close
xixi

Cachorro marcando território: como evitar o comportamento?

O que fazer para o cachorro parar de marcar território? Confira algumas dicas!
O que fazer para o cachorro parar de marcar território? Confira algumas dicas!

Um cachorro marcando território é o motivo de dor de cabeça para os tutores de pet. Esse comportamento está relacionado ao instinto do cão de proteger e dominar o ambiente que vive. O problema é que isso significa xixi de cachorro espalhado pela casa. Existem diversos motivos que explicam o cachorro marcando território e é importante entendê-los, pois podem significar até mesmo que algo está incomodando o pet. Como é desagradável para os donos limpar o xixi do pet toda hora, surge a pergunta: o que fazer para o cachorro parar de marcar território? O Patas da Casa te ajuda com essa missão!

Por que o cachorro marca território?

O cachorro marcando território nada mais é do que um instinto natural do cão herdado pelos seus ancestrais - os lobos. A marcação de território com a urina é uma forma de proteger uma área de outros animais que, ao sentir o odor da urina, saberão que já está dominada. Além disso, o cachorro marcando território pode significar outras coisas. A cadela marca território quando está no cio, por exemplo. Os hormônios presentes em sua urina podem chegar a longas distâncias e informam que ela está disponível para o acasalamento. Os machos são atraídos e, por sua vez, também marcam território para garantir o domínio sobre a cadela.

Outros motivos que podem ser a causa do cachorro marcando território são alterações físicas e psicológicas. As mudanças, por exemplo, costumam causar estresse, sejam elas a chegada de alguém novo, mudança de casa ou até mesmo um móvel recém comprado. A ansiedade por separação também é outro fator que faz o cachorro marcar território.

Como evitar? Cachorro marcar território é um comportamento que você pode impedir

Se você tem um cachorro marcando território dentro de casa, você com certeza tem a dúvida: “o que fazer para o cachorro parar de marcar território?”. O primeiro passo é tentar entender o motivo por trás do comportamento. Caso o motivo seja ansiedade por separação, por exemplo, tente deixar um objeto com seu cheiro sempre que sair de casa e procure passar mais tempo com ele. Existem algumas medidas que você pode tomar para evitar esse comportamento no seu cãozinho:

  • Chamar atenção na mesma hora: para que o cachorro saiba que deve parar de fazer xixi para marcar território, ele deve ser pego no flagra. A supervisão do tutor é fundamental para que na hora exata em que o cão começar a urinar possa ser impedido e corrigido. É preciso ser firme e deixar claro que isso está errado, dizendo “Não!”.
  • Mostrar o local ideal para urinar: quando você pegar o cachorro marcando território no lugar errado, indique para ele qual o local certo para urinar. Faça ele ir até o tapete higiênico ou do jornal. Se toda vez que ele tentar fazer xixi no lugar errado você indicar onde é o local correto, o cachorro vai começar a entender.
Faça o teste e descubra qual a personalidade dominante do seu gato!

É só preencher e começar!

Question Quiz Stamp

Como seu gato reage com a chegada de visitas em casa?

Question Header Background
Question Quiz Stamp

Você está pensando em adotar mais um gatinho. Qual seria a reação do seu felino?

Question Header Background
Question Quiz Stamp

Você precisa levar seu gato ao veterinário e na fila ele encontra outro felino. Como ele reage?

Question Header Background
Question Quiz Stamp

Seu gato fica incomodado quando as portas de casa ficam fechadas?

Question Header Background
Question Quiz Stamp

Como seu gato se comporta com os outros animais da casa?

Question Header Background
Question Quiz Stamp

Você acabou de chegar em casa depois de muito tempo fora. O seu gato:

Question Header Background
Question Quiz Stamp

Seu gato deitou em cima da sua cama e dormiu. Qual a sua reação, humano?

Question Header Background
Question Quiz Stamp

Como seu gato se comporta na hora de se alimentar?

Question Header Background

Gato-humano! Seu gato não perde a oportunidade de estar ao seu lado Gato solitário! Seu gato tem uma personalidade mais quieta e reservada Gato-gato!  Seu gato gosta da companhia de outros felinos Gato curioso! Seu gato está sempre em busca de novas aventuras Gato caçador! Seu gato tem os instintos selvagens mais aflorados
    O cachorro deve ser chamado a atenção no exato momento em que for flagrado marcando território
    O cachorro deve ser chamado a atenção no exato momento em que for flagrado marcando território

    Mais Lidas

    Veja 7 dicas de como acabar com carrapatos no quintal
    Cuidados dos animais

    Veja 7 dicas de como acabar com carrapatos no quintal

    O carrapato em cachorro, assim como as pulgas, é uma das principais causas de aborrecimento nos donos de pets. Mesmo usando coleiras ou remédio para carrapato, o animal não está livre de pegar esses parasitas tão incômodos e que podem causar problemas graves. Às vezes, um simples passeio ao ar livre já pode gerar dores de cabeça se o local estiver infestado. Para controle, é importante não só proteger o animal, mas também fazer uma limpeza do ambiente: estudos mostram que os carrapatos podem sobreviver até 200 dias em um lugar sem se alimentar. Pensando nisso, vamos te ensinar como acabar com carrapatos no quintal com ingredientes que você pode ter em casa.

    Os 10 erros mais comuns na hora de cuidar de gato
    Cuidados dos animais

    Os 10 erros mais comuns na hora de cuidar de gato

    Até mesmo os tutores mais experientes podem cometer alguns erros quando o assunto é cuidar de gato. Uma dúvida muito comum, por exemplo, é se a castração de gato é realmente necessária. Além disso, muitos humanos cometem o erro de tratar os felinos como se eles fossem cães, embora eles tenham comportamentos claramente distintos. No geral, os gatos são mais reservados, independentes e valorizam muito sua privacidade, diferente dos cachorros. P

    O que fazer para o cachorro parar de marcar território: 7 dicas para lidar com o xixi fora do lugar!
    Cuidados dos animais

    O que fazer para o cachorro parar de marcar território: 7 dicas para lidar com o xixi fora do lugar!

    Ter um cãozinho em casa é só alegria, mas é sempre bom que o dono esteja preparado para lidar com alguns comportamentos inconvenientes do animal. Um deles é o xixi fora do lugar para deixar o cheiro em todos os cantos da casa. O que fazer para o cachorro parar de marcar território? O costume é desagradável e pode até tirar o sossego de muitos tutores por aí. Para te ajudar, separamos algumas dicas para evitar que o cachorro marque território em casa e faça xixi onde não deve. Acompanhe!

    5 motivos pelos quais seu cachorro coça as orelhas
    Cuidados dos animais

    5 motivos pelos quais seu cachorro coça as orelhas

    Mesmo que muitas vezes sejam esquecidas na hora dos cuidados, as orelhas do seu cachorrinho são bem sensíveis e precisam de bastante atenção. De vez em quando, é comum que algum incômodo pontual faça o seu cachorro ficar coçando a orelha, mas quando isso se torna algo frequente e você percebe um incômodo maior no animal, vale a pena ficar atento.

    • Passear com o cachorro mais vezes: uma forma de evitar o cachorro marcando território dentro de casa é levando-o para passear ao ar livre. Do lado de fora ele terá mais liberdade de explorar novos territórios e vai passar a demarcá-los lá, dando assim um sossego nas marcações dentro de casa.
    • Recompensar as atitudes corretas: quem não gosta de receber uma recompensa ao realizar uma tarefa corretamente? Os cachorros também são assim! Quando o cão conseguir urinar no local adequado, ofereça um petisco ou um simples carinho. Assim, ele vai ter uma imagem positiva relacionada ao “banheiro” e vai utilizá-lo mais vezes.
    • Evitar estresse e agitação: assim como mudanças podem causar estresse nos cachorros, fazendo-os marcar território, algumas situações do dia a dia também podem deixar o animal inquieto. Barulhos altos, como obras ou muito movimento, podem deixar o cãozinho agitado. Então, nesses casos, tente deixar seu pet em lugares mais silenciosos.
    • Evitar que o cheiro de urina fique por muito tempo: assim que o cachorro fizer xixi dentro de casa, limpe. Não deixe que fique exposto por muito tempo, pois isso deixará o cheiro no ar, fazendo o cachorro ter vontade de marcar o território de novo. Além disso, evite utilizar produtos de limpeza que levem amônia. Essa substância é um dos componentes da urina e pode aumentar o interesse do cão em fazer xixi no local novamente. 

    Cachorro castrado para de marcar território?

    A castração de cachorro é uma das principais maneiras de evitar o cachorro marcando território. Ela não impede o comportamento totalmente, mas estima-se que em torno de 80% dos casos, o cachorro castrado para de marcar território. Quanto mais cedo a castração for realizada, maior a chance de fazer o cão parar totalmente de marcar território. No caso de um cachorro adulto, a chance de parar 100% é menor, pois o instinto já está bem enraizado. Além de evitar o cachorro marcando território, a castração traz diversos benefícios para a saúde do pet, diminuindo bastante o risco de desenvolver algumas doenças como piometra (no caso das fêmeas) e tumor de próstata (no caso do macho).

    Redação: Maria Luísa Pimenta 

    Como escolher caixa de transporte para gatos de acordo com o tamanho do pet?

    Próxima matéria

    Como escolher caixa de transporte para gatos de acordo com o tamanho do pet?

    Cachorro castrado marca território? O que fazer?
    xixi

    Cachorro castrado marca território? O que fazer?

    O cachorro marcando território é um instinto natural do comportamento canino - e também uma das principais dores de cabeça dos tutores, principalmente se estamos falando de filhotes. Nada passa batido pela necessidade do cãozinho de dominar o mundo: árvores na rua, muros, portões, rodas de carros e às vezes até móveis dentro de casa são marcados com a urina do pet. A castração de cachorro costuma ser o método mais recomendado para corrigir o comportamento, mas nem sempre funciona assim.

    O que fazer para o cachorro parar de marcar território: 7 dicas para lidar com o xixi fora do lugar!
    xixi

    O que fazer para o cachorro parar de marcar território: 7 dicas para lidar com o xixi fora do lugar!

    Ter um cãozinho em casa é só alegria, mas é sempre bom que o dono esteja preparado para lidar com alguns comportamentos inconvenientes do animal. Um deles é o xixi fora do lugar para deixar o cheiro em todos os cantos da casa. O que fazer para o cachorro parar de marcar território? O costume é desagradável e pode até tirar o sossego de muitos tutores por aí. Para te ajudar, separamos algumas dicas para evitar que o cachorro marque território em casa e faça xixi onde não deve. Acompanhe!

    Como acostumar cachorro com gato: 5 erros comuns que você deve evitar
    Comportamento

    Como acostumar cachorro com gato: 5 erros comuns que você deve evitar

    Ter mais de um bichinho de estimação é muito comum em muitas famílias, mas e quando os animais são de espécies diferentes, como cachorro e gato? Algumas pessoas acreditam que a relação entre eles é um pouco problemática, mas não precisa ser assim - inclusive, é super possível fazer com que os dois bichinhos sejam grandes amigos. Tudo é uma questão de saber como acostumar gato com cachorro para que eles aprendam a conviver de um jeito mais harmonioso.

    Como treinar o Rottweiler para evitar comportamentos agressivos? Veja as dicas de um adestrador!
    Adestramento

    Como treinar o Rottweiler para evitar comportamentos agressivos? Veja as dicas de um adestrador!

    A fama de bom guardião dos cães da raça Rottweiler é notória, assim como os estereótipos que envolvem o seu temperamento difícil e agressivo. Na verdade, o porte robusto e a aparência intimidadora desses cachorros grandes escondem um animal tranquilo, protetor e muito leal ao seu tutor. Isso quer dizer que, se um Rottweiler for bem treinado, ele consegue ser dócil, carinhoso e um excelente companheiro para a família, incluindo as crianças.

    Ver Todas >

    Creme dental para cachorro: o que levar em conta na hora de escolher a melhor para o seu pet?
    Cuidados dos animais

    Creme dental para cachorro: o que levar em conta na hora de escolher a melhor para o seu pet?

    Um produto que é essencial para cuidar da saúde bucal dos nossos pets é o creme dental para cachorro. Sim, os cães também podem sofrer com problemas bem desagradáveis, como o tártaro e o mau hálito. Por isso, um cuidado indispensável é escovar os dentes do cachorro regularmente. Mas como fazer isso da forma correta? Para começar, é necessário escolher um bom creme dental canino, já que os cães não podem utilizar as pastas de dente humanas por várias questões. 

    Banheiro de gato: 8 coisas que você precisa saber sobre a caixa de areia do seu bichano
    Cuidados dos animais

    Banheiro de gato: 8 coisas que você precisa saber sobre a caixa de areia do seu bichano

    Todo mundo sabe da importância do banheiro de gato, mas você já parou para se perguntar quantas vezes gato vai ao banheiro? Ou com que frequência é necessário limpar a caixa de areia para gatos? Essas são questões que certamente já passaram pela cabeça de todo gateiro. No entanto, além de ser uma questão de higiene, o tutor também deve prestar atenção em várias outras coisas.

    Coleira de cachorro com nome: 4 motivos para não deixar a coleira com identificação do seu pet de lado
    Cuidados dos animais

    Coleira de cachorro com nome: 4 motivos para não deixar a coleira com identificação do seu pet de lado

    A coleira com identificação para cães é um cuidado importante que muitos tutores deixam de lado. Esse acessório permite que o animal seja encontrado com mais facilidade caso ele se perca. O indicado é que a coleira com identificação para cachorro contenha, além do nome do animal, o telefone dos tutores, endereço e informações médicas ou de comportamento. Dessa forma, se alguém encontrar o pet será mais fácil de levar o cachorrinho de volta para casa.o.

    Mochila de cachorro: para quais pets o acessório é indicado e como usar?
    Cuidados dos animais

    Mochila de cachorro: para quais pets o acessório é indicado e como usar?

    Já ouviu falar na mochila de cachorro? Esse é um acessório que pode ser bem útil em algumas situações do dia a dia, especialmente quando você tem algum compromisso com o cãozinho fora de casa. Existem dois tipos de mochila para cães: aquela que o tutor coloca nas costas para acomodar o pet dentro, e outra que é feita para uso exclusivo do animal. Mas será que todos os cães podem usufruir de ambos os modelos?

    Ver Todas >