Dar uma variada no cardápio canino é super válido, mas saber quais frutas que o cachorro pode comer é algo necessário nessas horas. Afinal, você não vai querer oferecer nada que prejudique a saúde do seu amigo de quatro patas, certo? Bom, algumas opções liberadas são a banana, manga, kiwi, melancia… mas e o morango? Pode dar para cachorro ou não? Para responder a essa pergunta, o Patas da Casa preparou uma matéria com tudo que você precisa saber sobre o alimento, seus benefícios e a melhor forma de oferecê-lo ao seu doguinho. Vem com a gente!
Afinal, cachorro pode comer morango?
Se essa é sua dúvida, pode ficar tranquilo porque quando se trata do morango, o cachorro pode comer sem problemas! Essa é uma das frutas liberadas para cães e que pode, inclusive, ser benéfica para a saúde canina, mas que exige certa moderação no consumo (assim como qualquer outro alimento que não faça parte da dieta do animal). Isso porque, apesar de ter suas vantagens, quando o cachorro come morango em excesso, corre o risco de desenvolver problemas como a diabetes e obesidade.
Caso o seu doguinho já apresente algum desses quadros, é necessário conversar com um médico veterinário antes de incluir a fruta no cardápio do seu amigo. Já se ele estiver em boas condições de saúde, o cachorro pode comer morango ocasionalmente como um petisco.
Conheça os benefícios do morango para cachorro
Assim como para nós, o morango para cachorro também tem seus benefícios. Por ser rico em vitaminas A, B e C e em vários minerais, essa é uma fruta que ajuda a fortalecer o sistema imunológico do animal e ainda por cima atua como um anti-inflamatório. Confira abaixo quais são os principais benefícios:
- Vitamina A: auxilia na visão canina, saúde da pele e imunidade;
- Vitamina B: possui ação antioxidante e melhora as funções do sistema nervoso do cachorro;
- Vitamina C: aumenta o sistema imunológico e atua como antioxidante;
- Minerais: outros nutrientes presentes no morango são o cálcio, potássio, ferro, selênio e magnésio, que atuam em diferentes funções do organismo canino.

Mais Lidas

Veja 12 dicas de como acabar com carrapatos no quintal
O carrapato em cachorro, assim como as pulgas, é uma das principais causas de aborrecimento nos donos de pets. Mesmo usando coleiras ou remédio para carrapato, o animal não está livre de pegar esses parasitas tão incômodos e que podem causar problemas graves. Às vezes, um simples passeio ao ar livre já pode gerar dores de cabeça se o local estiver infestado. Para controle, é importante não só proteger o animal, mas também fazer uma limpeza do ambiente.

Nome de cachorro macho: 100 ideias para chamar o seu novo filhote
Escolher como chamar o seu novo amigo é uma das tarefas mais desafiadoras para os tutores. No caso de nome para cachorro macho, existe uma infinidade de opções que podem entregar as características físicas e até mesmo a personalidade do animal. Com uma boa dose de criatividade e paciência, é possível criar nomes incríveis e bem peculiares - mas é claro que não podemos esquecer dos clássicos e queridinhos entre os pais e as mães de pet.

Feridas em cachorro: veja as mais comuns que atingem a pele do animal e o que pode ser
As feridas em cachorro podem ter muitas causas e é preciso avaliar a gravidade da situação. Se o seu cão surgiu algum arranhão ou machucados de leve depois de brincar muito com outros animais, o melhor é observar, mas se as feridas na pele do cachorro apareceram do nada você precisa ficar atento e buscar ajuda veterinária. Pode ser um caso de dermatite, alergia de contato ou até picada de algum parasita. O Patas da Casa preparou um guia com as feridas de cachorro mais comuns. Vamos conferir?

Cinomose: tem cura, o que é, quais os sintomas, quanto tempo dura... Tudo sobre a doença de cachorro!
A cinomose canina é uma das doenças de cachorro mais perigosas e sérias, principalmente porque pode afetar cães de todas as idades e raças e é altamente contagiosa. O que causa cinomose é um vírus da família Paramyxovirus, e quando o animal não é tratado da forma correta, a doença pode até ser fatal (não apenas para o que foi infectado primeiramente, mas para todos os que estiverem em contato com ele).
Morango pode dar para cachorro com alguns cuidados!
O cachorro pode comer morango, desde que certos cuidados sejam seguidos. Ao contrário da maioria das frutas, não é necessário remover as sementes do morango para cachorro. As sementes, além de serem comestíveis e inofensivas para a saúde canina, também são fonte de fibras e ajudam a melhorar o trânsito intestinal do pet. Por outro lado, é sempre válido cortar o morango em pequenos pedaços para não correr o risco de ter um cachorro engasgado com o alimento.
Ah, e aqui vai uma dica valiosa: se for a primeira vez que você oferece o morango para cachorro, é fundamental observar a reação do animal em um primeiro momento. Alguns cães apresentam um quadro de hipersensibilidade à fruta e não conseguem digeri-la, então eles não podem comer morango. Além disso, o excesso também deve ser evitado porque aumenta os níveis de açúcar no sangue do animal e, por ter muita fibra nas sementes, pode provocar quadros de diarreia no cachorro.
Por fim, o último cuidado é que apesar de existirem várias receitas com morango, é importante que a fruta seja fornecida in natura para o seu doguinho consumir. Lembre-se que existem muitos alimentos que são proibidos para cachorros porque são prejudiciais e até mesmo tóxicos para esses animais, por isso a melhor alternativa é a fruta natural.
Redação: Juliana Melo
