Adoção animal

Cachorro Lhasa: 17 coisas que você precisa saber sobre a raça de cachorro pequeno

Publicado - 28 Fevereiro 2024 - 18h08

Atualizado - 11 Abril 2024 - 14h35

O cachorro Lhasa é um doguinho que encanta a todos por onde passa, não só por suas características físicas fofas, mas também pela sua personalidade única. Não é à toa que a raça Lhasa  Apso é uma das mais populares do país e faz parte de muitos lares brasileiros.

Mesmo com toda essa fama, existem algumas coisas sobre esse cachorrinho que poucas pessoas sabem. Pensando nisso, o Patas da Casa reuniu 17 características do Lhasa para você conhecer um pouco mais sobre esse cachorro de porte pequeno. Dá só uma olhada!

1) Cachorro Lhasa Apso é originário do Tibete

Pouca gente sabe, mas os cães da raça Lhasa Apso são tibetanos. Lhasa ou Lasa é inclusive também o nome da capital do Tibete. Surgindo na região em 800 A.C., esse cãozinho foi por muito tempo o grande companheiro de monges e budistas da região. Eles protegiam os templos e eram considerados animais sagrados pelos tibetanos. Para eles, o Lhasa Apso faziam parte do processo de reencarnação e quando o tutor do animal morria, o espírito dele passava a viver no cachorro.

Imagem Quiz:Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

2) Raça Lhasa já foi vista como um amuleto de sorte

O Lhasa Apso figura muitas crenças pelo mundo. Uma das mais curiosas delas é a de que o animal era considerado um sinal de sorte. Por causa disso, antigamente o cachorro Lhasa era apenas dado de presente e nunca vendido. Um grande líder espiritual do Tibete costumava oferecer exemplares da raça como presente para pessoas consideradas importantes no país, como o imperador da China. Essa atitude foi um dos motivos da popularidade da raça para fora do Tibete.

3) Lhasa Apso filhote possui uma longa expectativa de vida

Essa é uma das raças de cachorro com uma das maiores expectativas de vida. O cachorro Lhasa é sinônimo de vida longa. Ele costuma ser bastante saudável e quase não apresenta problemas de saúde animal. Apesar disso, todos os cuidados para manter o bem-estar do doguinho não devem ser deixados de lado. O tutor jamais deve deixar de prestar atenção nas vacinas e nas visitas periódicas ao veterinário. 

4) Pelagem longa é uma das características mais marcantes do Lhasa Apso

Os pelos longos do cachorro Lhasa Apso são uma das principais características dessa raça. Sendo uma pelagem muito sedosa e brilhosa, o tutor deve ter um cuidado especial e apará-la com frequência, principalmente na região dos olhos. O Lhasa Apso tosado fica muito mais confortável! 

5) Raça Lhasa é exemplo de inteligência

O cãozinho Lhasa Apso é muito inteligente e costuma atender os comandos de adestramento perfeitamente quando treinado desde cedo. É preciso apenas ter um pouco de paciência, pois a teimosia é uma característica da personalidade do Lhasa. Esse cachorrinho é independente e pode ser um pouco mais resistente quando os ensinamentos não são feitos quando filhote.

6) Energia é o sobrenome do cachorro Lhasa Apso

Esse cachorrinho tem muita energia e adora brincar com o tutor e com os humanos que confia. Mesmo com um tamanho pequeno, o cachorro de raça Lhasa é ativo, curioso e gosta de se movimentar. Por isso, é importante dedicar uma parte do dia para atender às necessidades do Lhasa. Cachorro precisa passear, mas também precisa de enriquecimento ambiental dentro de casa com brinquedos interativos e outras atividades para passar o tempo.

7) Lhasa Apso é um dos melhores cães para apartamento

Principalmente por seu porte pequeno, o cachorro Lhasa é um dos cães mais indicados para apartamento. É evidente que como todo pet, ele vai precisar de espaço para comer, beber água e descansar de forma tranquila. A raça também é conhecida por latir muito, o que pode incomodar os vizinhos. Mas essa característica pode ser perfeitamente contornada com técnicas de adestramento.

Lhasa Apso preto correndo pelo parqueLhasa Apso branco deitado no sofáLhasa Apso peludo ao ar livreLhasa Apso com a boca aberta e língua de foraTrês cachorros Lhasa Apso lado a ladoCachorro Lhasa Apso deitado com fundo florido

8) Personalidade protetora é muito intensa na raça Lhasa

O Lhasa Apso é conhecido por ser um cãozinho com uma personalidade protetora dentro de uma embalagem fofa. O instinto protetor nesse animal é muito forte e ele estará sempre indicando ao tutor tudo que achar que oferece perigo. O peludo, apesar de pequeno, se mostra um verdadeiro cão de guarda.

9) Lhasa Apso é um cachorro braquicefálico

Como dito antes, o cachorro Lhasa é extremamente energético e gosta muito de brincar. Entretanto, o tutor deve ter cautela com exercícios mais pesados pelo fato da raça ser braquicefálica. Por ter o focinho mais achatado que o normal, o cãozinho não possui tanto fôlego e deve sempre ter seus limites respeitados.

10) Qual a diferença do cachorro Lhasa para o Shih Tzu?

O Lhasa Apso e o Shih Tzu são cachorros pequenos, peludos e de focinho achato. Porém, eles também tem suas diferenças. Um exemplo é o nariz do Lhasa: cachorro tem a região mais longa e um crânio mais estreito do que o Shih Tzu. Além disso, quando falamos do Lhasa, raça de cachorro tende a ser mais ativa e energética do que os Shih Tzu.

E como fica a mistura de Shih Tzu com Lhasa? Esse tipo de cruzamento pode gerar um cachorro que vai herdar características de ambos os os pais. Ou seja, você pode esperar um cão teimoso, mas muito companheiro, igual acontece com a raça de cachorro Lhasa e Shih Tzu.

11) Quais tipos de Lhasa existe?

As cores dos cachorros Lhasa variam entre dourado, areia, mel, cinza escuro, ardósia, de fumaça, particolor, preto, branco ou amarronzado. Segundo a Confederação Brasileira de Cinofilia (CBKC), todas essas cores são igualmente aceitáveis — seja como uma cor sólida, ou como mechas por todo o corpo, como é o caso de um Lhasa Apso branco e preto.

Em questão de tamanho, a raça de cachorro Lhasa Apso será sempre pequena e com pelagem longa, reta e áspera. Nem lanosa, nem sedosa. No entanto, é importante ter em mente que quando o assunto é preço, Lhasa Apso pode ter valores diferentes por conta da cor dos pelos.

12) Lhasa: cão tem maior propensão a desenvolver coprofagia canina

Aqui vai uma grande curiosidade sobre o Lhasa: raça tem tendência a comer cocô de cachorro. O hábito é conhecido como coprofagia canina, e pode ser desencadeado por diversos fatores. Às vezes isso acontece por falta de nutrientes, estresse, ansiedade e até mesmo doenças. No caso do Lhasa Apso, o que mais pesa é a genética.

13) Saúde e expectativa de vida do cachorro Lhasa

É importante saber sobre a saúde da raça. Cachorro Lhasa, embora saudável, costuma sofrer com alergias na pele e também tem predisposição para algumas doenças genéticas, como a atrofia progressiva da retina e a displasia renal. O acompanhamento veterinário é fundamental para diagnóstico e tratamento de qualquer problema de saúde que venha aparecer. Com os cuidados certos, a expectativa de vida do cachorro Lhasa é de 12 a 14 anos.

14) Lhasa: raça precisa ser socializada desde filhote

Por causa do instinto de proteção, a raça de cachorro Lhasa costuma encarar quem eles não conhecem como uma possível "ameaça". O comportamento um pouco desconfiado com estranhos é comum a esses pets, principalmente se eles não forem acostumados desde cedo a lidar com diferentes tipos de pessoas e animais. Por isso, a socialização do cachorro desde cedo é muito importante para a raça Lhasa.

15) O cachorro Lhasa exige cuidados com a rotina

É natural se encantar pelo Lhasa. Raça de cachorro é ideal para fazer companhia às famílias. Mas, antes de decidir ter um pet desse, é importante ter certeza de que você poderá lidar com as necessidades dele no dia a dia. Os banhos devem ser regulares — geralmente, quinzenais ou mensais —, sempre com produtos específicos para pets. O tutor também deve ter uma atenção especial com a escovação dos pelos, dos dentes, limpeza dos ouvidos e corte de unhas.

16) Como é o cachorro da raça Lhasa?

De todas as raças de cachorro, Lhasa Apso é uma que se destaca por ser um tanto territorialista e teimosa. Mas, ao mesmo tempo, ele é conhecido por ser uma das raças de cachorro dóceis e gentis com os membros da família que convivem com ele. Se bem educado e socializado corretamente, o cachorro raça Lhasa tem tudo para ser um ótimo cachorro de apartamento e um aumigo para todos os momentos!

17) Qual o valor de um filhote de cachorro Lhasa?

O preço de um Lhasa Apso filhote varia entre R$ 2.000 e R$ 4.500. O valor pode mudar conforme as características do animal e linhagem genética. Um Lhasa preto, por exemplo, pode custar menos do que um cachorro branco, que costuma ser mais visado. Não se esqueça de sempre checar a documentação e instalações do canil. Não financie maus-tratos!

Publicado originalmente em: 24/09/2021
Atualizado em: 28/02/2024

Cuidados

Após morte do cachorro Joca em viagem da Gol, governo anuncia Política Nacional para transporte aéreo de animais

Em reunião realizada em Brasília na última quinta (25), o Ministério de Portos e Aeroportos (MPor) e a Agência Nacional de Aviação C...

Cuidados

Grupo de pets homenageia e pede justiça por Joca, o Golden Retriever que morreu em viagem de avião

O caso chocante do Joca, o Golden Retriever que morreu em viagem de avião da Gol na última segunda-feira (22), tem gerado grande rep...

Comportamento

Quais são os cachorros mais perigosos do mundo? Veja a lista!

Já parou para se perguntar quais são os cachorros mais perigosos do mundo? Essa é uma questão que causa muita polêmica, mas que gera...

Comportamento

Nem Pitbull, nem Rottweiler: o cachorro com a mordida mais forte do mundo é uma raça com a pelagem fofinha

O Pitbull é um cachorro que normalmente é conhecido por toda a sua valentia e força, assim como o Rottweiler. São cães com postura i...

Cuidados

Após morte do cachorro Joca em viagem da Gol, governo anuncia Política Nacional para transporte aéreo de animais

Em reunião realizada em Brasília na última quinta (25), o Ministério de Portos e Aeroportos (MPor) e a Agência Nacional de Aviação C...

Gato

Gato ciumento: 10 raças de gato que mais sentem ciúmes do dono

Os gatos compartilham diversas emoções com os humanos no dia a dia, incluindo felicidade, tristeza, alegria e, surpreendentemente, o...

Cuidados

Grupo de pets homenageia e pede justiça por Joca, o Golden Retriever que morreu em viagem de avião

O caso chocante do Joca, o Golden Retriever que morreu em viagem de avião da Gol na última segunda-feira (22), tem gerado grande rep...

Comportamento

Quais são os cachorros mais perigosos do mundo? Veja a lista!

Já parou para se perguntar quais são os cachorros mais perigosos do mundo? Essa é uma questão que causa muita polêmica, mas que gera...

Ver todas