Muitos tutores se perguntam se cachorro pode comer amendoim ou se isso faz parte da lista de alimentos proibidos para cães. O questionamento é super válido, afinal é realmente muito importante saber o que os cachorros podem ou não comer para não terem a sua saúde prejudicada. Diferentemente de outras oleaginosas, o amendoim para cachorro não costuma representar nenhum perigo em si, mas tudo depende de como ele será oferecido.

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Não tenho pets
Tenho cão
Tenho gato
Tenho cão e gato
Autorizo receber comunicações e publicidade da NESTLÉ®.

Por isso, se você está se perguntando se cachorro pode comer paçoca ou pasta de amendoim, por exemplo, chegou a hora de tirar todas essas dúvidas. A seguir, te contamos tudo sobre o amendoim para cachorro, se faz mal ou não e qual é a maneira correta de preparar o alimento para os caninos.

Amendoim: cachorro pode comer ou não?

Nem todos os alimentos são bem recepcionados pelo organismo canino e alguns podem acabar prejudicando a saúde dos nossos pets, por isso todo cuidado é pouco na hora de oferecer algo que foge da dieta animal. Mas será que o amendoim faz mal para cachorro, ou é algo que pode ser oferecido ocasionalmente como petisco? Felizmente, esse é um dos alimentos considerados seguros para cães, então pode dar amendoim para cachorro sim!

Diferente de outras comidas que são proibidas para cães, o amendoim não representa nenhum risco para essa espécie, desde que ele seja oferecido sem casca e nenhum tempero adicional. Por isso, se você quer mimar o seu doguinho de um jeito super especial, pode respirar aliviado porque pode dar amendoim para cachorro sim! Inclusive, ele serve como uma ótima alternativa de petisquinho para dar aquela “fugida” da rotina.

Para comer amendoim, cachorro precisa de alguns cuidados

Se você quer oferecer uma guloseima diferente para o seu amigo, como o amendoim, pode dar para cachorro, mas antes é importante tomar alguns cuidados com o alimento. Para não haver nenhum tipo de problema, o ideal é seguir as dicas:

1) Ofereça o amendoim para cachorro sem casca. Isso facilita a digestão canina, já que a casca presente no amendoim é difícil de ser digerida e pode até causar problemas intestinais nos cães.

2) Não adicione outros ingredientes no amendoim para cachorro. É comum que esse tipo de alimento tenha adição de sal ou açúcares para agradar o paladar humano, mas no caso dos pets não é recomendado.

3) Evite amendoim industrializado ou frito. Geralmente, o amendoim para cachorro faz mal se estiver sob essas condições, então o mais indicado é tentar oferecer o alimento mais in natura possível para os doguinhos.

4) Não exagere na quantidade oferecida. É importante controlar a alimentação do cachorro, mesmo que seja uma ocasião especial. Tudo em excesso faz mal, e com o amendoim isso não é diferente.

Então fica a dica: a melhor maneira de dar amendoim para cachorro é oferecendo o alimento cru, natural e descascado. Outra boa forma de prepará-lo para os cães é levando o amendoim sem casca ao forno até ele ficar torradinho, sem nenhum ingrediente adicional.

Saúde de cachorro: amendoim traz alguns benefícios para o organismo canino

Se por um lado alguns alimentos fazem mal para a saúde do cachorro; por outro, o amendoim é bom para cachorro. Sim, é isso mesmo: no caso do amendoim, pets podem aproveitar alguns benefícios do seu consumo. Rico em ácidos graxos e antioxidantes naturais (como o Ômega 3 e 9), ele é ótimo para o coração e ajuda a prevenir problemas cardiovasculares. Além disso, a presença de vitamina E, niacina, proteína, ácido fólico e manganês também serve para afastar várias outras doenças, pois esses nutrientes em conjunto ajudam a fortalecer o sistema imunológico do animal, aumentando a imunidade.

 

cachorro pode comer amendoim: cão com língua para fora

Amendoim para cachorro também pode vir acompanhado de malefícios

 

Como já foi dito, o amendoim faz mal para cachorro se for oferecido fora de condições adequadas - com temperos, frituras ou industrializados, por exemplo -, podendo provocar reações como diarreia, vômitos, gases e até mesmo alergia no cachorro. No entanto, esse não é o único cuidado. Mesmo com os benefícios do amendoim, cachorro também pode ser impactado negativamente pelo alimento. Como essa oleaginosa contém uma quantidade muito grande de calorias e gorduras, qualquer excesso ou consumo exagerado favorece a obesidade canina

Cachorro pode comer pasta de amendoim?

O cachorro pode comer pasta de amendoim, mas ela precisa ser caseira e sem sal, açúcar ou qualquer tipo de conservante. É uma boa alternativa de petisco, mas que não deve ser oferecido com frequência ao seu cãozinho porque é muito calórico e contém uma grande quantidade de gordura. Já a pasta de amendoim industrializada, nem pensar! Ela está totalmente fora de cogitação porque contém uma série de aditivos que podem fazer mal ao animal.

Caso você queira ir além da pasta de amendoim para cachorro caseira e do alimento cru ou cozido, também é possível consultar um veterinário especializado em nutrição animal e pedir algumas dicas de receitas seguras para o seu cachorro.

Cachorro pode comer paçoca?

Por mais que a paçoca faça um sucesso danado entre os humanos, o cachorro não pode comer paçoca. Como a paçoca é um doce que tem adição de açúcar - ainda que em pouca quantidade -, o ideal é que os pets fiquem bem longe desse tipo de comida. Às vezes pode até ser difícil resistir ao olhar pidão dos cães, mas é importante pensar que você está fazendo isso para garantir a saúde e o bem-estar do animal. Por isso, nada de paçoca para cachorro!

Além do amendoim, cachorro pode consumir outras oleaginosas?

É normal um animal que gosta de amendoim, e o seu consumo é considerado benéfico para os cães, mas será que isso vale também para outras oleaginosas? Infelizmente, a resposta é não. Tirando o amendoim para cachorro, a maioria das castanhas oferecem riscos para o organismo canino. A macadâmia, por exemplo, é a oleaginosa considerada mais perigosa para os cães, podendo intoxicar e deixar o cachorro envenenado. Além dela, o pistache, amêndoa, nozes também devem ser evitadas, porque são consideradas prejudiciais para pets.

Pode dar amendoim para cachorro, mas qual a quantidade certa?

Como já foi dito, tudo em excesso faz mal, e com o amendoim para cachorro não é diferente. Embora o alimento seja rico em vários nutrientes que ajudam a fortalecer o organismo canino, ele  também é rico em gordura. Isso quer dizer que um consumo desenfreado pode acabar deixando o cachorro obeso e desencadear outros problemas de saúde, como a pancreatite canina. Por isso, é importante regular a quantidade oferecida de amendoim para cachorro, que vai depender do tamanho, peso e estado de saúde do animal. 

O ideal é que os cães comam amendoim no máximo uma vez por semana, sempre moderadamente. No entanto, se houver qualquer dúvida sobre a quantidade de amendoim para cachorro, vale consultar um veterinário de confiança.

Veja 5 alimentos que cachorro pode comer para fugir da rotina!

Se você quer variar no cardápio do cachorro, amendoim não é a única opção para oferecer como petisco para os doguinhos. Na verdade, existem vários alimentos “diferentes” que podem entrar nessa lista, como: 

1) Pipoca

2) Iogurte

3) Ovo

4) Salada de frutas

5) Salmão e atum

Redação: Juliana Melo

Publicada originalmente em: 17/08/2020

Atualizada em: 16/11/2021