Já se perguntou se cachorro pode comer iogurte? Quando falamos da alimentação animal, é indispensável saber exatamente quais são os alimentos proibidos para cachorro e quais são os alimentos liberados. Ter esse cuidado é importante para não oferecer um petisco que possa prejudicar o organismo do seu bichinho de estimação, ou até mesmo causar um quadro de envenenamento. Mas afinal, pode dar iogurte natural para cachorro ou não? Para descobrir a resposta e os principais cuidados com a alimentação dos cães, é só ler a matéria abaixo!

Cachorro pode comer iogurte?

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Não tenho pets
Tenho cão
Tenho gato
Tenho cão e gato
Autorizo receber comunicações e publicidade da NESTLÉ®.

Os cães podem comer iogurte natural, desde que eles não sejam intolerantes à lactose. O alimento, inclusive, pode trazer benefícios para o organismo dos animais. O iogurte contém uma série de nutrientes que fazem bem para os pets e ajudam no fortalecimento do corpo, como cálcio, proteínas, vitaminas e minerais.

Os probióticos presentes no iogurte, por outro lado, não são muito bem aproveitados pelos cães. Isso porque a quantidade de iogurte que deve ser oferecida aos cachorros não é suficiente para que eles aproveitem os benefícios disso. Caso esteja na dúvida de como oferecer probiótico para cachorro e melhorar a flora intestinal dele, o mais recomendado é conversar com um veterinário de confiança para maiores informações.

Como escolher o iogurte natural para cachorro?

É importante frisar que o cachorro pode comer iogurte natural, mas não pode comer iogurtes industrializados. Ou seja, produtos que contém aromatizantes, corantes e sabores específicos - como iogurte de morango, por exemplo - devem ser evitados. Qualquer tipo de iogurte com adição de açúcar e com alto teor de gorduras também não pode ser oferecido aos cães, por isso é fundamental se atentar ao rótulo do produto.

Já o iogurte natural para cachorro é uma ótima opção de petisco canino. Outra possibilidade é o iogurte do tipo grego, desde que não contenha xilitol, que é um ingrediente tóxico para cães.


O cachorro pode comer iogurte, desde que não seja uma versão industrializada nem com adição de açúcares
O cachorro pode comer iogurte, desde que não seja uma versão industrializada nem com adição de açúcares

Qual é a quantidade que pode dar iogurte natural para cachorro?

Um dos principais cuidados ao oferecer iogurte natural para cachorro é a quantidade do alimento. Como é um tipo de petisco para cachorro, o ideal é que a porção não seja maior do que 10% das calorias que o animal ingere diariamente. Uma alimentação sem esse equilíbrio pode favorecer um quadro de obesidade canina.

Também é importante consultar um médico veterinário de confiança antes de introduzir o iogurte natural para cachorro na rotina do seu pet. Quando os cães chegam à fase adulta podem desenvolver intolerância à lactose, por isso é fundamental saber se o seu cãozinho é intolerante ou não antes de dar iogurte para ele.

Saiba como dar iogurte natural para cachorro e conheça outros petiscos seguros

Além de separar pequenas porções para oferecer ao seu pet, você pode preparar receitas com o petisco. Uma ideia, inclusive, é congelar o iogurte com pedaços de frutas que cachorro pode comer misturados, dando um aspecto de “frozen” ou até mesmo um sorvetinho. Algumas opções, por exemplo, são morango, manga e banana. Certamente seu amigo vai adorar esse pequeno mimo!

Outros snacks que fazem sucesso e não prejudicam o seu amigo de quatro patas são verduras e legumes para cachorro, como abóbora, batata doce, cenoura, vagem, brócolis, espinafre e quiabo.

Redação: Juliana Melo

Edição: Luana Lopes