeito para os felinos eliminarem e esconderem seus dejetos dentro de casa sem sujeira.

2) Quanto tempo dura o granulado de madeira?

A areia de madeira para gatos possui uma boa vantagem em relação à durabilidade. Ela consegue durar muito mais que outros tipos de areia. Um pacote de 2Kg, por exemplo, rende o mesmo que um de 15 Kg de areia comum. Ou seja, dura bem mais!

3) Quais os benefícios do granulado de madeira para gatos?

A areia de gato granulado de madeira possui inúmeros benefícios para o animal, para o dono e até mesmo para o meio ambiente. Dentre os principais estão:

  • Biodegradabilidade: o granulado de madeira é formado por um material natural que não oferece riscos à saúde do seu amigo felino. Por isso, pode ser usado por filhote de gato e adultos sem problemas. O granulado de madeira ainda pode ser descartado sem causar danos ao ambiente!
  • Facilidade de limpeza: o granulado de madeira vira um pó ao entrar em contato com o xixi do gato, que pode ser facilmente coletado ou peneirado na limpeza da caixa de areia. Além disso, o granulado de madeira tem alta capacidade de absorção da urina, impedindo que o felino suje a casa com as patinhas depois de fazer as necessidades.
  • Custo: a areia para gato granulado possui ótimo custo-benefício. Um saco de 2Kg que, como explicamos, dura muito mais que uma areia normal, pode ser encontrado por até R$10!
  • Inibe odores: o granulado de madeira possui ainda a capacidade de inibir os odores que vem da urina e das fezes do gato. Com isso, impede que o cheio ruim fique pela casa e deixa a caixinha mais higiênica para o pet.

O uso do granulado de madeira para gatos requer limpeza frequente na caixinha de areia
O uso do granulado de madeira para gatos requer limpeza frequente na caixinha de areia

4) Granulado de madeira para gatos é mais sustentável?

Assim como a areia biodegradável encontrada no pet shop, o granulado de madeira para gatos também tem essa característica: sua composição é de grãos de madeira pinus, um componente natural que muitas vezes vem do reflorestamento. Por ser biodegradável, você pode descartar o pó do granulado de madeira no vaso sanitário e dar descarga, sem causar nenhum dano ao meio ambiente. Ou seja, o granulado de madeira é a opção perfeita para quem quer adotar práticas sustentáveis no dia a dia.

5) Como limpar granulado de madeira?

A limpeza da caixa de areia com granulado de madeira requer alguns cuidados frequentes. Esse tipo de "areia" para gato vira um pó ao entrar em contato com o xixi do animal e precisa ser peneirada diariamente para evitar o mau cheiro e até a sujeira no ambiente. Para isso, pode usar uma peneira para granulado de madeira ou recolher com uma pazinha. É importante que os furos não sejam muito grandes para evitar o desperdício. Depois de limpar, o descarte do granulado de madeira pode ser feito no vaso sanitário ou no lixo comum. Também existe a possibilidade de usar os resíduos como adubo para plantas.

6) Quando trocar o granulado higiênico de madeira?

O granulado higiênico de madeira possui a vantagem de durar bastante. Mas, para isso, é preciso que a limpeza da caixa de areia seja feita todos os dias. A vantagem dos flocos de madeira para gatos reterem o cheiro do xixi é ótima, mas pode se tornar um problema caso o tutor, por não sentir o odor, esqueça de limpar a caixa de areia. O granulado higiênico de madeira é muito rentável, então você não ficará sem conteúdo. Você apenas vai peneirar os pozinhos e deixar o granulado antigo que ainda serve lá. Então é só ir adicionando flocos de areia para gatos novos para completar. Frequentemente é necessário retirar todo o material da caixa de areia e lavar o recipiente com água e sabão.

7) Como acostumar seu gato a usar granulado de madeira?

Os gatinhos não são chegados a mudanças. Por isso, se você decidiu começar a usar o granulado de madeira, é precisa acostumar seu gatinho aos poucos. Troque a areia anterior pela areia higiênica aos poucos, para que ele vá se acostumando com o novo substrato - é até interessante utilizar duas caixas nesse início, uma com a areia que ele usava antes e outra com o novo substrato. Lembre-se de manter a caixa para granulado de madeira sempre limpa, pois se estiver suja o gatinho não vai querer usá-la - afinal, gatos são bem higiênicos. O processo de adaptação do granulado de areia - ou de qualquer tipo -pode demorar um pouco, então seja paciente e espere para ver se seu gatinho vai se adaptar ao novo "terreno". 

Redação: Úrsula Gomes e Maria Luísa Pimenta

Publicada originalmente em: 06/07/2020

Atualizada em: 20/08/2021