O cachorro Weimaraner é uma raça grande, atlética e originária da Alemanha. Ele conquista facilmente qualquer pessoa com seu jeitinho amistoso e brincalhão, mas precisa seguir uma rotina com exercícios físicos intensos para dar conta de tanta energia. A raça de cachorro Weimaraner também possui várias outras qualidades que encantam os tutores, pois, apesar do seu grande porte, ele é basicamente como se fosse um bebezão gigante. Manso, carinhoso e muito obediente, o comportamento do cachorro Weimaraner sempre surpreende quem não está acostumado com a raça. Por isso, separamos 10 traços comportamentais desse cãozinho para que todos possam conhecê-lo melhor.

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Não tenho pets
Tenho cão
Tenho gato
Tenho cão e gato
Autorizo receber comunicações e publicidade da NESTLÉ®.

1) Energia é o sobrenome da raça de cachorro Weimaraner

Pensa em um cãozinho com um nível enorme de energia: esse é o Weimaraner. Com um porte atlético e muita disposição no dia a dia, o doguinho precisa de estímulos físicos e mentais constantemente. Por isso, além de passeios diários, o ideal é que o cachorro Weimaraner também viva em um ambiente enriquecido com brinquedos, jogos e outras atividades físicas.

Aliás, vale destacar que essa é uma das melhores raças de cachorro para a prática de esportes. Modalidades como ciclismo, natação e trilhas são perfeitas para gastar a energia do Weimaraner.

2) O Weimaraner é um dos cães mais obedientes que existe

Outro traço que chama muita atenção na personalidade do Weimaraner é a sua obediência. Esse é um cão que não enfrenta problemas para ser adestrado e costuma aprender rapidamente novos comandos. A vontade de agradar e ver seus humanos satisfeitos é algo que contribui para isso. No entanto, alguns exemplares de cachorro Weimaraner podem ser mais dispersos do que outros, então o processo de adestramento, nesses casos, é mais delicado. A técnica do reforço positivo é indicada.

3) Apegado com a família, o Weimaraner cria laços profundos com os humanos

Não é só o tamanho do Weimaraner que impressiona: esse é um cachorro que também possui um grande coração. Extremamente leal à sua família, a raça de cachorro Weimaraner cria um forte vínculo com seus humanos. Ele sempre quer estar por perto e não mede esforços para demonstrar o quanto ama os tutores. Por isso, é comum que o cachorro Weimaraner, filhote ou adulto, seja um pouquinho carente: é tanto amor que não cabe nele.

4) A inteligência é um dos pontos fortes do cachorro Weimaraner

Pode acreditar: o Weimaraner é um dos cachorros mais inteligentes do mundo. No ranking de inteligência canina desenvolvido pelo psicólogo comportamental Stanley Coren, o doguinho alemão ocupa a 21ª posição. Esse ranking, por sua vez, leva em consideração vários aspectos do comportamento canino, como nível de adaptação, de treinabilidade e de instintos.

5) O Weimaraner é um cãozinho que quase não late

Não espere muitos latidos de cachorro Weimaraner. Diferente de outros cães, esse é um pet que só late quando julga necessário, como quando ele quer atenção dos seus donos, por exemplo. Ainda assim, é mais comum que você encontre o Weimaraner chorando do que latindo - sim, o choro de cachorro pode ser bem frequente, caso o doguinho ache que não está recebendo a atenção necessária ou quando passa muito tempo sozinho.

 

cachorro weimaraner

6) Raça de cachorro Weimaraner se dá bem com crianças

 

Para quem tem uma família com crianças, o Weimaraner pode ser uma excelente companhia! Apesar do tamanho, esse cãozinho é muito amigável com os pequenos, desde que saibam respeitar seu espaço. Geralmente, o contato com crianças mais velhas não é um problema, mas é importante supervisionar a interação com crianças menores porque o Weimaraner é um cão forte e que às vezes perde a noção da sua força durante as brincadeiras. Ainda assim, a amizade entre o cachorro e a criança é garantida!

7) O cachorro Weimaraner filhote deve ser treinado e socializado desde cedo

O Weimaraner é conhecido pelo seu bom comportamento, mas para garantir que ele cresça bem comportado e obediente, o ideal é dar início ao adestramento e socialização com o cachorro Weimaraner filhote. Dessa forma, o pet já saberá desde cedo o que é certo ou errado, e terá sempre esse ladinho sociável mais aflorado. Mas não se esqueça que para socializar o Weimaraner com outros pets, ele precisa estar com o esquema vacinal completo e devidamente vermifugado.

8) Ansiedade de separação pode afetar o Weimaraner

Por ser um cachorro naturalmente apegado com os humanos, o Weimaraner tende a sofrer muito quando passa longos períodos do dia sozinho. Ele precisa da atenção e do contato com a sua família frequentemente para não desenvolver problemas como estresse ou ansiedade de separação. Por isso, no caso de tutores que precisam passar boa parte do dia longe ou que façam muitas viagens, o cachorro Weimaraner não é a melhor opção. Ele até consegue se virar sozinho por algumas horas, mas não lida muito bem com a ausência constante.

9) A socialização com outros cães é fundamental para o cachorro Weimaraner

Apesar de se dar bem com crianças e estranhos, o Weimaraner tem certa dificuldade na convivência com outros animais - especialmente os caninos. Por isso, saber como socializar cachorro com outros cães é fundamental para que a raça consiga conviver em harmonia com pets da mesma espécie. O ideal é que esse processo de socialização aconteça com o cachorro Weimaraner filhote, como já foi dito.

10) Raça de cachorro Weimaraner precisa de espaço adequado para viver

Ativo e energético, o cachorro Weimaraner não é uma das raças mais indicadas para quem vive em apartamentos e ambientes muito pequenos. Ele precisa de um espaço amplo para correr, brincar e se exercitar todos os dias e assim ter uma boa qualidade de vida. Mas se você mora em um apartamento e sonha em ter um Weimaraner, não tem problema: o único cuidado é garantir que o cãozinho gaste toda a energia diariamente para não ficar entediado, com passeios e outras atividades físicas.

BÔNUS: Para ter um cachorro Weimaraner, preço vai depender das características do pet

Se você se apaixonou pela raça de cachorro Weimaraner, é normal se perguntar quanto custa um exemplar da raça. Nesse caso, nós temos a resposta: quando se trata do cachorro Weimaraner, preço varia entre R$ 2 mil e R$ 8 mil. Essa variação vai de acordo com algumas características do animal, como sexo, linhagem e cores dos pelos. Além disso, caso o cachorro Weimaraner filhote já esteja vacinado e vermifugado, o valor também tende a ser maior. 

Redação: Juliana Melo