Alimentação

Cachorro vegetariano? Descubra se cães podem ou não seguir uma dieta sem carnes

Cachorro vegetariano ou vegano: os animais podem seguir esse tipo de dieta?
Cachorro vegetariano ou vegano: os animais podem seguir esse tipo de dieta?

Cuidar da alimentação do cachorro é de suma importância para manter um doguinho forte e saudável. E existem diferentes tipos de ração que podem atender as necessidades fisiológicas do animal, sempre indicadas de acordo com o porte e idade do pet. Além disso, um assunto relativamente recente é em relação ao tipo de dieta que os cães podem seguir. Como se sabe, os cachorros são animais onívoros, iguais ao ser humano. Então se o tutor seguir uma dieta vegetariana, isso quer dizer que ele pode transformar o cachorro em vegetariano também? Como isso funciona? Quais são os riscos e cuidados necessários com esse tipo de alimentação? Desvendamos essas e outras dúvidas para você a seguir!

Cachorro vegetariano: afinal, os animais podem seguir esse tipo de dieta?

Muitos tutores se sentem inseguros quando se trata de mudar a alimentação de cachorro. Então quando alguém pensa em implementar uma dieta vegetariana na rotina desses animais, isso não é diferente. Segundo o veterinário Glauber Amaral, que é especializado em nutrição animal e atende no Vetimagens, não está totalmente fora de cogitação ter um cachorro vegetariano. Contudo, é importante fazer adendos, pois esse tipo de dieta para cães não é tão simples, embora seja possível.

“Os cachorros possuem alimentação onívora, que é a mesma do ser humano. Por isso que 'casa' bem. Ainda assim, o cachorro vegetariano vai precisar suplementar ou consumir rações que complementem o déficit de vitamina B12, porque o déficit ocorrerá nesse tipo de alimentação”, explica o profissional.

Quais os prós e contras da alimentação para cachorro vegetariana?

Antes de mais nada, é importante ter em mente que um cachorro vegetariano só segue esse tipo de dieta se for imposta por alguém. Então, esse tipo de alimentação não oferece nada de “positivo” para o animal, de acordo com Glauber, e sim para o proprietário que segue esse tipo de dieta. “É uma questão de ideologia, e animais não possuem ideologias. Logo, quem terá pontos positivos será o dono, e não o cão”, justifica. Algumas pessoas podem até achar que, caso o cachorro tenha um histórico de alergia alimentar, as rações vegetarianas podem ser uma boa opção. Mas, conforme o veterinário explica, existem rações não-vegetarianas capazes de combater esse tipo de problema, e por isso não seria uma exclusividade da alimentação para cachorro vegetariana.

Por outro lado, existem sim alguns pontos negativos quando pensamos nesse tipo de dieta, como a falta de vitaminas. “A ração de cachorro pode não ser tão balanceada, visando a necessidade daquele cão. Logo, o proprietário necessita fazer um hemograma completo periodicamente para analisar como estão as plaquetas e a saúde do animal no geral. Há rações que possuem baixa de vitamina B12, por exemplo, e isso é o maior ponto negativo.”

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

É só preencher e começar! sem cadastros ou formulários.

Depois do expediente de trabalho na sexta, o que você gosta de fazer?

Como seria o seu domingo perfeito?

Como você fica em um dia de chuva?

Como seria a viagem ideal nas férias?

Como você costuma encontrar os amigos?

Qual o seu tipo de exercício favorito?

Como é a sua rotina matinal?

Como é a sua agenda no fim de semana?

Schnauzer e Shih Tzu são raças mais independentes Golden Retriever e Yorkshire gostam de companhia Border Collie e Jack Russell Terrier são aventureiros
    A alimentação para cachorro vegetariana precisa ser supervisionada por um veerinário nutricionista
    A alimentação para cachorro vegetariana precisa ser supervisionada por um veerinário nutricionista

    Mais Lidas

    Frutas para gatos: um guia completo dos alimentos liberados e benefícios de cada opção
    Alimentação animal

    Frutas para gatos: um guia completo dos alimentos liberados e benefícios de cada opção

    Cuidar da alimentação do gato é dever de todo tutor, e para isso é importante saber o que o animal pode ou não comer. Além das tradicionais rações para gatos, algumas pessoas também gostam de oferecer outras opções de comida para o seu bichano e procuram alternativas mais naturais, como frutas e legumes. Porém, por mais saudáveis que esses alimentos sejam para os humanos, é importante ter em mente que o organismo dos felinos não funciona da mesma maneira que o nosso e algumas frutas para gatos, por exemplo, podem fazer mal ao seu amigo de quatro patas. Para sanar todas as dúvidas sobre o assunto, confira as frutas que gatos podem comer a seguir!

    O que gato pode comer? Veja alguns alimentos liberados para os felinos
    Alimentação animal

    O que gato pode comer? Veja alguns alimentos liberados para os felinos

    Mesmo que os gatinhos não tenham aquela gula característica dos cachorros, eles podem amar alguns alimentos. A dúvida, porém, sempre permanece nessa hora: além da ração, sachê e petiscos específicos, o que gato pode comer? A não ser que seu gatinho tenha um problema de saúde, você pode oferecer algumas frutas, legumes e proteínas de vez em quando. Mas atenção! Não são todos os alimentos que os gatos podem comer. O chocolate, por exemplo, está na lista dos itens proibidos pelo risco de intoxicar o seu pet.

    Meu cachorro não quer comer ração, o que eu faço? Entenda os motivos
    Alimentação animal

    Meu cachorro não quer comer ração, o que eu faço? Entenda os motivos

    Os cachorros têm fama de serem comilões e, na maioria dos casos, eles não abrem mão das refeições - seja a ração ou um snack. Todo dono de cachorro, provavelmente, já passou pela situação de estar comendo enquanto o amigo de quatro patas fica pedindo um pedaço do lanche. Mas, e quando o apetite do seu cachorro parece desaparecer, você sabe o que fazer?

    Cachorro pode comer banana? Descubra os benefícios da fruta e como inserir na alimentação do seu peludo!
    Alimentação animal

    Cachorro pode comer banana? Descubra os benefícios da fruta e como inserir na alimentação do seu peludo!

    As frutas para cachorro são ótimas opções de petiscos para agradar o seu amigo de quatro patas. Os pets podem sim tirar proveito da ingestão de determinadas frutas que são liberadas e não fazem mal. Mas afinal, cachorro pode comer banana? Quais os benefícios dessa fruta para cachorros? Qual a quantidade correta? Posso fazer um petisco para cachorro com esses alimentos? Veja as respostas para todas essas dúvidas!

    Alimentação de cachorro: é melhor comprar uma ração vegetariana ou investir em receitas caseiras?

    Segundo Glauber, ambas opções são válidas. “Se o tutor já suplementa o cachorro vegetariano com polivitamínicos, pode-se  fazer a alimentação caseira. Mas se há pouco tempo para fazer esse balanceamento, é melhor partir para a ração, que normalmente é bem equilibrada e ajuda no bolo fecal”.

    Ou seja, isso é algo que vai depender mais da necessidade e disponibilidade do tutor. Para aqueles que têm a vida mais corrida, a ração para cachorro vegetariano consegue suprir totalmente as necessidades do cãozinho e é uma opção que pode ser considerada. Já se o tutor quer se dedicar um pouco mais a essa nova dieta do animal e se aventurar com algumas receitas caseiras, também é possível. Mas é importante verificar se os ingredientes são compatíveis com o organismo do cachorro, hein? O cachorro não pode comer de tudo, e o ideal é que a alimentação caseira seja indicada por um profissional.

    Cuidados necessários para introduzir a alimentação de cachorro vegetariana

    Para ter um cachorro vegetariano, o tutor precisa ter muita atenção quanto a vitamina B12, taxa de ferro e também de proteína. Conforme Glauber destaca, rações que são baratinhas demais costumam ter pouco índice proteico, o que pode comprometer a qualidade de vida do animal. E, claro, é importante levar em consideração as necessidades do nosso cão. “É importante saber se a alimentação será vegetariana (ovolacto) ou vegana (estrita). No caso de um cachorro vegano, o cuidado é redobrado, visto que a fonte natural que esse animal poderia ter acesso, como ovos e derivados lácteos, não será possível”, alerta. 

    Também vale destacar que todo o processo deve ser feito de forma gradual para que o cãozinho não sofra com distúrbios psicológicos, nutricionais e digestórios. Além disso, é necessário que esses animais sejam acompanhados regularmente por um médico veterinário especializado em nutrição clínica de cães. 

    Redação: Juliana Melo

    Alergia a gato: pesquisadores identificam anticorpos que neutralizam proteína que causa alergias em humanos

    Próxima matéria

    Alergia a gato: pesquisadores identificam anticorpos que neutralizam proteína que causa alergias em humanos

    O que o cachorro não pode comer? Descubra quais alimentos são proibidos para os cães!
    Alimentação

    O que o cachorro não pode comer? Descubra quais alimentos são proibidos para os cães!

    Sabemos que é quase impossível resistir àquele olhar do nosso cachorro pedindo um pedaço da comida quando estamos fazendo alguma refeição. Mas antes de dar qualquer coisa além da ração, é importante saber o que é permitido e o que é proibido na alimentação dos pets, já que existem alimentos humanos que são tóxicos e prejudiciais para a saúde do cão. E fique de olho! Quanto menor for seu cachorro, maiores as chances de um pedacinho de algo proibido fazer mal a ele.

    5 cuidados com cachorro para não deixar de lado no novo ano
    Cuidados

    5 cuidados com cachorro para não deixar de lado no novo ano

    A chegada de um novo ano geralmente vem acompanhada de uma lista de metas e objetivos para se colocar em prática. Mas você já parou para pensar que seu amigo de quatro patas também pode ser incluído nessa aventura? Com a correria do dia a dia, é muito comum que alguns cuidados com cachorro sejam cada vez mais deixados de lado, como os passeios diários ou os banhos quinzenais. O problema é que manter esses cuidados é essencial para garantir a saúde e bem-estar dos pets, então os tutores precisam encontrar na agenda um tempo para se dedicarem aos amigos de quatro patas. 

    Cachorro vira-lata não fica doente? Veja alguns mitos e verdades sobre a saúde dos cães sem raça definida
    Saúde

    Cachorro vira-lata não fica doente? Veja alguns mitos e verdades sobre a saúde dos cães sem raça definida

    Embora existam várias raças de cachorro, a verdade é que o vira-lata já conquistou um espacinho em nossos corações. Por se tratar de um cachorro sem raça definida (SRD), esse tipo de cãozinho desperta muitas dúvidas na cabeça dos tutores, principalmente quando o assunto é a saúde de cachorro. Será que esses animais vivem mais do que os outros? O organismo deles realmente é mais resistente e imune à doenças? Como deve ser a alimentação de um cachorro assim? Eles podem mesmo comer de tudo? Desvende alguns mitos e verdades sobre a saúde do cachorro vira-lata a seguir!

    Alimentação natural para cães: como fazer uma dieta nutritiva para o cachorro
    Alimentação

    Alimentação natural para cães: como fazer uma dieta nutritiva para o cachorro

    Muito tem se falado sobre alimentação natural para cães e os benefícios para a saúde do seu pet. Mas, o termo “natural” não quer dizer que qualquer alimento que pode ser oferecido para o seu cachorro, muito menos os mesmos preparados para os humanos. Esse cuidado é preciso porque o sistema digestivo do animal é diferente do nosso, por isso, existem alimentos como frutas, por exemplo, que mesmo naturais podem fazer mal.

    Ver Todas >

    Pode dar carne crua para gatos?
    Alimentação animal

    Pode dar carne crua para gatos?

    A ração para gatos é a melhor forma de cuidar da nutrição do seu pet, mas oferecer um alimento diferenciado de vez em quando também é um bom jeito de mimar o seu bichano. Isso levanta o questionamento se o gato pode comer frango cru ou outras proteínas não cozidas, já que é algo que remete à alimentação natural felina. No entanto, essa questão divide bastante a opinião dos tutores e nem todos se sentem confortáveis para oferecer esse tipo de alimento para os gatos. 

    Alimentação do cachorro: 9 mitos e verdades sobre o paladar canino
    Alimentação animal

    Alimentação do cachorro: 9 mitos e verdades sobre o paladar canino

    A alimentação do cachorro é uma das principais fontes de nutrientes. Proteínas, gorduras, carboidratos, fibras, vitaminas e minerais: tudo que o animal precisa para se manter forte e saudável é adquirido pela alimentação. A ração de cachorro é um alimento completo, desenvolvido para suprir as necessidades nutricionais do pet em cada fase de vida ou até mesmo caso ele tenha alguma doença crônica. 

    Patê para gatos: o que é, como utilizar e quais os benefícios?
    Alimentação animal

    Patê para gatos: o que é, como utilizar e quais os benefícios?

    Por ser um alimento úmido, o patê para gatos promove diversos benefícios para a saúde dos bichanos. Os gatos são animais que não costumam beber muita água e, por isso, têm forte tendência para desenvolver problemas renais. Uma das explicações para isso é a origem desértica dos felinos, que também influencia no comportamento de segurar o xixi. Assim como o sachê para gatos, o patê tem alta concentração de água, o que ajuda a manter o animal devidamente hidratado - e não há contraindicação de oferecer esse tipo de alimento para animais saudáveis. 

    Vinho e cerveja para cachorro? Entenda como esses produtos caninos funcionam
    Alimentação animal

    Vinho e cerveja para cachorro? Entenda como esses produtos caninos funcionam

    Depois de adotar um cachorro, ele automaticamente passa a fazer parte da família. Compartilhar bons momentos ao lado dos doguinhos é cada vez mais comum, e é por isso que muitos produtos humanos são adaptados também para os cães, como é o caso do vinho e da cerveja para cachorro. Afinal, quem nunca pensou em chegar em casa e poder compartilhar um momento mais descontraído com seu pet? 

    Ver Todas >