Alimentação

Cachorro não quer comer? Veja os problemas de saúde mais relacionados com o sintoma

Seu cachorro não quer comer? Saiba que problemas de saúde podem estar causando isso
Seu cachorro não quer comer? Saiba que problemas de saúde podem estar causando isso

A falta de apetite é um sintoma comum a muitas doenças que acometem os cães. É normal um tutor relatar "meu cachorro não quer comer", mas algumas vezes o cão apenas tem apetite seletivo ou o dia está muito quente. Porém, se a situação se estender e vier acompanhada de outros sintomas, pode significar uma infecção viral ou bacteriana, contaminação por parasita, problemas digestivos ou renais e até mesmo questões psicológicas. Por isso, separamos alguns dos problemas de saúde mais relacionados à falta de apetite em cachorro. 

1) Doença do carrapato tem a falta de apetite como um dos principais sintomas 

O carrapato transmite quatro tipos de doença, mas as duas mais comuns são a Erliquiose, causada por uma bactéria, e a Babesiose, por um protozoário. As duas atravessam a corrente sanguínea, mas enquanto a bactéria se aloja nos vasos, o protozoário fica nas hemácias. Elas possuem como um dos principais sintomas a falta de apetite. Cachorro com febre, apatia, vomitando e com sangramentos no nariz, urina ou fezes também são outros sinais. Para saber se o cão tem a doença do carrapato e qual o tipo é preciso realizar exames específicos. O tratamento deve ser iniciado o mais cedo possível para evitar que o problema se agrave. Geralmente é feito por antibióticos, mas casos graves podem demandar uma transfusão de sangue. 

2) Parvovirose canina interfere nos hábitos alimentares do cachorro

A parvovirose canina é uma doença grave causada pelo Parvovírus. É mais comum em filhotes e adultos não vacinados. A doença evolui rapidamente no cachorro e pode levar à quadros muito graves e até mesmo à morte. A transmissão ocorre depois do contato com fezes de um cachorro infectado, mas o vírus consegue se manter vivo no ambiente por muito tempo, infectando objetos, roupas e chão. O vírus atinge diversas células do organismo, principalmente as do intestino, causando diarreia e vômito, além da falta de apetite. O que fazer ao perceber esses sintomas? É preciso levar o cachorro imediatamente ao veterinário para iniciar o tratamento o mais rápido possível. É bom lembrar que a prevenção é feita com a vacina!

3) Gastrite canina deixa o cachorro com dor de estômago e enjoado

A gastrite canina é uma inflamação da mucosa que reveste o estômago. Pode ser crônica - recorrente, provavelmente por intolerância a algum alimento ou por doenças que aumentam a produção de secreções no estômago - , aguda - causada pela ingestão de substâncias tóxicas ou qualquer objeto estranho - ou nervosa - acontece em situações estressantes.  Um dos primeiros sintomas a perceber é o cachorro sem fome, além de apresentar dor abdominal, diarreia e prostração. O tratamento vai depender do tipo de gastrite, mas alterações na dieta do pet sempre são recomendadas.

 

Faça o quiz e descubra se você tem alergia a gato!

É só preencher e começar! sem cadastros ou formulários.

Como você fica ao chegar na casa de um amigo que tem um gato?

O que acontece quando se aproxima de gatinhos na rua ou em feiras de adoção?

As crises alérgicas costumam acontecer:

O que acontece quando você fica perto de alguém que está com a roupa cheia de pelos de gato?

Como seu corpo reage ao entrar em contato com um filhotinho de gato na rua?

Quais são os seus sintomas mais comuns durante uma crise alérgica?

O que você faz para melhorar um quadro de alergia?

É bem provável que você tenha alergia a gatos e precise consultar um especialista As crises alérgicas fazem parte da sua rotina, mas será que é por causa dos gatos? Passe livre para ter um gatinho: você não tem alergia aos bichanos!
    A falta de apetite em cachorro deve ser analisada, principalmente se houver outros sintomas
    A falta de apetite em cachorro deve ser analisada, principalmente se houver outros sintomas

    Mais Lidas

    Cinomose: tem cura, o que é, quais os sintomas, quanto tempo dura... Tudo sobre a doença de cachorro!
    Saúde animal

    Cinomose: tem cura, o que é, quais os sintomas, quanto tempo dura... Tudo sobre a doença de cachorro!

    Uma das partes mais difíceis de ter um cachorro em casa é o momento em que eles adoecem — e isso piora quando a doença é das mais sérias, como a cinomose. Causada por um vírus, se não for tratada da forma correta, a cinomose em cães pode ser fatal não apenas para o que foi infectado primeiramente, mas para todos os que estiverem em contato com ele. Para entender um pouco mais sobre o que é cinomose canina, seus sintomas, causa e o tratamento, o Patas da Casa conversou com a veterinária Kelly Andrade, do Paraná. Dê uma olhada, aqui embaixo, nas instruções da profissional!

    Feridas em cachorro: veja as mais comuns que atingem a pele do animal e o que pode ser
    Saúde animal

    Feridas em cachorro: veja as mais comuns que atingem a pele do animal e o que pode ser

    As feridas em cachorro podem ter muitas causas e é preciso avaliar a gravidade da situação. Se o seu cão surgiu algum arranhão ou machucados de leve depois de brincar muito com outros animais, o melhor é observar, mas se as feridas na pele do cachorro apareceram do nada você precisa ficar atento e buscar ajuda veterinária. Pode ser um caso de dermatite, alergia de contato ou até picada de algum parasita. O Patas da Casa preparou um guia com as feridas de cachorro mais comuns. Vamos conferir?

    Gato no cio: de quanto em quanto tempo acontece e quanto tempo dura?
    Saúde animal

    Gato no cio: de quanto em quanto tempo acontece e quanto tempo dura?

    Gatos são animais conhecidos pelas suas frequentes fugas quando estão no cio, mas você sabe por quê? Sabe a partir de qual idade a fêmea pode ter o primeiro cio? Esse período pode ser bastante estressante para o felino - e também para o dono -, pois o comportamento do animal muda bruscamente. Está preparado e já está ciente de quanto tempo dura o cio do gato? Nessa matéria vamos tirar essas e outras dúvidas sobre o assunto. Vem com a gente!

    Doença do carrapato: sintomas, tratamento, tem cura... Tudo sobre o parasita em cachorros!
    Saúde animal

    Doença do carrapato: sintomas, tratamento, tem cura... Tudo sobre o parasita em cachorros!

    A doença do carrapato é uma das mais conhecidas entre os pais de pet e também uma das mais perigosas para os cachorros. Transmitida pelo carrapato marrom, bactérias e protozoários invadem a corrente sanguínea e os sintomas variam de acordo com o grau da doença e podem causar coloração amarela na pele e mucosas, distúrbios de coagulação, manchas vermelhas espalhadas pelo corpo, sangramento nasal e, em casos mais raros, problemas neurológicos e até mesmo a morte do cachorro. Para ajudar a esclarecer dúvidas sobre a doença do carrapato, o Patas da Casa entrevistou a veterinária Paula Ciszewsi, de São Paulo. Confira abaixo!

    4) Constipação pode deixar o cachorro sem fome

    A constipação acontece quando o cachorro tem dificuldade ou não consegue evacuar. As fezes ficam mais duras e pode até mesmo sair sangue. Várias causas podem levar a esse quadro, como obstrução intestinal - pode ser por um problema digestivo ou pela ingestão de um corpo estranho - , movimentos intestinais mais lentos, problemas neuromusculares e desidratação, entre outras. Se estiver constipado, o cachorro não quer comer e apresenta outros sintomas, como dor na hora de evacuar, abdômen inchado e vômito.

    5) Cachorro com insuficiência renal pode apresentar dificuldade para se alimentar

    A insuficiência renal atinge principalmente os cães idosos, mas podem acometer os mais novos também. Com causas variadas, a condição faz com que os rins passem a ter grande dificuldade para funcionar e realizar suas funções básicas, impactando então todo o funcionamento do organismo. Um dos principais sintomas é a falta de apetite, que vem acompanhada de vômito, aumento da ingestão de água e maior volume de urina, que costuma ter uma coloração mais clara

    6) Depressão e ansiedade também afetam o apetite do cachorro

    Muitas vezes o cachorro com falta de apetite não tem um problema fisiológico, mas sim psicológico. Algumas mudanças na rotina ou no ambiente, morte de um membro da família, separação e até mesmo a chegada de um novo animal podem causar estresse e ansiedade, levando inclusive a quadros de depressão. O cão fica apático e sem vontade de comer. Nesses casos os tutores costumam relatar "meu cachorro não quer comer e está vomitando e triste". Além disso, a ansiedade de separação é uma causa possível da falta de apetite. Isso porque o cachorro fica o dia inteiro sem se alimentar esperando o dono chegar para comer apenas na presença dele.

    Redação: Maria Luísa Pimenta  

    Gatos braquicefálicos: como o problema se manifesta, quais os cuidados e raças que têm o focinho achatado

    Próxima matéria

    Gatos braquicefálicos: como o problema se manifesta, quais os cuidados e raças que têm o focinho achatado

    Meu cachorro não quer comer ração, o que eu faço? Entenda os motivos
    Ração

    Meu cachorro não quer comer ração, o que eu faço? Entenda os motivos

    Os cachorros têm fama de serem comilões e, na maioria dos casos, eles não abrem mão das refeições - seja a ração ou um snack. Todo dono de cachorro, provavelmente, já passou pela situação de estar comendo enquanto o amigo de quatro patas fica pedindo um pedaço do lanche. Mas, e quando o apetite do seu cachorro parece desaparecer, você sabe o que fazer?

    Tudo sobre o cachorro Boxer: origem, personalidade, saúde, características físicas e cuidados
    Grandes

    Tudo sobre o cachorro Boxer: origem, personalidade, saúde, características físicas e cuidados

    Se você sempre sonhou em ter um cachorro grande dentro de casa, a raça Boxer certamente é uma opção que não vai te decepcionar. Por trás da aparência robusta e que pode ser considerada até um pouco intimidante para alguns, existe um cãozinho companheiro e com muito amor para oferecer aos seus humanos. Conheça um pouco mais sobre o comportamento da raça, cuidados com a saúde e quanto custa um cachorro Boxer.

    Tudo sobre o cachorro Pug: origem, saúde, personalidade, características físicas e muito mais
    Pequenos

    Tudo sobre o cachorro Pug: origem, saúde, personalidade, características físicas e muito mais

    É praticamente impossível não se apaixonar por um cachorro da raça Pug! Com os famosos olhos esbugalhados, focinho achatado e corpo compacto e rechonchudo, o cãozinho é um dos queridinhos dos brasileiros. São tantas características que fazem do Pug um animal único, que fica até difícil saber por onde começar. Pensando nisso, o Patas da Casa preparou uma matéria bem especial para todos os amantes da raça Pug. A seguir, descubra mais sobre a origem, personalidade, cuidados com a saúde e qual é o preço desse doguinho tão carismático!

    Dogue Alemão: origem, porte, saúde, temperamento... saiba tudo sobre a raça de cachorro gigante
    Grandes

    Dogue Alemão: origem, porte, saúde, temperamento... saiba tudo sobre a raça de cachorro gigante

    Uma das raças de cachorros gigantes mais famosas é a do Dogue (ou Dog) Alemão, que também é conhecida como cão Dinamarquês. O motivo para isso é simples: trata-se da mesma raça do famoso personagem de desenho animado Scooby Doo. Mas a verdade é que o cão Dogue Alemão vai muito além do seu tamanho e aparência robusta: ele é um amigo de quatro patas extremamente leal, dócil e carinhoso. 

    Ver Todas >

    Cio de cadela: quanto tempo dura, quais as fases, quando começa e quando termina? Saiba tudo!
    Saúde animal

    Cio de cadela: quanto tempo dura, quais as fases, quando começa e quando termina? Saiba tudo!

    O cio de cachorro costuma ser um momento delicado tanto para o tutor quanto para a cadela. Com os hormônios aflorados, o comportamento da cadela no cio passa por mudanças - o que pode demandar alguns cuidados mais específicos para garantir o bem-estar do animal. Além disso, caso o tutor não tenha interesse na procriação, a atenção deve ser redobrada para evitar o cruzamento durante o cio da cadela.

    Coleira contra leishmaniose: como funciona?
    Saúde animal

    Coleira contra leishmaniose: como funciona?

    Você provavelmente já conhece a coleira antiparasitária, mas sabia que alguns modelos têm ação contra a leishmaniose? O acessório indicado para doença é usado para afastar parasitas e insetos como o mosquito-palha, que é o vetor da leishmaniose canina. A doença está entre uma das maiores preocupações dos pais de pet, uma vez que se trata de um quadro capaz de debilitar bastante o organismo do cãozinho, podendo até mesmo levar à morte. 

    5 formas de prevenir a infecção urinária em gatos
    Saúde animal

    5 formas de prevenir a infecção urinária em gatos

    A infecção urinária em gatos é uma das doenças mais comuns que podem atingir os felinos. Geralmente, a doença se desenvolve devido à baixa ingestão de água. Ela causa dor, desconforto e afeta órgãos fundamentais para o bom funcionamento do corpo do animal. A infecção urinária, apesar de atingir muitos bichanos, pode ser prevenida com cuidados especiais e muito simples.

    Acupuntura veterinária: entenda como a terapia é utilizada para melhorar a saúde e bem-estar dos cães
    Saúde animal

    Acupuntura veterinária: entenda como a terapia é utilizada para melhorar a saúde e bem-estar dos cães

    A acupuntura é uma especialidade médica muito conhecida no mundo dos humanos, mas você sabia que ela também pode ser muito benéfica para a saúde do cachorro? É isso mesmo: a acupuntura em cães pode ajudar os bichinhos de diversas formas, desde que seja aplicada por um profissional qualificado. Para entender um pouco melhor sobre a acupuntura veterinária, os benefícios e quando a terapia é indicada, o Patas da Casa conversou com a médica veterinária Ana Carolina Villela.

    Ver Todas >