Quem tem um cachorro em casa, sabe bem o quanto brincar, correr e saltar são atividades presentes no dia a dia do animal. Por isso, encontrar o cachorro mancando pode ser um sinal de que algo não vai bem com o seu pet. O sintoma pode indicar várias condições diferentes, desde um simples machucado até quadros mais graves, como displasia coxofemoral e artrite. Por isso, é importante ficar atento a qualquer comportamento diferente no seu amigo. Para entender um pouco mais sobre o que causa esse problema e como tratá-lo, separamos os principais problemas de saúde que o sintoma pode indicar. Dá uma olhada!
Cachorro mancando: o que pode significar?
Antes de tudo, é muito importante identificar o que está por trás do cachorro mancando. Reconhecer quais problemas de saúde o sintoma causa pode salvar o seu amigo de muito desconforto e dores no futuro. A má notícia é que os motivos do incômodo variam bastante e podem ir desde pequenos cortes na pata até condições mais graves. Ainda assim, é possível indicar alguns dos problemas de saúde mais comuns que o quadro pode significar para que você fique atento e busque a ajuda de um médico veterinário:
1) Pequenos cortes e machucados na pata do cachorro
Um dos motivos mais frequentes para o cachorro mancar são pequenas feridas ou cortes causados por objetos pontiagudos. Nesse caso, os machucados podem surgir durante um passeio na rua ou até mesmo em casa. Além disso, unhas compridas também podem ferir os coxins e causar dor ao seu amigo. Para isso, o ideal é manter as unhas do seu pet sempre cortadas para evitar o desconforto.
2) Displasia coxofemoral em cães
O cachorro mancando pata traseira pode ser um sinal de displasia coxofemoral. Comum em cachorros de médio e grande porte, a doença é causada por um problema no “encaixe” da articulação do fêmur com a pelve. Na maioria das vezes, ela é hereditária e só é percebida quando está em um grau mais avançado, onde o pet passa a sofrer com as dores. Para o diagnóstico da doença, o ideal é consultar um médico veterinário e realizar uma radiografia.
3) Artrite em cães
Assim como acontece com os humanos, a artrite é uma doença degenerativa que atinge os ossos, sendo mais comum em cachorros idosos. Resultado de uma inflamação das articulações do animal, ela também pode ser causada por outros fatores, como sobrepeso e genética.
4) Luxação da patela do cachorro
Frequente em animais de pequeno porte, a luxação da patela em cachorros nada mais é do que o deslocamento da rótula, que é um osso que fica no joelho. Ela causa bastante dor e desconforto no animal e, dependendo do nível de desenvolvimento no momento do diagnóstico, é tratável apenas com cirurgia. O cachorro mancando é o primeiro sinal da doença e, por isso, é preciso ficar atento a qualquer mudança do seu pet.

Mais Lidas

Cinomose: tem cura, o que é, quais os sintomas, quanto tempo dura... Tudo sobre a doença de cachorro!
A cinomose canina é uma das doenças de cachorro mais perigosas e sérias, principalmente porque pode afetar cães de todas as idades e raças e é altamente contagiosa. O que causa cinomose é um vírus da família Paramyxovirus, e quando o animal não é tratado da forma correta, a doença pode até ser fatal (não apenas para o que foi infectado primeiramente, mas para todos os que estiverem em contato com ele).

Feridas em cachorro: veja as mais comuns que atingem a pele do animal e o que pode ser
As feridas em cachorro podem ter muitas causas e é preciso avaliar a gravidade da situação. Se o seu cão surgiu algum arranhão ou machucados de leve depois de brincar muito com outros animais, o melhor é observar, mas se as feridas na pele do cachorro apareceram do nada você precisa ficar atento e buscar ajuda veterinária. Pode ser um caso de dermatite, alergia de contato ou até picada de algum parasita. O Patas da Casa preparou um guia com as feridas de cachorro mais comuns. Vamos conferir?

Gato no cio: de quanto em quanto tempo acontece e quanto tempo dura?
Gatos são animais conhecidos pelas suas frequentes fugas quando estão no cio, mas você sabe por quê? Sabe a partir de qual idade a fêmea pode ter o primeiro cio? Esse período pode ser bastante estressante para o felino - e também para o dono -, pois o comportamento do animal muda bruscamente. Está preparado e já está ciente de quanto tempo dura o cio do gato? Nessa matéria vamos tirar essas e outras dúvidas sobre o assunto. Vem com a gente!

Encontrou sangue nas fezes do cachorro? Veja os problemas que o sintoma pode indicar
Encontrar sangue nas fezes do cachorro é um sinal de que algo está fora do normal. O cocô com sangue em cachorro é uma questão que deve ser sempre levada a sério. Há diversas razões para isso acontecer, desde um episódio momentâneo - mais simples de resolver - até doenças mais graves - como a gastroenterite hemorrágica ou câncer em cães.
Meu cachorro está mancando: o que devo fazer?
Pode ter certeza de que se o seu cachorro estiver mancando, você e as outras pessoas que convivem com ele vão descobrir bem rápido. Nesse caso, o primeiro passo é procurar por cortes ou possíveis machucados nas patas do animal. Na ausência de qualquer sinal que esteja causando o desconforto, é possível que o seu amigo esteja sofrendo com outros problemas. Nesse caso, o ideal é buscar a ajuda de um especialista para realizar exames complementares, como raios x, para saber ao certo o que pode estar acontecendo com ele. Lembre-se: se o seu cachorro machucou a pata e está mancando, nunca tente tratar por conta própria. Medicar o animal sem a recomendação médica pode até causar danos graves à saúde dele.
Redação: Úrsula Gomes
