A falta de apetite é um sintoma comum a muitas doenças que acometem os cães. É normal um tutor relatar "meu cachorro não quer comer", mas algumas vezes o cão apenas tem apetite seletivo ou o dia está muito quente. Porém, se a situação se estender e vier acompanhada de outros sintomas, pode significar uma infecção viral ou bacteriana, contaminação por parasita, problemas digestivos ou renais e até mesmo questões psicológicas. Por isso, separamos alguns dos problemas de saúde mais relacionados à falta de apetite em cachorro.
1) Doença do carrapato tem a falta de apetite como um dos principais sintomas
O carrapato transmite quatro tipos de doença, mas as duas mais comuns são a Erliquiose, causada por uma bactéria, e a Babesiose, por um protozoário. As duas atravessam a corrente sanguínea, mas enquanto a bactéria se aloja nos vasos, o protozoário fica nas hemácias. Elas possuem como um dos principais sintomas a falta de apetite. Cachorro com febre, apatia, vomitando e com sangramentos no nariz, urina ou fezes também são outros sinais. Para saber se o cão tem a doença do carrapato e qual o tipo é preciso realizar exames específicos. O tratamento deve ser iniciado o mais cedo possível para evitar que o problema se agrave. Geralmente é feito por antibióticos, mas casos graves podem demandar uma transfusão de sangue.
2) Parvovirose canina interfere nos hábitos alimentares do cachorro
A parvovirose canina é uma doença grave causada pelo Parvovírus. É mais comum em filhotes e adultos não vacinados. A doença evolui rapidamente no cachorro e pode levar à quadros muito graves e até mesmo à morte. A transmissão ocorre depois do contato com fezes de um cachorro infectado, mas o vírus consegue se manter vivo no ambiente por muito tempo, infectando objetos, roupas e chão. O vírus atinge diversas células do organismo, principalmente as do intestino, causando diarreia e vômito, além da falta de apetite. O que fazer ao perceber esses sintomas? É preciso levar o cachorro imediatamente ao veterinário para iniciar o tratamento o mais rápido possível. É bom lembrar que a prevenção é feita com a vacina!
3) Gastrite canina deixa o cachorro com dor de estômago e enjoado
A gastrite canina é uma inflamação da mucosa que reveste o estômago. Pode ser crônica - recorrente, provavelmente por intolerância a algum alimento ou por doenças que aumentam a produção de secreções no estômago - , aguda - causada pela ingestão de substâncias tóxicas ou qualquer objeto estranho - ou nervosa - acontece em situações estressantes. Um dos primeiros sintomas a perceber é o cachorro sem fome, além de apresentar dor abdominal, diarreia e prostração. O tratamento vai depender do tipo de gastrite, mas alterações na dieta do pet sempre são recomendadas.

Mais Lidas

Feridas em cachorro: veja as mais comuns que atingem a pele do animal e o que pode ser
As feridas em cachorro podem ter muitas causas e é preciso avaliar a gravidade da situação. Se o seu cão surgiu algum arranhão ou machucados de leve depois de brincar muito com outros animais, o melhor é observar, mas se as feridas na pele do cachorro apareceram do nada você precisa ficar atento e buscar ajuda veterinária. Pode ser um caso de dermatite, alergia de contato ou até picada de algum parasita. O Patas da Casa preparou um guia com as feridas de cachorro mais comuns. Vamos conferir?

Cinomose: tem cura, o que é, quais os sintomas, quanto tempo dura... Tudo sobre a doença de cachorro!
A cinomose canina é uma das doenças de cachorro mais perigosas e sérias, principalmente porque pode afetar cães de todas as idades e raças e é altamente contagiosa. O que causa cinomose é um vírus da família Paramyxovirus, e quando o animal não é tratado da forma correta, a doença pode até ser fatal (não apenas para o que foi infectado primeiramente, mas para todos os que estiverem em contato com ele).

Gato no cio: de quanto em quanto tempo acontece e quanto tempo dura?
Gatos são animais conhecidos pelas suas frequentes fugas quando estão no cio, mas você sabe por quê? Sabe a partir de qual idade a fêmea pode ter o primeiro cio? Esse período pode ser bastante estressante para o felino - e também para o dono -, pois o comportamento do animal muda bruscamente. Está preparado e já está ciente de quanto tempo dura o cio do gato? Nessa matéria vamos tirar essas e outras dúvidas sobre o assunto. Vem com a gente!

Encontrou sangue nas fezes do cachorro? Veja os problemas que o sintoma pode indicar
Encontrar sangue nas fezes do cachorro é um sinal de que algo está fora do normal. O cocô com sangue em cachorro é uma questão que deve ser sempre levada a sério. Há diversas razões para isso acontecer, desde um episódio momentâneo - mais simples de resolver - até doenças mais graves - como a gastroenterite hemorrágica ou câncer em cães.
4) Constipação pode deixar o cachorro sem fome
A constipação acontece quando o cachorro tem dificuldade ou não consegue evacuar. As fezes ficam mais duras e pode até mesmo sair sangue. Várias causas podem levar a esse quadro, como obstrução intestinal - pode ser por um problema digestivo ou pela ingestão de um corpo estranho - , movimentos intestinais mais lentos, problemas neuromusculares e desidratação, entre outras. Se estiver constipado, o cachorro não quer comer e apresenta outros sintomas, como dor na hora de evacuar, abdômen inchado e vômito.
5) Cachorro com insuficiência renal pode apresentar dificuldade para se alimentar
A insuficiência renal atinge principalmente os cães idosos, mas podem acometer os mais novos também. Com causas variadas, a condição faz com que os rins passem a ter grande dificuldade para funcionar e realizar suas funções básicas, impactando então todo o funcionamento do organismo. Um dos principais sintomas é a falta de apetite, que vem acompanhada de vômito, aumento da ingestão de água e maior volume de urina, que costuma ter uma coloração mais clara
6) Depressão e ansiedade também afetam o apetite do cachorro
Muitas vezes o cachorro com falta de apetite não tem um problema fisiológico, mas sim psicológico. Algumas mudanças na rotina ou no ambiente, morte de um membro da família, separação e até mesmo a chegada de um novo animal podem causar estresse e ansiedade, levando inclusive a quadros de depressão. O cão fica apático e sem vontade de comer. Nesses casos os tutores costumam relatar "meu cachorro não quer comer e está vomitando e triste". Além disso, a ansiedade de separação é uma causa possível da falta de apetite. Isso porque o cachorro fica o dia inteiro sem se alimentar esperando o dono chegar para comer apenas na presença dele.
Redação: Maria Luísa Pimenta
