Você certamente já deve ter assistido em uma tarde depois da escola o famoso filme Beethoven, que tem como protagonista um cachorro São Bernado que apronta todas. Gigante, forte e musculoso, o cão desta raça chama bastante atenção por onde passa. Seu porte pode até assustar no primeiro contato, mas bastam alguns minutos para se apaixonar pela raça. Original da Suíça, o São Bernardo é um ótimo cão de guarda sempre que é necessário, mas também convive bem com crianças e outros animais. Para se encantar pelo São Bernardo, nós reunimos as principais características da raça aqui embaixo. Olha só!

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Não tenho pets
Tenho cão
Tenho gato
Tenho cão e gato
Autorizo receber comunicações e publicidade da NESTLÉ®.

São Bernardo: é impossível não sentir vontade de abraçar esse peludo

Mesmo que o São Bernardo seja um cachorro gigante, o que costuma chamar bastante atenção na aparência assim que você bate o olho é a pelagem. Bem lisa e macia, ela pode apresentar a cor laranja e branco, apenas laranja ou tigrada. Além disso, os olhos levemente caídos do São Bernardo são outra característica cativante que coloca até o dono mais durão no bolso. Por ser um cachorro de porte grande, o São Bernardo mede entre 70 e 90 cm e pode chegar a pesar 80kg.

O cachorro São Bernardo é extremamente obediente

Para reconhecer um cão São Bernardo é muito simples: basta procurar pelo animal que está sempre ao lado do seu tutor. Bastante obediente e paciente, ele é muito leal com a família e, certamente, dedica uma boa parte do  dia para patrulhar o ambiente onde mora. Além disso, o cão dessa raça é capaz de aprender facilmente qualquer comando que é ensinado. Com um temperamento gentil, ele costuma ser visto como um ótimo companheiro para famílias com crianças.

 

O São Bernardo é um cão super inteligente e carinhosoO filhote de São Bernardo é a coisa mais fofa do mundo!São Bernardo: o olhar caído é uma das características mais marcantes da raçaO cachorro São Bernardo convive bem com crianças e outros animais

 

A pelagem do São Bernardo precisa de bastante cuidado

 

Manter os pelos do São Bernardo sempre lisos e sedosos está longe de ser uma tarefa fácil. Isso porque é preciso  alguns cuidados específicos com a pelagem e, principalmente, uma boa frequência diária de escovação. Neste caso, a escova de pinos ou o pente inoxidável são boas opções para evitar que os pelos fiquem embaraçados.


Além de penteá-lo, você também deve incluir tosas higiênicas a cada um mês na agenda do seu bichinho. Outras regiões que merecem uma atenção especial do tutor são as orelhas e os olhos, já que o acúmulo de sujeira e cera nessas áreas são bastante comuns - e podem causar problemas como a otite canina

Criar o cachorro São Bernardo em apartamento não é uma tarefa fácil

Por ter um porte gigante, o São Bernardo não é o cachorro mais indicado para famílias que moram em casas pequenas. Isso porque, ainda que não precise de muitos exercícios, o cão dessa raça necessita viver em ambientes grandes. O ideal é que, assim como qualquer outra raça de cachorro grande, ele tenha espaço suficiente para se mover e estar ativo livremente. Mas, se ainda assim você optar por criar um São Bernardo em apartamento, a regra é clara: passeie com o cão diariamente para gastar a sua energia e evitar problemas de saúde. 

Redação: Úrsula Gomes