Um cachorro marcando território é o motivo de dor de cabeça para os tutores de pet. Esse comportamento está relacionado ao instinto do cão de proteger e dominar o ambiente que vive. O problema é que isso significa xixi de cachorro espalhado pela casa. Existem diversos motivos que explicam o cachorro marcando território e é importante entendê-los, pois podem significar até mesmo que algo está incomodando o pet. Como é desagradável para os donos limpar o xixi do pet toda hora, surge a pergunta: o que fazer para o cachorro parar de marcar território? O Patas da Casa te ajuda com essa missão!

Por que o cachorro marca território?

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Não tenho pets
Tenho cão
Tenho gato
Tenho cão e gato
Autorizo receber comunicações e publicidade da NESTLÉ®.

O cachorro marcando território nada mais é do que um instinto natural do cão herdado pelos seus ancestrais - os lobos. A marcação de território com a urina é uma forma de proteger uma área de outros animais que, ao sentir o odor da urina, saberão que já está dominada. Além disso, o cachorro marcando território pode significar outras coisas. A cadela marca território quando está no cio, por exemplo. Os hormônios presentes em sua urina podem chegar a longas distâncias e informam que ela está disponível para o acasalamento. Os machos são atraídos e, por sua vez, também marcam território para garantir o domínio sobre a cadela.

Outros motivos que podem ser a causa do cachorro marcando território são alterações físicas e psicológicas. As mudanças, por exemplo, costumam causar estresse, sejam elas a chegada de alguém novo, mudança de casa ou até mesmo um móvel recém comprado. A ansiedade por separação também é outro fator que faz o cachorro marcar território.

Como evitar? Cachorro marcar território é um comportamento que você pode impedir

Se você tem um cachorro marcando território dentro de casa, você com certeza tem a dúvida: “o que fazer para o cachorro parar de marcar território?”. O primeiro passo é tentar entender o motivo por trás do comportamento. Caso o motivo seja ansiedade por separação, por exemplo, tente deixar um objeto com seu cheiro sempre que sair de casa e procure passar mais tempo com ele. Existem algumas medidas que você pode tomar para evitar esse comportamento no seu cãozinho:

  • Chamar atenção na mesma hora: para que o cachorro saiba que deve parar de fazer xixi para marcar território, ele deve ser pego no flagra. A supervisão do tutor é fundamental para que na hora exata em que o cão começar a urinar possa ser impedido e corrigido. É preciso ser firme e deixar claro que isso está errado, dizendo “Não!”.
  • Mostrar o local ideal para urinar: quando você pegar o cachorro marcando território no lugar errado, indique para ele qual o local certo para urinar. Faça ele ir até o tapete higiênico ou do jornal. Se toda vez que ele tentar fazer xixi no lugar errado você indicar onde é o local correto, o cachorro vai começar a entender.

O cachorro deve ser chamado a atenção no exato momento em que for flagrado marcando território
O cachorro deve ser chamado a atenção no exato momento em que for flagrado marcando território

  • Passear com o cachorro mais vezes: uma forma de evitar o cachorro marcando território dentro de casa é levando-o para passear ao ar livre. Do lado de fora ele terá mais liberdade de explorar novos territórios e vai passar a demarcá-los lá, dando assim um sossego nas marcações dentro de casa.
  • Recompensar as atitudes corretas: quem não gosta de receber uma recompensa ao realizar uma tarefa corretamente? Os cachorros também são assim! Quando o cão conseguir urinar no local adequado, ofereça um petisco ou um simples carinho. Assim, ele vai ter uma imagem positiva relacionada ao “banheiro” e vai utilizá-lo mais vezes.
  • Evitar estresse e agitação: assim como mudanças podem causar estresse nos cachorros, fazendo-os marcar território, algumas situações do dia a dia também podem deixar o animal inquieto. Barulhos altos, como obras ou muito movimento, podem deixar o cãozinho agitado. Então, nesses casos, tente deixar seu pet em lugares mais silenciosos.
  • Evitar que o cheiro de urina fique por muito tempo: assim que o cachorro fizer xixi dentro de casa, limpe. Não deixe que fique exposto por muito tempo, pois isso deixará o cheiro no ar, fazendo o cachorro ter vontade de marcar o território de novo. Além disso, evite utilizar produtos de limpeza que levem amônia. Essa substância é um dos componentes da urina e pode aumentar o interesse do cão em fazer xixi no local novamente. 

Cachorro castrado para de marcar território?

A castração de cachorro é uma das principais maneiras de evitar o cachorro marcando território. Ela não impede o comportamento totalmente, mas estima-se que em torno de 80% dos casos, o cachorro castrado para de marcar território. Quanto mais cedo a castração for realizada, maior a chance de fazer o cão parar totalmente de marcar território. No caso de um cachorro adulto, a chance de parar 100% é menor, pois o instinto já está bem enraizado. Além de evitar o cachorro marcando território, a castração traz diversos benefícios para a saúde do pet, diminuindo bastante o risco de desenvolver algumas doenças como piometra (no caso das fêmeas) e tumor de próstata (no caso do macho).

Redação: Maria Luísa Pimenta