Existe algo melhor que a companhia do cachorro dormindo na cama com você depois de um longo dia? A sensação de abraçar seu bichinho à noite é agradável e se torna um hábito para muitos pais e mães de pet, principalmente quando se trata de uma raça que ama dormir com o dono. Por outro lado, muitas pessoas acham que o cachorro dormir com o dono não é uma boa ideia, pois pode transmitir doenças, alergias e até mesmo impactar o comportamento do cão. Mas afinal, o cachorro pode dormir com o dono? O Patas da Casa responde essa pergunta e explica que cuidados devem ser tomados ao dormir com cães para evitar problemas tanto para o tutor quanto para o pet.

Dormir com cães estreita a relação e deixam tutor e pet mais relaxados

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Não tenho pets
Tenho cão
Tenho gato
Tenho cão e gato
Autorizo receber comunicações e publicidade da NESTLÉ®.

O cachorro dormindo na cama com o dono é um ótimo momento para estreitar vínculos. Nesse momento, a relação fica mais próxima, fazendo com que tanto o dono quanto o pet se sintam mais seguros. Isso é ainda melhor no caso de tutores que moram sozinhos ou que ficam fora de casa por muito tempo durante o dia e querem estreitar os laços com o doguinho. Além disso, dormir com cães ajuda em casos de insônia e ansiedade (seja do cão ou do tutor) pois deixa os dois bem relaxados. Afinal, nada melhor que o cachorro dormindo na cama com você após um dia estressante para recarregar as energias.

O cachorro dormindo na cama pode ocasionar problemas na coluna e dependência

Apesar de diversos pontos positivos, existem algumas questões que devem ser avaliadas antes de deixar seu cão dormir com você. Uma cama muito alta, por exemplo, pode machucar a coluna do animal quando ele pular para subir ou descer. O espaço também deve ser levado em conta: um cachorro muito grande pode se sentir desconfortável e um cãozinho pequeno pode acabar sendo sufocado. Além disso, repare se o cachorro dormindo na cama é muito agitado. Isso é ruim para o pet, que pode acabar caindo ao se mexer, e para o tutor, que tem o sono atrapalhado pelo animal inquieto.

Fique atento também a possíveis alergias que surgem com o contato frequente com o pelo do animal, além de outros problemas de saúde que podem aparecer caso o pet não esteja bem saudável e limpo. Por fim, um grande problema do cachorro dormir com o dono é deixar o cachorro dependente do tutor. Quando se torna um hábito frequente, o animal pode passar a dormir apenas na presença do tutor. Isso pode causar ansiedade canina e hiperatividade no animal, que ficará sempre à sua espera para finalmente dormir.

Vermífugo e vacinas em dia são fundamentais para cachorro poder dormir com o dono

Não se assuste com os pontos negativos! Apesar de haver alguns problemas no cachorro dormindo na cama com o dono, saiba que a maioria pode ser resolvido com alguns cuidados no dia a dia. Seguindo corretamente, o cachorro pode dormir com o dono sem problemas. A primeira coisa a fazer é manter a saúde do animal em dia. É muito importante que a vacina do cachorro e a vermifugação estejam sempre em dia para evitar o contágio de doenças transmissíveis para o homem. Além disso, marque consultas frequentes com o veterinário para ter certeza que o animal está saudável. Antes de deixar o cachorro dormir com o dono, lembre-se de checar se ele tem pulgas e carrapatos, fazendo os cuidados necessários.


O cachorro pode dormir com o dono, mas é preciso alguns cuidados
O cachorro pode dormir com o dono, mas é preciso alguns cuidados

É necessário impor limites antes de deixar o cachorro dormir com o dono

Você pode dormir com cachorro, mas para isso ele precisa de educação e respeitar seu espaço. O cachorro precisa entender que é o tutor quem manda naquele ambiente. Portanto, quando o cachorro dormir com o dono é importante ser firme toda vez que ele apresentar um comportamento inadequado, como rosnar, arranhar ou pular muito. Além disso, é essencial que o tutor já tenha aplicado as técnicas de como ensinar cachorro a fazer as necessidades no lugar certo. Isso evita que ele use a cama para essa finalidade. 

Rampas e escadas evitam que o cachorro dormindo na cama tenha problemas na coluna

Como explicamos, o cachorro dormindo na cama alta pode ter problemas de saúde. O cachorro pode dormir no quarto com você, mas caso ele já tenha propensão a doenças ortopédicas e/ou sua cama seja alta, é recomendado conversar com um veterinário para saber se é mesmo uma boa ideia, já que pular para subir e descer de uma grande altura prejudica a coluna. Em alguns casos, pode ser melhor fazê-lo dormir na própria caminha. Para outros, uma boa maneira de evitar é o tutor providenciar uma rampa ou escada para cachorro. Elas devem ser colocadas ao lado da cama para que o animal suba e desça sem precisar forçar a coluna e patas. 

Somente com banho e limpeza frequente das patas o cachorro pode dormir com o dono

O cachorro pode dormir com o dono, mas a higiene com ele precisa ser redobrada. O ideal é que o pet tome banho ao menos uma vez por semana para garantir a limpeza dos pelos. Além disso, limpar as patas do cachorro, principalmente depois do passeio, evita que ele leve sujeira para a cama. 

O cachorro pode dormir no quarto, mas a roupa de cama deve ser trocada com mais frequência

Além da higiene do pet, para deixar o cachorro dormindo na cama é importante cuidar da higiene do ambiente. O cachorro pode dormir no quarto, mas você precisará trocar as roupas de cama com frequência. Se seu cão não solta tanto pelo, isso deve ser feito uma vez por semana. Já se ele é daqueles cães que soltam muito pelo, o ideal é trocar os lençóis a cada dois dias. Outra dica é deixar a porta aberta, para que o cão tenha liberdade de entrar e sair do quarto sem te perturbar à noite. 

Redação: Maria Luísa Pimenta