close
Saúde

Cachorro vira-lata: 7 mitos e verdades sobre a saúde dos cães sem raça definida (SRD)

Atualizado · 30 de novembro de 2021 · 19h44

Publicado · 30/11/2021 · 19h43

O cachorro vira-lata caramelo é um símbolo do Brasil, mas será que a saúde dele é tão resistente como falam por aí?
O cachorro vira-lata caramelo é um símbolo do Brasil, mas será que a saúde dele é tão resistente como falam por aí?

O cachorro vira-lata (ou Sem Raça Definida) é um símbolo de simpatia e temperamento amigável, além de ser um dos cães mais populares do Brasil. Ainda assim existem muitos mitos sobre a criação e saúde do cachorro vira-lata filhote, adulto e idoso. Reza a lenda por aí que o cachorro vira-lata nunca fica doente e vive muito mais que outras raças puras. Mas é isso mesmo? O Patas da Casa resolveu desvendar essas questões reunindo 7 mitos e verdades sobre os cães SRD. Quanto tempo vive um cachorro vira-lata? Como saber se o cachorro é vira-lata? Descubra a resposta dessas e outras perguntas abaixo e não deixe de conferir nossa galeria de fotos de cachorro vira-lata. Dá só uma olhada!

1) “O cachorro SRD nunca fica doente”

Mito. Os cães SRD costumam ser relacionados a uma "saúde de ferro" no Brasil. Com a vida nas ruas, esses animais acabam adaptando a forma de se alimentar, socializar e até se proteger. A alta taxa de vira-latas abandonados cria a falsa sensação de que eles estão prontos para qualquer adversidade, mas não é bem assim: muitas vezes os vira-latas padecem de fome, depois de acidentes e até da maldade humana. Como não há um controle, as mortes e quantidades de casos de algumas doenças não são monitoradas. Na vida familiar, o cachorro SRD precisa dos mesmos cuidados que qualquer outra raça com a alimentação, vacinação, vermífugos etc. Além disso, eles também sofrem com a chegada da velhice, podendo desenvolver problemas nas articulações, no coração e dificuldade na visão. Portanto, não é verdade que os vira-latinhas não ficam doentes.

2) “Cachorro vira-lata vive mais”

Mito. Não existe nenhuma comprovação científica que indique que os cães sem raça definida vivem mais que os de raça. Essa percepção também é advinda da vida dura que muitos vira-latas sofrem nas ruas. Por conta da seleção natural, apenas os mais fortes acabam sobrevivendo em situação de abandono. 

Mas afinal de contas, quanto tempo vive um cachorro vira-lata? Estima-se que a expectativa de vida de um cão SRD pode ser de até 16 anos. Mas vale lembrar que o fator determinante para a longevidade de qualquer cãozinho é a qualidade de vida. Um vira-lata bem cuidado, que possui uma boa alimentação, vai ao veterinário com frequência, recebe todas as vacinas e faz exercícios físicos regulares tende a viver mais que aqueles que estão em situação de rua, por exemplo. Além disso, as raças que foram cruzadas para gerar o animal também podem influenciar.

3) "O cachorro vira-lata pode comer qualquer coisa"

Mito. Assim como qualquer outro cão, o SRD necessita de uma dieta com nutrientes adequados para ter uma boa saúde. O mito é outra coisa que ocorre por muitos cães sem raça definida viverem nas ruas e se alimentam de lixo e restos de comidas. Mas caso você planeje adotar cachorro vira-lata, é importante saber que a alimentação animal deve ser adequada para sua idade e porte. Nunca ofereça qualquer alimento para seu doguinho e preste atenção nas comidas proibidas para cachorro. Além disso, escolha uma ração de qualidade Premium ou Super Premium.

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

É só preencher e começar!

Question Quiz Stamp

Depois do expediente de trabalho na sexta, o que você gosta de fazer?

Question Header Background
Question Quiz Stamp

Como seria o seu domingo perfeito?

Question Header Background
Question Quiz Stamp

Como você fica em um dia de chuva?

Question Header Background
Question Quiz Stamp

Como seria a viagem ideal nas férias?

Question Header Background
Question Quiz Stamp

Como você costuma encontrar os amigos?

Question Header Background
Question Quiz Stamp

Qual o seu tipo de exercício favorito?

Question Header Background
Question Quiz Stamp

Como é a sua rotina matinal?

Question Header Background
Question Quiz Stamp

Como é a sua agenda no fim de semana?

Question Header Background

Schnauzer e Shih Tzu são raças mais independentes Golden Retriever e Yorkshire gostam de companhia Border Collie e Jack Russell Terrier são aventureiros
    Cachorro vira-lata preto (ou de qualquer outra cor) não pode comer qualquer coisa e precisa de uma dieta balanceada
    Cachorro vira-lata preto (ou de qualquer outra cor) não pode comer qualquer coisa e precisa de uma dieta balanceada

    Mais Lidas

    Cinomose: tem cura, o que é, quais os sintomas, quanto tempo dura... Tudo sobre a doença de cachorro!
    Saúde animal

    Cinomose: tem cura, o que é, quais os sintomas, quanto tempo dura... Tudo sobre a doença de cachorro!

    A cinomose canina é uma das doenças de cachorro mais perigosas e sérias, principalmente porque pode afetar cães de todas as idades e raças e é altamente contagiosa. O que causa cinomose é um vírus da família Paramyxovirus, e quando o animal não é tratado da forma correta, a doença pode até ser fatal (não apenas para o que foi infectado primeiramente, mas para todos os que estiverem em contato com ele). 

    Feridas em cachorro: veja as mais comuns que atingem a pele do animal e o que pode ser
    Saúde animal

    Feridas em cachorro: veja as mais comuns que atingem a pele do animal e o que pode ser

    As feridas em cachorro podem ter muitas causas e é preciso avaliar a gravidade da situação. Se o seu cão surgiu algum arranhão ou machucados de leve depois de brincar muito com outros animais, o melhor é observar, mas se as feridas na pele do cachorro apareceram do nada você precisa ficar atento e buscar ajuda veterinária. Pode ser um caso de dermatite, alergia de contato ou até picada de algum parasita. O Patas da Casa preparou um guia com as feridas de cachorro mais comuns. Vamos conferir?

    Gato no cio: de quanto em quanto tempo acontece e quanto tempo dura?
    Saúde animal

    Gato no cio: de quanto em quanto tempo acontece e quanto tempo dura?

    Gatos são animais conhecidos pelas suas frequentes fugas quando estão no cio, mas você sabe por quê? Sabe a partir de qual idade a fêmea pode ter o primeiro cio? Esse período pode ser bastante estressante para o felino - e também para o dono -, pois o comportamento do animal muda bruscamente. Está preparado e já está ciente de quanto tempo dura o cio do gato? Nessa matéria vamos tirar essas e outras dúvidas sobre o assunto. Vem com a gente!

    Encontrou sangue nas fezes do cachorro? Veja os problemas que o sintoma pode indicar
    Saúde animal

    Encontrou sangue nas fezes do cachorro? Veja os problemas que o sintoma pode indicar

    Encontrar sangue nas fezes do cachorro é um sinal de que algo está fora do normal. O cocô com sangue em cachorro é uma questão que deve ser sempre levada a sério. Há diversas razões para isso acontecer, desde um episódio momentâneo - mais simples de resolver - até doenças mais graves - como a gastroenterite hemorrágica ou câncer em cães. 

    4) "A pelagem do cachorro SRD não precisa de tosa específica"

    Verdade. Os cães sem raça definida não possuem um padrão estético que demanda um tipo específico de tosa, portanto, a pelagem pode ser curta ou longa. Entretanto, todo o cachorro vira-lata precisa de cuidados com a pelagem. A escovação é muito necessária para o bem-estar do animal. A única coisa que irá mudar de cachorro para cachorro é a frequência, já que os animais de pelos longos precisam que a escovação seja feita mais frequentemente. Assim como qualquer cachorro, o vira-lata precisa tomar banho pelo menos uma vez ao mês, isso ajuda até a prevenir problemas de pele. Mas atenção: o shampoo para cachorro vira-lata deve ser de uso veterinário e de acordo com a cor do pelo do animal.

    5) “Os gastos com o cachorro vira-lata filhote são menores”

    Mito. O cachorro SRD, principalmente na fase de filhote, necessita dos mesmos gastos com a saúde durante a vida. As vacinas de cachorro obrigatórias devem estar sempre em dia. Fazer um check-up de saúde a cada seis meses (em filhotes e idosos) ou pelo menos uma vez ao ano (no caso de cães adultos saudáveis) ajudará na prevenção de doenças e até mesmo em um diagnóstico precoce. A alimentação também precisa ser de qualidade. Por isso, os gastos de um vira-lata ou de um Beagle, por exemplo, são semelhantes.

    6) “Cachorro sem raça definida tem menos predisposição a doenças genéticas”

    Em partes. Essa afirmativa vai depender de quais raças cruzaram para chegar ao filhote de vira-lata. Como os cães SRD podem ser gerados da mistura de diversas raças de cachorro, fica difícil saber quais são as doenças genéticas que eles são mais predispostos. Porém, assim como qualquer outro cachorro, o vira-lata pode ficar doente e sofrer com pulgas, carrapatos, verme, doenças infecciosas e outros problemas de saúde. 

    vira-lata não possui o “padrão de saúde” das raças, assim como não tem padrão em suas características. Por isso é normal vermos cachorro vira-lata caramelo, branco, tigrado, cachorro vira-lata preto, pequeno, grande, e por aí vai… Mas como saber se o cachorro é vira-lata? Um cão sem raça definida é sempre resultado do cruzamento de raças distintas, portanto, quando é impossível saber exatamente a linhagem do animal ele é considerado um SRD.

    7) "Cachorro SRD precisa tomar todas as vacinas"

    Verdade. A vacina para cachorro é essencial para os vira-latas. Todo cãozinho sem raça definida precisará estar com as vacinas em dia. A vacina múltipla (V8 ou V10) e a antirrábica são obrigatórias. Além disso, existem vacinas opcionais que ajudam a deixar o seu cachorro mais protegido, como vacina para giardíase, leishmaniose e gripe canina.

    Redação: Hyago Bandeira

    Anatomia felina: tudo sobre a respiração do gato, funcionamento do sistema respiratório, gripe em gatos e mais

    Próxima matéria

    Anatomia felina: tudo sobre a respiração do gato, funcionamento do sistema respiratório, gripe em gatos e mais

    Vira-lata: tudo o que você precisa saber sobre os cães sem raça definida (SRD)
    Adoção

    Vira-lata: tudo o que você precisa saber sobre os cães sem raça definida (SRD)

    O vira-lata é o cachorro mais querido e presente nos lares brasileiros. E não é pra menos, né? Esperto, brincalhão e cheio de amor para dar, ele é um ótimo candidato a transformar a sua casa em um lugar mais divertido e, de quebra, ser um companheiro para todas as horas. Oficialmente chamado de sem raça definida (SRD), o cachorro vira-lata não tem uma origem clara e possui características que o tornam único. O cãozinho SRD desperta muitas dúvidas entre os tutores: quanto tempo vive um vira-lata? 

    Cachorro vira-lata não fica doente? Veja alguns mitos e verdades sobre a saúde dos cães sem raça definida
    Saúde

    Cachorro vira-lata não fica doente? Veja alguns mitos e verdades sobre a saúde dos cães sem raça definida

    Embora existam várias raças de cachorro, a verdade é que o vira-lata já conquistou um espacinho em nossos corações. Por se tratar de um cachorro sem raça definida (SRD), esse tipo de cãozinho desperta muitas dúvidas na cabeça dos tutores, principalmente quando o assunto é a saúde de cachorro. Será que esses animais vivem mais do que os outros? O organismo deles realmente é mais resistente e imune à doenças? Como deve ser a alimentação de um cachorro assim? Eles podem mesmo comer de tudo? Desvende alguns mitos e verdades sobre a saúde do cachorro vira-lata a seguir!

    Dogue Alemão: origem, porte, saúde, temperamento... saiba tudo sobre a raça de cachorro gigante
    Grandes

    Dogue Alemão: origem, porte, saúde, temperamento... saiba tudo sobre a raça de cachorro gigante

    Uma das raças de cachorros gigantes mais famosas é a do Dogue (ou Dog) Alemão, que também é conhecida como cão Dinamarquês. O motivo para isso é simples: trata-se da mesma raça do famoso personagem de desenho animado Scooby Doo. Mas a verdade é que o cão Dogue Alemão vai muito além do seu tamanho e aparência robusta: ele é um amigo de quatro patas extremamente leal, dócil e carinhoso. 

    Galgo Afegão: tudo que você precisa saber sobre a raça de cachorro
    Grandes

    Galgo Afegão: tudo que você precisa saber sobre a raça de cachorro

    O Galgo Afegão, também chamado de Afghan Hound, é um cachorro originário do Oriente Médio com aparência exótica e charmosa, difícil de passar despercebido. O que poucas pessoas sabem é que, por trás da postura elegante e independente do cão Afegão, existe um ótimo companheiro de quatro patas, cheio de energia para gastar e amor para dar. Mas o que é necessário saber sobre essa raça de cachorro antes de comprar ou adotar um exemplar? Como é a personalidade do Afghan Hound e que cuidados são necessários com o cãozinho? 

    Ver Todas >

    Cio de cachorro: 6 curiosidades comportamentais sobre a fêmea nesse período
    Saúde animal

    Cio de cachorro: 6 curiosidades comportamentais sobre a fêmea nesse período

    Durante o cio de cadela, a cachorra passa por algumas mudanças comportamentais. Isso acontece porque nesse período há um aumento nos níveis de hormônios, o que acaba influenciando diretamente o comportamento da cachorra. Assim, o momento do cio de cachorro fêmea acaba sendo um momento sensível tanto para ela quanto para o tutor. Entender o que se passa com a cadela no cio é o primeiro passo para aprender a lidar melhor com o pet nesse período.

    Gato com diarreia: o que fazer?
    Saúde animal

    Gato com diarreia: o que fazer?

    O gato com diarreia é motivo de preocupação, pois este é um forte indicativo de que algo não vai bem no sistema digestivo do seu felino. A diarreia em gatos pode atingir desde o filhote ao gato adulto e saber como prevenir ou agir neste momento, até a próxima visita ao veterinário, pode ajudar o seu pet a lidar com esse problema que pode ser muito desagradável aos felinos e tutores. O Patas da Casa reuniu algumas informações muito importantes para ajudar você, que busca evitar mais sofrimento ao felino, mas não sabe oque fazer ao ver seu gato com diarreia.

    Fezes de cachorro com gosma: o que pode ser?
    Saúde animal

    Fezes de cachorro com gosma: o que pode ser?

    Normalmente, o cocô de cachorro apresenta uma coloração amarronzada e consistência firme. Quando sua aparência se torna diferente, é importante ligar o sinal de alerta. Um dos problemas mais observados é a presença de sangue nas fezes do cachorro. Porém, existe outra condição comum que chama a atenção: as fezes de cachorro com gosma. Existem diversos motivos por trás dessa condição. Muitas vezes, as fezes de cachorro com muco são apenas consequência de mudanças alimentares. 

    Infecção no pênis de cachorro: o que é, quais as causas e o que fazer
    Saúde animal

    Infecção no pênis de cachorro: o que é, quais as causas e o que fazer

    Devido a sua sensibilidade e exposição, o pênis de cachorro, sem um cuidado e higiene adequados, pode desenvolver algumas infecções. Além de ocasionar graves ferimentos ao órgão do animal, esses males podem comprometer o pênis do cachorro e trazer muita dor, principalmente no momento de urinar. Para evitar este sofrimento ao seu pet, é importante inspecionar a saúde geral do animal.

    Ver Todas >