Não é novidade que os cães possuem uma série de características e curiosidades que fazem deles animais únicos. Quando se trata de velocidade, por exemplo, é comum que os tutores se perguntem qual é o cachorro mais veloz do mundo. A resposta para essa pergunta está no cãozinho que também é considerado um dos mais antigos da humanidade, o Galgo. Conhecido pelas suas pernas finas e longas, a raça de cachorro também se destaca pela sua agilidade e rapidez. Ficou curioso para saber mais sobre o cachorro mais rápido do mundo? Descubra abaixo as principais características que fazem do Galgo um bom corredor!

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Não tenho pets
Tenho cão
Tenho gato
Tenho cão e gato
Autorizo receber comunicações e publicidade da NESTLÉ®.

Galgo: o cachorro mais rápido do mundo

Se você já se perguntou sobre qual é o cachorro mais rápido do mundo, saiba que o cachorro Galgo ocupa essa posição. Podendo chegar a até 72 km/h, o cão desta raça se destaca entre os outros pela sua incrível velocidade. A explicação para essa habilidade está no corpo mais esguio e na estrutura aerodinâmica do animal que possibilita ainda mais a sua agilidade. Não é à toa que o Galgo fazia parte do grupo de cachorros mais utilizados para caçar presas, como cervos e javalis, séculos atrás. Hoje, a rapidez continua sendo uma de suas maiores qualidades e, por isso, é um cão bastante usado em competições de corridas. Embora não seja um esporte muito comum no Brasil, existem muitos admiradores lá fora, especialmente na América do Norte, onde o cãozinho é muito conhecido.

 

cachorro galgo correndo

Pernas longas e atléticas fazem do Galgo um cachorro rápido

 

Para reconhecer um cachorro Galgo não é preciso de muito esforço, já que o animal possui um traço bastante perceptível: o tamanho de suas pernas. Bem finas, longas e atléticas, são justamente elas que possibilitam que o cachorro de raça Galgo consiga correr tão rapidamente sem enfrentar dificuldades. Outra característica física que beneficia esse cãozinho é a sua cabeça estreita e alongada. Essa condição proporciona ao animal uma visão de alta resolução que as outras raças caninas não possuem, o que facilita bastante no momento da corrida. Além disso, o seu tórax visivelmente mais profundo ajuda a suportar seu forte sistema cardiovascular.

Cachorro mais rápido do mundo precisa de caminhadas e atividades diárias

Embora seja um cãozinho mais independente e dificilmente viva seguindo seus humanos por aí, o cachorro Galgo requer alguns cuidados quando se trata de passeios. Por ser um cachorro naturalmente atlético e que foi desenvolvido justamente para corridas e caça de animais, ele requer uma rotina com exercícios físicos diários para gastar a enorme energia que tem. Nesse caso, as atividades mais indicadas são as caminhadas ao ar livre, já que assim o animal consegue exercitar suas longas pernas. Por isso, se você mora em apartamento e está pensando em adotar um cão desta raça, é importante ter em mente que será fazer longos passeios com seu amigo pelo menos uma vez ao dia. As características do Galgo fazem dele um ótimo companheiro de esportes: o cãozinho pode te acompanhar em corridas, trilhas e outras aventuras por aí. 

Redação: Úrsula Gomes