O cachorro dormindo é uma das coisas mais encantadoras e fofas do mundo. Não é à toa que muitos tutores não resistem ao charme deles dormindo e tiram milhares de fotos. Se você é um tutor coruja, com certeza sabe do que estamos falando. Além de toda a fofura, o sono do cachorro também levanta muitas curiosidades. Cachorro tem paralisia do sono? Eles sonham? Existe apneia do sono em cachorro? Essas são só algumas das coisas relacionadas ao cão dormindo que causam dúvidas nos tutores. Pensando em todas esses questionamentos, o Patas da Casa reuniu todas as informações sobre o sono do cachorro. Dá só uma olhada!

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Não tenho pets
Tenho cão
Tenho gato
Tenho cão e gato
Autorizo receber comunicações e publicidade da NESTLÉ®.

Sono do cachorro: os cães sonham?

Quem é pai de pet com certeza já observou o cachorro dormindo e tendo comportamentos inusitados. Essas situações podem levar o tutor a imaginar se o pet está sonhando. Mas afinal de contas, eles realmente sonham? A resposta é sim. Segundo um estudo realizado pelo Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), os animais possuem a capacidade de sonhar com uma atividade cerebral bastante intensa.

O sono dos cachorros possui dois ciclos, sendo chamados de ciclo REM (rapid eye movements ou movimento rápido dos olhos) e no NREM (não REM). O primeiro se caracteriza quando há uma atividade muito intensa do cérebro e é exatamente nesse ciclo que ocorrem os sonhos. Por conta dessa atividade cerebral elevada, o cãozinho poderá apresentar uivos, latidos, movimentos das patas e tremores dormindo. Já o sono NREM também é chamado de sono reparador, conhecido pelo momento em que o cão está em sono profundo.

O sono do cachorro possui quatro fases. Na primeira, o animal fica em sonolência e qualquer barulho pode acordá-lo. A segunda fase é onde a atividade cardíaca é reduzida, os músculos relaxam e a temperatura do corpo cai, sendo bem mais difícil de despertar. A terceira e quarta fase são de sono profundo, sendo a última mais intensa que a fase 3. Os doguinhos podem passar por até 15 ciclos de sono a cada noite ou dia e cada ciclo pode durar cerca de 80 minutos. A maior parte do sono deles é REM, por isso podemos observar muitas reações enquanto estão dormindo.

 

Cachorro dorme quantas horas? Tempo do sono do animal poderá variar de acordo com a idade

Cachorro dorme quantas horas? Tempo do sono do animal poderá variar de acordo com a idade

 

 

O que os cachorros sonham?

 

É normal ficar ainda mais curioso ao saber que os cães sonham. Agora ao olhar seu melhor amigo dormindo, você pode pensar: “esse cachorro sonha com o que?”. Assim como nós humanos, os peludos sonham com coisas do cotidiano. Por isso, o animal sonha que está brincando, pulando, correndo ou até mesmo que está junto de seu tutor. Por isso, não estranhe caso o cachorro sonhando tenha reações como latidos e movimento das patas, como se estivesse correndo no parque. O ideal é não atrapalhar o sono do cão com barulhos ou toques, mesmo que os sonhos estejam intensos.

Quanto tempo o cachorro dorme?

Quem é tutor de cachorro de primeira viagem pode estranhar o tempo de sono dos pets e achar que a característica do cachorro dormindo muito pode ser algum problema, gerando o questionamento "o cachorro dorme quantas horas?" A verdade é que o período de sono pode variar de acordo com a idade do cão. Os filhotes dormem por cerca de 16 a 18 horas ao longo do dia. Já os cães adultos passam de 12 a 14 horas do dia dormindo, enquanto os idosos dormem em média 16 horas por dia.

Como fazer cachorro dormir?

Uma dúvida muito comum entre os tutores é como fazer filhote de cachorro dormir a noite toda. Esse questionamento surge porque muitas vezes os filhotes de cachorro passam muito tempo acordados e até mesmo chorando com saudades da mãe. Esse comportamento animal de ficar acordado à noite não acontece só com os pequenos e também pode ocorrer com os cães mais velhos. O ideal a se fazer nessas situações é verificar se o pet está bem e possui tudo que precisa. Mas além disso, existem algumas dicas que podem melhorar a qualidade do sono do cachorro.

A qualidade do sono pode ser muito influenciada pelo local onde o peludinho dorme. Cães que dormem no quintal ou na garagem não têm o sono tão tranquilo como os animais que dormem dentro de casa. Criar uma rotina para o pet, evitar que ele passe muito tempo sozinho em casa, aumentar a dose de passeios e brincadeiras e enriquecer o ambiente da casa com brinquedos interativos são coisas que impactam positivamente no sono do cachorro, já que ele terá um gasto de energia maior. Se esmo com todas essas dicas o doguinho não apresentar melhora, a recomendação é levá-lo ao médico veterinário para avaliar a situação. Os cães também podem ter complicações de saúde que envolvem a hora de dormir, como a paralisia do sono em cachorro.

 

A posição que o cachorro dorme revela muita coisa sobre o comportamento do animal e sua relação com os tutores e ambiente

A posição que o cachorro dorme revela muita coisa sobre o comportamento do animal e sua relação com os tutores e ambiente

 

 

Cachorro pode sofrer com distúrbios do sono?

 

Os cães também podem sofrer com complicações de saúde relacionadas ao sono. A apneia do sono em cachorro é uma delas. Essa condição faz com que os cachorrinhos parem de respirar enquanto dormem. O pet pode acordar diversas vezes à noite ofegante, por conta da condição. Esse problema é grave e pode levar a morte súbita quando não tratado corretamente. Após o diagnóstico, o veterinário indicará o tratamento de acordo com a causa da complicação - podendo variar entre uma nova dieta para o animal, teste de alergia e até cirurgia em alguns casos.

As reações durante o sono consequentes dos sonhos também podem ser muito intensas, levando o tutor a se preocupar. Geralmente, elas não representam um problema, pois eles também podem ter pesadelos. Mas caso seu cachorro exiba comportamentos intensos como rosnar, gritar como se estivesse sentindo dor e agressividade, vale a pena gravar a situação em vídeo e mostrar ao veterinário. Existem uma série de distúrbios de sono que podem atingir o animal e a paralisia do sono em cachorro é um deles. 

O que significam as posições do cachorro dormindo?

Quem gosta de observar o sono do cachorro sabe que eles podem dormir em muitas posições engraçadas e fofas. O mais legal disso tudo é que algumas dessas formas de tirar aquela soneca podem ter um significado bem curiosos. Veja abaixo o significado de algumas posições:

  • cachorro dormindo de lado: significa que o cão se sente muito seguro naquele ambiente, pois está deixando parte dos órgãos vitais exposta;
  • cachorro dormindo de barriga pra baixo: significa que o cão pretende levantar em breve, essa posição geralmente é adotada em sonecas leves;
  • cachorro dormindo enrolado: animal pode estar tentando se manter aquecido;
  • cachorro dormindo de barriga pra cima: assim como quando o doguinho fica de lado, essa posição também significa que o animal confia muito em você.

Redação: Hyago Bandeira