Dar uma variada no cardápio canino é super válido, mas saber quais frutas que o cachorro pode comer é algo necessário nessas horas. Afinal, você não vai querer oferecer nada que prejudique a saúde do seu amigo de quatro patas, certo? Bom, algumas opções liberadas são a banana, manga, kiwi, melancia… mas e o morango? Pode dar para cachorro ou não? Para responder a essa pergunta, o Patas da Casa preparou uma matéria com tudo que você precisa saber sobre o alimento, seus benefícios e a melhor forma de oferecê-lo ao seu doguinho. Vem com a gente!

Afinal, cachorro pode comer morango?

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Não tenho pets
Tenho cão
Tenho gato
Tenho cão e gato
Autorizo receber comunicações e publicidade da NESTLÉ®.

Se essa é sua dúvida, pode ficar tranquilo porque quando se trata do morango, o cachorro pode comer sem problemas! Essa é uma das frutas liberadas para cães e que pode, inclusive, ser benéfica para a saúde canina, mas que exige certa moderação no consumo (assim como qualquer outro alimento que não faça parte da dieta do animal). Isso porque, apesar de ter suas vantagens, quando o cachorro come morango em excesso, corre o risco de desenvolver problemas como a diabetes e obesidade.

Caso o seu doguinho já apresente algum desses quadros, é necessário conversar com um médico veterinário antes de incluir a fruta no cardápio do seu amigo. Já se ele estiver em boas condições de saúde, o cachorro pode comer morango ocasionalmente como um petisco.

Conheça os benefícios do morango para cachorro

Assim como para nós, o morango para cachorro também tem seus benefícios. Por ser rico em vitaminas A, B e C e em vários minerais, essa é uma fruta que ajuda a fortalecer o sistema imunológico do animal e ainda por cima atua como um anti-inflamatório. Confira abaixo quais são os principais benefícios:

  • Vitamina A: auxilia na visão canina, saúde da pele e imunidade;
  • Vitamina B: possui ação antioxidante e melhora as funções do sistema nervoso do cachorro;
  • Vitamina C: aumenta o sistema imunológico e atua como antioxidante;
  • Minerais: outros nutrientes presentes no morango são o cálcio, potássio, ferro, selênio e magnésio, que atuam em diferentes funções do organismo canino.

Morango para cachorro: não é necessário retirar as sementes da fruta
Morango para cachorro: não é necessário retirar as sementes da fruta

Morango pode dar para cachorro com alguns cuidados!

O cachorro pode comer morango, desde que certos cuidados sejam seguidos. Ao contrário da maioria das frutas, não é necessário remover as sementes do morango para cachorro. As sementes, além de serem comestíveis e inofensivas para a saúde canina, também são fonte de fibras e ajudam a melhorar o trânsito intestinal do pet. Por outro lado, é sempre válido cortar o morango em pequenos pedaços para não correr o risco de ter um cachorro engasgado com o alimento.

Ah, e aqui vai uma dica valiosa: se for a primeira vez que você oferece o morango para cachorro, é fundamental observar a reação do animal em um primeiro momento. Alguns cães apresentam um quadro de hipersensibilidade à fruta e não conseguem digeri-la, então eles não podem comer morango. Além disso, o excesso também deve ser evitado porque aumenta os níveis de açúcar no sangue do animal e, por ter muita fibra nas sementes, pode provocar quadros de diarreia no cachorro.

Por fim, o último cuidado é que apesar de existirem várias receitas com morango, é importante que a fruta seja fornecida in natura para o seu doguinho consumir. Lembre-se que existem muitos alimentos que são proibidos para cachorros porque são prejudiciais e até mesmo tóxicos para esses animais, por isso a melhor alternativa é a fruta natural.

Redação: Juliana Melo