Na hora de fazer carinho no cachorro, você provavelmente já sentiu que ele teve uma reação “estranha” ao seu toque. Isso acontece porque, assim como os humanos, os cachorros sentem cócegas. Na maioria dos casos, os pets fazem um movimento com as patas, como se quisessem se coçar, o que significa que eles estão sentindo a famosa cosquinha. Não existe um lugar específico onde os cachorros sentem cócegas, mas a reação é fácil de perceber.

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Não tenho pets
Tenho cão
Tenho gato
Tenho cão e gato
Autorizo receber comunicações e publicidade da NESTLÉ®.

As cócegas são nada mais que uma excitação nervosa que vem junto de uma vontade incontrolável de rir. Apesar de muitos mamíferos sentirem, elas são estimuladas de maneira diferente em cada espécie. Mas, de forma geral, ocorre uma reação cerebral que ativa o mecanismo de defesa do animal. No entanto, como não é um toque que causa dor, o cérebro indica que não é preciso reagir de uma forma agressiva ou temer. Por isso que, se o cachorro sentir cócegas, dificilmente ele irá atacar o responsável pela ação.

Onde os cachorros sentem cócegas?

São muitas as raças de cachorro “apertáveis”, mas isso não quer dizer que você pode chegar fazendo carinho em qualquer lugar. Para saber se o seu cachorro sente cócegas é preciso observar como ele reage ao seu carinho ou até mesmo a uma escovação dos pelos do pet. Os lugares mais comuns são a barriga e as laterais do corpo. No entanto, patas, orelhas, pescoço e lombo - próximo às patas traseiras - costumam ser regiões de bastante sensibilidade para o seu amigo de quatro patas - e também os principais lugares para fazer carinho no cachorro. Mas, vale ressaltar que os pets não sentem as cócegas com a mesma intensidade dos humanos. Para alguns veterinários, as cosquinhas representam uma sensação de coceira para o animal.

Os cachorros sentem cócegas, mas eles gostam?

Apesar das cócegas provocarem risada nos humanos, isso não significa que todo mundo gosta de senti-las. Inclusive, se o estímulo persiste, chega um momento em que surge uma sensação de desespero. Apesar dos cachorros não sentirem a cosquinha na mesma intensidade, nem sempre ele pode gostar. Afinal, como já foi dito anteriormente, o efeito é parecido com o de uma coceira em cachorro e sabemos como pulgas e carrapatos, que também transmitem esse tipo de resposta, podem incomodar.

No entanto, para saber se o cachorro sente cócegas e gosta, basta observar como ele reage ao seu carinho. É muito simples, se o pet permanecer no lugar enquanto você provoca as cosquinhas, é sinal de que ele está curtindo. Ou seja, o passe é livre para continuar. Mas, caso o cão mostre alguma rejeição e tente se afastar, é sinal de que as cócegas não estão agradando. Por isso é importante não forçar e respeitar o seu animal. Afinal, ninguém gosta de sentir cócegas de um jeito forçado, né? De qualquer forma, é fácil perceber se o pet está gostando ou não. Em alguns casos, o próprio cachorro “pede” pelo carinho virando para área onde é mais prazeroso sentir as cócegas.

 

cachorros sente cócegas: pessoa fazendo cócegas no cão

Lugares para fazer carinho no cachorro

 

É importante ressaltar que o tutor não precisa se preocupar com os lugares para fazer carinho no cachorro com o risco dele sentir cócegas e não gostar. A barriga, as laterais do corpo, pescoço, lombo e as orelhas do cachorro são lugares onde costumam gostar de receber carinho e não significa necessariamente que ele sentirá cosquinha nessas regiões. A verdade é que, durante a vivência com o pet, o dono vai aprendendo quais são os lugares preferidos do animal para receber carinho. 

Entre as coisas que cachorros gostam, receber carinho com certeza é uma das principais. Basta observar a linguagem corporal canina para saber se ele está curtindo ou não. E também não há um jeito certo de como fazer carinho no cachorro. Se é um pet com o qual você já tem vínculo, é só fazer o habitual. Mas, se é um animal que você não conhece, chegue devagar e não faça movimentos bruscos que possam assustá-lo. Se aproxime, deixe que ele te cheire e comece por lugares mais básicos, como cabeça e pescoço. No fim das contas, não tem um cachorro que não goste de receber carinho.

Redação: Victor Viana