close
Grandes

Cachorro Weimaraner: 10 características comportamentais da raça de cachorro

Atualizado em 17 de novembro de 2021 às 18h09

Publicado em 17 de novembro de 2021 às 18h09

O Weimaraner é um cachorro grande, e com coração maior ainda
O Weimaraner é um cachorro grande, e com coração maior ainda

O cachorro Weimaraner é uma raça grande, atlética e originária da Alemanha. Ele conquista facilmente qualquer pessoa com seu jeitinho amistoso e brincalhão, mas precisa seguir uma rotina com exercícios físicos intensos para dar conta de tanta energia. A raça de cachorro Weimaraner também possui várias outras qualidades que encantam os tutores, pois, apesar do seu grande porte, ele é basicamente como se fosse um bebezão gigante. Manso, carinhoso e muito obediente, o comportamento do cachorro Weimaraner sempre surpreende quem não está acostumado com a raça. Por isso, separamos 10 traços comportamentais desse cãozinho para que todos possam conhecê-lo melhor.

1) Energia é o sobrenome da raça de cachorro Weimaraner

Pensa em um cãozinho com um nível enorme de energia: esse é o Weimaraner. Com um porte atlético e muita disposição no dia a dia, o doguinho precisa de estímulos físicos e mentais constantemente. Por isso, além de passeios diários, o ideal é que o cachorro Weimaraner também viva em um ambiente enriquecido com brinquedos, jogos e outras atividades físicas.

Aliás, vale destacar que essa é uma das melhores raças de cachorro para a prática de esportes. Modalidades como ciclismo, natação e trilhas são perfeitas para gastar a energia do Weimaraner.

2) O Weimaraner é um dos cães mais obedientes que existe

Outro traço que chama muita atenção na personalidade do Weimaraner é a sua obediência. Esse é um cão que não enfrenta problemas para ser adestrado e costuma aprender rapidamente novos comandos. A vontade de agradar e ver seus humanos satisfeitos é algo que contribui para isso. No entanto, alguns exemplares de cachorro Weimaraner podem ser mais dispersos do que outros, então o processo de adestramento, nesses casos, é mais delicado. A técnica do reforço positivo é indicada.

3) Apegado com a família, o Weimaraner cria laços profundos com os humanos

Não é só o tamanho do Weimaraner que impressiona: esse é um cachorro que também possui um grande coração. Extremamente leal à sua família, a raça de cachorro Weimaraner cria um forte vínculo com seus humanos. Ele sempre quer estar por perto e não mede esforços para demonstrar o quanto ama os tutores. Por isso, é comum que o cachorro Weimaraner, filhote ou adulto, seja um pouquinho carente: é tanto amor que não cabe nele.

4) A inteligência é um dos pontos fortes do cachorro Weimaraner

Pode acreditar: o Weimaraner é um dos cachorros mais inteligentes do mundo. No ranking de inteligência canina desenvolvido pelo psicólogo comportamental Stanley Coren, o doguinho alemão ocupa a 21ª posição. Esse ranking, por sua vez, leva em consideração vários aspectos do comportamento canino, como nível de adaptação, de treinabilidade e de instintos.

5) O Weimaraner é um cãozinho que quase não late

Não espere muitos latidos de cachorro Weimaraner. Diferente de outros cães, esse é um pet que só late quando julga necessário, como quando ele quer atenção dos seus donos, por exemplo. Ainda assim, é mais comum que você encontre o Weimaraner chorando do que latindo - sim, o choro de cachorro pode ser bem frequente, caso o doguinho ache que não está recebendo a atenção necessária ou quando passa muito tempo sozinho.

Faça o teste e descubra qual a personalidade dominante do seu gato!

É só preencher e começar!

Question Quiz Stamp

Como seu gato reage com a chegada de visitas em casa?

Question Header Background
Question Quiz Stamp

Você está pensando em adotar mais um gatinho. Qual seria a reação do seu felino?

Question Header Background
Question Quiz Stamp

Você precisa levar seu gato ao veterinário e na fila ele encontra outro felino. Como ele reage?

Question Header Background
Question Quiz Stamp

Seu gato fica incomodado quando as portas de casa ficam fechadas?

Question Header Background
Question Quiz Stamp

Como seu gato se comporta com os outros animais da casa?

Question Header Background
Question Quiz Stamp

Você acabou de chegar em casa depois de muito tempo fora. O seu gato:

Question Header Background
Question Quiz Stamp

Seu gato deitou em cima da sua cama e dormiu. Qual a sua reação, humano?

Question Header Background
Question Quiz Stamp

Como seu gato se comporta na hora de se alimentar?

Question Header Background

Gato-humano! Seu gato não perde a oportunidade de estar ao seu lado Gato solitário! Seu gato tem uma personalidade mais quieta e reservada Gato-gato!  Seu gato gosta da companhia de outros felinos Gato curioso! Seu gato está sempre em busca de novas aventuras Gato caçador! Seu gato tem os instintos selvagens mais aflorados
    O cachorro Weimaraner filhote é bem esperto e um ótimo candidato para o adestramento
    O cachorro Weimaraner filhote é bem esperto e um ótimo candidato para o adestramento

    Mais Lidas

    A cor da pelagem do gato determina a personalidade dele? Veja o que a ciência tem a dizer!
    Comportamento animal

    A cor da pelagem do gato determina a personalidade dele? Veja o que a ciência tem a dizer!

    Gato cinza, branco, preto, laranja, rajado ou com cores misturadas: o que não falta é variedade quando o assunto é a cor do gato. Esse, inclusive, acaba sendo um dos maiores critérios que os tutores usam na hora de adotar um bichano e, acredite se quiser, isso pode ajudar bastante a entender o comportamento do animal no dia a dia. Nem todo mundo sabe, mas é possível definir a personalidade dos gatos pela cor (ou pelo menos chegar muito próximo disso).

    Como o gato reconhece seu dono? Descubra esse e outros comportamentos da relação de um felino com o tutor
    Comportamento animal

    Como o gato reconhece seu dono? Descubra esse e outros comportamentos da relação de um felino com o tutor

    A companhia dos felinos é uma delícia, mas tem lá seus desafios, principalmente na hora de tentar entender a linguagem dos gatos. Por serem mais reservados, muitos tutores ficam na dúvida se esses animais realmente apreciam a presença dos humanos, se perguntando como os gatos nos veem. Será que eles são capazes de nos entender? Como o gato reconhece seu dono? Como saber se eles gostam da gente? Para tentar desvendar de uma vez por todas alguns dos comportamentos do gato em relação ao seu tutor, preparamos uma matéria bem especial. Vem com a gente e saiba mais sobre o assunto!

    Mordida de gato: 6 coisas que motivam esse comportamento nos felinos (e como evitar!)
    Comportamento animal

    Mordida de gato: 6 coisas que motivam esse comportamento nos felinos (e como evitar!)

    Os felinos não são muito associados com o ato de morder. Diferente dos cachorros, o comportamento é bem menos frequente nos felinos. É justamente por isso que muita gente acaba ignorando as mordidas por subestimar a força do animal e achar que não vai machucar. A mordida de gato não só pode ocorrer por muitos motivos, como também podem causar acidentes. Geralmente, os gatos dão alguns sinais que antecipam a mordida e é importante que você aprenda a reconhecê-los, assim como também entender as razões que levam o felino a ter essa atitude. Preparamos uma matéria completa sobre o assunto, então chega mais e vem entender porque os gatos mordem!

    Por que os gatos afofam as cobertas e os humanos
    Comportamento animal

    Por que os gatos afofam as cobertas e os humanos

    Quem tem um gatinho já deve ter percebido que eles costumam afofar ou “amassar pãozinho” em algumas circunstâncias específicas. Os movimentos lembram uma massagem. Antes de deitar, quando estão no colo do dono ou quando encontram uma coberta fofinha e macia. Se mesmo sem saber porquê eles fazem isso a gente já acha a coisinha mais linda do mundo, imaginem depois de saber? Vem com a gente desvendar!

    6) Raça de cachorro Weimaraner se dá bem com crianças

    Para quem tem uma família com crianças, o Weimaraner pode ser uma excelente companhia! Apesar do tamanho, esse cãozinho é muito amigável com os pequenos, desde que saibam respeitar seu espaço. Geralmente, o contato com crianças mais velhas não é um problema, mas é importante supervisionar a interação com crianças menores porque o Weimaraner é um cão forte e que às vezes perde a noção da sua força durante as brincadeiras. Ainda assim, a amizade entre o cachorro e a criança é garantida!

    7) O cachorro Weimaraner filhote deve ser treinado e socializado desde cedo

    O Weimaraner é conhecido pelo seu bom comportamento, mas para garantir que ele cresça bem comportado e obediente, o ideal é dar início ao adestramento e socialização com o cachorro Weimaraner filhote. Dessa forma, o pet já saberá desde cedo o que é certo ou errado, e terá sempre esse ladinho sociável mais aflorado. Mas não se esqueça que para socializar o Weimaraner com outros pets, ele precisa estar com o esquema vacinal completo e devidamente vermifugado.

    8) Ansiedade de separação pode afetar o Weimaraner

    Por ser um cachorro naturalmente apegado com os humanos, o Weimaraner tende a sofrer muito quando passa longos períodos do dia sozinho. Ele precisa da atenção e do contato com a sua família frequentemente para não desenvolver problemas como estresse ou ansiedade de separação. Por isso, no caso de tutores que precisam passar boa parte do dia longe ou que façam muitas viagens, o cachorro Weimaraner não é a melhor opção. Ele até consegue se virar sozinho por algumas horas, mas não lida muito bem com a ausência constante.

    9) A socialização com outros cães é fundamental para o cachorro Weimaraner

    Apesar de se dar bem com crianças e estranhos, o Weimaraner tem certa dificuldade na convivência com outros animais - especialmente os caninos. Por isso, saber como socializar cachorro com outros cães é fundamental para que a raça consiga conviver em harmonia com pets da mesma espécie. O ideal é que esse processo de socialização aconteça com o cachorro Weimaraner filhote, como já foi dito.

    10) Raça de cachorro Weimaraner precisa de espaço adequado para viver

    Ativo e energético, o cachorro Weimaraner não é uma das raças mais indicadas para quem vive em apartamentos e ambientes muito pequenos. Ele precisa de um espaço amplo para correr, brincar e se exercitar todos os dias e assim ter uma boa qualidade de vida. Mas se você mora em um apartamento e sonha em ter um Weimaraner, não tem problema: o único cuidado é garantir que o cãozinho gaste toda a energia diariamente para não ficar entediado, com passeios e outras atividades físicas.

    BÔNUS: Para ter um cachorro Weimaraner, preço vai depender das características do pet

    Se você se apaixonou pela raça de cachorro Weimaraner, é normal se perguntar quanto custa um exemplar da raça. Nesse caso, nós temos a resposta: quando se trata do cachorro Weimaraner, preço varia entre R$ 2 mil e R$ 8 mil. Essa variação vai de acordo com algumas características do animal, como sexo, linhagem e cores dos pelos. Além disso, caso o cachorro Weimaraner filhote já esteja vacinado e vermifugado, o valor também tende a ser maior. 

    Redação: Juliana Melo

    Cachorro entende quando o outro morre? Como os cães reagem quando perdem um amigo de quatro patas?

    Próxima matéria

    Cachorro entende quando o outro morre? Como os cães reagem quando perdem um amigo de quatro patas?

    Poodle: veja o infográfico e conheça todas as características da raça de cachorro
    Raças

    Poodle: veja o infográfico e conheça todas as características da raça de cachorro

    O Poodle é um dos cães mais populares do mundo, e não faltam motivos para isso. Além dos pelos encaracolados de diferentes cores, que são típicos da raça, a inteligência, curiosidade e obediência do cachorro Poodle são traços que chamam a atenção. Mas como será que esse cãozinho é no dia a dia? Quais são as principais características e que cuidados devem ser tomados com o animal?

    Bullmastiff: origem, características e cuidados... conheça a raça de cachorro do Reino Unido
    Raças

    Bullmastiff: origem, características e cuidados... conheça a raça de cachorro do Reino Unido

    A raça Bullmastiff é um cachorro grande e robusto, mas que não deixa a desejar no temperamento afetuoso e gentil. Esse cãozinho britânico, que surgiu no século XIX, conquista as pessoas por onde passa. Sempre em alerta, ativo, companheiro e fiel aos tutores, o Bullmastiff estará sempre pronto para proteger a família e seu território. Por não ser uma raça de cachorro tão comum no Brasil, elaboramos um guia com todas as informações que você precisa saber sobre o Bulmastiff, que também é chamado por Bulmastife e Bulmastife Boxer. 

    Weimaraner: veja um guia completo sobre a raça de cachorro
    Raças

    Weimaraner: veja um guia completo sobre a raça de cachorro

    O Weimaraner é um cão de grande porte que conquista a todos com sua simpatia e beleza inconfundível. Essa raça de cachorro possui uma obediência fora do comum e exibe todos os atributos para conquistar a todos da família humana. Criado para ser um cão de caça perfeito, o cachorro Weimaraner possui uma condição física energética que demanda uma rotina de exercícios físicos. Ficou curioso para saber mais sobre esse doguinho? Dá só uma olhada no guia que o Patas da Casa preparou!

    Tudo sobre o Dálmata: conheça as características, personalidade e cuidados com essa raça de cachorro grande
    Grandes

    Tudo sobre o Dálmata: conheça as características, personalidade e cuidados com essa raça de cachorro grande

    Um cachorro Dálmata é facilmente reconhecido graças a sua aparência particular e também ao filme “101 Dálmatas”, desenho que se tornou muito popular na década de 60 e que faz um grande sucesso até hoje. Mas o que esse cãozinho tem de tão especial, além das suas famosas manchas? Para quem sempre quis ter um Dálmata para chamar de seu, chegou o momento de desvendar tudo sobre essa raça de cachorro grande: características físicas, temperamento, personalidade, que cuidados são necessários, preço e como é a saúde desse animal. Vem que a gente te conta!

    Ver Todas >

    Pastor Alemão: 11 curiosidades sobre a personalidade dessa raça de cachorro grande
    Comportamento animal

    Pastor Alemão: 11 curiosidades sobre a personalidade dessa raça de cachorro grande

    O Pastor Alemão é um dos cachorros mais populares e queridos do Brasil. Embora carregue a fama de bravo, o cão desta raça conta com uma personalidade amável e brincalhona que resulta em um verdadeiro combo de energia. Além disso, quando se trata do Pastor Alemão, personalidade obediente e o seu nível de inteligência fazem dele um ótimo candidato a cão de guarda. 

    Matatabi X Catnip: qual é o melhor para o seu gato e quais as diferenças?
    Comportamento animal

    Matatabi X Catnip: qual é o melhor para o seu gato e quais as diferenças?

    O matatabi e a erva do gato (catnip) são plantas capazes de causar alguns eveitos no comportamento dos bichanos. Ao usar o catnip ou o matatabi, o gato costuma ficar mais relaxado, o que impacta muito na sua saúde ao deixá-lo menos estressado. Apesar de serem produtos naturais e provocarem efeitos parecidos, não são a mesma coisa. O matatabi e a erva para gato possuem origens em plantas distintas e têm intensidades diferentes. Além disso, um mesmo gato pode não gostar ou não sentir os efeitos de uma, mas se apaixonar pela outra. 

    Gato Persa branco: o que esperar do bichano com essa cor?
    Comportamento animal

    Gato Persa branco: o que esperar do bichano com essa cor?

    O gato Persa branco é aquele animal que nunca vai passar despercebido. Além de ser lindo, o Persa também tem uma personalidade única. O gato Persa é conhecido pela variedade de cores dos pelos. A pelagem branca, inclusive, está ligada a alguns traços comportamentais (com respaldo científico, heim?!). É por isso que fomos atrás de informaçõespara descobrir o que esperar do temperamento do Persa branco. 

    O que esperar do comportamento da Pitbull fêmea?
    Comportamento animal

    O que esperar do comportamento da Pitbull fêmea?

    Apesar de todos os mitos que rondam o comportamento do Pitbull, os cães dessa raça podem ser muito dóceis se forem criados da forma correta. Mas será que o fato de ser um Pitbull fêmea ou macho faz diferença? Assim como em outras raças de cachorro (e até mesmo no vira-lata), é normal que cadelas e cães machos apresentem comportamentos diferentes, já que a espécie também recebe influência dos hormônios produzidos pelo organismo. Então, fica a dúvida: o que esperar do comportamento da Pitbull fêmea?

    Ver Todas >