O verão é uma época um pouco complicada para os cães. Ao mesmo tempo em que os dias ensolarados permitem mais passeios, mergulhos na piscina e muita diversão, as altas temperaturas também podem fazer com que o cachorro sofra com o calor. Por isso, além de dar bastante água para os peludos nessa época, muitos tutores se perguntam se o cachorro pode dormir no ar condicionado ou se isso pode ser prejudicial para a saúde do animal de alguma forma. Para esclarecer essa dúvida de uma vez por todas, fomos atrás de mais informações sobre o assunto. Veja o que descobrimos!

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Não tenho pets
Tenho cão
Tenho gato
Tenho cão e gato
Autorizo receber comunicações e publicidade da NESTLÉ®.

Afinal, ar condicionado faz mal para cachorro ou não?

Para os humanos, existem várias formas de se refrescar no calor, como a ingestão de líquidos, um mergulho na praia ou na piscina do prédio e… aproveitar o geladinho do ar condicionado! Mas e os cachorros? Será que eles podem desfrutar desse equipamento ou eles podem ficar doentes se dormirem no ar condicionado? Em primeiro lugar, é fundamental se preocupar com a saúde e o bem-estar do nosso pet, e, como muitos sabem, o calor pode ser bem desagradável para os cães. Não é à toa que muitos procuram outras formas de se refrescar, seja bebendo mais água, lambendo gelo ou até mesmo procurando um piso geladinho para se deitar. Por isso, o ar condicionado acaba sendo uma boa alternativa para evitar que o seu doguinho passe mal com as altas temperaturas do verão.

Mas atenção: o recomendado é usar moderadamente o equipamento, pois assim como os humanos, os cães também podem ter problemas de saúde se ficarem no ar condicionado o tempo todo. Ah, e uma dica é investir também em umidificadores de ar, que ajudam a evitar o ressecamento das fossas nasais que é provocado pelo uso do equipamento.

 

cachorro dormindo no ar condicionado

Cachorro pode dormir no ar condicionado com algumas recomendações

 

1) A temperatura de ar condicionado para cachorro não deve ser inferior a 22º C e nem superior a 26º C. Por isso, é importante regular o equipamento frequentemente para se certificar de que ele está com a temperatura correta. Caso contrário, a saúde do seu pet pode sofrer consequências, independente da idade dele. Na maioria dos casos, o ar condicionado faz mal para filhote de cachorro e cães idosos, mas vale lembrar que uma temperatura muito baixa também pode provocar resfriados ou gripe no cachorro adulto.

2) O cachorro nunca deve ficar exatamente na frente do ar condicionado. Isso pode deixá-lo muito mais suscetível a doenças respiratórias e pode até mesmo causar um choque térmico no animal que saiu de um ambiente muito quente.

3) O filtro do ar condicionado deve estar sempre limpo e higienizado. Essa é uma medida importantíssima para garantir um ambiente livre de poeiras e fungos que podem prejudicar não apenas a saúde do animal, como a sua também.

4) Fique atento a qualquer incômodo no seu amigo de quatro patas. Ligou o ar condicionado e percebeu que o seu cãozinho começou a se sentir mal em seguida? Talvez o ambiente esteja muito frio para ele. Nesse caso, o ideal é separar uma cobertinha para o seu pet conseguir se aquecer no local. Além disso, vale dar uma conferida na temperatura do ar condicionado para verificar se não ultrapassou os limites indicados.

5) Não esqueça de oferecer água também no cômodo com ar condicionado. Mesmo que o ar condicionado deixe o ambiente mais refrescante e agradável para os pets, o seu amigo de quatro patas precisa se manter hidratado. O ar condicionado tende a ressecar bastante o corpo do animal, assim como as vias nasais, e justamente por isso a hidratação é tão fundamental nesses lugares.

Redação: Juliana Melo