Geralmente, não é difícil agradar o paladar canino. Com a fama de comilões, os cachorros não costumam dar muito trabalho na hora de se alimentar e dificilmente dispensam uma boa refeição. Mas às vezes pode acontecer do doguinho enjoar da ração e, nesses casos, cuidar da alimentação do cachorro se torna um verdadeiro desafio. Então, o que fazer quando o cachorro não quer comer? Como despertar o interesse do animal pelos alimentos de novo? Para te guiar nessa situação, separamos algumas dicas que podem ajudar!

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Não tenho pets
Tenho cão
Tenho gato
Tenho cão e gato
Autorizo receber comunicações e publicidade da NESTLÉ®.

Cachorro não quer comer: entenda o que pode estar acontecendo

Alguns cachorros têm o que chamamos de apetite seletivo, e esse pode ser um dos motivos por trás de um cachorro que não quer comer. É algo comum nas raças de pequenas, mas que também pode afetar os cachorros grandes: depois de algum tempo comendo a mesma ração para cachorro, eles acabam enjoando do alimento.

Outro fator que também influencia nisso é a temperatura. Dias muito quentes, por exemplo, tendem a deixar os cães mais lentos e com menos fome. Além disso, o estado emocional dos doguinhos também importa, pois um cachorro que está se sentindo triste e desanimado dificilmente vai se demonstrar interessado por comida. Assim como acontece com os humanos, quando o cachorro fica emocionalmente abalado pode sentir pouco apetite. Veja abaixo alguns aspectos que você deve prestar atenção:

1) Certifique-se de que a ração de cachorro está armazenada corretamente

Se o cachorro não quer comer, será que o problema não é da própria ração? Os animais também merecem uma comida que seja saborosa, e por isso é importante que o tutor tenha muito cuidado quanto a escolha e o armazenamento da ração para cachorro. Guardar o alimento de maneira indevida pode acabar fazendo com que os grãos percam o aspecto crocante e o sabor - consequentemente, isso vai fazer com que o cachorro se recuse a comer o alimento. Portanto, é fundamental saber como armazenar a ração da maneira certa!

2) O ambiente onde ocorre a alimentação do cachorro é tranquilo?

Atenção ao local que você escolhe para colocar o pote de ração para cachorro! Seu amigo de quatro patas também precisa de um lugar que seja tranquilo e acolhedor para realizar as refeições. A preferência é que esse espaço seja longe do banheiro dele - o cheiro de xixi e cocô de cachorro pode acabar se confundindo com o cheiro da comida e isso vai afastar ainda mais o interesse do animal pela ração. Também recomenda-se que esse espaço não seja tão próximo da sua cama: o ideal é que haja um espaço para a alimentação do cachorro, outro para o seu banheiro e outro para que ele possa descansar.

 

cachorro não quer comer: dono trocando ração do cão

3)  Estabeleça uma rotina com horários certos para oferecer a ração de cachorro

 

Deixar a ração disponível para o cachorro durante todo o dia não é recomendado. Isso pode acabar fazendo com que o animal coma demais ou de menos, sem que o tutor perceba. Logo, é importante haver um controle da alimentação do cachorro, e o melhor jeito de fazer isso é oferecendo a ração em momentos específicos do dia e com a quantidade certa. Então a dica é: estabeleça uma rotina com seu doguinho para ele se alimentar. O mais indicado é que isso ocorra duas vezes por dia, uma de manhã e outra à noite.

4) Não dê petiscos o tempo todo para o seu pet

Todo mundo gosta de mimar o pet de vez em quando, né? Mas é preciso ficar atento com a frequência que isso acontece! Os petiscos são bem-vindos, desde que sejam oferecidos aos animais apenas ocasionalmente, sem fazer parte da rotina diária deles. Caso contrário, seu cãozinho pode ficar mal acostumado com tanto mimo e, em vez de se alimentar com a ração para cachorro, ele só vai querer saber de petiscos e mais petiscos. Por isso, muito cuidado! Esse tipo de alimentação não pode substituir a ração em hipótese alguma.

5) Trocar a ração de cachorro é uma alternativa possível

Se o seu amigo realmente tiver enjoado da ração e nenhuma das dicas anteriores funcionarem, trocar a ração de cachorro talvez seja a solução. Escolher um sabor diferente ou tentar uma nova marca pode ser uma boa ideia, mas lembre-se sempre de seguir as recomendações direitinho para o seu pet, hein? Certifique-se de que a nova ração escolhida atende às necessidades do animal, como porte, idade e/ou se ele tiver algum probleminha específico de saúde. Além disso, a transição para o novo alimento precisa ser gradual para não gerar incômodos estomacais e intestinais no animal. Se tiver dúvidas, vale consultar um veterinário nutricionista.

6) Mesmo assim o cachorro não quer comer? Vale checar a saúde dele!

Se você já tentou de tudo e mesmo assim o seu cachorro não quer comer, é hora de procurar a ajuda de um profissional! Às vezes a falta de apetite pode estar relacionada a algum problema de saúde, e somente o veterinário é capaz de analisar e chegar ao diagnóstico correto. Observe também se há outros possíveis indicativos de doença e não hesite em contar tudo para o médico. Com o diagnóstico feito, ele poderá definir qual é o melhor tratamento para cuidar do seu doguinho.

Redação: Juliana Melo