Quem tem um cachorro em casa, sabe bem o quanto brincar, correr e saltar são atividades presentes no dia a dia do animal. Por isso, encontrar o cachorro mancando pode ser um sinal de que algo não vai bem com o seu pet. O sintoma pode indicar várias condições diferentes, desde um simples machucado até quadros mais graves, como displasia coxofemoral e artrite. Por isso, é importante ficar atento a qualquer comportamento diferente no seu amigo. Para entender um pouco mais sobre o que causa esse problema e como tratá-lo, separamos os principais problemas de saúde que o sintoma pode indicar. Dá uma olhada!

Cachorro mancando: o que pode significar?

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Não tenho pets
Tenho cão
Tenho gato
Tenho cão e gato
Autorizo receber comunicações e publicidade da NESTLÉ®.

Antes de tudo, é muito importante identificar o que está por trás do cachorro mancando. Reconhecer quais problemas de saúde o sintoma causa pode salvar o seu amigo de muito desconforto e dores no futuro. A má notícia é que os motivos do incômodo variam bastante e podem ir desde pequenos cortes na pata até condições mais graves. Ainda assim, é possível indicar alguns dos problemas de saúde mais comuns que o quadro pode significar para que você fique atento e busque a ajuda de um médico veterinário:

1) Pequenos cortes e machucados na pata do cachorro

Um dos motivos mais frequentes para o cachorro mancar são pequenas feridas ou cortes causados por objetos pontiagudos. Nesse caso, os machucados podem surgir durante um passeio na rua ou até mesmo em casa. Além disso, unhas compridas também podem ferir os coxins e causar dor ao seu amigo. Para isso, o ideal é manter as unhas do seu pet sempre cortadas para evitar o desconforto.

2) Displasia coxofemoral em cães

O cachorro mancando pata traseira pode ser um sinal de displasia coxofemoral. Comum em cachorros de médio e grande porte, a doença é causada por um problema no “encaixe” da articulação do fêmur com a pelve. Na maioria das vezes, ela é hereditária e só é percebida quando está em um grau mais avançado, onde o pet passa a sofrer com as dores. Para o diagnóstico da doença, o ideal é consultar um médico veterinário e realizar uma radiografia.

3) Artrite em cães

Assim como acontece com os humanos, a artrite é uma doença degenerativa que atinge os ossos, sendo mais comum em cachorros idosos. Resultado de uma inflamação das articulações do animal, ela também pode ser causada por outros fatores, como sobrepeso e genética. 

4) Luxação da patela do cachorro

Frequente em animais de pequeno porte, a luxação da patela em cachorros nada mais é do que o deslocamento da rótula, que é um osso que fica no joelho. Ela causa bastante dor e desconforto no animal e, dependendo do nível de desenvolvimento no momento do diagnóstico, é tratável apenas com cirurgia. O cachorro mancando é o primeiro sinal da doença e, por isso, é preciso ficar atento a qualquer mudança do seu pet.


Displasia coxofemoral em cães: o Pastor Alemão é uma das raças mais propensas a ter a doença
Displasia coxofemoral em cães: o Pastor Alemão é uma das raças mais propensas a ter a doença

Meu cachorro está mancando: o que devo fazer?

Pode ter certeza de que se o seu cachorro estiver mancando, você e as outras pessoas que convivem com ele vão descobrir bem rápido. Nesse caso, o primeiro passo é procurar por cortes ou possíveis machucados nas patas do animal. Na ausência de qualquer sinal que esteja causando o desconforto, é possível que o seu amigo esteja sofrendo com outros problemas. Nesse caso, o ideal é buscar a ajuda de um especialista para realizar exames complementares, como raios x, para saber ao certo o que pode estar acontecendo com ele. Lembre-se: se o seu cachorro machucou a pata e está mancando, nunca tente tratar por conta própria. Medicar o animal sem a recomendação médica pode até causar danos graves à saúde dele.

Redação: Úrsula Gomes