Saúde

Cachorro tossindo depois de beber água? Veja alguns motivos para isso ocorrer

 Cachorro tossindo após beber água pode indicar problemas mais sérios
Cachorro tossindo após beber água pode indicar problemas mais sérios

Todo pai ou mãe de pet já deve ter observado o cachorro tossindo depois de beber água e ficou preocupado. O sintoma é sempre um sinal de alerta. Isso porque a condição pode ter diferentes causas: desde um simples engasgo na hora de se hidratar até quadros mais graves, como a tosse dos canis ou problemas na traqueia. Como ainda não inventaram uma forma de comunicação efetiva entre os humanos e os cachorrinhos, saber o que está realmente acontecendo nem sempre é uma tarefa fácil. Ainda assim, existem formas de identificar o problema e ajudar o seu amigo da melhor maneira possível. Pensando nisso, o Patas da Casa reuniu os principais motivos por trás da tosse de cachorro depois de beber água. Dá uma olhada!

Quais as causas por trás do cachorro tossindo depois de beber água?

Se você já viu o seu cachorro tossindo logo após beber água, saiba que a probabilidade de ser algo sério ou urgente é bem pequena. Nesse caso, é comum que o sintoma seja motivado por um leve engasgo do animal. Cães que tem o costume de beber água rápido demais, por exemplo, podem sofrer com esse incômodo constantemente. A tosse também pode surgir depois do cachorro se exercitar ou brincar muito: como ele está com a respiração mais ofegante e acelerada, o engasgo pode ocorrer. Além disso, um animal que tem o costume de comer rápido demais pode tossir quando for beber água logo depois de se alimentar. É importante que o tutor preste bastante atenção nesses hábitos, principalmente com animais mais ansiosos, pois isso pode gerar problemas na saúde do animal a longo prazo.

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

É só preencher e começar! sem cadastros ou formulários.

Depois do expediente de trabalho na sexta, o que você gosta de fazer?

Como seria o seu domingo perfeito?

Como você fica em um dia de chuva?

Como seria a viagem ideal nas férias?

Como você costuma encontrar os amigos?

Qual o seu tipo de exercício favorito?

Como é a sua rotina matinal?

Como é a sua agenda no fim de semana?

Schnauzer e Shih Tzu são raças mais independentes Golden Retriever e Yorkshire gostam de companhia Border Collie e Jack Russell Terrier são aventureiros
    Cachorro tossindo depois de beber água costuma ser normal, mas fique atento com a frequência
    Cachorro tossindo depois de beber água costuma ser normal, mas fique atento com a frequência

    Mais Lidas

    Cinomose: tem cura, o que é, quais os sintomas, quanto tempo dura... Tudo sobre a doença de cachorro!
    Saúde animal

    Cinomose: tem cura, o que é, quais os sintomas, quanto tempo dura... Tudo sobre a doença de cachorro!

    Uma das partes mais difíceis de ter um cachorro em casa é o momento em que eles adoecem — e isso piora quando a doença é das mais sérias, como a cinomose. Causada por um vírus, se não for tratada da forma correta, a cinomose em cães pode ser fatal não apenas para o que foi infectado primeiramente, mas para todos os que estiverem em contato com ele. Para entender um pouco mais sobre o que é cinomose canina, seus sintomas, causa e o tratamento, o Patas da Casa conversou com a veterinária Kelly Andrade, do Paraná. Dê uma olhada, aqui embaixo, nas instruções da profissional!

    Gato no cio: de quanto em quanto tempo acontece e quanto tempo dura?
    Saúde animal

    Gato no cio: de quanto em quanto tempo acontece e quanto tempo dura?

    Gatos são animais conhecidos pelas suas frequentes fugas quando estão no cio, mas você sabe por quê? Sabe a partir de qual idade a fêmea pode ter o primeiro cio? Esse período pode ser bastante estressante para o felino - e também para o dono -, pois o comportamento do animal muda bruscamente. Está preparado e já está ciente de quanto tempo dura o cio do gato? Nessa matéria vamos tirar essas e outras dúvidas sobre o assunto. Vem com a gente!

    Feridas em cachorro: veja as mais comuns que atingem a pele do animal e o que pode ser
    Saúde animal

    Feridas em cachorro: veja as mais comuns que atingem a pele do animal e o que pode ser

    As feridas em cachorro podem ter muitas causas e é preciso avaliar a gravidade da situação. Se o seu cão surgiu algum arranhão ou machucados de leve depois de brincar muito com outros animais, o melhor é observar, mas se as feridas na pele do cachorro apareceram do nada você precisa ficar atento e buscar ajuda veterinária. Pode ser um caso de dermatite, alergia de contato ou até picada de algum parasita. O Patas da Casa preparou um guia com as feridas de cachorro mais comuns. Vamos conferir?

    Doença do carrapato: sintomas, tratamento, tem cura... Tudo sobre o parasita em cachorros!
    Saúde animal

    Doença do carrapato: sintomas, tratamento, tem cura... Tudo sobre o parasita em cachorros!

    A doença do carrapato é uma das mais conhecidas entre os pais de pet e também uma das mais perigosas para os cachorros. Transmitida pelo carrapato marrom, bactérias e protozoários invadem a corrente sanguínea e os sintomas variam de acordo com o grau da doença e podem causar coloração amarela na pele e mucosas, distúrbios de coagulação, manchas vermelhas espalhadas pelo corpo, sangramento nasal e, em casos mais raros, problemas neurológicos e até mesmo a morte do cachorro. Para ajudar a esclarecer dúvidas sobre a doença do carrapato, o Patas da Casa entrevistou a veterinária Paula Ciszewsi, de São Paulo. Confira abaixo!

    A tosse do cachorro depois de beber água pode estar ligada a problemas de saúde

    Embora a tosse de cachorro depois de beber água pareça um sintoma inexpressivo, ele não deve ser subestimada, especialmente quando se torna muito comum na rotina do seu amigo. O quadro pode estar relacionado ao surgimento de diversas doenças, como a tosse de canis. Extremamente contagiosa, a doença é bastante comum no inverno e costuma apresentar outros sintomas, como corrimento nasal, febre, espirros, falta de apetite e secreção ocular. Outro quadro que também pode estar relacionado com a tosse do animal é o colapso de traqueia em cães. Comum em cachorros de pequeno porte, o transtorno trata-se de uma redução do diâmetro da traqueia, que resulta na interferência do fluxo de ar. Por isso, é fundamental que o tutor preste atenção na rotina do animal e consulte um veterinário caso a tosse ao beber água se torne muito frequente.

    Cachorro com tosse: o que fazer quando o animal apresenta o sintoma com frequência?

    Percebeu que o seu doguinho está tossindo em outros momentos além da hora de se hidratar? O primeiro passo é observar outros possíveis sintomas que o cachorro pode estar apresentando. Se houver outros sinais, é importante marcar uma consulta com o veterinário. O profissional saberá diagnosticar com clareza a origem da tosse de cachorro e, assim, prescrever o tratamento adequado. Para isso, é comum que o veterinário faça perguntas sobre o estilo de vida do animal, a rotina dele e as características do quadro. Além disso, exames de imagem, como o raio-x, também podem ser solicitados. O tratamento pode variar de acordo com a causa da tosse. Um cachorro com tosse de canis, por exemplo, pode fazer uso de antibióticos e nebulização para tratar o quadro. 

    Redação: Úrsula Gomes  

    Quais as características da panleucopenia felina que merecem atenção?

    Próxima matéria

    Quais as características da panleucopenia felina que merecem atenção?

    Passear com cachorro: 9 motivos para não deixar o passeio de lado
    Passeio

    Passear com cachorro: 9 motivos para não deixar o passeio de lado

    Passear com cachorro é mais que um momento de lazer ou um horário destinado para o animal fazer as necessidades fisiológicas, é um ato de cuidado e amor. Ter um animal requer muita responsabilidade e algumas horas dedicadas para proporcionar mais qualidade de vida a ele. Isso inclui brincadeiras, cuidados com a higiene, visitas ao veterinário, uma alimentação de qualidade e, claro, os passeios. Antes de comprar ou adotar um cachorro, esteja preparado para sair com seu novo amigo pelo menos uma vez por dia.

    Como acostumar o cachorro a ficar sozinho novamente depois da quarentena?
    Adestramento

    Como acostumar o cachorro a ficar sozinho novamente depois da quarentena?

    Nesse período de quarentena, você provavelmente está passando a maior parte do tempo em casa. Enquanto o isolamento pode ser difícil para algumas pessoas, quem provavelmente está adorando ter companhia em tempo integral são os cachorros. Com certeza o seu cão ama ter a família por perto. Se ele costumava passar o dia sozinho, deve estar muito feliz agora. Mas será que o seu companheiro de quatro patas vai ter dificuldade para se readaptar a rotina quando a quarentena acabar? Essa é uma das maiores preocupações para os tutores de cães ao fim do período de isolamento. Para responder algumas dúvidas sobre esse assunto, o Patas da Casa conversou com o adestrador Max Pablo. Confira as dicas que ele deu!

    Meu cachorro não quer comer ração, o que eu faço? Entenda os motivos
    Ração

    Meu cachorro não quer comer ração, o que eu faço? Entenda os motivos

    Os cachorros têm fama de serem comilões e, na maioria dos casos, eles não abrem mão das refeições - seja a ração ou um snack. Todo dono de cachorro, provavelmente, já passou pela situação de estar comendo enquanto o amigo de quatro patas fica pedindo um pedaço do lanche. Mas, e quando o apetite do seu cachorro parece desaparecer, você sabe o que fazer?

    Tudo sobre o cachorro Boxer: origem, personalidade, saúde, características físicas e cuidados
    Grandes

    Tudo sobre o cachorro Boxer: origem, personalidade, saúde, características físicas e cuidados

    Se você sempre sonhou em ter um cachorro grande dentro de casa, a raça Boxer certamente é uma opção que não vai te decepcionar. Por trás da aparência robusta e que pode ser considerada até um pouco intimidante para alguns, existe um cãozinho companheiro e com muito amor para oferecer aos seus humanos. Conheça um pouco mais sobre o comportamento da raça, cuidados com a saúde e quanto custa um cachorro Boxer.

    Ver Todas >

    Alopécia canina: saiba mais sobre a queda de pelos em Dachshunds
    Saúde animal

    Alopécia canina: saiba mais sobre a queda de pelos em Dachshunds

    O Dachshund, popularmente conhecido como o cachorro salsicha, é uma raça que está presente em vários lares brasileiros e ao redor do mundo. São cães alegres, divertidos e que melhoram a energia de qualquer lugar. No entanto, quem tem um cachorro dessa raça deve ficar atento a alguns problemas de saúde que são bastante comuns, como a alopecia canina. 

    O que é a paralisia súbita da extremidade traseira em gatos? Veterinária explica tudo!
    Saúde animal

    O que é a paralisia súbita da extremidade traseira em gatos? Veterinária explica tudo!

    Se você observou seu gato com dificuldade de andar com as patas traseiras, é importante ficar atento. Quando o gato arrasta patas traseiras pode parecer uma situação corriqueira e que não traz nenhum risco para a saúde do felino, mas a verdade é que esse é um tipo de paralisia em gatos que pode, sim, ser bastante prejudicial para o seu bichano. 

    Trombose em cachorro: o que é, quais as causas e como prevenir o problema?
    Saúde animal

    Trombose em cachorro: o que é, quais as causas e como prevenir o problema?

    A maioria dos cães geralmente tem uma boa saúde ao longo de sua vida, principalmente se eles forem bem cuidados. No entanto, ainda assim alguns problemas podem surgir quando menos se espera, como é o caso da trombose em animais. Embora não seja um quadro tão comum, é importante saber tudo sobre a doença, pois dependendo da região que foi atingida, o cachorro pode ter sua qualidade de vida bastante afetada. 

    Homeopatia para gatos renais: tratamento traz mais qualidade de vida para felinos com insuficiência renal
    Saúde animal

    Homeopatia para gatos renais: tratamento traz mais qualidade de vida para felinos com insuficiência renal

    A insuficiência renal em gatos é uma doença considerada comum quando falamos dos felinos. Por não ter cura, alguns cuidados especiais e acompanhamento constante durante toda a vida do animal são muito importantes para evitar a evolução do quadro. A homeopatia animal é um dos tratamentos que podem trazer mais qualidade de vida para os gatinhos diagnosticados com a doença. 

    Ver Todas >