Os cães se tornam praticamente nossos filhos de quatro patas, mas cuidar de cachorro nem sempre é uma tarefa fácil. No meio de tanta agitação, alguns acidentes podem acontecer, como é o caso do cachorro intoxicado com medicamentos. A ida ao veterinário é indispensável, mas para ajudar os pais de pet que não tem acesso rápido ao hospital, nós conversamos com a veterinária Natália Seoane, clínica médica de cães e gatos do Hospital Vet Popular, que deu algumas dicas de como lidar com essa situação. Veja abaixo!

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Não tenho pets
Tenho cão
Tenho gato
Tenho cão e gato
Autorizo receber comunicações e publicidade da NESTLÉ®.

Cachorro intoxicado: sintomas para ficar atento

Segundo a profissional, os sinais clínicos manifestados são muito semelhantes a de intoxicação em cães por outras causas. “Normalmente, os pacientes apresentam salivação em excesso, vômito, diarreia, sono ou agitação, tremores, andar cambaleante, aumento da temperatura e, em alguns casos, convulsão”, revela. Por isso, cabe ao tutor analisar toda a situação e identificar os remédios que o cãozinho teve acesso para relatar ao médico veterinário e facilitar o diagnóstico.

Cachorro intoxicado: o que fazer de imediato?

O nervosismo de encontrar um cachorro intoxicado fala bem alto nessas horas, mas é importante manter a calma e tomar alguns cuidados. “É indispensável que, ao identificar que o animal ingeriu medicamentos, o tutor retire-os imediatamente do alcance do animal”, orienta Natália. Além disso, o uso de medicamentos por conta própria está fora de cogitação se não houver a orientação de um profissional qualificado, porque mesmo que as intenções sejam boas, isso pode acabar prejudicando mais ainda a situação do seu amigo. “Como os sintomas são inespecíficos, o ideal é que leve o quanto antes a um hospital veterinário. Em alguns casos, recomenda-se lavagem gástrica, indução ao vômito e até internação”.

cachorro intoxicado deitado

Pode dar água ou leite para o cachorro intoxicado?

Procurar uma forma de ajudar o cãozinho é sempre uma das primeiras reações dos pais de pet. Então, o que dar para cachorro intoxicado? Ao contrário do que muitos pensam, o leite é totalmente contra indicado para isso. “Tem quem acredite que ele pode ser usado nessas situações, mas o leite pode agravar ainda mais o quadro de diarreia”, explica a especialista.

Por outro lado, a água é um líquido que é bem-vindo em qualquer ocasião, mas não vai resolver o problema da intoxicação. "A água pode ser utilizada para lavar bem a boca do animal e oferecida bem gelada para ele beber, mas funciona apenas como tratamento paliativo."

Incentivar o vômito é uma forma de ajudar o cachorro intoxicado?

A indução do vômito em cachorros jamais deve ser feita em casa pelo tutor. Se houver a real necessidade disso, é necessário que todo o procedimento seja realizado por um profissional de confiança. “No hospital veterinário, existem casos em que utilizamos esta manobra, mas tudo dependerá do tempo e da quantidade e qual toxina foi ingerida pelo animal. Exames de imagem, como ultrassonografia e radiografia, podem ser úteis para avaliar se há uma quantidade significativa no estômago do animal que justifique a indução ao vômito”, informa Natália.

Confira outras dicas para ajudar um cachorro intoxicado que não tem rápido acesso ao veterinário

Para quem não tem condições de levar o animal intoxicado imediatamente ao veterinário, existem também algumas formas de ajudar o cãozinho, como oferecer líquidos gelados, água de coco e manter o animal em local fresco e temperatura agradável. “Além disso, o carvão ativado diluído em água é um produto que qualquer pessoa pode ter em casa. É super útil e atua evitando que o animal absorva totalmente as toxinas que ingeriu, mas só funciona se for utilizado logo após o incidente”, sugere a médica. De toda forma, é importante ressaltar que nenhuma dessas alternativas substitui uma consulta com um veterinário, que é de extrema importância para tratar o cachorro intoxicado.

Redação: Juliana Melo