Não tem jeito: tem cachorro que é naturalmente mais preguiçoso do que outros. Mas até que ponto isso não é um motivo para preocupação? O fato é que o cachorro preguiçoso geralmente acaba se tornando mais sedentário com o passar do tempo, o que compromete a qualidade de vida do animal. Por outro lado, a alimentação do cachorro é um fator que pode influenciar nesse comportamento e até ajudar a melhorar a rotina do seu amigo de quatro patas. Para entender como isso acontece e quais os benefícios da ração para cachorro, preparamos uma matéria especial sobre o assunto. Dá só uma olhada!

Alimentação do cachorro influencia no comportamento do animal?

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Não tenho pets
Tenho cão
Tenho gato
Tenho cão e gato
Autorizo receber comunicações e publicidade da NESTLÉ®.

Não é novidade que a ração para cachorro é uma das principais formas de cuidar da saúde do seu amigo de quatro patas. Uma ração de qualidade oferece todos os nutrientes essenciais para manter o organismo do animal funcionando bem - assim como a alimentação natural acompanhada de um profissional na área de nutrição animal. A alimentação do cachorro deve ter compostos que ajudam a fornecer energias para o cãozinho, deixando-o com mais disposição. Por isso, se você tiver um cachorro preguiçoso em casa, é importante verificar a qualidade do alimento que você está oferecendo a ele. Vale prestar atenção também ao peso do cachorro, já que se ele estiver com o peso ideal ou um pouco acima disso, a ração light para cães é uma boa opção de alimento.

Ração para cachorro: quais nutrientes são importantes para deixar o animal mais ativo?

A ração de cachorro contém elementos considerados essenciais para cuidar da saúde do seu amigo de quatro patas. São eles: proteínas, fibras, carboidratos, minerais, gorduras e vitaminas; sendo que os carboidratos são considerados os principais responsáveis pelo fornecimento de energia ao cãozinho. No entanto, é importante ficar atento a quantidade de nutriente: não é recomendado fornecer uma uma ração que contenha mais carboidratos do que o indicado como forma de tentar estimular um cachorro preguiçoso a ficar mais ativo. Na verdade, uma ração para cachorro de qualidade deve conter todos esses nutrientes em sua composição de maneira bastante equilibrada. Caso contrário, a saúde do cãozinho pode ser comprometida, e o animal pode sofrer com o excesso ou déficit de alguma substância. A falta de nutrientes, inclusive, é o que geralmente causa fraqueza e desânimo nos animais. 


A alimentação do cachorro é essencial para fornecer os nutrientes essenciais para o seu bichinho se manter disposto
A alimentação do cachorro é essencial para fornecer os nutrientes essenciais para o seu bichinho se manter disposto

Cachorro preguiçoso tem a qualidade de vida prejudicada

Se o seu cãozinho está menos ativo que o normal, você deve prestar atenção. O cachorro com preguiça acaba se tornando muito sedentário e isso pode afetar significativamente a qualidade de vida dele. Tanto é que o sedentarismo é um dos principais responsáveis pela obesidade canina, principalmente se for atrelado a uma dieta não balanceada. Por isso, investir em uma ração de cachorro de qualidade é fundamental para fornecer todos os nutrientes de que seu cãozinho precisa para se manter saudável e ativo. Com os componentes presentes no alimento, o animal pode se sentir mais disposto para fazer exercícios físicos, que é outro fator fundamental para evitar que o cachorro fique com um sobrepeso ou até para ajudá-lo a perder peso.

Então, ao reparar que o seu cachorro está ficando mais preguiçoso, não hesite em procurar alternativas para mudar isso - seja inserindo uma rotina de exercícios físicos na vida do animal ou mudando a ração dele. Mas lembre-se: qualquer mudança na alimentação do cachorro deve ser supervisionada e orientada por um veterinário, já que a troca repentina da ração de cachorro pode não ser bem recepcionada pelo animal e é preciso ter muito cuidado.

Falta de atividade física também pode deixar o cachorro preguiçoso

Cachorros que não têm o hábito de se exercitar regularmente também correm o risco de cair ainda mais no sedentarismo. Por isso, além da alimentação do cachorro, outro fator que também pode ajudar o seu cãozinho a sair da inércia é a prática de atividades físicas. “Mas como fazer isso?” Bom, tratando-se de um cachorro preguiçoso, é importante ter em mente que o animal não vai criar uma afinidade com os exercícios físicos do dia para a noite, mas estimular é essencial. Para conduzir essa situação, o tutor pode começar a inserir pequenas atividades na rotina do animal aos poucos, de forma que ele não se sinta sobrecarregado logo de início. Brincadeiras interativas dentro de casa podem ajudar bastante nesse primeiro momento, como jogar a bolinha para o cão buscar ou um cabo de guerra improvisado.

Redação: Juliana Melo