Cachorro

Cachorros sonham? Qual o significado das posições? Cachorro tem apneia? Saiba tudo sobre o sono canino

O sono dos cachorros é cheio de curiosidades
O sono dos cachorros é cheio de curiosidades

O cachorro dormindo é uma das coisas mais encantadoras e fofas do mundo. Não é à toa que muitos tutores não resistem ao charme deles dormindo e tiram milhares de fotos. Se você é um tutor coruja, com certeza sabe do que estamos falando. Além de toda a fofura, o sono do cachorro também levanta muitas curiosidades. Cachorro tem paralisia do sono? Eles sonham? Existe apneia do sono em cachorro? Essas são só algumas das coisas relacionadas ao cão dormindo que causam dúvidas nos tutores. Pensando em todas esses questionamentos, o Patas da Casa reuniu todas as informações sobre o sono do cachorro. Dá só uma olhada!

Sono do cachorro: os cães sonham?

Quem é pai de pet com certeza já observou o cachorro dormindo e tendo comportamentos inusitados. Essas situações podem levar o tutor a imaginar se o pet está sonhando. Mas afinal de contas, eles realmente sonham? A resposta é sim. Segundo um estudo realizado pelo Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), os animais possuem a capacidade de sonhar com uma atividade cerebral bastante intensa.

O sono dos cachorros possui dois ciclos, sendo chamados de ciclo REM (rapid eye movements ou movimento rápido dos olhos) e no NREM (não REM). O primeiro se caracteriza quando há uma atividade muito intensa do cérebro e é exatamente nesse ciclo que ocorrem os sonhos. Por conta dessa atividade cerebral elevada, o cãozinho poderá apresentar uivos, latidos, movimentos das patas e tremores dormindo. Já o sono NREM também é chamado de sono reparador, conhecido pelo momento em que o cão está em sono profundo.

O sono do cachorro possui quatro fases. Na primeira, o animal fica em sonolência e qualquer barulho pode acordá-lo. A segunda fase é onde a atividade cardíaca é reduzida, os músculos relaxam e a temperatura do corpo cai, sendo bem mais difícil de despertar. A terceira e quarta fase são de sono profundo, sendo a última mais intensa que a fase 3. Os doguinhos podem passar por até 15 ciclos de sono a cada noite ou dia e cada ciclo pode durar cerca de 80 minutos. A maior parte do sono deles é REM, por isso podemos observar muitas reações enquanto estão dormindo.

Faça o quiz e descubra se você tem alergia a gato!

É só preencher e começar! sem cadastros ou formulários.

Como você fica ao chegar na casa de um amigo que tem um gato?

O que acontece quando se aproxima de gatinhos na rua ou em feiras de adoção?

As crises alérgicas costumam acontecer:

O que acontece quando você fica perto de alguém que está com a roupa cheia de pelos de gato?

Como seu corpo reage ao entrar em contato com um filhotinho de gato na rua?

Quais são os seus sintomas mais comuns durante uma crise alérgica?

O que você faz para melhorar um quadro de alergia?

É bem provável que você tenha alergia a gatos e precise consultar um especialista As crises alérgicas fazem parte da sua rotina, mas será que é por causa dos gatos? Passe livre para ter um gatinho: você não tem alergia aos bichanos!
    Cachorro dorme quantas horas? Tempo do sono do animal poderá variar de acordo com a idade
    Cachorro dorme quantas horas? Tempo do sono do animal poderá variar de acordo com a idade

    Mais Lidas

    Como o gato reconhece seu dono? Descubra esse e outros comportamentos da relação de um felino com o tutor
    Comportamento animal

    Como o gato reconhece seu dono? Descubra esse e outros comportamentos da relação de um felino com o tutor

    A companhia dos felinos é uma delícia, mas tem lá seus desafios, principalmente na hora de tentar entender a linguagem dos gatos. Por serem mais reservados, muitos tutores ficam na dúvida se esses animais realmente apreciam a presença dos humanos, se perguntando como os gatos nos veem. Será que eles são capazes de nos entender? Como o gato reconhece seu dono? Como saber se eles gostam da gente? Para tentar desvendar de uma vez por todas alguns dos comportamentos do gato em relação ao seu tutor, preparamos uma matéria bem especial. Vem com a gente e saiba mais sobre o assunto!

    Mordida de gato: 6 coisas que motivam esse comportamento nos felinos (e como evitar!)
    Comportamento animal

    Mordida de gato: 6 coisas que motivam esse comportamento nos felinos (e como evitar!)

    Os felinos não são muito associados com o ato de morder. Diferente dos cachorros, o comportamento é bem menos frequente nos felinos. É justamente por isso que muita gente acaba ignorando as mordidas por subestimar a força do animal e achar que não vai machucar. A mordida de gato não só pode ocorrer por muitos motivos, como também podem causar acidentes. Geralmente, os gatos dão alguns sinais que antecipam a mordida e é importante que você aprenda a reconhecê-los, assim como também entender as razões que levam o felino a ter essa atitude. Preparamos uma matéria completa sobre o assunto, então chega mais e vem entender porque os gatos mordem!

    Comportamento felino: por que os gatos pedem comida mesmo com o pote cheio de ração?
    Comportamento animal

    Comportamento felino: por que os gatos pedem comida mesmo com o pote cheio de ração?

    Não é segredo para ninguém que os gatos são muito exigentes com alimentação e higiene. E um hábito muito comum observado por todo gateiro é o gato pedindo comida mesmo quando o pote de ração está cheio: eles manifestam a insatisfação com a comida “velha” com muitos miados para chamar a atenção do tutor. Esse é mais um curioso comportamento felino com muitas explicações coerentes por trás.

    Por que os gatos afofam as cobertas e os humanos
    Comportamento animal

    Por que os gatos afofam as cobertas e os humanos

    Quem tem um gatinho já deve ter percebido que eles costumam afofar ou “amassar pãozinho” em algumas circunstâncias específicas. Os movimentos lembram uma massagem. Antes de deitar, quando estão no colo do dono ou quando encontram uma coberta fofinha e macia. Se mesmo sem saber porquê eles fazem isso a gente já acha a coisinha mais linda do mundo, imaginem depois de saber? Vem com a gente desvendar!

    O que os cachorros sonham?

    É normal ficar ainda mais curioso ao saber que os cães sonham. Agora ao olhar seu melhor amigo dormindo, você pode pensar: “esse cachorro sonha com o que?”. Assim como nós humanos, os peludos sonham com coisas do cotidiano. Por isso, o animal sonha que está brincando, pulando, correndo ou até mesmo que está junto de seu tutor. Por isso, não estranhe caso o cachorro sonhando tenha reações como latidos e movimento das patas, como se estivesse correndo no parque. O ideal é não atrapalhar o sono do cão com barulhos ou toques, mesmo que os sonhos estejam intensos.

    Quanto tempo o cachorro dorme?

    Quem é tutor de cachorro de primeira viagem pode estranhar o tempo de sono dos pets e achar que a característica do cachorro dormindo muito pode ser algum problema, gerando o questionamento "o cachorro dorme quantas horas?" A verdade é que o período de sono pode variar de acordo com a idade do cão. Os filhotes dormem por cerca de 16 a 18 horas ao longo do dia. Já os cães adultos passam de 12 a 14 horas do dia dormindo, enquanto os idosos dormem em média 16 horas por dia.

    Como fazer cachorro dormir?

    Uma dúvida muito comum entre os tutores é como fazer filhote de cachorro dormir a noite toda. Esse questionamento surge porque muitas vezes os filhotes de cachorro passam muito tempo acordados e até mesmo chorando com saudades da mãe. Esse comportamento animal de ficar acordado à noite não acontece só com os pequenos e também pode ocorrer com os cães mais velhos. O ideal a se fazer nessas situações é verificar se o pet está bem e possui tudo que precisa. Mas além disso, existem algumas dicas que podem melhorar a qualidade do sono do cachorro.

    A qualidade do sono pode ser muito influenciada pelo local onde o peludinho dorme. Cães que dormem no quintal ou na garagem não têm o sono tão tranquilo como os animais que dormem dentro de casa. Criar uma rotina para o pet, evitar que ele passe muito tempo sozinho em casa, aumentar a dose de passeios e brincadeiras e enriquecer o ambiente da casa com brinquedos interativos são coisas que impactam positivamente no sono do cachorro, já que ele terá um gasto de energia maior. Se esmo com todas essas dicas o doguinho não apresentar melhora, a recomendação é levá-lo ao médico veterinário para avaliar a situação. Os cães também podem ter complicações de saúde que envolvem a hora de dormir, como a paralisia do sono em cachorro.

    A posição que o cachorro dorme revela muita coisa sobre o comportamento do animal e sua relação com os tutores e ambiente
    A posição que o cachorro dorme revela muita coisa sobre o comportamento do animal e sua relação com os tutores e ambiente

    Cachorro pode sofrer com distúrbios do sono?

    Os cães também podem sofrer com complicações de saúde relacionadas ao sono. A apneia do sono em cachorro é uma delas. Essa condição faz com que os cachorrinhos parem de respirar enquanto dormem. O pet pode acordar diversas vezes à noite ofegante, por conta da condição. Esse problema é grave e pode levar a morte súbita quando não tratado corretamente. Após o diagnóstico, o veterinário indicará o tratamento de acordo com a causa da complicação - podendo variar entre uma nova dieta para o animal, teste de alergia e até cirurgia em alguns casos.

    As reações durante o sono consequentes dos sonhos também podem ser muito intensas, levando o tutor a se preocupar. Geralmente, elas não representam um problema, pois eles também podem ter pesadelos. Mas caso seu cachorro exiba comportamentos intensos como rosnar, gritar como se estivesse sentindo dor e agressividade, vale a pena gravar a situação em vídeo e mostrar ao veterinário. Existem uma série de distúrbios de sono que podem atingir o animal e a paralisia do sono em cachorro é um deles. 

    O que significam as posições do cachorro dormindo?

    Quem gosta de observar o sono do cachorro sabe que eles podem dormir em muitas posições engraçadas e fofas. O mais legal disso tudo é que algumas dessas formas de tirar aquela soneca podem ter um significado bem curiosos. Veja abaixo o significado de algumas posições:

    • cachorro dormindo de lado: significa que o cão se sente muito seguro naquele ambiente, pois está deixando parte dos órgãos vitais exposta;
    • cachorro dormindo de barriga pra baixo: significa que o cão pretende levantar em breve, essa posição geralmente é adotada em sonecas leves;
    • cachorro dormindo enrolado: animal pode estar tentando se manter aquecido;
    • cachorro dormindo de barriga pra cima: assim como quando o doguinho fica de lado, essa posição também significa que o animal confia muito em você.

    Redação: Hyago Bandeira

    Brinquedos para cachorro com barulho: por que eles amam tanto?

    Próxima matéria

    Brinquedos para cachorro com barulho: por que eles amam tanto?

    Boston Terrier: saiba tudo sobre essa raça de cachorro pequena
    Pequenos

    Boston Terrier: saiba tudo sobre essa raça de cachorro pequena

    Para quem sempre sonhou em ter um cachorro de raça pequeno, o Boston Terrier é a companhia certa! Embora ele ainda seja muito confundido com o Bulldog Inglês, o cãozinho desta raça tem qualidades únicas e excepcionais. Amigáveis, brincalhões e com muita energia, os cachorros da raça Boston Terrier são muito fáceis de lidar no dia a dia e amam agradar seus tutores. Além disso, eles são super adaptáveis e conseguem conviver bem em praticamente qualquer lugar. 

    Dogue Alemão: origem, porte, saúde, temperamento... saiba tudo sobre a raça de cachorro gigante
    Grandes

    Dogue Alemão: origem, porte, saúde, temperamento... saiba tudo sobre a raça de cachorro gigante

    Uma das raças de cachorros gigantes mais famosas é a do Dogue (ou Dog) Alemão, que também é conhecida como cão Dinamarquês. O motivo para isso é simples: trata-se da mesma raça do famoso personagem de desenho animado Scooby Doo. Mas a verdade é que o cão Dogue Alemão vai muito além do seu tamanho e aparência robusta: ele é um amigo de quatro patas extremamente leal, dócil e carinhoso. 

    Chihuahua: personalidade, saúde, cuidados e mais... saiba tudo sobre essa raça de cachorro pequeno
    Pequenos

    Chihuahua: personalidade, saúde, cuidados e mais... saiba tudo sobre essa raça de cachorro pequeno

    Quem nunca viu aquele cãozinho simpático de “Legalmente Loira”? Se você não lembra desse filme (ou não é da sua geração), deixou de conhecer uma das mais brilhantes atuações de um Chihuahua, o menor - e mais corajoso - cão do mundo. O cachorro é pequeno, mas sua origem é cercada de teorias e histórias: não se sabe ao certo se ele é descendente do Techichi, um cão selvagem do México pré-colonial, se surgiu na China e foi levado por comerciantes espanhóis para o restante do mundo ou se é resultado de cruzamentos do Techichi com alguma raça minúscula chinesa.

    Saiba tudo sobre o gato Himalaia: origem, características, personalidade, cuidados e muito mais
    Raças

    Saiba tudo sobre o gato Himalaia: origem, características, personalidade, cuidados e muito mais

    O gato Himalaia é, sem dúvidas, uma das raças mais queridinhas e desejadas pelos amantes de felinos. Ele reúne em sua genética a mistura de outras duas raças que são muito populares: o gato Persa e o Siamês. Ou seja, é carisma e fofura em dose dupla! Além disso, esse gatinho tem uma personalidade super dócil e tranquila, sendo a companhia perfeita para quem sempre sonhou em ter um bichinho de estimação. Se esse é o seu caso, ou se você já tem um gato do Himalaia e quer conhecer tudo sobre ele, essa matéria vai te ajudar bastante. 

    Ver Todas >

    Cachorro na janela do carro: por que eles amam tanto?
    Comportamento animal

    Cachorro na janela do carro: por que eles amam tanto?

    É bem provável que você já tenha visto um cachorro na janela do carro curtindo o ventinho no rosto ou até tenha presenciado o seu doguinho fazer isso. Essa é uma situação super comum, principalmente quando os donos decidem viajar com cachorro de carro ou nas idas para o veterinário. Mas já parou para se perguntar por que esses bichinhos gostam tanto de ficar com a cabeça na janela? Será que é só por uma questão de aventura, ou existe explicação por trás do comportamento?

    Como escolher a bolinha para cachorro ideal de acordo com a idade, tamanho e energia do seu pet?
    Comportamento animal

    Como escolher a bolinha para cachorro ideal de acordo com a idade, tamanho e energia do seu pet?

    Quem nunca viu um cachorro correndo atrás de uma bola? A  bolinha para cachorro  é clássica e um dos brinquedos preferidos desses animais. Qualquer cãozinho quando vê uma bola se diverte bastante, principalmente aqueles mais energéticos e ativos. Porém, engana-se quem pensa que toda bolinha é igual, porque há uma infinidade de modelos que podem ser comprados. Não existe um melhor que o outro, mas sim o que é mais adequado para cada tipo de cachorro, levando em conta a idade, tamanho e nível de energia.

    Adestrar gato: como é o processo de aprendizagem dos felinos? (spoiler: é bem diferente dos cães)
    Comportamento animal

    Adestrar gato: como é o processo de aprendizagem dos felinos? (spoiler: é bem diferente dos cães)

    O adestramento de cachorro é super conhecido por aí, mas algumas pessoas não sabem que os gatos domésticos também pode ser treinados. Adestrar gato também promove muitos benefícios à rotina do pet, além de aproximá-lo do tutor e mudar comportamentos inadequados. No entanto, o processo de adestramento do gato é bem diferente do que já estamos acostumados com os cães. 

    Como socializar gatos? 5 segredos para tornar tudo mais fácil
    Comportamento animal

    Como socializar gatos? 5 segredos para tornar tudo mais fácil

    Um dos grandes desafios que vários tutores enfrentam é não saber como socializar gatos corretamente, o que pode desencadear problemas de convivência, como ciúmes e brigas. Normalmente, o período mais indicado para fazer a socialização é quando o gato ainda é um filhotinho, porque ele ainda está se adaptando ao mundo e fica mais fácil de apresentá-lo a novas experiências. 

    Ver Todas >