Uma das maiores facilidades de ter um gatinho como pet é que ele pode fazer suas necessidades dentro de casa sem muita bagunça, mas você já se perguntou se cachorro pode usar caixa de areia também? A verdade é que muitos cãezinhos, principalmente quando ainda são filhotes, têm dificuldade em acertar o lugar certo para fazer xixi e cocô, o que pode gerar alguns problemas para os tutores. A caixa de areia usada com os felinos acaba sendo uma ferramenta que evita a sujeira e mau cheiro pela casa e facilita o recolhimento dos dejetos do pet. E sim, é possível ensinar o seu cachorro a usá-la - você só vai precisar de um pouco de paciência, claro. Confira algumas dicas a seguir!

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Não tenho pets
Tenho cão
Tenho gato
Tenho cão e gato
Autorizo receber comunicações e publicidade da NESTLÉ®.

Afinal, a caixa de areia pode ser usada como um banheiro de cachorro?

Sim, os cãezinhos também podem usar a caixa de areia para fazer as suas necessidades. A principal diferença em relação aos gatos é que, para eles, esse não é um instinto natural, então você vai precisar adestrar o seu amigo para identificar a caixa como o lugar certo para fazer xixi e cocô. Além disso, é importante considerar que pode ser difícil fazer com que o pet acerte de primeira, por isso é importante seguir o passo a passo com calma, paciência e muito carinho. Você também precisa levar em consideração que os cachorros precisam de caixas e areia específicas, que são diferentes daquelas usadas pelos gatinhos, então é importante avaliar se esse investimento cabe no orçamento da família no momento.

Escolhendo a caixa de areia para cachorro: preço pode variar

Escolher a areia para cachorro e a caixa adequada ao tamanho do seu amigo não precisa ser uma tarefa difícil, basta seguir algumas dicas simples. Em primeiro lugar, é preciso encontrar uma caixa que seja confortável e resistente e tenha o tamanho adequado de acordo com o porte do seu cãozinho, já que ele precisa ser capaz de girar 360 graus dentro dela. A caixa de areia para cachorro não pode ser tão alta, de forma que ele consiga entrar sozinho e nem tão baixa a ponto de sujar o chão em volta ao fazer as necessidades. Existem alguns modelos tradicionais e econômicos feitos com um plástico reforçado, mas também é possível encontrar caixas de areia para cachorro com função “autolimpante”, que pode ser uma boa opção caso você possa investir mais dinheiro e precise de um modelo prático em casa.

cachorro fazendo xixi na cama

Como escolher a areia para cachorro mais adequada?

 

Além disso, é importante buscar nos pet shops a areia para cachorro, que é específica e diferente daquela usada com os felinos. Não tente usar a areia para gatos com o seu amigo, porque elas soltam um odor que é desagradável aos cães e pode atrapalhar o processo de aprendizagem. O mesmo vale para os tipos de areia perfumadas, que podem gerar alergias e irritações na pele do animal. Na dúvida, o melhor a se fazer é investir nas opções neutras, que normalmente são compostas de argila ou carvão ativado e tem grãos com um tamanho maior, facilitando a absorção. Para evitar o mau cheiro no espaço que serve como banheiro de cachorro, experimente colocar um pouquinho de bicarbonato de sódio no fundo da caixa.

Como ensinar cachorro a fazer necessidades na caixa de areia

1) Encontre o lugar certo dentro da casa para usar como banheiro de cachorro

Mesmo que pareça um desafio a primeira vista, ensinar cachorro a fazer necessidades na caixa de areia é mais simples do que parece, afinal, os cães têm facilidade em aprender novos comandos. O primeiro passo é encontrar o lugar da casa que seja ideal para servir como banheiro de cachorro, e que de preferência seja longe da ração e da água. Busque um espaço em que o cachorro passe bastante tempo e que tenha fácil acesso, mas que seja discreto e longe da vista de todos.

2) Observe os sinais que ele dá na hora que quer fazer xixi ou cocô

Todo animal mostra alguns sinais de que está na hora de fazer suas necessidades e, por isso, você deve observar esses indícios para começar a orientar o seu amigo na direção da caixa de areia. Além disso, coloque perto da caixa um jornal molhado com o xixi de cachorro, porque isso vai fazer com que ele associe aquele lugar a um espaço em que pode fazer suas necessidades.

3) Estabeleça um comando para indicar a caixa de areia

Depois que seu cãozinho já estiver habituado com a caixa de areia para cachorro, é importante escolher uma palavra ou expressão curta para associar ao ato. “Caixa” ou “Xixi na caixa” são alguns dos exemplos que você pode usar para ajudar seu amigo a associar o objeto como o lugar certo para fazer as necessidades..

4) Use reforços positivos na hora de ensinar o cachorro a usar a caixa de areia

Ao observar que o pet está acertando a caixa ao ouvir os comandos, é uma boa ideia recompensá-lo com um petisco, assim você estimula um reforço positivo que mostra ao animal que ele deve continuar fazendo as necessidades dentro da caixa de areia para cachorro. Tenha paciência e evite repreendê-lo quando errar. Aos poucos você vai perceber que ele está se acostumando ao novo hábito.

Redação: Maria Antônia Rocha