close
Caixa de areia

Caixa de areia: como funciona o granulado de madeira para gatos?

Atualizado · 30 de agosto de 2021 · 16h43

Publicado · 20/08/2021 · 19h00

O granulado de madeira é uma opção sustentável que tem feito sucesso entre os gateiros
O granulado de madeira é uma opção sustentável que tem feito sucesso entre os gateiros

Você já pensou em usar o granulado de madeira na caixa de areia do gato? Dentre os tipos de areia para gato, o material tem se tornado cada vez mais popular entre os pais e mães de pet. Apesar desse tipo de areia para gatos fazer sucesso, ainda existem muitas dúvidas sobre o produto. Como usar granulado de madeira para gatos da maneira correta? O material é higiênico? Como limpar corretamente? O Patas da Casa te responde essas e outras dúvidas!

1) Para que serve o granulado de madeira para gatos?

O granulado de madeira é um tipo de areia para gatos para ser colocada na caixinha de areia. Ele serve como um local onde o gatinho poderá fazer suas necessidades fisiológicas de maneira higiênica. A areia de gato de madeira é, então, um dos possíveis substratos que servem como o terreno perfeito para os felinos eliminarem e esconderem seus dejetos dentro de casa sem sujeira.

2) Quanto tempo dura o granulado de madeira?

A areia de madeira para gatos possui uma boa vantagem em relação à durabilidade. Ela consegue durar muito mais que outros tipos de areia. Um pacote de 2Kg, por exemplo, rende o mesmo que um de 15 Kg de areia comum. Ou seja, dura bem mais!

3) Quais os benefícios do granulado de madeira para gatos?

A areia de gato granulado de madeira possui inúmeros benefícios para o animal, para o dono e até mesmo para o meio ambiente. Dentre os principais estão:

  • Biodegradabilidade: o granulado de madeira é formado por um material natural que não oferece riscos à saúde do seu amigo felino. Por isso, pode ser usado por filhote de gato e adultos sem problemas. O granulado de madeira ainda pode ser descartado sem causar danos ao ambiente!
  • Facilidade de limpeza: o granulado de madeira vira um pó ao entrar em contato com o xixi do gato, que pode ser facilmente coletado ou peneirado na limpeza da caixa de areia. Além disso, o granulado de madeira tem alta capacidade de absorção da urina, impedindo que o felino suje a casa com as patinhas depois de fazer as necessidades.
  • Custo: a areia para gato granulado possui ótimo custo-benefício. Um saco de 2Kg que, como explicamos, dura muito mais que uma areia normal, pode ser encontrado por até R$10!
  • Inibe odores: o granulado de madeira possui ainda a capacidade de inibir os odores que vem da urina e das fezes do gato. Com isso, impede que o cheio ruim fique pela casa e deixa a caixinha mais higiênica para o pet.
Quais raças de cachorro mais combinam com você?

É só preencher e começar!

Question Quiz Stamp

Depois do expediente de trabalho na sexta, o que você gosta de fazer?

Question Header Background
Question Quiz Stamp

Como seria o seu domingo perfeito?

Question Header Background
Question Quiz Stamp

Como você fica em um dia de chuva?

Question Header Background
Question Quiz Stamp

Como seria a viagem ideal nas férias?

Question Header Background
Question Quiz Stamp

Como você costuma encontrar os amigos?

Question Header Background
Question Quiz Stamp

Qual o seu tipo de exercício favorito?

Question Header Background
Question Quiz Stamp

Como é a sua rotina matinal?

Question Header Background
Question Quiz Stamp

Como é a sua agenda no fim de semana?

Question Header Background

Schnauzer e Shih Tzu são raças mais independentes Golden Retriever e Yorkshire gostam de companhia Border Collie e Jack Russell Terrier são aventureiros
    O uso do granulado de madeira para gatos requer limpeza frequente na caixinha de areia
    O uso do granulado de madeira para gatos requer limpeza frequente na caixinha de areia

    Mais Lidas

    Veja 12 dicas de como acabar com carrapatos no quintal
    Cuidados dos animais

    Veja 12 dicas de como acabar com carrapatos no quintal

    O carrapato em cachorro, assim como as pulgas, é uma das principais causas de aborrecimento nos donos de pets. Mesmo usando coleiras ou remédio para carrapato, o animal não está livre de pegar esses parasitas tão incômodos e que podem causar problemas graves. Às vezes, um simples passeio ao ar livre já pode gerar dores de cabeça se o local estiver infestado. Para controle, é importante não só proteger o animal, mas também fazer uma limpeza do ambiente.

    Quanto tempo vive um gato?
    Cuidados dos animais

    Quanto tempo vive um gato?

    Afinal, um gato vive quantos anos? Não é mistério que a companhia de um bichano muda a vida de qualquer pessoa para melhor, e, se dependesse de nós, nossos gatinhos viveriam para sempre. No entanto, isso não é possível e muitos tutores têm dúvidas quando o assunto é a expectativa de vida. Gato, querendo ou não, é como se fosse um filho, e é muito fácil se apegar a esses animais no dia a dia. 

    Os 10 erros mais comuns na hora de cuidar de gato
    Cuidados dos animais

    Os 10 erros mais comuns na hora de cuidar de gato

    Até mesmo os tutores mais experientes podem cometer alguns erros quando o assunto é cuidar de gato. Uma dúvida muito comum, por exemplo, é se a castração de gato é realmente necessária. Além disso, muitos humanos cometem o erro de tratar os felinos como se eles fossem cães, embora eles tenham comportamentos claramente distintos. No geral, os gatos são mais reservados, independentes e valorizam muito sua privacidade, diferente dos cachorros. P

    O que fazer para o cachorro parar de marcar território: 7 dicas para lidar com o xixi fora do lugar!
    Cuidados dos animais

    O que fazer para o cachorro parar de marcar território: 7 dicas para lidar com o xixi fora do lugar!

    Ter um cãozinho em casa é só alegria, mas é sempre bom que o dono esteja preparado para lidar com alguns comportamentos inconvenientes do animal. Um deles é o xixi fora do lugar para deixar o cheiro em todos os cantos da casa. O que fazer para o cachorro parar de marcar território? O costume é desagradável e pode até tirar o sossego de muitos tutores por aí. Para te ajudar, separamos algumas dicas para evitar que o cachorro marque território em casa e faça xixi onde não deve. Acompanhe!

    4) Granulado de madeira para gatos é mais sustentável?

    Assim como a areia biodegradável encontrada no pet shop, o granulado de madeira para gatos também tem essa característica: sua composição é de grãos de madeira pinus, um componente natural que muitas vezes vem do reflorestamento. Por ser biodegradável, você pode descartar o pó do granulado de madeira no vaso sanitário e dar descarga, sem causar nenhum dano ao meio ambiente. Ou seja, o granulado de madeira é a opção perfeita para quem quer adotar práticas sustentáveis no dia a dia.

    5) Como limpar granulado de madeira?

    A limpeza da caixa de areia com granulado de madeira requer alguns cuidados frequentes. Esse tipo de "areia" para gato vira um pó ao entrar em contato com o xixi do animal e precisa ser peneirada diariamente para evitar o mau cheiro e até a sujeira no ambiente. Para isso, pode usar uma peneira para granulado de madeira ou recolher com uma pazinha. É importante que os furos não sejam muito grandes para evitar o desperdício. Depois de limpar, o descarte do granulado de madeira pode ser feito no vaso sanitário ou no lixo comum. Também existe a possibilidade de usar os resíduos como adubo para plantas.

    6) Quando trocar o granulado higiênico de madeira?

    O granulado higiênico de madeira possui a vantagem de durar bastante. Mas, para isso, é preciso que a limpeza da caixa de areia seja feita todos os dias. A vantagem dos flocos de madeira para gatos reterem o cheiro do xixi é ótima, mas pode se tornar um problema caso o tutor, por não sentir o odor, esqueça de limpar a caixa de areia. O granulado higiênico de madeira é muito rentável, então você não ficará sem conteúdo. Você apenas vai peneirar os pozinhos e deixar o granulado antigo que ainda serve lá. Então é só ir adicionando flocos de areia para gatos novos para completar. Frequentemente é necessário retirar todo o material da caixa de areia e lavar o recipiente com água e sabão.

    7) Como acostumar seu gato a usar granulado de madeira?

    Os gatinhos não são chegados a mudanças. Por isso, se você decidiu começar a usar o granulado de madeira, é precisa acostumar seu gatinho aos poucos. Troque a areia anterior pela areia higiênica aos poucos, para que ele vá se acostumando com o novo substrato - é até interessante utilizar duas caixas nesse início, uma com a areia que ele usava antes e outra com o novo substrato. Lembre-se de manter a caixa para granulado de madeira sempre limpa, pois se estiver suja o gatinho não vai querer usá-la - afinal, gatos são bem higiênicos. O processo de adaptação do granulado de areia - ou de qualquer tipo -pode demorar um pouco, então seja paciente e espere para ver se seu gatinho vai se adaptar ao novo "terreno". 

    Redação: Úrsula Gomes e Maria Luísa Pimenta

    Publicada originalmente em: 06/07/2020

    Atualizada em: 20/08/2021

    Pata de cachorro: veja como amenizar o cheiro de

    Próxima matéria

    Pata de cachorro: veja como amenizar o cheiro de "chulé" do seu cãozinho

    Caixa de areia: sílica, madeira ou granulado, qual o melhor tipo para meu gato?
    Caixa de areia

    Caixa de areia: sílica, madeira ou granulado, qual o melhor tipo para meu gato?

    A caixa de areia é um dos primeiros acessórios que você precisa comprar quando um gato se torna o novo integrante da família. Super higiênicos e inteligentes, os felinos precisam de um local específico para as necessidades por instinto: se vivessem na natureza, eles esconderiam seus dejetos para se proteger de predadores e não espantar as presas. No dia a dia do gatinho que vive na casa ou apartamento, isso acontece com a areia e, justamente por ser algo tão importante para ele, é comum ter dúvidas sobre qual é a melhor opção disponível no mercado. Aqui embaixo, nós vamos te ajudar escolher entre sílica, madeira ou granulado para a caixa de areia: dá uma olhada!

    Caixa de areia para gatos: como fazer o descarte sustentável dos resíduos
    Caixa de areia

    Caixa de areia para gatos: como fazer o descarte sustentável dos resíduos

    A rotina é uma das coisas que mais influenciam no bem estar de um gatinho que é criado em casa e isso sempre vai incluir a limpeza da caixa de areia — um dos objetos mais importantes no dia a dia do animal. Dependendo do tipo de preenchimento usado, a rotina de retirada do xixi e do cocô varia mas, em todos os casos, é necessário estabelecer um momento para trocar completamente a areia,

    Meu gato deita na caixa de areia: saiba como descobrir o motivo e o que fazer para evitar
    Caixa de areia

    Meu gato deita na caixa de areia: saiba como descobrir o motivo e o que fazer para evitar

    A caixa de areia é um dos principais utensílios que você precisa ter assim que recebe um gatinho em casa. Além de ser o único lugar onde o felino faz xixi e cocô, o acessório também é um sinal da personalidade organizada e higiênica que é comum nesses animais. Justamente por isso, quando seu gato começa a passar mais tempo do que o necessário na caixa de areia, deitando no recipiente e, às vezes, até dormindo por ali, você pode ter certeza que alguma coisa está errada! Descubra, aqui embaixo, o que pode estar causando esse comportamento e como você pode ajudar seu gato a parar de deitar na caixa de areia!

    Como limpar a caixa de areia do gato? 5 dicas que vão facilitar a sua vida - mesmo em apartamento!
    Caixa de areia

    Como limpar a caixa de areia do gato? 5 dicas que vão facilitar a sua vida - mesmo em apartamento!

    Não adianta: ter um animal de estimação em casa aumenta consideravelmente a quantidade de tarefas diárias que você precisa fazer para manter tudo em ordem. O trabalho compensa no final, mas para garantir um ambiente confortável tanto para você, quanto para o bichinho, a limpeza não pode ser deixada de lado — principalmente se ele for um gato. Como os felinos são bem organizados e higiênicos, a caixa de areia do gato precisa ser limpa regularmente, já que, se ele não se sentir confortável no lugar certo, vai acabar fazendo xixi e cocô em outros lugares da casa. Confira, aqui embaixo, cinco dicas que vão tornar essa rotina mais simples (mesmo se você morar em apartamento)!

    Ver Todas >

    Gato com medo de ir ao veterinário: como preparar o pet dias antes da consulta?
    Cuidados dos animais

    Gato com medo de ir ao veterinário: como preparar o pet dias antes da consulta?

    O gato estressado ou com medo de ir ao veterinário é muito comum, principalmente quando o animal não está acostumado a sair de casa ou ficar “preso” na caixinha. Os felinos gostam de se sentir no controle do ambiente e são muito apegados com a rotina, então qualquer pequena mudança - como uma simples ida ao veterinário - pode deixar o gato com medo e irritado. 

    Tudo sobre o cocô de cachorro
    Cuidados dos animais

    Tudo sobre o cocô de cachorro

    Poucos tutores têm consciência disso, mas é muito importante observar o cocô de cachorro sempre que ele evacua. O aspecto das fezes revela várias coisas sobre a saúde dos nossos amigos de quatro patas, e por isso devemos ter um cuidado especial na hora de retirá-las e jogá-las fora. Existem vários tipos de fezes de cachorro, com coloração e textura distintas, e saber o que cada tipo significa é necessário para saber quando o animal está saudável ou precisa ir ao veterinário.

    Tosa Schnauzer: entenda como é feito o clássico corte da raça de cachorro
    Cuidados dos animais

    Tosa Schnauzer: entenda como é feito o clássico corte da raça de cachorro

    De todas as raças, o cachorro Schnauzer é, com certeza, uma das que têm a pelagem mais marcante. Suas sobrancelhas grossas e barba peluda são as responsáveis pela feição fofa e única do animal. O cãozinho carinhoso e protetor é uma ótima companhia para qualquer pessoa. Mas, se você quer ter um Schnauzer pra chamar de seu, é preciso saber como cuidar dele. Além de todos os cuidados básicos que se deve ter com um cachorro (como boa alimentação, saúde e atividades físicas) é preciso ter atenção à sua pelagem. 

    Gato é vertebrado ou invertebrado? Descubra!
    Cuidados dos animais

    Gato é vertebrado ou invertebrado? Descubra!

    Entender a anatomia do gato é uma ótima maneira de conhecer melhor o seu bichinho. O corpo de um felino é repleto de curiosidades e, se pararmos para analisar, muitos questionamentos podem surgir. Uma das características mais marcantes do gato é sua flexibilidade. Como ele consegue, por exemplo, entrar em frestas tão pequenas mesmo tendo um tamanho bem maior? 

    Ver Todas >